RE: Familia Sardinha!

This topic is classified in rooms: Famílias

Familia Sardinha!

#137771 | Paola Sardinha | 20 dic 2006 12:38

Gostaria de qualquer informação sobre a Família Sardinha, se existem membros que residem em Portugal, ou em qualquer outra parte do mundo!
Obrigada!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#137915 | LIDADOR | 21 dic 2006 22:36 | In reply to: #137771

Olá Paula,

Posso garantir que há algumas pessoas com esse apelido no norte de Portugal, concretamente na zona de Barcelos (e antes na Maia).

Experimente procurar no 118.pt

J. Pinho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#137957 | henrdias | 22 dic 2006 14:16 | In reply to: #137771

Cara Paola,

há Sardinhas na região que estou estudando "Cinco Vilas".
Se quizer posso mensionar aqui, aquilo que tenho.

Cumprimentos,
Henrique Dias

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#137959 | Nuno Oliveira | 22 dic 2006 14:34 | In reply to: #137771

"Eu sou o Marques Sardinha
E venho de Avanca
Não posso fazer carinha
A quem me faz carranca"
___________
Era assim que se apresentava uma personagem natural de Avanca, creio que concelho de Ovar, que viveu nos finais do século XIX e meados do século seguinte, tendo por ocupação andar em festas e romarias a cantar ao desafio e de improviso. Dizem ter sido muito reconhecido nessa sua faceta de cantador popular, chegando a improvisar versos para a Rainha D. Amélia, quando esta esteve nas Termas de S. Pedro do Sul, deixando-a deveras impressionada com o seu talento, ao ponto da soberana o ofertar com um relógio de ouro que o Marques Sardinha conservou como se conserva um tesouro raro.
Esperando ter sido útil,
Cordialmente:
E. Nuno Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#138166 | Paola Sardinha | 26 dic 2006 11:40 | In reply to: #137957

Caro Henrique Dias,
Por favor, gostaria sim que mencionasse o que tem!
=)
Estou fazendo meus documentos, pra poder ir à Portugal (como cidadã Portuguesa), já tenho tudo que preciso (em relação a documentação), mas queria informações de possiveis parentes, entende?
Se puder me ajudar, ficarei agradecida!

beijo,
Paola

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#138185 | janito | 26 dic 2006 17:49 | In reply to: #137771

Olá Paola
existe imensos Sardinhas numa Aldeia chamada Pedrógão de S. Pedro, no concelho de Penamacor, Distrito de Castelo Branco.
Felicidades

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#138188 | fertelde | 26 dic 2006 18:39 | In reply to: #137957

Boa Tarde:
Tenho em Malhadas a Ana Sardinha, casada com Luís Teixeira, filha de Joâo Sardinha natural de Campo de Viboras e de Madalena Vaz de Malhadas... ano aprox. 1700
Por acaso terá alguma noticia desta gente?

Cumprimentos e Felizes Festas
Fertelde

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#138192 | Duarte CB | 26 dic 2006 19:19 | In reply to: #137771

António Sardinha, de Elvas, foi no início do século XX uma personagem preponderante nas lutas monárquicas, estando integrado num movimento monárquico chamado de integralismo, ao lado de Hipólito Raposo, Pequito Rebelo e outras personagens ilustres portuguesas.

Falo de cor mas julgo que a família dele era proprietária agrícola no distrito de portalegre.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#138196 | Duarte CB | 26 dic 2006 19:44 | In reply to: #137771

António Sardinha, de Elvas, foi no início do século XX uma personagem preponderante nas lutas monárquicas, estando integrado num movimento monárquico chamado de integralismo, ao lado de Hipólito Raposo, Pequito Rebelo e outras personagens ilustres portuguesas.

Falo de cor mas julgo que a família dele era proprietária agrícola no distrito de portalegre.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#138358 | henrdias | 28 dic 2006 08:55 | In reply to: #138166

Cara Paola,

vou mencionar o que tenho, embora julgue que terá pouco interesse para si, uma vêz que as "Sardinhas" que pretende encontrar são no grupo dos vivos, e aquelas de que eu tenho conhecimento, à muito que deixaram de fazer parte desse grupo.
Por outro lado, também não conheço a sua descendência até à actualidade, ou, noutros casos, essse apelido não teve continuidade até aos nossos dias.
Mas, ainda assim, aqui vai:

Madalena Fernandes natural da Várzea dos Amarelos, freguesia de Maçãs de D. Maria e José Curado natural dos Cabaços, lugar da mesma freguesia, casaram na dita freguesia em 01.01.1760. Ela era filha de António Rodrigues Sardinha e de Ana Fernandes moradores na Várzea.
Conheço parte da descendência até ao início da República (1910), mas o apelido Sardinha perdeu-se pelo caminho.


Manoel Rodrigues Sardinha e Josefa Maria, moradores na Várzea dos Amarelos casaram e tiveram pelo menos a Maria Josefa e o José Rodrigues Sardinha, naturais da referida Várzea.
A Maria Josefa casou com Manuel José do Carvalhal, M.D.M. em 11.02.1835, e teve a Joaquina Inácia n. do Valle do Paio, M. D. M. que casou com Francisco Jorge n. Ribeira, S. Miguel.
O José Rodrigues Sardinha n. da Várzea, casou com Jacinta Maria n. do Casalinho, Arega, e tiveram Manoel Rodrigues (Sardinha), n. da Várzea que casou com Isabel Maria, n. Alqueidão, M.D.M.


António Rodrigues Sardinha, n. da Várzea e morador nos Cabaços onde faleceu em 12.02.1899 com cerca de 72 anos. Foi casado com Guilhermina Maria, natural do Porto de S. Simão, lugar da referida freguesia, que faleceu em 14.02.1899 nos Cabaços com 57 anos de idade. Era filho de Manoel Rodrigues Sardinha, n. da Várzea dos Amarelos, e de Isabel Maria do Alqueidão, lugar da referida freguesia.

(Nota: Há fortes probabilidades que o Manoel Rodrigues Sardinha deste último caso, seja o mesmo Manoel Rodrigues do caso anterior.)

Cumprimentos,
Henrique Dias

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#153715 | sardimercado | 25 abr 2007 10:02 | In reply to: #138196

ola.sou Carlos Sardinha, vivo em paul- covilhã
na beira baixa existe muitos sardinhas é só procurar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#154515 | Mar2006 | 01 may 2007 11:42 | In reply to: #153715

Um dos meus trisavôs chamava-se Antonio Nave Sardinha, n. Teixoso(Covilhã),+/-1825, casado com Guiomar Pereira. Tiveram pelo menos uma filha, Maria Reis Pereira, minha bisavó, n Teixoso em 4/1/1852.
Devemos ser da mesma família.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#154686 | sardimercado | 02 may 2007 14:54 | In reply to: #154515

meu avô, chamava-se antónio santos sardinha 1904, o pai delo era joaquim santos sardinha, conheço familias sardinha na covilhã,peso,ferro,boidobra,teixoso e paul e não somos parentes, seremos muitos afastados? falta-me dados

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#160427 | mreis | 21 jun 2007 21:22 | In reply to: #154515

Minha avó era Luiza Joaquina Sardinha de Agosinho-Mogadouro.
La Tem um "cardume" de Sardinhas.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#160468 | fertelde | 22 jun 2007 04:43 | In reply to: #160427

Pois, respondi noutro tópicopara o seu ascendente Castro. Creio que temos a mesma familia pelo menos em Sardinha. Pode indicar-me se conhece os ascendentes da familia Sardinha de Mogadouro e até que època?
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#160469 | fertelde | 22 jun 2007 04:52 | In reply to: #138358

Estimado Henrique Dias:

Estou interessado no seu estudo sobre a familia Sardinha...
Tenho o seguinte.
Joaquim José Teixeira filho de:
Belchior José Teixeira, n. Miranda do Douro 02.07.1757,c.c. Maria José Mendo, de Mogadouro
Belchior Luis Teixeira era filho de:
Luis Teixeira c. 1732, n. Azinhoso e de Ana Sardinha, n. Malhadas
Ana Sardinha era filha de:
Joâo Sardinha, c. 1700, n. Campo de Viboras e de madalena Vaz, de Malhadas

Terá alguma indicaçâo que me possa ajudar?
Grato por qualquer pista,
Fernando de Telde

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#160496 | mreis | 22 jun 2007 14:40 | In reply to: #160468

stou tentando fazer o levantamento com um primo em Mogadouro, assim que tiver resposta, divulgo aqui.

Tenho os seguintes dados:

Luiza Joaquina Sardinha casada com Manuel Batista Reis, irmã de José luis Sardinha


saudações,

Manoel Reis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#160500 | fertelde | 22 jun 2007 14:55 | In reply to: #160496

Estimado Manoel Reis:
Agradeço entâo que me vá dando informaçôes das suas pesquisas sobre os Sardinha, pois estou parado nesse ramo familiar, em 1700 aproximadamente.
Se tropeçar com algum Leite Velho, Felgueiras Leite ou Teixeiras de Morais, nas suas pesquisas, também agradecia que me informasse, mesmo que sejam padrinhos de batismo ou casamento.-

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#160925 | henrdias | 25 jun 2007 23:01 | In reply to: #160469

Caro Fernando de Telde,

só agora me foi possível responder, mas devo esclarecer que não tenho nenhum estudo sobre a familia Sardinha. O que eu estudo é a região onde práticamente se encontra toda a minha ascendência (pelo menos até agora) e outrora designada por "Comarca das Cinco Vilas", e composta pelas vilas de Chão de Couce, Avelar, Aguda, Maçãs D. Maria e Pousaflores. Estas povoações actualmente encontram-se dispersas pelos concelhos de Ancião, Figueiró dos Vinhoe e Alvaiázere, e o que eu tenho feito é "pescar" todas as Sardinhas que por lá encontrei, mas que por enquanto se resumem aquelas que aqui deixei em 28.12.2007 à confrade Paola Sardinha.
Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#160939 | fertelde | 26 jun 2007 02:52 | In reply to: #160925

Estimado H. Dias:
De qualquer modo obrigado pela resposta à minha tentativa de "pescar" os meus Sardinhas. È um ramo que estou tentando à tempo pesquisar.
melhores cumprimentos
Fernando de Telde

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#160973 | MLS | 26 jun 2007 16:31 | In reply to: #160500

Fernando de Telde

Nos meus apontamentos sei que tenho uma Mariana Teresa Teixeira de Morais, casada com Gabriel Gonçalves Faya, da freguesia de Ribeirão, concelho de V. N. de Famalicão. Ela penso que era natural de uma freguesia de Cabeceiras de Basto. Tiveram um filho chamado Joaquim Manuel de Morais que teve I.G. em Braga pelos finais de setecentos. Como não tenho aqui papéis, estou a dizer-lhe isto de cor e acho que não estou errada. O pai do Gabriel era de Ribeirão e a mãe de S. Tiago de Bougado, Trofa. Se lhe interessar, posso ver melhor o que tenho.
Cumprimentos
Maria de Lourdes Santarém

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mariana Teixeira de Morais

#160978 | fertelde | 26 jun 2007 16:45 | In reply to: #160973

Estimada Maria de Lourdes Santarém:
Agradeço a sua mensagem. Sim estou interessado em Mariana Teresa Teixeira de Morais. Conhece a ascendencia de Mariana?

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mariana Teixeira de Morais

#160989 | MLS | 26 jun 2007 18:44 | In reply to: #160978

Fernando de Telde

Amanhã, talvez consiga ir ver a I.G. Já tenho o n.º. A mim também me interessa.

Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mariana Teixeira de Morais

#161002 | fertelde | 26 jun 2007 21:16 | In reply to: #160989

Estimada Maria de Lourdes Santarém:

Obrigado, logo que tenha algo, avise-me por favor.

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mariana Teixeira de Morais

#161247 | MLS | 29 jun 2007 12:01 | In reply to: #161002

Fernando de Telde

Mariana Teresa Teixeira de Morais, natural de S. Pedro de Vilar de Ferreiros, comarca de Vila Real, filha de Pedro Teixeira Moreira e de sua mulher Domingas Gonçalves de Morais, da mesma freguesia, casou a 3/9/1746 na igreja de S. Mamede de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão com Gabriel Gonçalves Faya. O celebrante foi o seu irmão reitor de Ribeirão, padre Manuel Teixeira Moreira também natural de Vilar de Ferreiros, Mondim de Basto. No baptismo do filho foi madrinha uma irmã de Mariana chamada Ana Maria, solteira em 1753 e que vivia na companhia do irmão reitor.
Há, aqui em Braga, IG de dois irmãos de Mariana:
Proc.º 15613 de Manuel Teixeira Moreira e Proc.º 27546 de Gregório Álvares Moreira.
Como eu não tenho possibilidade de voltar tão cedo ao ADB, aqui ficam os n.ºs dos processos para o caso de alguém o poder ajudar, se o Fernando estiver interessado.
Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mariana Teixeira de Morais

#164265 | fertelde | 02 ago 2007 20:08 | In reply to: #161247

Estimada Maria de Luordes Santarém:

Pronto, consegui dar com a sua mensagem no tópico: Mariana Teixeira de Morais.
Infelizmente nâo vejo coincidências com os meus ramos.
Mas de qualquer manenira agradeço as informaçôes disponibilizadas.

Melhores cumprimentos

Fernando de Telde

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#180010 | CMCS | 11 ene 2008 11:55 | In reply to: #154515

Os meus avô e bisavô chamavam-se João da Nave Sardinha, moravam no Canhoso (freguesia colada ao Teixoso), muito provavelmente seriam parentes próximos dos seus antepassados. Se tiver mais informação acerca desta familia que possa partilhar, agradeço.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#180018 | Mar2006 | 11 ene 2008 12:33 | In reply to: #180010

Caro confrade CMCS
Não tenho muita informação sobre este ramo da familia, mas certamente estaremos a falar da mesma familia. Falta encontrar onde se encontra o elo de ligação.
Logo que tenha mais dados informarei e agradeço que também me dê informação mais detalhada sobre o seu avô e bisavô (datas de nascimento, costados, irmãos cujo nome conheça) se preferir pode usar o meu e-mail: Luiz.Sapessoa arroba gmail.com

Respuesta

Enlace directo:

Familia Sardinha!

#180533 | Mar2006 | 15 ene 2008 16:35 | In reply to: #180010

Um dos meus Bisavôs paternos chamava-se António Nave Sardinha e nasceu no Teixoso cerca de 1830 e ra casado com Guiomar Pereira. Filho de João Nave Sardinha casado com Joana Vicente . Deve ter nascido por volta de 1805.
Acaso estes nomes e datas batem certas com os nomes dos seus antepassados?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#192644 | Christine Sardinha | 15 abr 2008 18:08 | In reply to: #137771

Cara Paola,
Meu nome é Ana Christine Carvalho Sardinha, filha de Carlos Alberto Dias Sardinha, neta de Abílio Fernandes de Almeida Sardinha e bisneta de Manoel Fernandes Sardinha.
Meu pai nasceu no Maranhão (BR) mas meu vô é português e foi para o Brasil com 11 anos, (era português), com os pais. A minha bisavó chamava-se Ana Martins Lourenço.
Não sei se somos parentes, mas há muito que procuro meus familiares por parte do bisavô paterno aqui em Portugal. Os parentes por parte da bisavó os encontre quase todos.
Espero notícias.
Christine Sardinha

PS. se alguém tiver alguma informação acerca destes, agradeço.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#192770 | Christine Sardinha | 16 abr 2008 16:31 | In reply to: #137771

Cara Paola,
Meu nome é Ana Christine Carvalho Sardinha, filha de Carlos Alberto Dias Sardinha, neta de Abílio Fernandes de Almeida Sardinha e bisneta de Manoel Fernandes Sardinha.
Meu pai nasceu no Maranhão (BR) mas meu vô é português e foi para o Brasil com 11 anos, (era português), com os pais. A minha bisavó chamava-se Ana Martins Lourenço.
Não sei se somos parentes, mas há muito que procuro meus familiares por parte do bisavô paterno aqui em Portugal. Os parentes por parte da bisavó os encontre quase todos.
Espero notícias.
Christine Sardinha

PS. se alguém tiver alguma informação acerca destes, agradeço.

Respuesta

Enlace directo:

Familia Sardinha!

#208652 | ssardinha | 18 sep 2008 14:37 | In reply to: #137771

o meu nome é Sandra Sardinha sou lisboeta , no entanto o meu pai António Luís Sardinha é alentejano e descende dos Sardinhas da zona de évora, existem em Portugal e segundo já apurei apenas duas familias Sardinhas uma do Norte e outra do Sul ambas Cristões Novos, mas no entanto e segundo sei apenas a familia do sul teve membros que rumaram ao Brasil mais precisamente um padre Jesuíta que mais tarde veio a ser comido pelos indios da amazónia.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#208697 | carlos cg | 19 sep 2008 05:47 | In reply to: #137771

Cara Paola

posso-lhe dizer com toda a certeza que Sardinha é um apelido que abunda no concelho de Mafra, distrito de Lisboa nas aldeias de Ribamar e Encarnação e nas vilas de Mafra e Ericeira.

Cumprimentos

Carlos Couto Guimarães

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mariana Teixeira de Morais

#215460 | br | 14 dic 2008 13:38 | In reply to: #161247

Jose oliveira

Sou da Vila de Ribeirao tenho livros publicados de poesia e quero escrever uma monografia sobre a minha terra e na pesquisa que fiz descobri que o Reitor: Padre Manuel Teixeira Moreira que paroquiou esta Vila desde 1723 até 1774 publicou un livro de usos e costumes em 1709 em que fala da minha terra se alguem me poder ajudar a encontrar o mesmo a fim de saber un pouco mais sobre o meu berço fico eternamente agradecido.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#233062 | Jonas brandao | 01 jul 2009 02:33 | In reply to: #208697

Oi sou Jonas Brandão
sou filho de Rita Myrian Sardinha Brandão,
neto de Antonio Sardinha
sobrinho de Antonio Luis Sardinha e Geraldo Sardinha
da região do Vale de Jequiriça-BA
e eu moro em Salvador-BA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#233074 | AQF | 01 jul 2009 11:54 | In reply to: #138185

Caro Janito,

Acaso está relacionado ou conhece alguma dessas famílias em concreto ? ou em caso negativo qual foi a sua fonte da informação ?

A minha questão é uma simples curiosidade porque tenho um familiar ligado a uma dessas famílias.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#233076 | MSS | 01 jul 2009 12:08 | In reply to: #137771

Descendo de uma família Freitas Sardinha, de Setúbal dos séc. XVII/XVIII.

MSS

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#233189 | filipe.jardim | 02 jul 2009 11:51 | In reply to: #233062

Na Ilha da Madeira, os Sardinhas inicialmente fixaram-se na Calheta, e espelharam-se essencialmente pela Fajã da Ovelha, Porto Moniz e julgo Paul do Mar. Segundo bibliografia, possivelmente derivam dos Sardinhas de Setubal.

Dos diversos ramos, existe(ra)m, os "Sardinha Cunha" e por sua vez os "Sardinha Neto" (pela ligação aos Ferreira Neto), que por sua vez, estes ultimos ligaram-se aos Pereira Ribeiro (da Estrela, Calheta)...em "Pontes de Gouveia", também aparecem muitos Sardinhas...

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#233245 | FranciscoF | 03 jul 2009 00:04 | In reply to: #208652

Aqui vai um modesto contributo sobre os “Sardinhas”.
O apelido Sardinha deve ter sido inicialmente atribuído a pessoas que se dedicavam à pesca desse peixe, frequente nas costas portuguesas, ou ao comércio da sardinha salgada no interior de Portugal, num tempo em que não havia frigoríficos para transportar alimentos frescos a longas distâncias. Não admira, por isso, que houvesse de Norte a Sul de Portugal várias famílias com esse nome, mas provavelmente sem qualquer laço entre elas. Algumas delas poderão, efectivamente, ser de cristãos novos.
Em Setúbal, existiu desde os tempos medievais pelo menos uma família Sardinha. Dela provem D. Pedro Fernandes Sardinha (1497-1556), o primeiro bispo do Brasil, religioso ilustre, assassinado e devorado por uma tribo de canibais nas costas do Brasil.
Elementos da família desse bispo ligaram-se a uma família nobre de Setúbal, os Cabêdos. Estes acrescentaram ao nome o apelido Sardinha e incluíram as respectivas armas no seu brasão. Há uns anos atrás, um amigo setubalense informou-me que ainda havia nessa cidade uma casa com o brasão dos Sardinhas.
Também não excluo a hipótese de na própria cidade de Setúbal existirem outras famílias de apelido Sardinha, mas sem qualquer relação entre si.
Quanto a António Sardinha (1888-1925), foi um notável escritor e intelectual que pertenceu ao núcleo fundador do Integralismo Lusitano. Mas como era natural de Monforte, no Alto Alentejo, também não creio que tivesse parentesco próximo com os Sardinhas de Setúbal.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#233247 | FranciscoF | 03 jul 2009 00:41 | In reply to: #138196

Aqui vai um modesto contributo sobre os “Sardinhas”.
O apelido Sardinha deve ter sido inicialmente atribuído a pessoas que se dedicavam à pesca desse peixe, frequente nas costas portuguesas, ou ao comércio da sardinha salgada no interior de Portugal, num tempo em que não havia frigoríficos para transportar alimentos frescos a longas distâncias. Não admira, por isso, que houvesse de Norte a Sul de Portugal várias famílias com esse nome, mas provavelmente sem qualquer laço entre elas.
Em Setúbal, existiu desde os tempos medievais pelo menos uma família Sardinha. Dela provem D. Pedro Fernandes Sardinha (1497-1556), o primeiro bispo do Brasil, religioso ilustre, assassinado e devorado por uma tribo de canibais nas costas do Brasil.
Elementos da família desse bispo ligaram-se a uma família nobre de Setúbal, os Cabêdos. Estes acrescentaram ao nome o apelido Sardinha e incluíram as respectivas armas no seu brasão. Há uns anos atrás, um amigo setubalense informou-me que ainda havia nessa cidade uma casa com o brasão dos Sardinhas.
Também não excluo a hipótese de na própria cidade de Setúbal existirem outras famílias de apelido Sardinha, mas sem qualquer relação entre si.
Quanto a António Sardinha (1888-1925), foi um notável escritor e intelectual que pertenceu ao núcleo fundador do Integralismo Lusitano. Mas como era natural de Monforte, no Alto Alentejo, também não creio que tivesse parentesco próximo com os Sardinhas de Setúbal.
Cumprimentos,

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#241243 | mreis | 06 oct 2009 14:29 | In reply to: #208652

A respeito do realo ao 1º Sardinha ilustre no Brasil:

Pero Fernandes Sardinha, Dom

(1495 - 1556)

Primeiro bispo do Brasil, nascido em Évora ou Setúbal, nomeado (1551) aos 55 anos, o primeiro bispo do Brasil, e que veio de Portugal para São Salvador da Bahia, para converter os indígenas à doutrina católica. Estudou em Paris, Salamanca e Coimbra e, após ser vigário-geral de Goa, foi designado bispo da Bahia por D. João III. Chegou ao Brasil (1552) com uma comitiva de clérigos para o trabalho de catequese e inaugurou a diocese ainda sob o governo de Tomé de Sousa. Autoritário e impaciente com os nativos e adepto de métodos duros na conversão, entrou em conflito com Manoel da Nóbrega e outros jesuítas por achar que eles eram muito complacentes com os costumes indígenas. Também entrou em choque com Duarte da Costa em razão de uma reprimenda que fez ao filho do novo governador. Renunciou ao cargo (1556) e pouco mais de um mês depois, embarcou para Lisboa a fim de queixar-se ao monarca, porém o navio em que viajava naufragou na foz do rio Coruripe, na costa alagoana. Sobrevivente do naufrágio, foi aprisionado juntamente com cerca de outras cem pessoas, pelos índios caetés (1556). Despidos e atados com cordas pelos caetés, foram todos trucidados e comidos um a um ao longo daquele ano, segundo o relato do historiador frei Vicente do Salvador. Na verdade não existe um relato preciso sobre seu martírio nas mãos dos caetés, nem mesmo certeza se foram os próprios caetés, pois os tupinambás também viviam próximos à foz do Rio São Francisco. Foi sucedido na Sé Primacial do Brasil por Dom Pedro Leitão (1519-1573).

ref:

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/PeroFSar.html

Respuesta

Enlace directo:

Subsídios para o estudo de vários ramos Sardinha na Beira Baixa

#313316 | AQF | 08 sep 2012 16:10 | In reply to: #137771

Caros Confrades,

Este verão, em passagens pelo Arquivo Distrital de Castelo Branco e pelo ANTT pude finalmente avançar alguma coisa no conhecimento de ramos Sardinha ligados às freguesias do Teixoso (Covilhã) e do Pedrógão de S. Pedro (Penamacor), alguns já comentados neste tópico.

Segundo apurei, os ramos mais antigos partem do Teixoso dando origem sucessivamente aos ramos Francisco Sardinha, Nunes Sardinha e Nave Sardinha em Teixoso e também Nunes Sardinha e Fernandes Sardinha no Pedrógão (e eventualmente em arredores destas freguesias), de acordo com o seguinte:

- Ramo Francisco Sardinha (Teixoso)
Terá início, pelo menos, no casal António Francisco (fº de António Francisco e Leonor Álvares, do Teixoso) e Inês Fernandes (fª de Pero ou Pedro Fernandes e Guiomar Luís, do Teixoso) casados a 31.1.1639 na Igreja Paroquial de Teixoso (Nª Senhora dos Coros).

- Ramo Nunes Sardinha (Teixoso)
Tem início no casal Manuel Francisco Sardinha (António Francisco Sardinha e Maria Lourenço, m.res na fregª de Casteleiro, Sabugal) e Maria Nunes Leal (fª de Manuel Martins e Maria Nunes, do Teixoso) casados a 14.07.1707 na Igreja Paroquial de Teixoso.

- Ramos Nave Sardinha (Teixoso)
Têm início nos casamentos de Manuel Nunes Sardinha (fº dos anteriores) com Isabel Lopes da Nave (fª de Manuel da Nave e Maria Lopes, do Teixoso) a 25.08.1756 na Igreja Paroquial de Teixoso, e de Manuel Lopes da Nave (irmão da Isabel anterior) com Inês Nunes Sardinha (fª António Giraldes e Maria José Nunes Sardinha, do Teixoso) a 27.05.1761 na mesma Igreja.

- Ramos Fernandes Sardinha (Pedrógão)
Tem início no casal Aniceto Fernandes, n. Bendada/Sabugal e Bárbara Nunes Sardinha (fª José da Silva, n. Pedrógão e Maria Nunes Sardinha, n. Teixoso) casados ca 1800, na Igreja Paroquial de S. Pedro do Pedrógão.

Espero que a informação anime este tópico adormecido há alguns anos e que os vários intervenientes que no passado aqui deixaram informação, completem a informação com o que, entretanto, foram encontrando.

Gostaria também de ter informações, que permitam ligar estes ramos com outros Sardinhas de regiões vizinhas ou não.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

PS: Ficam aqui alguns links com interesse para este tópico:

- http://www.reconquista.pt/pagina/edicao/139/8/noticia/13667

- http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4645703
- http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=173682

- http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/pedronunesdias1647.htm
- http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/manuelfernandessardinha1633.htm

- Caros Confrades,

Este verão, em passagens pelo Arquivo Distrital de Castelo Branco e pelo ANTT pude finalmente avançar alguma coisa no conhecimento de ramos Sardinha ligados às freguesias do Teixoso (Covilhã) e do Pedrógão de S. Pedro (Penamacor), alguns já comentados neste tópico.

Segundo apurei, os ramos mais antigos partem do Teixoso dando origem sucessivamente aos ramos Francisco Sardinha, Nunes Sardinha e Nave Sardinha em Teixoso e também Nunes Sardinha e Fernandes Sardinha no Pedrógão (e eventualmente em arredores destas freguesias), de acordo com o seguinte:

- Ramo Francisco Sardinha (Teixoso)
Terá início, pelo menos, no casal António Francisco (fº de António Francisco e Leonor Álvares, do Teixoso) e Inês Fernandes (fª de Pero ou Pedro Fernandes e Guiomar Luís, do Teixoso) casados a 31.1.1639 na Igreja Paroquial de Teixoso (Nª Senhora dos Coros).

- Ramo Nunes Sardinha (Teixoso)
Tem início no casal Manuel Francisco Sardinha (António Francisco Sardinha e Maria Lourenço, m.res na fregª de Casteleiro, Sabugal) e Maria Nunes Leal (fª de Manuel Martins e Maria Nunes, do Teixoso) casados a 14.07.1707 na Igreja Paroquial de Teixoso.

- Ramos Nave Sardinha (Teixoso)
Têm início nos casamentos de Manuel Nunes Sardinha (fº dos anteriores) com Isabel Lopes da Nave (fª de Manuel da Nave e Maria Lopes, do Teixoso) a 25.08.1756 na Igreja Paroquial de Teixoso, e de Manuel Lopes da Nave (irmão da Isabel anterior) com Inês Nunes Sardinha (fª António Giraldes e Maria José Nunes Sardinha, do Teixoso) a 27.05.1761 na mesma Igreja.

- Ramos Fernandes Sardinha (Pedrógão)
Tem início no casal Aniceto Fernandes, n. Bendada/Sabugal e Bárbara Nunes Sardinha (fª José da Silva, n. Pedrógão e Maria Nunes Sardinha, n. Teixoso) casados ca 1800, na Igreja Paroquial de S. Pedro do Pedrógão.

Se tiver tempo e paciência continuarei mais alguma pesquisa deste assunto, de que darei conta se fôr caso disso.

Espero que a informação anime este tópico adormecido há alguns anos e que os vários intervenientes que no passado aqui deixaram informação, ou outros, completem a informação com o que, entretanto, foram encontrando.

Gostaria também de ter informações, que permitam ligar estes ramos com outros Sardinhas de regiões vizinhas ou não, nomeadamente os mais antigos.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

PS: Ficam ainda alguns links com interesse para este tópico:

- http://www.reconquista.pt/pagina/edicao/139/8/noticia/13667

- http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4645703
- http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=173682

- http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/pedronunesdias1647.htm
- http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/manuelfernandessardinha1633.htm

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Pero_Fernandes_Sardinha

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_sardinha

- http://books.google.pt/books?id=k-kRAAAAIAAJ&lpg=RA2-PA249&ots=Po7xmRXGcX&dq=Pedro%20Pires%20Sardinha&hl=pt-BR&pg=RA2-PA244#v=snippet&q=Sardinha&f=false

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#315533 | bomdia1 | 19 oct 2012 12:45 | In reply to: #233189

Boa tarde a todos. Poderão informar se esse padre, , teve filhos? Obrigada.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Subsídios para o estudo de vários ramos Sardinha na Beira Baixa

#318808 | CMCS | 08 dic 2012 16:52 | In reply to: #313316

Prezados Confrades,

Apesar da minha condição de emigrante por terras Angolanas e do pouco tempo disponível para me dedicar a esta temática, tento sempre que me é permitido avançar na construção e ligação dos diversos ramos da minha árvore genealogia.
Os meus avô e bisavô chamavam-se João da Nave Sardinha, tentei à distância com o Arquivo Distrital de Castelo Branco obter o Registo de Nascimento do meu bisavô que segundo o registo de nascimento do meu avô teria nascido na freguesia do Teixoso entre 1880 e 1881, segundo a pesquisa efectuada pelo Arquivo de CB, não foi encontrado nenhum registo no Teixoso entre 1875 e 1883, nem na freguesia da Aldeia de Carvalho entre 1878 e 1883, sei que era filho de João da Nave Sardinha e Maria "Felicia" e que casou com Maria "Santa" (Reg. Nasc. nº 30 de 28-06-1881 da Freguesia do Teixoso).
Solicito a quem tenha mais informações sobre este meu ramo familiar que me informe. Em Dezembro farei uma visita ao Arquivo de Castelo Branco no intuito de avançar um pouco mais neste desafio.

Cumprimentos e obrigado por toda a informação disponibilizada.
Carmo Sardinha

Respuesta

Enlace directo:

João da Nave Sardinha - RE: Subsídios para o estudo de vários ramos Sardinha na Beira Baixa

#318811 | AQF | 08 dic 2012 18:22 | In reply to: #318808

Prezada Carmo Sardinha,

Das pessoas que refere não tenho notícia, mas cerca de 120 anos antes encontrei um casamento que poderá estar na génese dos Nave Sardinha que referiu.

De facto, em 25 de agosto de 1756, casou na Igreja Paroquial de Teixoso (Nª Senhora dos Coros), Manuel Nunes Sardinha com Isabel Lopes da Nave, ambos naturais de Teixoso. Ele era fº de Manuel Francisco Sardinha, natural do Casteleiro, e de Maria Nunes Leal, natural de Teixoso, e ela era fª de Manuel da Nave e de Maria Lopes, ambos naturais do Teixoso. Foram testemunhas Manuel Sanches e Julião de Oliveira Feio. Tiveram pelo menos:
◦ Ana da Nave Sardinha 1757
◦ Ana Maria da Nave Sardinha 1759
◦ Catarina da Nave Sardinha 1760
◦ Maria da Nave Sardinha 1762
◦ Manuel da Nave Sardinha 1764

O Manuel Nunes Sardinha já tinha casado em 28 de Abril de 1741 com Francisca Clara Rodrigues, n. de Teixoso, fª Manuel Antunes Fernandes e de Helena Rodrigues e testemunhado por Lucas da Conceição e Manuel Esteves Marmelo, e tiveram pelo menos:
◦ Manuel Sardinha 1742
◦ Maria Nunes Sardinha 1743
◦ Manuel Nunes Sardinha 1745

Usando um dos filhos Nave Sardinha, por exemplo o Manuel n. 1764, a ascendência conhecida por mim até à sétima geração, é a seguinte:

•Geração 1
•1 - Manuel Nunes Sardinha 1745
•Geração 2
•2 - Manuel Nunes Sardinha 1721
•3 - Francisca Clara Rodrigues
•Geração 3
•4 - Manuel Francisco Sardinha
•5 - Maria Nunes Leal
◦6 - Manuel Antunes Fernandes
◦7 - Helena Rodrigues
•Geração 4
•8 - António Francisco Sardinha 1646
•9 - Maria Lourenço
•10 - Manuel Martins †1707
•11 - Maria Nunes
•Geração 5
•16 - António Francisco (Sardinha) 1617
•17 - Inês Fernandes Cela ca 1607
◦18 - Francisco Gaspar
◦19 - Maria Lourenço
◦20 - Francisco Martins
◦21 - Catarina Pires
•22 - Antão Leal
•23 - Maria Nunes
•Geração 6
◦32 - António Francisco ca 1590
◦33 - Leonor Álvares ca 1595
◦34 - Pedro Fernandes (Cela) ca 1575
◦35 - Guiomar Luís ca 1575
◦44 - Francisco Leal
◦45 - Isabel Gonçalves
•46 - Belchior Rodrigues
•47 - Isabel Nunes
•Geração 7
◦92 - Belchior Rodrigues
◦93 - Ana Manuel
◦94 - Domingas Fernandes
◦95 - Francisca Fernandes
Total: 31 personas

Fiz os levantamentos usando microfilmes disponíveis na Torre do Tombo em Lisboa, mas para épocas mais recentes terá de se visitar o Arquivo Distrital de Castelo Branco, porque os assentos ainda não estão em linha.

Se nos seus estudos tiver a sorte de recuar até a algum dos Nave Sardinha que indiquei, poderá usar a informação que dei para completar a ascendência.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

Correcção RE: Subsídios para o estudo de vários ramos Sardinha na Beira Baixa

#318812 | AQF | 08 dic 2012 19:06 | In reply to: #318808

Prezada Carmo Sardinha,

Por lapso indiquei a ascendência de um meio irmão do Manuel pretendido. A ascendência correcta seria:

•Geração 1
•1 - Manuel Sardinha 1764
•Generación 2
•2 - Manuel Nunes Sardinha 1721
•3 - Isabel Lopes da Nave
•Geração 3
•4 - Manuel Francisco Sardinha
•5 - Maria Nunes Leal
•6 - Manuel da Nave
•7 - Maria Lopes
•Geração 4
•8 - António Francisco Sardinha 1646
•9 - Maria Lourenço
•10 - Manuel Martins †1707
•11 - Maria Nunes
◦12 - António Nave
◦13 - Maria Antunes
•14 - Manuel Esteves
•15 - Maria Lopes
•Geração 5
•16 - António Francisco (Sardinha) 1617
•17 - Inês Fernandes Cela ca 1607
◦18 - Francisco Gaspar
◦19 - Maria Lourenço
◦20 - Francisco Martins
◦21 - Catarina Pires
•22 - Antão Leal
•23 - Maria Nunes
•28 - Gaspar Luís
•29 - Isabel Esteves
•30 - João da Costa
•31 - Maria Lopes
•Geração 6
◦32 - António Francisco ca 1590
◦33 - Leonor Álvares ca 1595
◦34 - Pedro Fernandes (Cela) ca 1575
◦35 - Guiomar Luís ca 1575
◦44 - Francisco Leal
◦45 - Isabel Gonçalves
•46 - Belchior Rodrigues
•47 - Isabel Nunes
◦56 - Gaspar Luís Carriço
◦57 - Maria Fernandes
•58 - António Vaz
•59 - Isabel Esteves
◦60 - Francisco João
◦61 - Guiomar Francisca
◦62 - Domingos da Silva
•63 - Maria Lopes
•Geração 7
◦92 - Belchior Rodrigues
◦93 - Ana Manuel
◦94 - Domingas Fernandes
◦95 - Francisca Fernandes
◦116 - Gaspar Vaz
◦117 - Constança Gonçalves
◦118 - Álvaro Esteves
◦119 - Branca Lopes
◦126 - António Mendes
◦127 - Maria Fernandes

Agora é que ficou certo, com o que tinha anunciado.

Boas pesquisas.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

Correcção RE: Subsídios para o estudo de vários ramos Sardinha na Beira Baixa

#318837 | jaferro | 09 dic 2012 12:33 | In reply to: #318812

Caro Confrade Ângelo da Fonseca,

A jusante do Teixoso, ao longo do Zêzere, e ainda no Concelho da Covilhã, tenho no Barco um antepassado com apelido Sardinha:

António Gaspar Sardinha, também referido como António Gaspar ou António Sardinha, filho de Gaspar Martins e Maria Nunes, natural do Barco, que cc Domingas Fernandes, de Bogas de Cima, filha de Sebastião Pires, de Bogas de Cima, e de Madalena Fernandes, da Póvoa da Raposeira, Dornelas do Zêzere, em 17.10.1627, em Silvares, Fundão. O apelido ainda se manteve na filha Maria Sardinha, natural de Silvares, que casa com Jerónimo Francisco, de Janeiro de Baixo.

Os casamentos ao longo do Zêzere, desde a Serra da Estrela (do lado da Guarda) até ao Orvalho, Oleiros, são uma constante nos meus diversos ramos de antepassados. Será que não encontrou referência ao Barco nos seus registos? É interessante pelos dados que apresenta - o que poderá certamente ser coincidência - que o apelido Sardinha surja pela mesmo época, isto é, 1º quartel do século XVII, em duas localidades ribeirinhas do Zêzere...

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Respuesta

Enlace directo:

Correcção RE: Subsídios para o estudo de vários ramos Sardinha na Beira Baixa

#318838 | CMCS | 09 dic 2012 13:45 | In reply to: #318812

Caro Confrade Ângelo da Fonseca,

Muito obrigado pelas informações valiosíssimas, assim que conseguir fazer a ligação aos elementos que referiu, informá-lo-ei.

Cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#318950 | Joman | 11 dic 2012 08:11 | In reply to: #137771

Cara Paula

Há uma família Sardinha em Goa. Um deles, que fala português, já foi chefe do governo do estado de Goa:

Francisco Sardinha (born 15 April 1946) is an Indian politician. He was the Chief Minister of Goa from 24 November 1999 to 24 October 2000. Presently, he is a ...

Pode ver em
http://en.wikipedia.org/wiki/Francisco_Sardinha
ou
https://www.google.com/search?q=Sardinha+Goa&hl=pt-PT&tbo=u&tbm=isch&source=univ&sa=X&ei=1-jGUKXwHfGdiAfrnYGoBA&ved=0CDoQsAQ&biw=819&bih=438

Joman

Respuesta

Enlace directo:

Sardinhas em Goa - RE: Familia Sardinha!

#318962 | AQF | 11 dic 2012 13:56 | In reply to: #318950

Caro Confrade Joman,

Em tempos já tinha encontrado na "Net" a família que refere, tendo na altura guardado as ligações seguintes:

http://www.hindustanpages.com/shri-francisco-sardinha-mp-loksabha-south-goa-goa
http://www.geni.com/people/Caetano-Francisco-Sardinha/6000000010763689463
http://www.geni.com/family-tree/index/6000000010763689463
http://www.geni.com/family-tree/index/6000000014281664991

Fica-me a curiosidade de saber se também os encontrou na Internet ou tem conhecimento pessoal deles.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

Correcção - RE: Subsídios para o estudo de vários ramos Sardinha na Beira Baixa

#318964 | AQF | 11 dic 2012 14:36 | In reply to: #318838

Cara Carmo Sardinha,

Por esquecimento, não a alertei para a mensagem (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=313316 ) onde eu referia duas possíveis origens para o ramo Nave Sardinha, a recordar:

- Ramos Nave Sardinha (Teixoso)
Têm início nos casamentos de Manuel Nunes Sardinha (fº dos anteriores) com Isabel Lopes da Nave (fª de Manuel da Nave e Maria Lopes, do Teixoso) a 25.08.1756 na Igreja Paroquial de Teixoso, e de Manuel Lopes da Nave (irmão da Isabel anterior) com Inês Nunes Sardinha (fª António Giraldes e Maria José Nunes Sardinha, do Teixoso) a 27.05.1761 na mesma Igreja.

O primeiro casamento já lhe havia sido referido na genealogia do exemplo da mensagem anterior, mas o segundo não e deverá também ser tido em conta como possível alternativa, embora uma descendente mantenha o Nunes Sardinha da mãe. Aliás, nada impede a existência de outras uniões entre famílias Nave e Sardinha na região, que possam ser os seus verdadeiros avoengos.

Só a continuação das suas pesquisas poderá clarificar o assunto, mas, pelo menos, ficaram abertas duas pistas.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

Sardinhas do Barco - RE: Subsídios para o estudo de vários ramos Sardinha na Beira Baixa

#318968 | AQF | 11 dic 2012 15:14 | In reply to: #318837

Caro José Fernandes Rodríguez,

As minha pesquisas foram principalmente no sentido ascendente sem tempo para dissecar ramos colaterias. Havia algumas ligações a outras freguesias e concelhos vizinhos, mas não me recordo de ligações ao lugar do Barco.

Embora tenha encontrado Nunes e Sardinhas na região e até um ramo Nunes Sardinha, este parece-me mais recente que o seu casal Gaspasr Martins & Maria Nunes.

Há um padre Sardinha com campa brasonada numa igreja de Monsanto e aqui no tópico já foram referidos Sardinhas no Alentejo e em Setúbal, que não consegui ligar aos da Beira.

Curiosamente, não muito longe do Zêzere, mas em épocas mais recuadas existiu um Pedro Salvadores ou Pedro Salvadores de Góis, Senhor de Góis falecido a 14.01.1243 e enterrado no mosteiro de Stª Cruz de Coimbra que foi casado com Maria Nunes (filha de Nuno Esposado & N N) e tiveram entre outros:
- Vasco Pires Farinha, Senhor de Góis, relacionado com Marinha Pires com geração
- Sancha Pires casada com Martim Anes Sardinha com, pelo menos, Estevão Martins Sardinha e Martim Martins Sardinha

Isto não resolve o seu caso, mas, por agora, é o que tenho.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

Sardinhas em Goa - RE: Familia Sardinha!

#318982 | Joman | 11 dic 2012 16:45 | In reply to: #318962

Caro Angelo

Foi durante umas férias em Goa que tive conhecimento dele. Não o conheci pessoalmente. Vendo agora a sua mensagem lembrei-me de pesquisar na net mas, pelos vistos, o colega já tinha antecipado a pesquisa.

Boa sorte.

João Nobre de Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

Sardinhas do Barco - RE: Subsídios para o estudo de vários ramos Sardinha na Beira Baixa

#318991 | jaferro | 11 dic 2012 20:02 | In reply to: #318968

Caro Ângelo da Fonseca,

O meu muito obrigado pela atenção e resposta. Os últimos dados que teve a gentileza de apresentar são interessantes, pelas hipóteses que abrem...

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Respuesta

Enlace directo:

Sardinhas do Barco - RE: Subsídios para o estudo de vários ramos Sardinha na Beira Baixa

#318998 | AQF | 11 dic 2012 23:38 | In reply to: #318991

Caro José Fernandes Rodríguez,

Apenas dois esclarecimentos adicionais.

Na minha primeira mensagem em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=313316, tinha deixado várias ligações que documentam parte das informações que lhe dei. Note-se que, por lapso, a mensagem tem o texto repetido, mas a segunda parte é que está completa.

Relativamente ao Martim Anes Sardinha que se liga à família dos senhores de Góis, esclarece-se que o Gaio diz que era morador no julgado de Neiva (Viana do Castelo), conforme pode ver no Nobiliário das Famílias de Portugal, Felgueiras Gayo, editor Agostinho de Azevedo Meirelles e outros, 1ª Edição, Braga, 1938-41, tomo XV - pág. 99 (ttº Goes, § 1º, N 4-5) em http://purl.pt/12151/1/hg-40109-v/hg-40109-v_item1/P103.html .

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Subsídios para o estudo de vários ramos Sardinha na Beira Baixa

#319014 | AQF | 12 dic 2012 14:11 | In reply to: #313316

Caros confrades,

Em complemento da minha primeira mensagem sob o assunto em referência, deixo o ramo de Sardinhas de Teixoso e Pedrógão, limitado a oito gerações parciais:

António Francisco ca 1590 & Leonor Álvares ca 1595
1. António Francisco (Sardinha) 1617 &1639 Inês Fernandes Cela ca 1607
1.1. Leonor Francisco 1640
1.2. Ana Francisco 1642
1.3. António Francisco Sardinha 1646 &1681 Maria Lourenço
1.3.1. José Francisco Sardinha & Maria Nunes
1.3.1.1. Maria José Nunes Sardinha & António Giraldes &1775 Valentim Fernandes
1.3.1.1.1. Inês Nunes Sardinha 1749 &1761 Manuel Lopes da Nave
1.3.1.1.1.1. Maria Nunes Sardinha & João Serrão
1.3.1.1.1.1.1. Maria Nunes Sardinha 1792
1.3.1.1.1.2. Luísa Nunes Sardinha 1787-
1.3.1.1.1.3. Rosália Nunes Sardinha 1789
1.3.2. Manuel Francisco Sardinha &1707 Maria Nunes Leal
1.3.2.1. Maria Nunes Sardinha 1713
1.3.2.2. Antónia Nunes Sardinha 1716
1.3.2.3. Isabel Nunes Sardinha 1718
1.3.2.4. Manuel Nunes Sardinha 1721 &1741 Francisca Clara Rodrigues &1756 Isabel Lopes da Nave
1.3.2.4.1. Manuel Sardinha 1742
1.3.2.4.2. Maria Nunes Sardinha 1743
1.3.2.4.3. Manuel Nunes Sardinha 1745
1.3.2.4.4. Ana Sardinha 1757
1.3.2.4.5. Ana Maria Sardinha 1759
1.3.2.4.6. Catarina Sardinha 1760
1.3.2.4.7. Maria Sardinha 1762
1.3.2.4.8. Manuel Sardinha 1764
1.3.2.5. José Nunes Sardinha 1723 &1742 Maria Antunes Fernandes & Filipa Gomes
1.3.2.5.1. Maria Nunes Sardinha 1744 & José da Silva
1.3.2.5.1.1. Bárbara Nunes Sardinha 1779 &ca 1800 Aniceto Fernandes
1.3.2.5.1.1.1. José Fernandes Sardinha &ca 1825 Ana Lourenço
1.3.2.5.1.1.1.1. António Fernandes Sardinha
1.3.2.5.1.1.1.2. Maria Lourenço
1.3.2.5.1.1.1.3. Catarina Lourenço
1.3.2.5.1.1.1.4. Manuel Sardinha 1840
1.3.2.5.1.1.1.5. Isabel Lourenço 1843
1.3.2.5.1.1.2. António Sardinha & Isabel Lourenço
1.3.2.5.1.1.2.1. Rosa Sardinha 1849
1.3.2.5.2. João Ascenço Sardinha 1746
1.3.2.5.3. Manuel Sardinha 1748
1.3.2.6. Teresa de Jesus Nunes Sardinha 1726
1.3.2.7. João Nunes Sardinha 1729
2. Maria Francisco ca 1620-
3. Tomé Francisco ca 1620-
4. Cosme Francisco 1628-
5. Simão Francisco 1630-

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

PS: Por lapso a primeira mensagem seguiu com texto em duplicado, sendo que apenas a 2ª parte se encontra completa.

Respuesta

Enlace directo:

Sardinhas do Barco - RE: Subsídios para o estudo de vários ramos Sardinha na Beira Baixa

#319034 | jaferro | 12 dic 2012 20:30 | In reply to: #318998

Caro Confrade Ângelo da Fonseca,

Muito obrigado pelas informações. Tomei nota.

Estive a ver a minha BD e verifiquei que Manuel da Silva Saraiva, do Teixoso, filho de Manuel da Silva e de Maria Rodrigues, casou com minha 6ª tia-avó ( e 7 vezes prima!) Helena Antunes Guerra, b06.10.1745, filha de Manuel Antunes Guerra e de Francisca Giraldes, em 30.04.1776, em Silvares.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Respuesta

Enlace directo:

Família Sardinha em Setúbal com Armas

#334600 | Marmello | 30 ago 2013 19:07 | In reply to: #137771

Os Sardinha passaram por Setúbal e deixaram alguns vestígios.
Dosi prédios na baixa de Setúbal ostentam as suas armas, compostas por 5 sardinhas.
Um prédio no terreiro de Santa Maria e outro na rua Serpa Pinto perto da praça do bocage.
Quem quiser pode solicitar-me, por email, um foto das Armas dos Sardinhas que se encontra ainda nos referidos prédios.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#350231 | JoanaSardinha | 15 sep 2014 17:47 | In reply to: #137771

O meu avô paterno era ANTÓNIO DA NAVE SARDINHA(n. 1918) casou com MARIA DO CARMO MARTINS, era natural do Teixoso mas desconheço o nome dos pais ou se é descendente de algum dos sardinhas que já foram mencionados atrás.

Alguém me sabe dizer algo??
Joana

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#350323 | JoanaSardinha | 17 sep 2014 16:01 | In reply to: #137771

Não consigo encontrar os pais do meu avô ANTÓNIO DA NAVE SARDINHA casado com MARIA DO CARMO MARTINS.

Alguém me consegue ajudar?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#350410 | CMCS | 19 sep 2014 18:34 | In reply to: #137771

Boa tarde,
De momento estou em Angola e não a poderei ajudar, mas se em Dezembro ainda não tiver as informações que procura, farei o pedido da certidão de nascimento do seu avô no registo civil da Covilhã.
Cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#350433 | Menarue | 20 sep 2014 09:27 | In reply to: #137771

Armorial Lusitano, Pagina 494, Brazao e informacao.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#350648 | JoanaSardinha | 27 sep 2014 08:37 | In reply to: #137771

Bom dia, não consegui ver nada na página 494...
Obrigado na mesma.
Joana

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#351155 | manuel espadilha | 13 oct 2014 14:15 | In reply to: #137771

Em Beja há uma família de Sardinha, que já vem do século xviii. Os Amândios de Albernoa descendem dos >Sardinhas de Beja.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#355930 | nunomiguelmiranda | 20 mar 2015 10:12 | In reply to: #137771

A quem interessem os Sardinhas, estou a pesquisar em Santa Maria do Castelo de Olivença (http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1046731: 1638 a 1657) e tenho encontrado bastantes Sardinhas...
Cumprimentos,
Nuno

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#355946 | AQF | 20 mar 2015 16:25 | In reply to: #355930

Se acaso encontrar alguma ligação destes Sardinhas de Olivença a Sardinhas de outras regiões de Portugal agradeço a informação.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#355952 | nunomiguelmiranda | 20 mar 2015 17:25 | In reply to: #355946

Por acaso não tenho (até agora) nenhum Sardinha na família... Estava a procurar outro familiar que tive a grane sorte de já encontrar. Mas o nome Sardinha aparecia repetidamente, inclusivé um dos padres -- Pere Sardinha, se não me falha a memória?
Digo-lhe precisamente onde os vi: Olivença > Nossa Senhora da Assunção (antiga Santa Maria do Castelo), baptismos 1638 – 1657 (http://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1046731)
Comecei a procurar do fim para o princípio e surgiram vários. É um nome que se destaca! :)
Boa sorte!
-Nuno

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#361779 | anasardinha | 23 sep 2015 21:11 | In reply to: #137771

Caros amigos,
depois de muita pesquisa e com a colaboração preciosa de um primo, encontrei toda a Família que procurava ..Fernandes Sardinhas em São Pedro do Rio Seco, Almeida, Guarda. Está tudo nos Arquivos paroquiais da Torre do Tombo. Necessitava de mais informações depois do ano de 1887 que é onde termina a digitalização dos arquivos.
Se alguém souber de algum parente , aqui vão alguns nomes..
André Fernandes Sardinha casado com Maria fernandes Nunes Morgada, pais de José Fernandes Sardinha casado com Maria Monteira Sairinha e Manoel Fernandes Sardinha casado com Maria Fonseca Ferreira.
O filho destes chamava-se António Fernandes Sardinha casado com Maria da Fonseca Limôa do qual descende Manoel Fernandes Sardinha casado com Anna Martins Lourença pais de Augusto, Joaquim, Brígida e meu avô Abílio Fernandes de Almeida Sardinha. Pelo óbito encontrei o joaquim falecido em Gampo Grande, Lisboa.
Gostaria imenso de encontrar estes parentes .Agradeço qualquer ajuda.
Ana Sardinha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#370598 | sardimercado | 10 jun 2016 20:24 | In reply to: #313316

Consegue saber os antecedentes de Domingos Mendes Sardinha (1790-1873)da freguesia de Paul. Obrigado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#370599 | sardimercado | 10 jun 2016 20:40 | In reply to: #318812

Era possível facultar-me os antecedentes de Domingos Mendes Sardinha (1790-12/12/1873) da freguesia de Paul.
Obrigado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#370608 | anasardinha | 11 jun 2016 09:41 | In reply to: #370599

Caro Amigo.
É muito complicado saber os antepassados sem ir presencialmente aos arquivo. As digitalizações de Paul estão sem informações digitalizadas em 1790. O pai de Domingos era Manuel Mendes sardinha e a mãe Maria Sardinha, e faleceu com 83 anos no dia 12.12.1873, na rua da Lameira.
O que lhe posso dizer é que não é da minha família, a não ser que tenha um ramo para estes lados da Covilhã que não seja antepassado direto da minha família.
Gostava de poder ajudar mais...
Atenciosamente,
Ana Sardinha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#370620 | JAPR | 11 jun 2016 14:19 | In reply to: #370599

Bom Dia

Eu tambem tenho raizes no Paul. Provavelmente (Mas ainda nao tenho provas) este Domingos Mendes SARDINHA do Paul era irmao de um dos meus Bisavos (6ta. geracao), o Joao MENDES SARDINHA.

Joao Mendes SARDINHA casou com Maria PEREIRA (ainda nao encontrei os registos de casamento) e tiveram pelo menos 1 filho: Joaquim Mendes SARDINHA que casou com Helena GARCIA (de Lavacolhos) meus bisavos (5ta. geracao)

Cumprimentos
Jose RODA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#370625 | sardimercado | 11 jun 2016 15:27 | In reply to: #370620

Boa tarde
Então temos estes irmãos: Domingos-João- Isabel (3filhos)1796/1864.- Carolina (solteira)-António.1815/1869-Joaquim.1854/1907.- filhos de Manuel Mendes Sardinha e de Maria Gonçalves Sardinha.1803/1881. esta é filha de mãe com o mesmo nome e neta de Manuel Francisco Sardinha.
o Sr. vive onde?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#370638 | JAPR | 11 jun 2016 18:40 | In reply to: #370625

Caro "sardimercado"

Em resposta a sua pergunta de onde vivo.
Otava (capital do Canada)

Meus pais sao ambos de Lavacolhos, e a cerca de 20 anos quando de ferias em Portugal comecei a recolher dados sobre Lavacolhos e algumas aldeias visinhas e agora tenho mais de quatro mil individuos na minha base de dados (incluindo todos os batisados, casamentos e obitos,de Lavacolhos, estes tirados dos registos "online" de 1860 a 1900/04).

Cumprimentos
Jose RODA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#371403 | bdacosta | 02 jul 2016 19:49 | In reply to: #137771

Caros confrades,

Ao pesquisar nos paroquiais de Garvão (Ourique), deparei-me com o assento de óbito de Maria Sardinha, mulher de Álvaro Mendes, morador no Monte Novo. Faleceu em 10.05.1663, foi enterrada dentro da Matriz da vila de Garvão e fez testamento (foi testamenteiro, o seu marido).

Cumprimentos,
Beatriz Rodrigues

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#372411 | sardimercado | 24 jul 2016 12:53 | In reply to: #313316

sabe dizer-me se tem alguma ligação ao Paul?
tenho Domingos Mendes Sardinha. 1790/1873. filho de Maria Gonçalves Sardinha. N.19/12/1757. F.em 1850? e de Manuel Mendes 1760/1840? casados em 20/6/1785.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#378519 | riccardo.vox | 11 mar 2017 19:55 | In reply to: #137771

Olá Confrades e Confreiras.
Descobri por parte do meu pai, através da avó dele meu ancestral português Gaspar Rebouças (meu décimo avô). Era de Viana do Castelo, norte de Portugal, ele nasceu por volta de 1630, veio ao Brasil, se casou com Maria Sardinha que era brasileira já no período colonial nascida na Bahia. A filha deles Maria Rebouças (minha nona avó) teve duas filhas: Catarina Brandão, da qual descendo em linha reta, e Águeda Luiza Gomes de Lima, esta tia ancestral se casou com o sargento-mor Bartolomeu de Argollo de Menezes. Ele era descendente dos primeiros povoadores do Brasil, e de Fidalgos que vieram junto com Tomé de Souza o primeiro Governador do Brasil. Este Bartolomeu era trineto da genoveza Clemenza Doria.

Minha décima avó Maria Sardinha nasceu por volta de 1630-40 na Bahia, em São Gonçalo dos Campos da Cachoeira.
Será que seja possível encontrar algo online acerca de famílias com este sobrenome que tenham migrado para Bahia - Brasil no final do século XVI e começo do XVII?

Obrigado pela atenção.
Cumprimentos
Ricardo de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#378521 | riccardo.vox | 11 mar 2017 21:12 | In reply to: #137771

Renovo meu pedido, acrescentando que Maria Sardinha foi avó do Vigário geral da Bahia Gonçalo de Sousa Falcão na era Pombalina.
Este Vigário é tema do autor português Eugênio de Andréa da Cunha e Freitas. O livro: "Gonçalo de Sousa Falcão, vigário geral do arcebispado da Baía: (1712 - 1778).

Tentei achar esta obra aqui no Brasil, mas não consegui. Se alguém puder me ajudar. Desde já agradeço.
Att
Ricardo de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#378561 | JAPR | 13 mar 2017 15:20 | In reply to: #372411

Caro sardimercado

Enquanto eu andava aqui a ler algumas das mensagens de algumas freguesias em que tenho antepassados, deparei-me com a sua pergunta (nao sei se era dirigida a mim). Mas por alguma razao eu nao a vi , no entanto como se diz “mais vale tarde do que nunca”.

Na realidade nos meus apontamentos tenho um Domingos Mendes SARDINHA (Irmao de um dos meus “bisavos” da 6ta. Geracao), nascido no Paul por volta de 1790 (o que coincide com os seus dados) e batisado na Igreja paroquial de N.S. dda Anunciacao da Freguesia do Paul. Ele veio a casar com Maria dos SANTOS (Nao tenho mais informacoes sobre ela, ou sobre a data do casamento). Somente ainda encontrei um filho deste casal. O Antonio dos Santos SARDINHA (N.1837-F.13FEV1864). Ele (Domingos) veio a falecer com 83 anos no 134 da rua da Lameira, no Paul a 12DEZ1873.

Este Domingos Mendes SARDINHA era filho de Manoel Mendes SARDINHA e de Maria Goncalves SARDINHA (ambos naturais do Paul), e tinha pelo menos dois irmaos:
O Joao Mendes SARDINHA (Meu bisavo -6ta. Geracao), nascido p.v. 1796, Casou com Maria PEREIRA p.v.1815 (nat. da vila de Fajao, e filha de Manoel ANTUNES e Maria MOREIRA) (Nao tenho mais informacoes sobre ele),
e uma Isabel Mendes SARDINHA, nascida p.v. 1796, veio a casar com Joaquim LOPES e tiveram pelo menos 3 filhos:
1.Carolina que casou com Joaquim Carvalho em 1858
2.Antonio (N.1815-F.1869) Casou com Maria Goncalves em 1854
3.Joaquim (N.p.v.1816-F.p.v.1927)
Esta Isabel Mendes SARDINHA veio a falecer no Paul a 23AGO1864.

Sobre os pais do Domingos nao tinha nenhuma informacao concreta a nao ser a data do casamento que coincide com a sua informacao de 20JUN1785. Sobre ele so tenho que nasceu p.v.1790 e faleceu p.v.1840 e sobre a sua mulher so tinha que nasceu p.v.1756 e que faleceu p.v. 1850.

P.S. Encontrei nos registos do Paul um Manoel MENDES que casou com uma Maria Goncalves em 1798 no Paul. (Nao sei se era da familia? se era filho? (neste caso irmao do Domingos,da Isabel e do Joao).

Cumprimentos,
Jose RODA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#378576 | riccardo.vox | 13 mar 2017 19:02 | In reply to: #137771

Confrades e confreiras.
Renovo meu pedido.
Alguém tem alguma informação sobre "possíveis" listas, ou algo parecido com emigrantes portugueses no final do século XVI e começo do XVII rumo ao Brasil.
Minha nona avó Maria Sardinha nascida na Vila de Cachoeira em 1661.
Cumprimentos
Ricardo de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#378890 | JAPR | 20 mar 2017 15:09 | In reply to: #378561

Na minha mensagem de resposta ao “SARDIMERCADO”, e ao ir ver outra vez alguns dos documentos, encontrei mais alguma informacao que possa ser util a quem pesquisa este ramo dos SARDINHAS do Paul.
Os pais do Domingos Mendes SARDINHA eram

PAI: Manoel Mendes “Sardinha” CIPRIANO, nascido p.v.1760 e nao 1790 que tinha posto na ultima mensagem .(Correcao na data de nascenca da ultima mensagem que por lapso meu, estava errada).
Faleceu p.v. 1840.
MAE: Maria Goncalves “dos Santos” SARDINHA, Nascida a 19DEZ1757 no Paul, e veio a falecer p.v.1850.

Cumprimentos
Jose RODA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#380550 | suelenpirescamargo | 01 may 2017 20:07 | In reply to: #137771

Olá boa tarde.
Gostaria de Saber algo sobre a familia Sardinha tambem, mas pelos nomes que vi nao bate com os que tenho aqui que tambem eram de portugal.
Manoel Sardinha da Costa e Maria da Soledade Siqueira (casados)
Marido de Maria Teolinda Fleury
Pai de Manoel Sardinha de Siqueira; Maria Francisca Gonzaga de Siqueira; Alferes João Gonzaga de Siqueira; Luiz Gonzaga de Siqueira; Zeferina Amélia Gonzaga de Siqueira e 3 outros
Irmão de Antonia Euphrosina de Siqueira e João Bonifácio Sardinha de Siqueira
Esses são os nomes que tenho e que ja pesquisamos algum tempo, mas queriamos encontrar a familia restante. por acaso alguem ja pesquisou e sabe algo mais.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#380609 | Mar2006 | 03 may 2017 22:02 | In reply to: #350231

Boa noite Joana
Já em tempos trocámos umas mensagens.
O seu avô paterno António Nave Sardinha (n 1918 no Teixoso) era filho de José Nave Sardinha (n 26/11/1885 no Teixoso) e de Mariana da Cruz (n Teixoso) e neto paterno de António Nave Sardinha Junior (n1847 no Teixoso e f 23/1/1910 no Teixoso) e de Ana Clara Teja.
Este António Nave Sardinha Junior era filho de outro António Nave Sardinha (n1812 no Teixoso e f 1/12/1862 no Teixoso) e de Guiomar Rosa Pereira também n no Teixoso em 1813 e f 11/12/1897.

Ainda somos primos!
Mar2006

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#381164 | Gabriela Teixeira | 18 may 2017 23:20 | In reply to: #160469

Estimado Fernando de Telde:

Acabo de ler algumas das suas intervenções e verifico que tem pesquisado sobre a família Sardinha e Mendo.
Por coincidência tenho interesse, precisamente, nesses dois apelidos!
Agradecia, pois, que lesse os nomes que se seguem e que visse se, por acaso, consegue entroncar em algum dos seus ramos.

I- João da Silva (Mogad.).......... c/c........ISABEL SARDINHA (Bemposta)
n. cerca de 1725-30

tiveram:

II- MARIA SARDINHA (Bemposta) .......c/c...... Manuel Rodrigues MENDO (Mogad.)
n. cerca de 1750-55

tiveram:

III- MARIA SEBASTIANA MENDO (Mogad.).......c/c........Francisco António DOMINGUES (Ventuzelo)
n.1779 em 1803

tiveram, pelo menos:

IV-
Rufina Caetana Domingues n. 1806....c/c ......Filipe Carlos Mendo (sem geração)
Maria Ignácia n. 1809.......(.não tenho outros dados)
Ana dos Santos Domingues n.18?? .......(casada e com geração)
...

Aproveito para lhe perguntar - já vi que também é do seu interesse - se tem informações sobre o apelido DOMINGUES. O mais antigo que encontrei foi Manuel Domingues, oriundo de Castro Laboreiro (Conc. de Melgaço). Parece que se fixou em Ventuzelo.
Acrescento ainda que já se encontram disponíveis alguns Livros Paroquiais de Mogadouro a partir de 1860.

Com os melhores cumprimentos.

G Teixeira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#381165 | Gabriela Teixeira | 18 may 2017 23:28 | In reply to: #137771

(cont. - correcção da mensagem anterior):

Em III - a data de 1803 é respeitante ao casamento de Maria Sebastiana Mendo com Francisco António Domingues.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#381423 | Gabriela Teixeira | 26 may 2017 15:21 | In reply to: #160427

Caro Confrade Manuel Reis:

Sei que tem pesquisado sobre o apelido "Sardinha" na região de Algozinho (Mogadouro).

Gostaria que lesse a minha mensagem anterior de 18/Maio/2017 , onde enumerei algumas pessoas com esse apelido oriundas de Bemposta. Suspeito que talvez tenhamos algum tronco em comum, porque Algozinho pertenceu a Bemposta, no tempo em que esta ainda era uma vila (independente, separada de Mogadouro).
Veja, então, se consegue estabelecer alguma ligação com algum dos ramos familiares já pesquisados por si. Se pudesse partilhar, ficaria muito agradecida.
Cumprimentos
Gabriela Teixeira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#386325 | Irla Braga | 07 nov 2017 18:52 | In reply to: #192644

Olá Ana, minha avó se chama Bernarda Sardinha Araújo e é do Maranhão, eu nasci no Maranhão. Tenho minha avó e bisavó viva, gostaria de ir mais a frente na busca dos antepassados, vc conseguiu mais informações? Tenho esperança de ter um parente português.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#390386 | aquaticamaster | 25 mar 2018 14:52 | In reply to: #137771

Oi , sou brasileira e estou fazendo uma pesquisa sobre os Sardinha de 1500. Não tenho muita informação e gostaria de uma ajuda. O que encontrei sobre eles é que Affonso Sardinha chegou ao Brasil alguns anos após a descoberta do Brasil. Ele tinha uma fazenda de açúcar em São Vicente (litoral de São Paulo - Brasil) e depois descobriu ouro na cidade de São Paulo e foi vereador, período em que a cidade era província. Ele teve umas sesmarias. Ele tinha uma irmã que provavelmente morava em Portugal. Acredito que era em Lisboa ou perto de Lisboa.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#390946 | Conde | 11 abr 2018 09:21 | In reply to: #160925

Tem por acaso Freires em Chão de Couce e Ansião?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#403686 | sardimercado | 05 jun 2018 17:12 | In reply to: #378890

Caro Jose Roda

Se tem pagina no facebock, pode-me adicionar: https://www.facebook.com/carlos.sardinha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#407897 | JAPR | 21 sep 2018 01:12 | In reply to: #403686

Caro Carlos Sardinha

Desculpe no atraso em responder, mas so hoje vi a sua menssagem.

Infelizmente, por opcao propria nao tenho pagina na facebook.

O meu email e jrodatravel@gmail.com se me quiser contactar.

Jose A.P. RODA
Otava, CANADA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#407904 | sardimercado | 21 sep 2018 13:13 | In reply to: #407897

Caro Familiar

Encontrei mais estes registos, de uma confrade.

Tenho nos meus registos uma Isabel Gonçalves Sardinha de Alcaria que morre no Paul em 29 de Abril de 1792 e está casada com João Ferreira do Paul b. em 5/4/1715, filho de Francisco Manuel Ferreira b. no Paul em 1.1.1662/ e Mariana Lopes, b. Paul em 30/12/1668.
Esta Isabel Gonçalves Sardinha é filha de Manuel Francisco Sardinha/Maria Antunes? de Alcaria? e tem 5 filhos no Paul, alguns com descendência no Paul. Uma das filhas com o mesmo nome, nascida em 19/12/1757, casa no Paul com João Mendes Cipriano em 20/6/1785 e tem 9 filhos desde 1786 até 1803.

Não tenho registos de Alcaria.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#407935 | JAPR | 22 sep 2018 03:50 | In reply to: #407904

Cara Raquel Diogo
Esta familia e de particular interesse, pois faz parte de um dos raminhos da minha familia.
Eu ja tinha os apontamentos do meu distante bisavo (oitava geracao), este Joao Mendes CIPRIANO que tinha casado com Izabel Goncalves SARDINHA. Mas a nao ser que sabia que esta Izabel Goncalves SARDINHA era filha de Manoel Francisco SARDINHA e de uma Maria ANTUNES (talvez de Alcaria) aqui lhe perdi o rasto, e nao sabia mais nada dos seus antepassados.
Tenho andardo a digitalizar todos os registos da Freguesia de Lavacolhos e do Castelejo e ainda nao tinha ido ver os registos de Alcaria.
Talvez agora com esta nova informacao, e vendo os livros de Alcaria talvez possa ir mais uns anos atras.

Muito obrigada, por esta nova informacao.

Se poder ser util e so dizer

Jose RODA
Ottawa, CANADA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#407937 | sardimercado | 22 sep 2018 09:32 | In reply to: #407935

A nossa confrade, disse que não sabe mais nada de registos em Alcaria. Creio que ele nasceu no Teixoso. Vi num tópico da Familia Sardinha, uma lista, onde constava, Manuel Francisco Sardinha +- por essa data. Só se for outro. No Teixoso e Caria, existem muitos Sardinhas. Será que a nossa descência vem dali?

Abraço

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#407941 | CMCS | 22 sep 2018 19:18 | In reply to: #407937

Caros familiares,
Ando um pouco ausente destas temáticas mas consultando as minhas pesquisas, encontrei Manuel Francisco Sardinha, Nascido no Casteleiro - Sabugal; Reg casam Teixoso, 1707/fl. 231v/2º, ANTT - MF 213 - Item 5 de 14-07-1707 no Teixoso. Filho de António Francisco Sardinha e Maria Lourenço. Será o mesmo?
Se precisarem de mais informação sobre este ramo, disponham!
cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#407942 | sardimercado | 22 sep 2018 19:44 | In reply to: #407941

Não deve ser o mesmo.Não sabendo a data de nasc. da filha. o genro, foi batizado em 1715, O compadre, foi batizado em 1662. Há muita diferença de idade entre eles.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#407947 | arieh ben yehudah | 23 sep 2018 04:59 | In reply to: #137771

Sou descendente de Maria Sardinha (9ª avó). Natural de São Tiago do Rio das Cachoeiras, Bahia no início do Século XVII. Filha do Alferes Antonio Carvalho de Lima, e Luzia Pereira (ambos desconheço a naturalidade). Ainda investigo as origens.

Melhores cumprimentos
Ricardo S. Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#407948 | JAPR | 23 sep 2018 05:24 | In reply to: #407942

Caros Familiares!

Dando uma rapida vista de olhos pelos registos de batismo de Alcaria encontrei um registo que talvez possa ser de interesse.... tenho que aprofundar estes dados, mas parece que seja da familia.

Um Manoel Francisco Sardinha (nat. de Alcaria) e casado com uma Maria Fernandes (tambem nat. de Alcaria) (esta Maria FERNANDES..... sera ela a Maria ANTUNES?)
tiveram uma Izabel que nasceu a 12JUL1719 e foi batisada a 20 JUL1719 em Alcaria.
Paterna de Pedro FRANCISCO e Izabel GONCALVES (ambos de Alcaria)
Materna de Manoel FERNANDES e Izabel FERNANDES (ele de Alcaria e ela do Telhado).
sera esta a Izabel Goncalves SARDINHA que casou com o Joao FERREIRA do Paul?


Jose RODA
Ottawa, CANADA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#407952 | sardimercado | 23 sep 2018 10:38 | In reply to: #407942

Peço desculpa

pode ser o mesmo. Confundi, data de nascimento com casamento.
Temos de ver o nascimento da Isabel Gonçalves Sardinha, que faleceu no Paul em 1792, e onde foi buscar o nome de Gonçalves.

Abraço

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#407953 | sardimercado | 23 sep 2018 10:54 | In reply to: #407948

Bingo
Bate tudo certo

Só falta saber os antecedentes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#407963 | JAPR | 23 sep 2018 14:53 | In reply to: #407953

Certo e com um pouco de calma e algun tempo la chegarenos.

se fosse muito facil nao metia graca nenhuma.

cumprimentos

Jose RODA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#407984 | JAPR | 24 sep 2018 03:21 | In reply to: #407963

Caros Familiares!

Aqui vao mais umas informacoes, para investigar.

A 01DEZ1760 faleceu no Paul uma crianca recem-nascida filha de Joao FERREYRA e de sua nulher Izabel GONCALVES (isto implica que o casamento fosse anterior a 1760)

A 25AGO1781 faleceu no Paul um Joze (solteiro) de 20 anos filho de Izabel GONCALVES .....viuva de Joam FERREIRA e que foi sepultado dentro da Igreja.

Com mais estes dados
Casamento de Joao FERREIRA com Izabel Goncalves SARDINHA anterior a 1760
e que o Joao FERREIRA faleceu depois de 1760 mas anterior a 1781.

Cumprimentos
Jose RODA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#407985 | JAPR | 24 sep 2018 03:29 | In reply to: #407984

e ainda tenho mais esta informacao que nao deve ser o nosso Joao FERREYRA do Canto porque quando faleceu a 27 de Maio de 1761 no Paul, o registo diz que tinha 35 anos. Por isso muito novo visto que o nosso Joao FERREYRA foi batisado em 1715. Sera ele um filho........Ou existe outra familia com o nome de FERREIRA no Paul por estas data......

Jose RODA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#408571 | Maely | 14 oct 2018 04:49 | In reply to: #137771

O avô do meu marido era, supostamente, português. Supomos pelos relatos de minha sogra e do sobrenome SARDINHA.
só tenho às informações dos nomes:
Pai do meu sogro:
Miguel António Sardinha

Mãe do meu sogro:
Guilhermina Maria Abreu

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#420182 | SAN | 22 dic 2019 13:53 | In reply to: #370625

Prezados!

Meu trisavô se chamava Manoel Gonçalves Sardinha e chegou ao Brasil em 1895 com 41 anos, portanto deve ter nascido em 1854. O mesmo era casado com Maria Gonçalves Sardinha e com ele vieram 8 pessoas, dentre as quais Philomena, minha bisavó.

Alguém tem alguma informação relativamente a esta família e pode me passar, por favor?

Saudações, um Natal abençoado.

Sérgio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#420183 | SAN | 22 dic 2019 13:55 | In reply to: #378561

Caro José Roda,

Prezados!

Meu trisavô se chamava Manoel Gonçalves Sardinha e chegou ao Brasil em 1895 com 41 anos, portanto deve ter nascido em 1854. O mesmo era casado com Maria Gonçalves Sardinha e com ele vieram 8 pessoas, dentre as quais Philomena, minha bisavó.

Alguém tem alguma informação relativamente a esta família e pode me passar, por favor?

Saudações, um Natal abençoado.

Sérgio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#420184 | SAN | 22 dic 2019 13:57 | In reply to: #407904

Cara Raquel Diogo

Cara Raquel Diogo!

Meu trisavô se chamava Manoel Gonçalves Sardinha e chegou ao Brasil em 1895 com 41 anos, portanto deve ter nascido em 1854. O mesmo era casado com Maria Gonçalves Sardinha e com ele vieram 8 pessoas, dentre as quais Philomena, minha bisavó.

Tem alguma informação relativamente a esta família e pode me passar, por favor?

Saudações, um Natal abençoado.

Sérgio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#420236 | JAPR | 25 dic 2019 05:39 | In reply to: #420183

Caro Sergio

O seu trisavo, o Manuel Goncalves SARDINHA, Nasceu aonde?
O sua trisavo, a Maria Goncalves SARDINHA, Nasceu aonde? Os meus Sardinhas sao todos da Beira Baixa , Originalmente oriundos de Alcaria e Paul, (aldeias da zona do Fundao)
e descendentes de Francisco Manoel SARDINHA (N.Paul01JAN1662) que casou a 05JUN1714 com Maria FERNANDES? (N.Alcaria30DEZ1668)

Feliz Natal
Jose RODA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#420237 | mila1000 | 25 dic 2019 12:35 | In reply to: #137771

Sergio,

Passaporte nº 929 de 11/09/1895 em nome de Manuel Gonçalves Sardinha , 41 anos, natural de Rosário, Lagoa, Açores
imagem 62

http://www.culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/PASSAPORTES-PDL-1894-1896/PASSAPORTES-PDL-1894-1896_item1/P62.html
Manuel Gonçalves Sardinha filho de Francisco Gonçalves e Carlota Gonçalves
Maria dos Santos Gonçalves ,37 anos, filha de pai incógnito e de Jesus , natural de Ponta Delgada,Matriz

Filhos
Joanna 16anos natural de Rosário,Lagoa
Maria 11
Carlota 5
Joao 8
Francisca 3
Francisco 8 meses
Filomena 11

Achei estranho Filomena ter a mesma idade de maria. Seriam gemeas? Sua bisavó deve ter nascido em 1884. Caso não encontre o batismo, pesquise entre 1882 a 1886.
Aqui está o link do livro:


http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-LG-ROSARIO-B-1882-1888/SMG-LG-ROSARIO-B-1882-1888_item1/index.html


Boa sorte e Feliz Natal.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#420242 | mila1000 | 25 dic 2019 15:58 | In reply to: #137771

Sergio,

Filomena e Maria são gêmeas ! Avós patermos Francisco Gonçalves e Carlota Ermelinda

batismo nº 86 em 11/10/1883 Rosário, Lagoa, Açores
http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-LG-ROSARIO-B-1882-1888/SMG-LG-ROSARIO-B-1882-1888_item1/P232.html


Embora não conste o apelido sardinha, creio que seja o casamento entre Manuel Gonçalves e Maria dos Santos
casamento nº 14 - 1878
imagem 16
http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-LG-ROSARIO-C-1870-1879/SMG-LG-ROSARIO-C-1870-1879_item1/P356.html

Boa sorte


Mila

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#420418 | SAN | 03 ene 2020 12:20 | In reply to: #420236

Caro José Roda,

Muito obrigado pela resposta ... eu não tinha informações a respeito do local de nascimento dos trisavós, mas nossos amigos aqui do fórum foram muito especiais e me concederam um maravilhoso presente de Natal.

Um 2020 abençoado!

Sérgio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#420419 | SAN | 03 ene 2020 12:23 | In reply to: #420237

Cara Mila,

Receber uma notícia dessas no dia 25/12 foi um verdadeiro presente de Natal!

Eu possuía informações acerca dos bisavôs maternos, mas sempre sonhei em conhecer um pouco mais o lado paterno e agora posso prosseguir com bases seguras.

Muito obrigado.

Um 2020 abençoado!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#420420 | SAN | 03 ene 2020 12:25 | In reply to: #420242

Cara Mila,

Muito legal saber que minha bisavó tinha uma irmã gêmea!!!!

Obrigado!!!!!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#421572 | Tereza Ofelia | 10 feb 2020 15:55 | In reply to: #420183

Sérgio
Sou da mesma família
Me passe seu contato
Quem são seus pais e avós?
Tereza Nogueira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#422279 | SAN | 03 mar 2020 18:43 | In reply to: #421572

Boa tarde, Tereza!

Obrigado pela mensagem.

Creio sermos parentes, sim.

Por favor, envie e-mail para sergioau@hotmail.com para nos comunicarmos.

Abraço,

Sérgio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#424978 | João Cuco | 17 jun 2020 17:04 | In reply to: #355952

Boa tarde!

O meu tetravô chamava-se Ulpiano António Sardinha, e era natural de Olivença, nasceu a 1 de Junho de 1854, na igreja matriz de Olivença.

Era filho de António da Rosa Duarte (n. Olivença) e de Rosália Maria Gonçalves (n. Terena).

Pode-me ajudar a adquirir a sua "certidão de baptismo"?

Obrigado,

João Cuco

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#426178 | Vanessamc26 | 04 ago 2020 06:28 | In reply to: #137771

De que lugar vc é? Conhecem alguma Ana Sardinha que teve uma filha chamada Philomena Nobrega?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#426179 | Vanessamc26 | 04 ago 2020 06:38 | In reply to: #137771

Bom dia!
Gostaria de saber se existe aqui algum parente, trisavó era Philomena Nobrega - nascida na Ilha da Madeira em 1886, filha de Manoel de Nobrega e Ana Sardinha. Infelizmente Philomena morreu aos 40 anos, no interior de SP... mas gostaria de saber se ha alguem que tenha em sua genealogia esses nomes... Ana Sardinha e Manoel de Nobrega que viviam na Ilha da Madeira.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#427638 | jorge mello | 01 oct 2020 15:34 | In reply to: #137771

Prezados, procuro por Simplicio Porfírio Sardinha, pai de Antonio Augusto Sardinha e avô de Annibal Augusto Sardinha.
Simplicio foi casado com Maria Joanna Affonsa.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#427653 | mila1000 | 02 oct 2020 11:47 | In reply to: #137771

Jorge,

Annibal nasceu em SP.
Teve irmão de nome batista,e, uma irmã

Deolinda da Conceiçao de Oliveira, desembarcou em 6/1/ 1913 no navio arcona pacifico

Acredito que a data esteja errada e o nome do navio é cap Arcona

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89FK-PCD7?cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQK7N-Z5MY




Annibal augusto Sardinha faleceu em aos 39 anos e 10 meses, desquitado de Dogeny de castro.Era natural de SP , musico,deixou 2 filhos menores
Sepultado no s j batista
Filho de Antonio augusto sardinha e Aduzinda dos Anjos
Óbito 47633 – 5 circunscrição 4/5/1955
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D449-CP3?i=208&cc=1582573




Aníbal Augusto Sardinha ou Garoto foi um compositor e violonista brasileiro.
Nascimento: 28 de junho de 1915, São Paulo, São Paulo
Falecimento: 3 de maio de 1955, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Gênero: Jazz
Álbuns: Viva Garoto, Trio Surdina, Gracioso, MAIS
Gravadoras: SINETONE AMR, Black & Partners LLC, MAIS


https://pt.wikipedia.org/wiki/Garoto_(m%C3%BAsico)

Filho do casal de imigrantes portugueses Antônio Augusto Sardinha e Adosinda dos Anjos Sardinha, foi o primeiro a nascer no Brasil. O pai tocava guitarra portuguesa e violão. Desde muito cedo interessou-se pela música, iniciando seus experimentos em uma viola improvisada de pau e corda. Desde os 11 anos de idade, começou a trabalhar para auxiliar no sustento da casa, empregando-se como ajudante numa loja de instrumentos situada no bairro do Brás. Seu primeiro instrumento, um banjo, lhe foi dado por seu irmão Batista, que além de dedilhar o instrumento, era violonista e cantor. Ao longo de sua carreira, estudou música com Atílio Bernardini e composição com João Sepe, cursando matérias afins com Radamés Gnatali, de quem foi grande amigo.

http://www.brazilianmusic.com/garoto/indexp.html

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#427673 | jorge mello | 03 oct 2020 02:47 | In reply to: #137771

Muito obrigado pela mensagem!
Annibal Augusto Sardinha foi o quinto dos sete filhos dos filhos do casal
Antônio Augusto Sardinha e Adozinda dos Anjos e o primeiro a nascer
no Brasil. Seus irmãos nascidos em Portugal são: Batista, Inocêncio,
Domingos e Deolinda. Seus irmãos nascidos no Brasil são Henrique e
Diamantino.
Antônio Augusto e Adozinda casaram-se em Portugal por volta de 1901.
Os pais de Antônio Augusto são: Simplicio Porfírio Sardinha e Maria Joana
Affonsa.
Os pais de Adozinda são Domingos Antônio Martins e Eduarda da Conceição.
Gostaria de saber de que parte de Portugal eles vieram.
Muito Obrigado e grande abraço.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#427676 | mila1000 | 03 oct 2020 11:36 | In reply to: #137771

Jorge,
Voce é pesquisador musical?

A familia residia na Vila Economizadora Operária de SP

Batismo de numero 1118 de Annibal ( 22 de Agosto de 1915)
Igreja Santo Antonio do Pari - SP
Imagem 11
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KP9C-WL?i=10&wc=M5J8-3TL%3A371870001%2C374384301%2C372449001&cc=2177299





Casamento nº 2 , em 8/7/1900 de Antonio Augusto Sardinha e Adozinda dos Anjos
Imagem 4.tif Freguesia Samil, Concelho Bragança, Distrito de Bragança

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1189137





PASSAPORTE DE ANTÓNIO AUGUSTO SARDINHA
1909-10-05 a 1909-10-05
Filho de: Simplício Porfírio Sardinha e de Joana Maria Afonso;
Natural de: Murçós-Murçós-Macedo de Cavaleiros;
Idade: 34 anos; Literacia:
Não sabe escrever;
Est. Civil: casado(a);
Destino: Chile.
Acompanhantes: Adorinda dos Anjos; Esposa; 26 anos - Batista da Cruz; Filho(a); 8 anos - Inocêncio Vitor; Filho(a); 6 anos - Deolinda da Conceição; Filho(a); 3 anos - Domingos António; Filho(a); 1 anos.


Passaporte 827 em 5/10/1909
Imagem 174.tif
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228410



Poderá pesquisar os batismos dos irmãos de Annibal. Os livros da freguesia Samil estão on line até 1911. Se tiver interesse poderá pesquisar os ascendentes de Antonio, Porfirio, etc...
https://tombo.pt/f/bgc40

Boa sorte nas pesquisas.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#427679 | jorge mello | 03 oct 2020 13:02 | In reply to: #137771

Obrigado pelas valiosas informações, Mila.
Sim, sou pesquisador musical.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#427681 | jorge mello | 03 oct 2020 13:33 | In reply to: #427676

Olá, Mila!
Sim, sou pesquisador musical.
Quero agradecer pelas valiosas informações.
Abraços,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#427683 | mila1000 | 03 oct 2020 15:21 | In reply to: #137771

Oi,

Disponha.

Não sei se possui o registro civil do Annibal, mas, penso que ele possa estar no cartório do Pari ou do Brás.
Tempos atrás fui num que fica na rua Hannemann, umas 2 quadras antes da Galeria Pagé no Brás.

Os batismos dos irmãos dele, eu não pesquisei na freguesia de Samil. Não sei se sua busca é só para pesquisa,ou,cidadania (caso descenda de algum deles).

Mila

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#427684 | jorge mello | 03 oct 2020 15:31 | In reply to: #427683

Mila,
é só para pesquisa sobre a obra musical do Annibal.
Vou escrever sobre ele, e as informações que você
me passou são muito importantes, e gostaria de
incluí-las no livro, dando os créditos à você.
Como posso fazer?
Obs: já sou cidadão português.
Grande abraço,
Jorge.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#427687 | mila1000 | 03 oct 2020 16:13 | In reply to: #137771

Jorge,

Apenas contribuo com o que encontro. Pode dar créditos aos confrades que auxiliam no Forum Geneall., ou, a voce,que é quem pesquisa.Acho mais justo.

Também sou cidadã portuguesa,e, sou grata aos confrades que aqui me auxiliaram.

Andei me informando á respeito das obras do Annibal. Um genio ! Se for um livro, volte ao tópico dando noticias.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#427688 | jorge mello | 03 oct 2020 17:05 | In reply to: #427687

Mila,
em 2012 publiquei "Gente Humilde, vida e música de Garoto", pelas Edições SESC SP, e em
2016, junto com Henrique Gomide e Domingos Teixeira, publiquei "Choros de Garoto", co-edição SESC SP/IMS.
No momento, preparo a segunda edição de "Gente Humilde, vida e música de Garoto", em que entrarão muitas informações novas, inclusive as que você me passou.
Pensei na possibilidade de lançar o livro também em Portugal. O que você acha?
Abraços,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#427689 | mila1000 | 03 oct 2020 17:32 | In reply to: #137771

Jorge,

Para ilustrar seu livro, aqui estão batismos e casamento.
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1189132
10.tif batismo de batista da Cruz 1901
22.tif Inocencio Vitor 1903
40.tif Deolinda da conceição 1905

Batismo Domingos Antonio, anotado R 1923, seria registo 1923?Sabe se esse irmão regressou à Portugal?
Imagens 26 e 27.tif
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1189131



batismo Adosinda dos anjos (dozinda?) 1883 Samil
imagem 31.tif
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1189128


Quanto ao batismo de Antonio Augusto , o livro só está disponivel no familysearch. Somente mormons podem aceder ao livro. Teria que ir até um Centro Histpria Familiar para conseguir o documento
Ele nasceu em 1874 na freguesia de Mouçós,Macedo Cavaleiros, Bragança
avos paternos:Francisco Sardinha e Rita Alves
avós maternos:Francisco Manoel Affonso e Maria Helena Alves

Quanto ao lançamento em Portugal, pesquise antes, se é viável.Acredito que algum outro confrade poderá dar pitaco nesse assunto.



O Simplicio Porfirio casou em 1872 também em mouçós, com Joana Maria.Era viuvo de Ermelinda Assumpção,Só nos mormons é que conseguirá aceder ao documento.


Quanto aos batismos acima, poderá baixar o documento clicando na seta que aparece do seu lado esquerdo ao abrir o documento.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#427691 | jorge mello | 03 oct 2020 17:44 | In reply to: #427689

Muito obrigado, Mila!

Ao que me consta, Domingos não retornou a Portugal.
Mais uma vez, não sei como agradecer.
Abraços,
Jorge.
jorgecarvalhodemello@gmail.com

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#437210 | Mar2006 | 25 oct 2021 12:29 | In reply to: #318811

Caro confrade Angelo da Fonseca
Apesar do seu post ser antigo, pode com os dados que possui na sua base de dados sobre os Sardinha, do Teixoso, confirmar-me se :
- A esposa do José da Nave Sardinha (filho de Antonio da Nave Sardinha e Ana Clara) todos n Teixoso, chamada Mariana da Cruz e que já aqui referiu neste forum, será apesar da diferença de idades, a mesma
-Mariana da Cruz nascida em 30/10 /1863 na freg. de S. Pedro, Covilhã (filha de José da Cruz e de Antónia Felismina ambos da freg de S. Pedro) ? (ass baptismo nr 63 de 1863 da freg de S. Pedro, Covilhã)
Ficava muito grato se tivesse elementos para fazer esta ligação e me pudesse esclarecer.
Mar2006

Respuesta

Enlace directo:

Familia Sardinha Açores!

#437806 | Gilvana Costa | 27 nov 2021 16:05 | In reply to: #137771

Procuro a família de João Sardinha da Costa, Filho de Francisco Afonso da Costa e Agostinha Sardinha.
João é natural da ilha de São Miguel, Açores e migrou para o Brasil.
Casou-se com Anna Portes da Fonseca, na cidade de Taubaté, São Paulo, Brasil e faleceu em Pirenópolis, Goiás, Brasil em 10/09/1789.
Gostaria de saber de que vila ou freguesia da ilha terceira está família se origina. No Brasil está família foi muito prolifera e pôde se encontrar até meados de 1890 sua descendência no livro Famílias pirenopolinas : (ensaios genealógicos) / Jarbas Jayme.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#437808 | AQF | 27 nov 2021 17:56 | In reply to: #437210

Caro Confrade,

Só agora dei conta da sua mensagem com a chegada de uma nova mensagem no tópico.

A Mariana da Cruz esposa do José da Nave Sardinha que eu referi, não resultou de estudos meus, mas sim de uma mensagem colocada no fórum por Carmo Sardinha, que pode ver em : https://geneall.net/pt/forum/167352/teixoso/#a360544

Embora na mensagem só venham o pai, o avõ paterno e o bisavô paterno do marido, existem datas de casamento que lhe permitiriam encontrar os antepassados da Mariana da Cruz, ou então deixar uma mensagem à autora da mensagem a saber se já tem esses dados.

A diferença de idades que refere é significativa, mas só o referido estudo pode esclarecer sem dúvidas a sua pergunta.

Por agora, é o que posso indicar.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#441939 | Ariel Tavares | 09 jul 2022 14:15 | In reply to: #386325

Olá Irla Braga! Eu me chamo Ariel Tavares Pereira, filho de Raimundo Sardinha Pereira. Meu avô paterno é Benedito Sardinha Pereira, que nasceu no Maranhão nas primeiras décadas do Século XX. Segundo meu irmão mais velho, o nosso bisavô (pai de Benedito) se chamava Manoel (ou Manuel) Fernande Sardinha, sobre o qual não temos informaçoes genealógicas.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Sardinha!

#444327 | Gilvana Costa | 22 nov 2022 04:18 | In reply to: #380550

Boa noite,
Acho que posso te ajudar vou fazer só a sua árvore direta do famílias pirenopolinas do Jarbas Jayme, volume II:
*João Sardinha da Costa, nasceu na ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores, ainda em domínio Português em 1695.(Filiação: Francisco Afonso da Costa e Agostinha Sardinha.)
*Anna Portes da Fonseca, nascida em Taubaté, SP, Brasil. (filiação: Gaspar Gomes da Silva e Anna Portes da Fonseca)
Veio para o Brasil e residiu em Taubaté, SP, Brasil onde se casou e migrou para a então meia ponte (Pirenopolis - GO), onde comprou uma fazenda que deu o nome de Sardinha a 6 km de da cidade. Morreu em 10/09/1789 em Pirenopolis e foi sepultado na capela N. S. da Penha de França em Corumbá de Goiás e deixou filhos: Isabel, Maria, José, Antônio, Ana, Pedro, João

F-8: Manuel Sardinha da Costa casado com
Maria José de Jesus (Filiação: Caetano Gonçalves de Bastos) e deixou filhos: Ana, João, Eva, Hilário, Teresa, Isabel e

N-22: Manuel Sardinha da Costa casado com Maria da Soledade de Siqueira (Filiação: Ten. João Bonifácio de Mendonça e Gouvêa e de Ana Francisca Xavier Leite e deixou:

Bn-40: Ten. Cel. Manuel Sardinha de Siqueira casado em 18/01/1844 c/ Maria Teodolina Fleury (São Paulo). (Filiação: Maria Palhares e Pe. Luiz Gonzaga Camargo Fleury), por sua vida militar e política deixou Pirenopolis e residiu em Santa Luzia (Luziânia, GO, Brasil) e em Vila Boa ( Cidade de Goiás, GO, Brasil) onde faleceu em 4/4/1887 e deixou filhos: Alferes João, Manuel, Maria Francisca, Luiz, Zeferina, Antônia Augusta, Delfina e Henrique.

A partir daqui vc pode consultar no famílias pirenopolinas Jarbas Jayme ou no livro Genealogia Luziana de Gelmires Reis. Tenho os livros e se quiser te envio meu e-mail gilvanacd@hotmail.com.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 may 2024, 04:07.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen