origem do nome pereirinha

This topic is classified in rooms: Famílias

origem do nome pereirinha

#143075 | pereirinha | 05 feb 2007 22:08

tenho vindo a pesquisar a verdadeira origem do nome de familia pereirnha. após varias consultas o resultado nunca foi conclusivo
será q alguém tem + info?

Respuesta

Enlace directo:

RE: origem do nome pereirinha

#143079 | pereirinha | 05 feb 2007 22:28 | In reply to: #143075

a minha familia é originaria de uma aldeia que se chama carvalhal de vermilhas concelho de viseu ou são pedro do sul?!?
o patriarca mais antigo que conheci da familia era o meu bisavô josé fernandes pereirinha
procuro mais informações ancestrais

Respuesta

Enlace directo:

Carvalhal de Vermilhas fica aonde?...

#143088 | salen | 05 feb 2007 23:04 | In reply to: #143075

[Sr. Pereirinha: bastava-lhe escrever 'Carvalhal de Vermilhas' num motor de busca qualquer para descobrir que nem Viseu nem S.Pedro do Sul: é Concelho de VOUZELA. Será por isso que nunca encontrou nada nas suas 'consultas'? Com esta informação sugiro que consulte mais. No ADV, por exemplo. Boas pesquisas. VF]

Respuesta

Enlace directo:

RE: Carvalhal de Vermilhas fica aonde?...

#143236 | pereirinha | 07 feb 2007 00:00 | In reply to: #143088

Sr. Salen, apenas baseio a minha pesquisa 2º info um tanto ou quanto dubias por parte de familiares. Embora agradeça tal info, o meu objectivo é de saber a real origem do meu nome de familia. Até agora o que soube é que houve um "aportuguesar" do nome que teve a sua origem, creio, na Holanda e que têm algo a vêr c/ a diaspora dos templerários em fuga para a Peninsula Ibérica. Claro que isto são tudo suposições! Será que me poderia auxiliar?
OBG, Pereirinha

Respuesta

Enlace directo:

Receita: pesquisar!

#143259 | salen | 07 feb 2007 09:14 | In reply to: #143236

Caro/a Sr./Srª. Pereirinha,
É exactamente aí que está o ponto. Se quizer passar do plano das suposições e dúvidas, só tem um caminho: fazer pesquisa de ancestrais. O resto são palpites que, presumo, no seu caso, não terão nenhum valor.
À partida 'Pereirinha' como apelido não passa de um diminutivo de 'Pereira' e podíamos ficar por aqui. O mais provável é derivar de uma simples alcunha - algum José ou Manuel filho ou neto de outros Josés ou Manuéis, e que para diferenciar dos mais velhos era chamado 'o Pereirinha'. É tão comum acontecer coisas desse género que a probabilidade é maior que 80%.
Qualquer explicação diferente desta precisará de documentação que a certifique, looogo ... precisa de pesquisa nas Conservatórias e Arquivos Distritais.
Falar de templários é falar de '1300 e antigamente', e para esse tempo o seu tempo de pesquisa ainda vai ter que ser multiplicado por dez!
Faça um 'jogo simples': comece por si e os seus pais, avós, bisavós. Às tantas descobre que a fixação do 'Pereirinha' é recente. O que acontece é que para maioria esmagadora da população, os apelidos (nomes de família) só se fixaram há relativamente pouco tempo. Nas Freguesias dos meus pais até três, quatro séculos atrás, um Rodrigues podia ser, por varonia, filho de um Antunes, neto de um Fernandes, bisneto de um Gonçalves, trineto de um Dias ...
Não quero adivinhar (se pudesse, esta semana era mesmo a minha independência económica!...) mas a explicação que expõe parece de facto demasiado difusa.
No entanto, e embora 'se conselhos fossem bons não se davam: vendiam!', aqui vai um: persiga-a, até ela se confirmar ou 'dar de si', uma vez que é um 'leitmotif' na sua pesquisa. E isso, só se «pes-qui-sar», que é o que todos fazemos quando não sabemos alguma coisa, queremos mesmo saber, e (pelos vistos) mais ninguém sabe, ok?
Cumprimentos e boas pesquisas. Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: origem do nome pereirinha

#143294 | Augustus_o | 07 feb 2007 16:40 | In reply to: #143075

Pereirinha...

o Confrade porventura não se chama Bruno Pereirinha?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Receita: pesquisar!

#143314 | pereirinha | 07 feb 2007 18:41 | In reply to: #143259

Caro Sr. Ferreira,
de facto devo estar-lhe a passar uma imagem um pouco errónea da minha dúvida, ou não me devo estar a explicar bem (ainda sou um "rookie" nestas pesquisas). A minha única e principal dúvida é de facto e tão somente saber a verdadeira origem do nome em si. Eu sei que muitos nomes de familia ganharam vida através de alcunhas, diminutivos, criações judaico-cristãs ou traduções abrutalhadas de certos nomes estrangeiros. É neste último ponto que reside o búsilís da questão, é que as minhas "pesquisas" esbarraram sempre numa falta de orientação adequada. A teoria que possuo foi-me facultada por um erúdito de História de Portugal e Europeia, mas á falta de fontes e orientação adequadas não me foi possivel até agora testar a veracidade da sua afirmação. Por isso peço-lhe cordialmente se me poderia informar se exite algum site especifico ou algum centro de documentação especializado na matéria?
Com os melhores cumprimentos. Hugo Pereira (Não! não sou "o" Bruno Pereinha")

Respuesta

Enlace directo:

RE: origem do nome pereirinha

#143322 | pereirinha | 07 feb 2007 20:31 | In reply to: #143294

Caro Sr.Augustus,
è pena mas não, não sou o Bruno Pereirinha. Talvez primo afastádo, mas existem mais Marias na terra, não é! Talvez o caro confrade me possa auxiliar em relação ao tópico da minha pesquisa e me possa redirecionar para algum site que desvenda os significados e a História dos nomes familiares portugueses.
Com os melhores cumprimentos, Hugo Pereirinha

Respuesta

Enlace directo:

Receita 2: pesquisar mesmo!

#143324 | salen | 07 feb 2007 20:48 | In reply to: #143314

Caro Hugo Pereira.
Entendamo-nos:
1. eu percebi exactamente o que quer;
2. se a sua intenção é meramente diletante, ou seja, confirmar em abstracto (uma vez que 'desmentir' é sempre mais difícil) se alguém, num determinado momento da história, pode ter tido esse apelido com base numa origem explicada pela versão que lhe contou o tal erudito: bem os sites que tenho visitado apresentam pessoas com os seus nomes e não a explicação para esses nomes. Os que têm exlicações, é de fugir deles a sete pés - foge-lhes o pé p'ó chinelo dos horóscopos ao invés de fazerem etimologia. A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e outras do género, costumam ter uma breve recensão sobre as origens e significados dos nomes. É ir a qualquer biblioteca decente que lá estarão os 645872 volumes (mais os suplementos) à sua espera.
3. escreva Pereirinha no Pesquisar ali em cima à direita na barra verde, deixe o Pessoas e clique na seta (já fez isso?). Vão aparecer-lhes 8 pessoas e datas que não vão mais atrás que 1600 e pouco, com a evidência em um caso da origem em alcunha e tudo (o pai até se chamava 'o Lopinhos': 'ô gente para gostar de diminutivos a nossa ...). Os outros são mais recentes. Mas aí está: que ligação há entre aqueles que lá aparecem? Alguma? Nenhuma? Todos se encontrarão em um ancestral comum? Não? A origem de cada apelido Pereirinha de cada família que tem esse apelido, será a mesma? Eu sei que é uma outra questão. Mas não será mais útil começar por aí, ou seja, pela história de UNS Pereirinhas, eventualmente aqueles que lhe interessarem? De que lhe é útil saber que houve uns que vieram da Frísia a cavalo fugidos da Sexta Feira 13 se os que eventualmente conhece (suponho: suponho bem?) nada têm a ver com esses?
Claro que é uma troca de pontos de vista, dirá você, entre V e alguém que até agora ajudou pouco ...
E por favor, já agora dê notícias se e quando encontrar qq coisa, porque se se confirmar, é de certeza uma peça interessante de pesquisa histórica, que começou presumo com uma intenção genealógica (são essas as que mais me interessam, confesso).
Cumprimentos novemente. VFerreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Receita 2: pesquisar mesmo!

#143333 | pereirinha | 07 feb 2007 23:21 | In reply to: #143324

Caro Sr. Ferreira,
é com enorme prazer que li as suas recomendações e agradeço-lhe muito a paciência que têm tido comigo. De facto essa era a orientação que necessitava para iniciar as minhas pesquisas e de certeza que partilharei consigo a minha conclusão.
Mais uma vez me despeço com os melhores cumprimentos, Hugo Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: origem do nome pereirinha

#143369 | Augustus_o | 08 feb 2007 17:09 | In reply to: #143322

Caro confrade Hugo,

o meu antigo colega de escola que rondará actualmente os 28 anos (29 em Maio), de nome Bruno da Silva Pereirinha, era originário tb das Beiras, e se me recordo bem da zona de Viseu...

Infelizmente, sendo tb eu um leigo em genealogia não lhe posso auxiliar visto, não ter experiência de pesquisa. Mas como disse o confrade Victor Ferreira, pesquise nos motores de busca da internet, vá ao site da http://www.familysearch.org e procure... procure que um dia encontra!

Cpts, Augusto Costa

Respuesta

Enlace directo:

RE: origem do nome pereirinha

#163472 | josper | 25 jul 2007 23:13 | In reply to: #143369

caro amigo. a origem do nome não lhe posso dizer porque de facto é uma resposta que também não tenho, mas se lhe serve de ajuda em 1760 viveu uma pessoa de nome pereirinha em Lemede, concelho de cantanhede. é o mais atras que até agora consegui chegar.

j. pereirinha

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 28 jun 2024, 19:42.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen