Maria Segunda ou Maria da Piedade

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Maria Segunda ou Maria da Piedade

#137830 | CCS1953 | 21 dic 2006 00:31

Minha avó paterna era natural de Portalegre, casada com Joaquim d'Ascenção Barata, natural de Castelo Branco. Minha avó era filha de Pedro Amaro da Costa, de Alcains.
Quem me pode ajudar?
Celeste Correia Saraiva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Maria Segunda ou Maria da Piedade

#137890 | manuelr | 21 dic 2006 18:44 | In reply to: #137830

Cara Celeste Correia Saraiva

Pedro Amaro da Costa era filho de Amaro José da Costa Riscado e de Isabel Duarte, neto paterno de José da Costa Riscado e de Catarina Antunes.
José da Costa Riscado era irmão de Brás da Costa Riscado casado com Maria Rodrigues, que já se encontra aqui no Genea, bastando para isso pesquisar pelo nome.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Maria Segunda ou Maria da Piedade

#138070 | CCS1953 | 23 dic 2006 20:14 | In reply to: #137890

Caro Manuel da Silva Rolão,
Boa tarde.
Fiquei muito contente quando me respondeu, mas agora ao ver melhor os meus apontamentos, vi que tinha descrito os meus familiares mal, então passo a corrigir:
- Minha avó chamava-se Maria da Piedade ou Maria Segunda (tem dois nomes nos registos), nasceu em Castelo Branco em 14/10/1884.
Seus pais: João Corrêa, natural de Mecebides e Maria do Rozario, também natuiral de Mecebides. Estes meus bisavós.
Os pais de João Corrêa eram: Manoel Rodrigues e Maria da Conceição. Moravam no Arrabalde de Assougues.
Os pais de Maria do Rozario eram: Pedro Amaro da Costa e Anna Luiza. Estes meus tetravós.
Os padrinhos de baptizmo de minha avó, eram: João Amaro da Costa (penso que seja irmão do Pedro Amaro da Costa) e Nª. Senhora do Rozário.


Já agora que foi tão simpático em me responder, vou colocar o meus avô paterno, casado com a Maria da Piedade/Maria Segunda:

- Meu avô paterno: Joaquim d'Ascenção Barata, nasceu 10/2/1886 em Portalegre.
- Seu pai- Bernardino d'Ascenção, fazendeiro, natural da freguesia de Tortozendo.
- Sua mãe: Maria Trindade, natural de Alcains, moravam no Ribeiro de Bacho.
- Pais de Bernardino, eram: ANtónio Ascenção de Tortozendo e Maria Joaquina Serror, natural de Castelo Branco.
- Pais de Maria Trindade: António Rodrigues Barata e Patrocinia da COnceição, ambos naturais de Alcains.
- Padrinhos de baptismo do meu avô: Joaquim Rodrigues Barata, padeiro, morava na Rua dos Potes e Manoel Rodrigues Barata, 2º sargento do Regimento de Infantaria nº 5, morava em Lisboa.

Gostaria de saber se relativamente à minha avó, bate certo com os seus conhecimentos e já agora se tem alguma informação sobre o meu avô Barata de Alcains.
Seria a melhor prenda de Natal que poderia receber.
Aproveito para lhe desejar um bom Natal e um 2007 cheio de tudo o que há de melhor, inclusivé o conhecimentos das nossas raizes.

Celeste Correia Saraiva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Maria Segunda ou Maria da Piedade

#138645 | manuelr | 30 dic 2006 22:09 | In reply to: #138070

Cara Celeste Correia Saraiva

Lamento só agora lhe reponder, mas tenho estado em Castelo Branco. Sobre os outros familiares que refere, não disponho de mais elementos nenhuns, pelo menos organizados, pois tenho a impressão que de JOão Correia tenho mais ascendentes.
Só uma indicação. Maria Segunda, não deve ser nome de batismo, pois o mais certo é ser apenas Maria (2ª do nome, por ter falecido a 1ª que foi batizada como Maria), já que se esta falecesse tb, a próxima Maria seria batizada com a indicação de ter sido batizada Maria, 3ª do nome, ...

Cumprimentos e um bom Ano Novo
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Maria Segunda ou Maria da Piedade

#138661 | CCS1953 | 30 dic 2006 23:18 | In reply to: #138645

Caro Manuel da SIlva Rolão,
Realmente estive a ver melhor o registo de baptismo e está baptizada como Maria da Piedade (...filha legitima e segunda do nome de João Corrêa.....).
Falei com uma prima direita que me disse que era Maria Segunda, porque o padre dizia: ´"já há uma primeira, esta fica segunda...), mas relamente o registo está: Maria da Piedade.

Não imagina como me sinto FELIZ!

Eu que pouco sabia da minha família paterna. Achava que eram tão poucos, porque a família da minha mãe é enorme.

Foi o melhor presente que poderia ter tido nesta quadra.

Bem haja a todos por esta tão nobre notícia.

É uma honenagem a meu pai, tios e queridos avós.

Até breve,

C.C.Saraiva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Maria Segunda ou Maria da Piedade

#138670 | manuelr | 30 dic 2006 23:45 | In reply to: #138661

Cara Celeste Correia Saraiva

João Correia casado com Maria do Rosdário era filho de Manuel Rodrigues (casado 1ª vez com Teodora Nunes) e de Maria da Conceição Correia (casados estes na Freguesia de São Miguel em Castelo Branco em 16-02-1842) neto paterno de Manuel Rodrigues e de Joana Branco naturais das Sarzedas e materno de Manuel Correia e de Joana Maria casados estes em Castelo Branco Freguesia de São Miguel em 26-02-1772.
Manuel Correia (casado com Joana Maria filha de José Leitão e de Maria Martins neta paterna de João Leitão e de Antónia Vaz e materna de Manuel Gonçalves e de Catarina Martins) era filho de Manuel Correia da Silva e de Maria Mendes neto paterno de Manuel Pedreira ou Manuel Correia natural de Covas, Viseu e de Paula Nunes (casados em Castelo Branco em 26-10-1718) e neto materno de Manuel Mendes Bothé (filho de António Vaz e de Helena Mendes) e de Maria da Conceição (filha de Manuel Martins Nacho e de Catarina Fernandes)casados em 18-02-1713).
Manuel Martins Nacho era filho de Gregório Martins e de Isabel Mendes naturais de Castelo Branco onde teriam nascido por volta de 1650.

E é tudo o que tenho.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Maria Segunda ou Maria da Piedade

#138676 | CCS1953 | 30 dic 2006 23:56 | In reply to: #138670

Caro Manual da Silva Rolão,

Que grande presente que estou a receber.
Realmente este Fórum é simplesmente EXTRAORDINÁRIO!
As minhas pesquisa estavam no ano 18.. e neste momento já vai no ano 1650.

Com tudo isto, somos parentes?

C.C.Saraiva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Maria Segunda ou Maria da Piedade

#138679 | manuelr | 31 dic 2006 00:06 | In reply to: #138676

Cara Celeste Correia Saraiva

Por estes não, mas somos pela Ana Luisa casada com Pedro Amaro da Costa!

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

Maria Segunda ou Maria da Piedade

#138702 | Lourval | 31 dic 2006 04:30 | In reply to: #138679

Caro Primo Manuel Rolão,
Eu não sabia que você também descendia dos Costas Riscados! Então somos primos pelos Canelas e pelos Riscados também.
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

Maria Segunda ou Maria da Piedade

#138703 | Lourval | 31 dic 2006 04:51 | In reply to: #138676

Cara Celeste,
Pelo cálculo do paf (programa de genealogia do Family Search), sua avó e meu bisavô são primos em quarto grau, isto é, eles têm tetravós comuns. Então você é prima em sexto grau de meu pai. Eu e você somos primos em sexto grau com um tempo removido. O tempo removido significa que a partir de nosso antepassado comum, nós estamos em gerações diferentes, no caso, você está uma geração acima da minha. Um filho seu está na mesma geração que eu e nós seríamos primos em sétimo grau.
Uma pergunta: de onde vem os seus Saraivas? Tenho muitos antepassados Saraivas, alguns de Castelo Branco e outros da Guarda.
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Maria Segunda ou Maria da Piedade

#138706 | CCS1953 | 31 dic 2006 10:43 | In reply to: #138703

Caro primo Lourval,

Vou explicar a minha posição dentro da nossa família:
Eu sou gémea de outra rapariga (temos 53 anos - mas somos muito jovens!-), temos uma irmã mais velha 13 anos. Minha mãe Idalina Pereira da Silva casou com João Barata Correia, filho de Maria da Piedade/Maria Segunda e de Joaquim d'Ascenção Barata. Minha querida mãe ainda é viva e tem, graças a Deus, 96 anos. Meu pai faleceu uma semana após a morte de Sá Carneiro.
Quando nós, gémeas nascemos, tinha a minha mãe 42 anos de idade.
A minha irmã gémea é solteira e vive com minha mãe. Eu casei com 31 anos com Júlio da Conceição Saraiva, natural de Lisboa. Eu sou um segundo casamento de meu marido. Do nosso casamento temos uma filha maravilhosa, a qual tem 19 anos, fará 20 anos em 27 de Fevereiro. Minha filhota chama-se Filipa.
Quanto a meu marido, já reparei em vários Saraivas. Mais tarde tratarei da sua genealogia.

Já agora, primo: Sendo Pedro Amaro da Costa um dos meus avós, qual a relação dele com Adelino Amaro da Costa que morreu com Sá Carneiro? Há alguma relação familiar?
Posso informar que no ano em que morreram eu era colega de emprego da Senhora D. Malé, sogra de Adelino da Costa.

Até breve.

Que grande saída de ano 2006 e entrada em 2007. FENOMENAL!

C.C.Saraiva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Maria Segunda ou Maria da Piedade

#138708 | CCS1953 | 31 dic 2006 10:59 | In reply to: #138679

Primo Manuel Rolão,

Já perguntei ao primo Lourval e agora faço-lhe a pergunta a si.

Existe alguma relação entre o n/ avô Pedro Amaro da Costa e Adelino Amaro da Costa?

E existe alguma relação entre o nosso Brás da Costa Riscado e uma família Brás Lopes, natural do Fundão, que deu actualmente origem à família Brás de Oliveira?

Até já,

C.C.Saraiva

Respuesta

Enlace directo:

RE: Maria da Piedade/Fam. Costa Riscado-Descenc.

#139637 | CCS1953 | 08 ene 2007 20:54 | In reply to: #138706

Caros "Primos"/Confrade,

Depois de já ter o arrolamento dos meus avós, gostaria, caso possível de saber quem são os seus irmãos (meus tios) e descendentes (meus primos).

Celeste Correia

- Joaquim d´Ascenção Barata
- Maria da Piedade

- João Correia
- Maria do Rosário

- Manuel Rodrigues

- Pedro Amaro da Costa
- Ana Luísa

- Manuel Rodrigues
- Joana Branco

- Manuel Correia
- Joana Maria

- Amaro José da Costa Riscado
- Isabel Duarte

- Manuel Correia da Silva
- Maria Mendes

- José Leitão
- Maria Martins

- José da Costa Riscado
- Catarina Antunes

- Manuel Pedreira ou Correia
- Paula Nunes

- Manuel Martins Bothé
- Maria da Conceição

- João Leitão
- Antónia Vaz

- Manuel Gonçalves
- Catarina Martins

- João Fernandes Riscado
- Maria Rodrigues da Costa

- António Vaz
- Helena Mendes

- Manuel Martins Nacho
- Catarina Fernandes

- Manuel Fernandes Riscado
- Maria Fernandes

- António Rodrigues da Costa
- Maria Dias Barreto (ou Ana Dias)

- Gregório Martins
- Isabel Mendes

- Jacinto Fernandes
- Inês Gonçalves

- Pedro Fernandes
- Beatriz Afonso

- Manuel Gonçalves
- Maria Duarte

- Francisco Fernandes
- Maria Luís

- Manuel Fernandes
- Maria Fernandes

- Manuel Álvares
- Maria Gonçalves

- Pedro Fernandes
- Ana Lopes

- Pedro Afonso
- Isabel Martins

Respuesta

Enlace directo:

RE: Maria da Piedade/Fam. Costa Riscado-Descenc.

#139641 | CCS1953 | 08 ene 2007 21:27 | In reply to: #139637

Peço desculpa, esqueci-me de assinar.

Celeste Correia Saraiva

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 jul 2024, 09:01.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen