família Martins

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Brasil

família Martins

#142021 | carolina30 | 28 ene 2007 02:13

Sou brasileira e meu sobrenome é Martins. Alguém sabe quem foram os primeiros Martins que estabeleceram residência no Brasil? Sei que meu bisavô, cujo sobrenome é Martins, morava em Senhor do Bonfim- BA. Seu nome é Deocleciano Gonçalves Martins e gostaria de receber notícias de familiares.
Obrigada.
Carolina Laço Martins

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Martins

#208513 | mara_moreira | 16 sep 2008 22:55 | In reply to: #142021

Carolina,

Comecei, recentemente, a pesquisar a minha família portuguesa. O meu bisavô, Adelino Gonçalves Martins, veio para o Rio de Janeiro em 1905, com a minha bisavó e 8 filhos. Não conheço, ainda, a família de origem do meu bisavô. Talvez, Deocleciano seja um parente dele. Se eu descobrir algo relevante, lhe mando um email.

Boa sorte.
--Mara

Respuesta

Enlace directo:

... Pedro Álvares 'Martins'?

#208550 | salen | 17 sep 2008 10:28 | In reply to: #142021

Cara Srª D Carolina Laço Martins,
'Martins' e hoje um apelido patronímico (= ‘nome do pai’). Significa 'filho de Matim', ou de Martinho. Antes de haver os apelidos que hoje são mais frequentes, o Gonçalo, filho do Henrique, era o 'Gonçalo Henriques'; o Fernando, filho desse Gonçalo, era o 'Fernando Gonçalves'; o Rodrigo, filho desse Fernando, era o 'Rodrigo Fernandes', e por aí a fora, todos com patronímicos diferentes mas inquestionavelmente da mesma família. Não havia apelidos. As famílias eram o clã, que se conhecia na totalidade.
E como para ser 'Gonçalves' bastava ser filho ou filha de um Gonçalo, não havia nenhuma ligação entre diferentes 'Gonçalves' e portanto não havia nenhuma 'Família Gonçalves'. O mesmo se dava com os filhos dos Martinho ou Martim espalhados pelos quatro cantos do reino: eram todos 'Martins' embora nada os ligasse por laços familiares.
Passou o tempo e começaram a aparecer os apelidos familiares, precisamente para diferenciar os grupos de parentes. Mas alguns dos antigos patronímicos 'fixaram-se' em algumas desses núcleos familiares passando a apelidos normais de família. Por isso há hoje centenas de famílias 'Martins' espalhadas por todo o espaço da lusofonia, do Minho a Timor, passando pelo Brasil, como há 'Fernandes', 'Sanches' (de Sancho), 'Peres' (de Pedro), Vaz ou Vasques (de Vasco), etc. que não têm nem nunca tiveram nada a ver umas com as outras, e cuja única possível proximidade é derivarem de algum Martinho ou Martim.
E os Martins no Brasil? Bom, como é um patronímico muito comum, é provável que mesmo na armada de Cabral tenham ido alguns, e ao longo do tempo milhares tenham desembarcado. Para além disso, muitos africanos e indivíduos das nações nativas que receberam nomes ao Baptismo e adoptaram o apelido 'Martins' pelas razões mais diversas: o padrinho era Martins, ou o padre, ou o patrão, ou porque simplesmente gostavam.
Assim, e em suma, provavelmente nunca haverá resposta para a sua pergunta.
Quando muito poderá tentar pesquisar qual foi a primeira pessoa de apelido Marins que lhe aparece nos «seus» ancestrais, e de onde veio.
Mas isso minha cara, só fazendo a «sua» pesquisa. Se ninguém se preocupou com isso entre os seus parentes, é à Srª que compete descobrir. Não existe nenhuma base de dados com todos os portugueses que já existiram (nenhuma nação tem isso). Onde então? Nos registos paroquiais. Como? Leia isto: http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236
E bom trabalho.
Se tiver dúvidas volte a este seu Tópico, não abra outro.
Cumprimentos do
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

família Martins

#430149 | JRSCOUTINHO | 04 ene 2021 00:05 | In reply to: #208513

Boa Noite Sra. Mara

Meu nome é RICARDO COUTINHO estou buscando ancestrais portugueses e vi um comentário seu no site do geneall, falando do seu bisavô ADELINO GONCALVES MARTINS.

Meu AVÔ paterno se chamava JOSE MARIA MARTINS e tinha um irmão com este nome. Migrou para o BRASIL em 1906. Veio do Couto de Esteves, Portugal.

Se você tiver mais informações sobre a família, agradeço.

Fico a disposição.

Meu e-mail é: jrscoutinho@gmail.com

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 25 jun 2024, 22:15.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen