Pedreneira, patriarcado de Lisboa

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Pedreneira, patriarcado de Lisboa

#144086 | abfigueiredo | 14 feb 2007 19:49

Mais uma vez peço ajuda os meus penta avós, penso que é assim que me posso referir nasceram em Pedreiras que pertence ao patriarcado de Lisboa, já procurei na internet mas só dou com Pedreiras em Leiria, que é onde a filha casou, o nome deles era : Verissimo António de Pedreiras e Maculina de Jesus natural da Vila de Torres Novas, a filha Cândida da Encarnação casou em Leiria com José de Figueiredo,soldado da 1ª companhia de de fuzileiros n.º22 em 6/9/1824,fazendo calculos que podem estar certos nasceu em 1806, sendo assim penso que os pais devem ter casado em 1805 +/-.
Caso alguem tenha alguma informação agradeço desde já.
Cumprimentos
Adriana Bettencourt Figueiredo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedreneira, patriarcado de Lisboa

#144521 | Francisco Queiroz | 17 feb 2007 23:11 | In reply to: #144086

Será Pederneira (Nazaré)? Diga-me mais sobre esse José de Figueiredo de Leiria. Posso ter dados para si.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedreneira, patriarcado de Lisboa

#144534 | abfigueiredo | 18 feb 2007 00:44 | In reply to: #144521

Caro Francisco Queiroz
José de Figueiredo casou em Leiria com Maria da Encarnação, era filho de Manuel Figueiredo Condeixa e de Florência Cardoza, casou em 6/9/1824, era soldado da 1ª companhia de fuzileiros do regimento n.º 22, ele. José de Figueiredo era natural de Quiaios,e ela, Florência Cardoza era filha de Verissimo António, natural de Pedreneira, patriarcado de Lisboa e de Maculina de Jesus natural de Torres Novas
Deste casamento tiveram um filho Faustino Gomes de Figueiredo, que era meu trisavô.
Agradeço qualquer informaçaõ, pois daqui dos Açores está a ser dificil obter informações embora tenha já tido ajuda de outra pessoa através do Genea que foi muito util.
Cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedreneira, patriarcado de Lisboa

#144616 | chartri | 18 feb 2007 18:01 | In reply to: #144534

Meu caro
Tenho à minha frente o registo de casamento de 6 de Setembro de 1824 (fl 37) do Registo de casamentos da paróquia da Sé de Leiria de José Figueiredo, soldado da 1ª Companhia dos Fuzileiros do Regimento nº 22, morador em Leiria, filho de Manuel Figieiredo e de Florência Cardosza natural da freguesia ???, Bispado de Coimbra com Candida da Encarnação solteira filha de Veríssimo António e de Manuelina (?) de Jesus natural desta cidade de Leiria onde os contrarentes ficarão moradores. Foram testemunhas José de Oliveira Neves e Joaquim Pereira ambos de Leiria. O Conego Vigário foi Joaquim José Alves.

Donde terá de andar para tras uns 18 anos para ver o registo de baptizado da Candida da Encarnação e saberá dos pais e avós dela.

Se me arranjar o seu e mail. poderei enviar copia dos registos paroquiais de Leiria através do Pando
Cumprimentos
ricardo Charters d'Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedreneira, patriarcado de Lisboa

#144618 | abfigueiredo | 18 feb 2007 18:15 | In reply to: #144616

Caro Ricardo
Mais uma vez lhe fico a dever o favor, pois o que tenho de cópias é de 1810 para a frente que me fez o favor de enviar à uns tempos, aqui vai o meu mail.
adriana_figueiredo_9@hotmail.com
Cumprimentos
Maria Adriana Bettencourt Figueiredo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedreneira, patriarcado de Lisboa

#144620 | abfigueiredo | 18 feb 2007 18:21 | In reply to: #144618

Caro Ricardo
Vi aqui no Genea uma mensagem sobre os arquivos online do tt online, fui fazer a busca encontrei a listagem mas não deu para ver os acentos, é só isso ou pode-se vizualizar os mesmos, fiquei na dúvida pois como só obtive os códigos de referência e ao clicar à esqueda não deu para abrir.
Cumprimentos
Adriana Figueiredo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedreneira, patriarcado de Lisboa

#144621 | chartri | 18 feb 2007 18:24 | In reply to: #144618

Minha Cara Maria Adriana
Nada tenho para tras, mesmo não há. Arderam quando das invasões francesas. Donde não consegue ir mais para tras...
Sucede o mesmo com alguns meu ramos.
Cumprimentos
Ricardo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedreneira, patriarcado de Lisboa

#144625 | abfigueiredo | 18 feb 2007 18:38 | In reply to: #144621

Caro Ricardo
Cândida da Encarnação casou em 6/9/1824 e era filha de Verissimo António e de Maculina de Jesus ele da Pedreneira patriarcado de Lisboa e ela da Villa de Torres Novasdo mesmo patriarcado, penso que sendo as áreas de nascimento deles pertencentes ao patriarcado de Lisboa poderá haver a hipótese de ser em Lisboa na Torre de Tombo que eu possa encontrar os acentos de nascimento dos pais da Cândida da Encarnação. Os pais do marido, José de Figueiredo eram naturais de Quiaios.
Obrigada
Adriana
M.ª Adiana B

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedreneira, patriarcado de Lisboa

#144634 | chartri | 18 feb 2007 19:16 | In reply to: #144625

Minha Cara Adriana

Julgo que não, pois os registos do Distrito de Leiria estão em Leiria no arquivo Distrital e não na TT, mesmos os do Patriarcado de Lisboa. Julgo que só encontra no Patriarcado de Lisboa os documentos de dispensas para o caso dos nubentes serem aparentados
Mas a Pedreneira é do Concelho da Nazaré (patriacado de Lisboa) e aí tem registos de baptizado desde 1608 de casamentos desde 1692 e òbitos desde 1657. Hei! Cheia de sorte! Mas tudo isto está igualmente no Arquivo Distrital de Leiria.

Cumprimentos amigos
Ricardo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedreneira, patriarcado de Lisboa

#144828 | abfigueiredo | 20 feb 2007 00:17 | In reply to: #144634

Caro Ricardo
Mais uma vez peço a sua colaboração em relação a Leiria, caso me puder ajudar mais uma vez agradeço.
Em relação a António Gomes de Figueiredo que casou com 33 anos em Leiria, cujo acento de casamento encontrei, em 9/2/1888, precisava de encontrar o acento de nascimento do mesmo que pelas minhas contas foi em 1855, já percorri tudo o que me enviou e esse ano não encontro, caso o tenha os dados são : António Gomes de Figueiredo, filho de Faustino Gomes de Figueiredo e de Maria Ignácia, neto paterno de José de Figueiredo e de Cândida da Encarnação e neto materno incognito.
É só este acento destes meus bisavós que me falta completar.
Obrigada
Maria Adriana Figueiredo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedreneira, patriarcado de Lisboa

#144856 | chartri | 20 feb 2007 10:16 | In reply to: #144828

Cara Maria Adriana

Não tenho mais registos de Leiria que aqueles que lhe enviei em DVD. Recomendo que veja com cuidado os registos de baptismos a volta de 1855 mas ande para traz e para a frente dessa data digamos uns 5 anos. Muitas vezes as crianças eram baptizadas poucos dias depois de terem nascido mas algumas vezes com uns meses de diferença. Por outro lado há registos, mesmo de casamento que não estão correctos. O padre registava o que lhe diziam e muitas vezes as próprias pessoas não sabiam exactamente onde tinha sido feito o registo de baptizado. Se bem que nascido em Leiria, os país por estarem a trabalhar numa paróquia diferente baptizavam a criança nessa paróquia, indicando sempre que era natural de Leiria

Tudo isto faz com que as pesquisas genealógicas sejam interessantes !
Um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 22 sep 2024, 12:25.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen