Antigos Fotógrafos do Porto
This topic is classified in rooms: Cargos | Regiões | Pessoas
ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
1-JOSÉ SARTORIS, fotógrafo italiano, que vivia no Porto, em finais da déc. de 1860-70.
Parece ter sido sócio da viúva Buisson, proprietária de um Depósito de Produtos Químicos para Fotografia, na rua de Santo António.
É possível que tenha emigrado para o Brasil.
2-PHOTOGRAPHIA GUEDES_ Rua Santa Catharina 262.
3- PHOTO.UNIVERSAL_Rua Cedofeita 95.
FREDERICO GRINBERG JR em 6/3/2007 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT; Quingentole-IT; Sermide-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP)
e LAURIA (BR/ITALIA/PORTUGAL).
Enlace directo:
Emílio Biel
Emílio Biel
Rua Formosa, 342 - Porto
Carl Emil Biel, que após a sua vinda para Portugal passou a usar o nome de Carlos Emílio Biel, nasceu na Alemanha a 18 de Setembro de 1838 e faleceu no nosso país com quase 77 anos, depois de uma vida surpreendentemente activa e interessante, passada sobretudo na cidade do Porto. O uso industrial da fototipia, introduzida em Portugal por Carlos Relvas, foi possivelmente a área onde a actividade empresarial de Emílio Biel mais se distinguiu, facto a que não terá com certeza sido alheio o seu interesse pela fotografia. À época em que o Bilhete Postal Ilustrado (BPI) iniciou no nosso país a sua idade de ouro, Emílio Biel dispunha assim já de uma elevada sensibilidade artística, à qual se associavam todos os recursos técnicos necessários para lhe permitir converter-se num dos nossos principais editores (tendo produzido cerca de 500 BPI, dos quais pelo menos cerca de metade dizem respeito à cidade do Porto).
Enlace directo:
Aurélio Paz dos Reis
Aurélio Paz dos Reis
Foi o pioneiro do cinema português. (Nasceu no Porto em 28.7.1862 e morreu em 19.9.1931). Foi também floricultor. Foi o criador da primeira empresa que houve em Portugal para a expansão de flores e sementes. Como revolucionário republicano, participou na revolta de 31.1.1891 e foi director (1891) e segundo secretário (1896) do Ateneu Comercial e vice-presidente do senado da Câmara Municipal do Porto (1914-1922). Fotógrafo amador, Aurélio da Paz dos Reis conseguiu reunir uma colecção enorme de aspectos citadinos, acontecimentos públicos, festas, etc. Associou-se ao comerciante portuense António da Silva Cunha para a exploração do cinema e projecção, com a qual rodou uma série de pequenos filmes, à volta de 40 películas, que exibiu em Portugal e no Brasil.
Enlace directo:
Domingos Alvão
Domingos do Espírito Santo Alvão??Nasceu no Porto em 1869, no campo da regeneração, no seio de uma família da nova burguesia.?Iniciou a sua actividade na Casa Biel (de Emílio Biel), e, depois de um breve estágio por Madrid, entra como operador-gerente para o estabelecimento do capitalista Leopoldo Cyrne, o Foto-Velo Clube, situado na rua de Santa Catarina, n.º 120. Em 1903 estabelece a sua própria casa no Velo-clube, que passaria então a chamar-se «Fotografia Alvão».?Além de ter sido o fotógrafo oficial das grandes empresas e instituições e do próprio Estado, foi várias vezes distinguido nacional e internacionalmente, é considerado um dos maiores fotógrafos do século XX. Nas suas imagens utiliza o grande plano como enquadramentos médios e aproximados, numa óptica de retratismo/documentarismo muito em voga na época.?
RespuestaEnlace directo:
Manuel Pinheiro da Rocha
Manuel Pinheiro da Rocha (1893-1973)
é natural de Britiande - Lamego, onde nasceu a 4 de Setembro de 1893. Fez a instrução primária e foi logo trabalhar para a reputada alfaiataria do seu pai e desde cedo manifestou a sua extraordinária vocação para esta profissão denotando uma estética e um sentido artístico muito elevados.
Aos 18 anos de idade vai para o Porto trabalhar num "atelier" dum grande profissional da arte, que era amigo de seu pai. Passou por alguns dos melhores alfaiates do Porto até ter fundado, em 1920, a Alfaiataria Pinheiro da Rocha, na Rua de Santa Catarina, coabitando com o célebre fotógrafo Domingos Alvão. Por certo, esta proximidade terá despertado nele o gosto pela fotografia.
Nas suas horas vagas entusiasma-se também pelo estudo da língua portuguesa e francesa. Cultiva-se, refina-se e começa a aprender algumas coisas sobre fotografia, tendo também aprendido desenho com o famoso Agostinho Salgado.
Nesta época, Pinheiro da Rocha frequentava meios artísticos e convivia com artistas plásticos famosos, tais como mestre Acácio Lima, o célebre escultor Teixeira Lopes e Agostinho Salgado, já referido.
O seu sucesso como alfaiate prolongou-se também pela fotografia: os seus trabalhos estiveram expostos nos mais importantes salões nacionais e internacionais; foi o primeiro português a ver uma fotografia sua a ser admitida no Salão de Londres, tendo exposto ainda em Paris, Saragoça, Madrid e no Salão Internacional Alberto I, em Bruxelas.
A Câmara Municipal do Porto (Comissão de Toponímia) atribuiu o nome deste filho adoptivo da cidade invicta, a uma rua na freguesia de Campanhã, com início na Rua Peso da Régua e a terminar na rua de Santa Marta de Penaguião - uma rua com sabor a Lamego.
Com uma vida totalmente dedicada à sua arte de alfaiate e fotógrafo, não esquecendo a família, Manuel Pinheiro da Rocha é um ilustre para todos quantos o conheceram, mas é pouco ou nada conhecido pelas gerações actuais. Este nosso conterrâneo apenas fez em Lamego, em 1956, uma exposição fotográfica no Clube, colaborando ainda, com algumas fotografias suas, no Boletim da Casa Regional da Beira Douro, muitas delas ilustrando a primeira página. Podemos também encontrar o seu nome referenciado como colaborador na prestigiada Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, ao fazer ilustrar muitas das páginas desta obra com magníficas fotografias da sua autoria, com particular interesse para imagens de Lamego e toda a região. Várias vezes ouvimos Monsenhor Correia de Noronha, que com ele convivia - também este entusiasta e grande artista da fotografia - dizer que foi com Pinheiro da Rocha que aprendeu a fotografar.
Pinheiro da Rocha tinha grande apego à sua terra natal, Britiande, aqui se deslocando com muita frequência para conviver com familiares e amigos. Cedeu parte de um terreno seu para a construção da Casa de Povo de Britiande e algumas das suas belíssimas fotografias ali se encontram expostas.
Fonte: Armando Rica & Fernando Cabral: "Ilustres de Lamego". Edição da Câmara Municipal de Lamego, 2006
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Caro FGJ
A hipótese de José (Giuseppe) Sartoris ter sido sócio da viúva Buisson, foi lançada por mim, e revelou-se como desprovida de sustentação. Já quanto à hipótese de ter emigrado para o Brasil, ainda me não foi possível confrontá-la com a realidade, pelo que a considero em aberto.
Cumprimentos,
Manuel.
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
MANUEL,
Talvez algum apreciador de Fotografia ainda possa exclarecer o destino de GIUSEPPE SARTORIS.
Manuel tem certeza quanto ao S final? Por aqui temos muitos SARTORI (sem S no final).
Cpmts,
FGJ
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Caro FGJ
Existe alguma flutuação quanto ao nome do fotógrafo Sartoris. Numa notícia de jornal aparece como Sertoris, por atracção, penso eu, de um J. da Silva Sertoris que tinha loja de luvas (une Ganterie, s'il vous plait) na mesma rua onde o estúdio fotográfico se situava, a rua de Santo António, no Porto de finais da década de 1860. No entanto, em anúncios redigidos pelos próprios, o Sertoris luveiro era tal qual está escrito e o Sartoris também. Sartori nunca vi, e estou certo que a ortografia Sartoris é a correcta.
Se, por acaso, Sartoris viajou até ao Brasil, terá sido entre 1869 e os primeiros anos da década seguinte, pois essa é a zona cinzenta da vida dele. Mais tarde, o seu nome surge, ao que me dizem, em outras cidades portuguesas.
Esta hipótese de viagem até aos trópicos, não se baseia em nada de sólido, é apenas um palpite e suscitado por muito ténues indícios.
Se alguém vier a esclarecer o que se passou com Sartoris nos dois-três anos mais nebulosos da sua carreira, muito me agradaria tomar conhecimento.
Cumprimentos,
Manuel.
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Caro Manuel,
No Arquivo histórico da cidade do Porto (Casa do Infante), há registos sobre autorizações para estabelecimentos, negócios, etc, que penso estão ordenados por ruas, pelo menos já vi lá alguns destes registos.
Como os técnicos da CI são competentes, decerto que o ajudarão numa pesquisa deste tipo.
Já foi á Cadeia da Relação?
Também sabem muito sobre estes assuntos
Cumprimenta
José António Reis
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Caro Costa Reis
Será que existem registos de formação e separação de sociedades?
Cumprimentos,
Manuel.
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Caro Manuel,
Isso não sei, mas como lhe disse, vale a pena passar por lá e perguntar, até porque NÃO FECHAM á hora do almoço, coisa rara!
Cumprimentos,
Costa Reis
Enlace directo:
RE: Domingos Alvão
Caro Abribas,
Porque interroga tanto a biografia de Domingos Alvão?
Melhores cumprimentos
Luís Alves
Enlace directo:
RE: Domingos Alvão
Caro confrade,
Lamento, mas não sei o que sucedeu. No original assim não estava.
Cumprimentos,
A Ribas
Enlace directo:
GIUSEPPE SARTORIS ou JOSÉ SARTORIS
MANOEL,
Estive lendo as listas telefònicas de Rio e São Paulo. Em Sao Paulo existem vários SARTORIS, outros tantos SARTORI e até SARTOR.
Coloquei um anúncio num grup de discussão brasileiro de Genealogia. Vamos ver se alguém dá alguma dica.
Cpmts,
FGJ
Enlace directo:
RE: GIUSEPPE SARTORIS ou JOSÉ SARTORIS
Caro Frederico Grinberg
Pouco tempo após ter colocado uma resposta à sua intervenção do tópico Sartoris-Buisson, vi com agrado que iniciou um tópico com este mesmo título de 'Antigos fotógrafos do Porto'. Infelizmente, no dia 6 tentei várias vezes deixar uma mensagem neste tópico e não consegui, por motivo que não entendo. Suponho que terá acontecido o mesmo a Luís Alves (rijo) para abrir outro tópico com o mesmo título.
O nosso caro mtt já abordou algumas questões que poderia referir, mas acrescentarei que se, de facto, há muitos Sartoris no Brasil, não é muito provável que estejam directamente relacionados com este. O período ainda obscuro da vida de Sartoris limita-se aos anos que decorrem entre 1869 e 1876, onde o encontramos em Coimbra. Cerca de 1880 (ou em data anterior) também registamos a sua presença em Viseu. O resto da sua vida está documentada em Portugal. Acrescento que na bibliografia brasileira relacionada com a história da fotografia nesse país não lhe encontro qualquer referência.
Cumprimentos,
Nuno Borges de Araújo
Enlace directo:
RE: GIUSEPPE SARTORIS ou JOSÉ SARTORIS
Esclareço uma ambiguidade na minha frase acima: em 1876 já temos notícia da sua presença em Coimbra, e não anteriormente.
NBA
Enlace directo:
RE: Domingos Alvão
Caro A. Ribas,
Perguntei porque também coloquei, por equívoco noutro tópico, a mesma biografia de Domingos Alvão; estranhei as interrogações. Deve ser um erro informático qualquer.
Agradeço a resposta com os melhores cumprimentos.
Luís Alves
Enlace directo:
RE: GIUSEPPE SARTORIS ou JOSÉ SARTORIS
Caro Nuno Borges de Araújo
Foi exactamente isso que aconteceu; o sistema pedia-me um título para o tópico mas nem sequer havia lugar para o colocar uma vez que eu só estava a responder. Felizmente a mensagem acabou por vir parar ao sítio certo e já não ocorre o erro.
Melhores cumprimentos
Luís Alves
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
MANUEL,
Julgo muito provável q tenham.
Aqui no Brasil colonial foi criada uma JUNTA DE AGRICULTURA, COMÉRCIO,E NAVEGAÇÃO onde se registravam tanto os CONTRATOS SOCIAIS como os respectivos DISTRATOS, mas em ordem cronológica: não por freguesia. Os arquivos da Junta são fonte de valiosos dados, também para se estudar famílias.
FGJ
Enlace directo:
RE: Emílio Biel & R. Fábrica
Caros Confrades,
Saberá alguém por estas paragens qual foi o destino do espólio de retratos do Emilio Biel ?
E já agora o nome de uma casa de fotografia que funcionou nos anos 20-30 (40?) na rua da Fábrica ?
Agradeço antecipadamente
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Caro FGJ,
Saberia o nome da viúva Buisson, ou mais informação sobre ela ?
Meus cumprimentos,
Maria Alice
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Cara MARIA ALICE,
Nada sei sobre a viuva de BUISSON.
Tudo q escrevi sobre ele colhi aqui no nosso FORUM em um tópico onde era mencionado.
Sugiro q você entre com o nome BUISSON na janela de pesquisa para ver em q tópico ele foi citado antes. Se não der certo, entre com o nome SARTORIS.
Meu propósito foi unir num só tópico os antigos fotógrafos do Porto.
Saudações,
FREDERICO GRINBERG JR em 24/1/2008 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; CastelnovoBariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP)
e LAURIA (BR/ITALIA).
Enlace directo:
RE: Emílio Biel R. Fábrica
Caro Tiago Faro Pedroso:
Se calhar a informação que lhe venho dar é já extemporânea, em todo o caso, digo-lhe que assisti à defesa de uma dissertação de mestrado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, talvez em 1997, sobre Emílio Biel precisamente. Quem sabe, terá a informação que procura!
Cumprimentos
A. Arménio Tojal
Enlace directo:
RE: Emílio Biel R. Fábrica
Esqueci-me de dizer que foi defendida por Paulo Baptista.
A.A.Tojal
Enlace directo:
RE: Emílio Biel R. Fábrica
Caro Tiago Faro Pedroso, também estou interessado em saber onde se encontra actualmente o espolio de Emilio Biel, se me puder informar, agradecia-lhe imenso. Aproveito para lhe perguntar também onde estará também o espolio da foto Fonseca &Cª do Porto.
Obrigado
Cumprimentos
V. Fernandes
Enlace directo:
RE: Emílio Biel R. Fábrica
Caro V. Fernandes,
Sei que o parte do espólio da Casa Biel esta no Instituto Portugués de Fotografia (Cadeia da Relação), mas presumo que não inclui retratos.
Já vi também alguma coisa da Casa Biel no Arquivo Historico-Municipal do Porto, mas novamente nada de retratos.
No mencionado IPF tive oportunidade de ver varios albuns de retratos da Casa Alvão, mas não estavam identificados.
E não sei mais nada, infelizmente.
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Enlace directo:
RE: Emílio Biel R. Fábrica
Caro A. Arménio Tojal,
Muito obrigado por esta informação.
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Enlace directo:
RE: Emílio Biel R. Fábrica
Caro Tiago Faro Pedroso, agradeço as informações. Irei ao IPF para tentar consultar o que existir.
Muito obrigado
Cumprimentos
V. Fernandes
Enlace directo:
RE: Emílio Biel
Mais alguns dados biográficos interessantes de Emílio Biel:
Foi lançado no passado dia 23 de Maio o livro "A Central do Biel: um Enquadramento para a Musealização da Primeira Central Hidroeléctrica Portuguesa", uma edição "Museu do Douro" da autoria de Vítor Nogueira. O lançamento ocorreu no Museu do Douro e alguns pormenores sobre a Exposição que motivou podem ainda ser vistos aqui.
Karl Emil Biel (Emílio Biel, como ficou por cá conhecido) nasceu a 18 de Setembro de 1838 na então Saxónia (que viria a integrar-se no Império Alemão). Apaixonado das ciências e artes, foi investigador "amador" nas áreas da Física, Química e Ciências Naturais. Por razões desconhecidas, muda-se para Lisboa (1857) onde, já depois de ganhar fama e proveito na firma alemã Schalk, conhece o Rei Consorte D. Fernando II. Na sua condição de Fotógrafo Real - Emílio Biel foi pioneiro absoluto da fotografia em Portugal - visita o Porto e, três anos depois de ter chegado a Lisboa, muda-se para aqui. Enquanto dirige a filial da Schalk na Invicta, funda uma Fábrica de Botões na Rua da Alegria e em 1865 (Ano da Exposição Industrial do Porto e da Inauguração do Palácio de Cristal) torna-se proprietário da "Casa Fritz" (ou Casa Biel), uma das mais importantes da Península Ibérica, na Rua do Almada. Foi ao fotografar o Corgo (Vila Real) que dos seus olhos nasceu a visão de uma Central Hidroeléctrica naquele sítio; com que esforço e génio, o livro relata e enquadra de forma proficiente e bem acompanhada, não só de registos fotográficos (muitos da autoria do próprio Biel), mas também de pormenores biográficos que completam o sentido "homem e obra" desta publicação.
Como representante de diversas firmas no Porto (uma das quais originaria a actual Siemens), procedeu à primeira instalação de luz eléctrica que houve no Cidade. Importou o primeiro telefone da Invicta; importou o primeiro automóvel (Benz, naturalmente...), a primeira turbina hidráulica, o primeiro aparelho de Raio X, o primeiro aparelho cinematográfico. No trabalho de litografia, e segundo as palavras de Magalhães Lima, a Edição Comemorativa de "Os Lusíadas" a propósito do tricentenário de Luiz Vaz de Camões foi "a melhor, a mais completa, a mais nítida, a mais notável" que até então se publicou. A sua colecção de Insectos (sobretudo borboletas) foi generosamente e atempadamente integrada no Museu da Universidade do Porto.
Foi Biel que conduziu o primeiro Eléctrico do Porto, da Batalha às Devesas.
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Caros confrades
Existiu em Barcelos um Fotógrafo de nome SOUCAUSAUX, de que ainda julgo haver descendentes na cidade que terá morrido por volta de 1960 com idade julgo próxima dos 100 anos!
Era uma personalidade curiosissima e que julgo deve ter sido comtemporâneo dos grandes fotógrafos do Porto de que falam neste Fórum.
Talvez haja aqui algo para estudar e comparar.
Os seus inumeros trabalhos, que muitas vezes eram complementos de livros, devem existir em Barcelos, ou na Família ou nos arquivos .....?
cump.
J.A. da Quinta
Enlace directo:
RE: fotógrafos
Estimado NBA,
Enviei-lhe um email para o seu email do iol.pt, mas foi rejeitado por ter sido ultrapassado o limite da capacidade.
Sucede que é uma mensagem urgente e também do seu interesse, sobre fotografia. Peço que me contacte enviando o seu endereço de email alternativo.
Obrigado.
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com
Enlace directo:
RE: Emílio Biel
Caro confrade,
O autor do livro dá alguma cota para o título de Fotografo da CR? Não aparece nada na Mordomia-Mor, nem nos livros nem nos requerimentos.
Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
Enlace directo:
RE: Emílio Biel
Se bem me lembro de ver clichés Biel, esse título aparece no timbre do próprio fotógrafo.
Cumprimentos
Francisco Queiroz
Enlace directo:
RE: Emílio Biel R. Fábrica
Emilio Biel
O que vou dizer, provavelmente todos saberão, mas será optimo se aproveitar a alguem.
Já vi fotografias marcadas "Casa Fritz de Emilio Biel", "Antiga casa Fritz de Emilio Biel" "Emilio Biel - Photographo da Casa Real".
A Casa Fritz era na Rua do Almada mas o explendor da Casa Biel foi no Palácio do Conde do Bolhão, na Rua Formosa onde depois esteve a litografia do Bolhão e agora, se não erro, um Instituto de Artes Cénicas.
Há noticias de pessoas da familia Real em vista ao Porto terem sido fotografadas no ateler de Biel da Rua Formosa, e daí penso eu intitular-se fotografo da Casa Real
Em 1916, com a declaração da guerra à Alemanha o governo Português confiscou os bens de todos os alemãs residentes em Portugal. Entre os bens arrolados e vendidos em hasta publica foi a casa Biel,então na posse dos seus herdeiros. Foi adquirida por seu colaborador Fernando Brutt e mudou o nome para Photografia do Bolhão, que deve ter durado pouco.
Nos anos 70 apareceram em leiião na Casa Acácio Luz da Rua de Mousinho da Silveira umas centenas de negativos em vidro de Biel. ignorando eu quem os terá adquirido.
È pouca a informação, mas é o que, de memória, me ocorre no momento
Cumprimentos
Mário Marques
Enlace directo:
RE: Emílio Biel
Caro Lourenço
Não lhe sei responder, pois apenas transcrevi algo que encontrei na Net.
Posso é acrescentar que ele se encontra aqui na BD do Geneall em http://www.geneall.net/D/per_page.php?id=271533 e que teve uma anterior relação, além do aqui citado, com Maria Angélica de Freitas, de Roriz, com quem teve pelo menos três filhos entre 1867 e 1872, todos falecidos em tenra idade, conforme se pode ler no tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=202132&fview=e.
Cumprimentos
António
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Acrescento, já agora, uma lista de casas de fotografia portuguesas do sec. XIX que tenho encontrado nas minha fotografias.
PORTO:
1- Atelier Photographico de Peixoto & Irmão;
2- União Photographica da Casa Real Fonseca & Cª;
3- Photographia Guedes;
4- Photocraphia da Caza Real Emilio Biel & Cª.
5- Nova Photographia Nacional;
6- Photographia Alemã de Guilherme Boldt;
7- Photographia Portugueza de Paulo de Souza Pereira;
8- Atelier Photographico de Magalhães e Cª;
VIANA DO CASTELO:
1- Atelier Photographico José Maria;
2- Photographia Internacional Antas & Gutierrez.
BRAGA:
1- Photographia Nacional F. Gomes Marques;
2- Photographia Abreu.
3- Photographia Universal A. Solas;
4- J. I. Abreu Photographo Amador;
COIMBRA:
1- Phot.ª Pinho Henriques;
LISBOA:
1- Photographia Lusitana Lima & Madeira;
2- Henrique de Goes Photographo;
3- A. Bobone Pintor e Photographo;
VIZELA:
1- Atelier Photographico Albino Pereira da Silva;
FARO:
1- Photographia Algarve de Francisco António Rolão e Cª;
OUTROS:
1- A. Fernandes Photo Amadora;
2- C. Ubaldi Photographia Italiana.
Do que tinha à mão, é tudo.
João Rodrigues Alves
Enlace directo:
RE: Emílio Biel
Usava nas fotrografias e nos anúncios publicitários. Tenho vários. O probvlema é que não aparece qualquer documento de concessão.
Cumprimentos
LCM
Enlace directo:
RE: Emílio Biel
Muito obrigado. Biel usava o título das fotografias e nos anúncios publicitários mas não aparece qualquer documento de concessão.
Cumprimentos
LCM
Enlace directo:
RE: Emílio Biel
De forma alguma! Encontrei vários. Este é sintomático por ser um fornecedor da CR de referência, e não um desconhecido que resolveu usurpar o título e as armas reais.
De qualquer forma se souber mais casos agradeço.
Cumprimentos
LCM
Enlace directo:
RE: Emílio Biel
Vale a pena dar uma olhada em http://paginas.fe.up.pt/~jmf/apc/eb/eb.htm onde está o verso de um Bilhete Postal Ilustrado e se lê:
Photographia da Casa Real
Lithographia e Phototypia
Emilio Biel & Cª
Porto
Rua Formosa, 342
Aí poderá também consultar uma extensa base de dados de BPI, onde na "Série Geral" encontrará fotografias de D. Carlos e D Amélia.
Acho estranho o que me diz, mas não sei como se processavam essas concessões.
Cumprimentos,
António
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Caro João,
Nas minhas fotos tenho a casa FOTO CENTRAL, da Rua da Palma em Lisboa, que penso já não existir.
Cumprimentos
Maria Bação
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Caro João Alves,
Aqui vão mais uns nomes para juntar à sua lista, embora talvez mais recentes:
Bazar Cine-Fotográfico
Rua das Flores, 135
Porto
Foto Ingleza (de J.Monteiro ?)
Rua Sá da Bandeira
Porto
Photo Central (de José de Carvalho ?)
Espinho
Almeida Foto (1914)
Oliveira de Azeméis
Cumprimentos
R.Gandra
Enlace directo:
RE: Emílio Biel R. Fábrica
Algumas fotografias de Emílio Biel estão no Rio de Janeiro, com descendentes de Fernando Brütt. Sou bisneta dele e tenho diversas fotografias da minha família com a marca Emilio Biel e Cia, inclusive o retrato de casamento da minha avó. Não sei se foram tiradas pelo próprio Emílio ou por seu sócio Fernando Brütt. Entre as fotos que possuo está uma do rei D. Manuel XI de Portugal, fardado. Deve ser uma foto oficial, e portanto devem existir muitas cópias dela aí no Porto.
RespuestaEnlace directo:
RE: Emílio Biel R. Fábrica
Alguém tem mais informações sobre os fotógrafos Fritz e Fernando Brütt?
RespuestaEnlace directo:
RE: Domingos Alvão
Alguém sabe algumas informações acerca dos descendentes de Domingos Alvão?
RespuestaEnlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Caros confrades,
Alguém sabe onde se encontra o espólio das seguintes casas de fotógrafos do Porto:
- Cedofeita
- Braga e Ferreira (Rua do Almada, 140, Porto)
- Foto Nacional (Rua Mártires da Liberdade, 220, Porto)
- Foto Amador (Rua Conde de Vizela, 14-16, Porto)
Cumprimentos,
Miguel Costa
Enlace directo:
Antigos Fotógrafos do Porto
Bom dia,
Quanto ao Bazar Foto Amador poderá ver em :
http://portonorte.blogspot.com/2007/03/esplio.html
Não sei se mantém a actualidade. Faz tempo que por ali não passo.
Cumprimentos
Jorge Amado Rodrigues
Enlace directo:
RE: Domingos Alvão
Sei eu! :)
Sou da família dele, ainda possuo o apelido Alvão. Se não estou em erro, Domingos Alvão era tio-avô da minha avó!
Cumprimentos,
Carina Oliveira
Enlace directo:
RE: Domingos Alvão
Caros confrades,
gostava de saber se já se sabe mais alguma coisa sobre o paradeiro das chapas/negativos de Emílio Biel, ou se a dispersão é tal que é impossível saber delas, para quem procura algumas fotografias de família, sabendo eu que foram tiradas por ele ou pelo seu associado.
Sobre o fotógrafo A. Pinheiro de Guiães, algum confrade sabe alguma coisa dele e onde param as suas chapas/negativos, ou se a situação é a mesma de Emílio Biel.
Cumprimentos,
Paulo Braga
Enlace directo:
RE: Domingos Alvão - Fotógrafo A. Pinheiro de Guiães.
Caros confrades, renovo o pedido, especialmente sobre o fotógrafo A. Pinheiro de Guiães.
Obrigado.
Cumprimentos,
Paulo Braga
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Alguèm terá dados sobre Paulo Guedes, fotógrafo em Lisboa, em finais do SécºXIX inícios do XX?
É o aitor de variadíssimas fotografias que se conservam no Arqº Fotogrº da Camara Mun Lisboa e de uma das mais célebres séries de postais ilustrados " Lisboa na Rua" ( 1903,1904).
Marina Tavares Dias di-lo natural de Mondim de Basto. Como não indica de que freguesia era já vasculhei os paroquiais de algumas freg. desse concelho sem encontrar nada.
Alguém terá alguma informaçºao?
Obrigado
Enlace directo:
RE: GIUSEPPE SARTORIS ou JOSÉ SARTORIS
Em São Paulo, todos os sartoris são descendentes de um Giuseppe Sartoris. Ocorre que houve um problema de registro. O Giuseppe nasce Sartori, casa no Brasil e a partir daí, vira Sartoris, morrendo Sartoris na Itália. Desconheço a informaçãode que ele possa ter estado no Porto, como é citado em um dos links acima. Tenho vários dados sobre o Giuseppe Sartoris, caso seja do interesse. Meu e-mail é sandrasrtoris@yahoo.com, caso você queira entrar em contato.
RespuestaEnlace directo:
RE: Domingos Alvão
Att. Carina Alvão Oliveira
sabe onde está inumado Domingos Alvão? Se caso negativo, sabe em que freguesia faleceu?
Agradeço as informações
AR
Enlace directo:
RE: Domingos Alvão
Ainda há uma dúzia de anos se lia num gavetão do cemitério da Lapa, no Porto, o nome de Domingos Alvão. Nos gavetões próximos liam-se os nomes de pessoas da historia da cidade, entre os quais o de Manuel Pinheiro Alves. Pois, há pouco tempo, passando lá, observei que essas inscrições tinham desaparecido
Os meus cumprimentos
Mário Marques
Enlace directo:
RE: Domingos Alvão
Caro AR
Estive a pesquisar o Porto nos anos de 1908/1909,e vi o seguinte:
- DOMINGOS ALVÃO - Estúdio Photográfico na rua de Stª.Catarina Nº 100 Porto
Cumprimentos
João Barroca
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
bomdia, eu procuro ver arquivos de fotos de fotografos do baixo minho, no sentido ver o trajar do povo nesse districto, vi os nomes tentei os procurar mas nao vi fotografias, vi aquelas da casa sarmento mas nada mais. peço aqui ajuda
RespuestaEnlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Caro confrade, veja Foto-Joia, e Foto-Victor, em Fafe. São casas muito antigas. Não sei se fecharam alguma. ficavam situadas no centro da cidade.
Cumprimentos,
Agomelo
Enlace directo:
ARQUIVOS DE FOTOS DE FOTÓGRAFOS sec. 19
VIV,
Por favor, me indique sítios que mostrem fotos de fotógrafos portugueses do século 19.
Desde já, lhe desejo FELIZ NATAL e BOM ANO NOVO.
FREDERICO/RIO
Enlace directo:
RE: ARQUIVOS DE FOTOS DE FOTÓGRAFOS sec. 19
Embora não responda exactamente à sua pergunta, gostava de lhe indicar um livro fabuloso sobre os fotografos do Porto, da autoria entre outros de Dr.ª Maria do Carmo Serén, uma das mais conceituadas historiadoras de fotografia. "O POrto e os seus fotografos" editado em 2001. Além de informações biograficas, contem inumeras fotografias.
Att.
AR
Enlace directo:
RE: ARQUIVOS DE FOTOS DE FOTÓGRAFOS sec. 19
Prezado AR,
Anotei sua informação.
Vou procurar o livro no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.
Feliz Natal e Bom Ano Novo.
Muito obrigado, FGJ
Enlace directo:
RE: ARQUIVOS DE FOTOS DE FOTÓGRAFOS sec. 19
é o seguinte eu vim aqui buscar respostas , eu nao sei onde pode encontrar isso, lamento, boas festas pra si tb
RespuestaEnlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Vejo que está interessado pelos "trajes populares". Mero interesse ocasional ou estuda Etnografia? Em qualquer dos casos especifique o seu interesse e assim talvez lhe possa dar uma ajuda.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
sim sim eu estudo a etnografia, estou a construir um projeto de criar uma base de dados sobre a etnografia de todo pais, principalement o trajar do povo muito obrigado em me ajudar, ja tinve accesso as fotos do Matriznet, espolio fotografico portugues, e arquivo municipal de lisboa , mas procuro ter ainda accesso a mais arquivos de fotografos . agradeçou lhe a ajuda
RespuestaEnlace directo:
ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
VIV,
Obrigado por indicar-me o MATRIZNET eo Arq Municipal de Lisboa.
Agradecria se você me informasse os demais sítios q achar sobre o assunto.
Meu interesse específico é sobre o fotógrafo ALFREDO DOUGUET LOPES CHAVES , do Porto, sec. 19.
Boas Festas,
FGJ
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
eu nao conhecou este fotogrrafo , mas descobri um fotografo portugues que se chama carlos relvas mas nao consigo acceder ao banco de imagem do site em questao
RespuestaEnlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
VIV,
OK!
Se encontrar algo sobre o DOUGUET, por favor, me avise.
Sds,
FGJ
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Terá que me facultar o seu contacto directo , porque não posso utilizar este sitio para longos textos e fotos.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
nao sueira publicar meus dados publicamente e nao somo o contactar em pirvado
RespuestaEnlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Procuro o espólio das antigas casas de fotografos do Porto:
-Foto Nacional, 220 M;artires da Liberdade Porto
-Atelier Fotografico Peixoto, Rua do Almada 290 Porto
Se alguém tiver informação agradeço
Cumprimentos
Maria Pereira
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
porcuro acceder ao banco de dados de Carlos Relvas o site em questao nao comtem fotos pelos menos nao comtem mais do que 10 nao se consegue ver nada, escolhemos seja pessoas , animais ou retrato e se responde nao houve resultados !!!!!!!! gostaria que me ajudasse a encontrar trabalhos de este sr, tb aguardo sua ajuda pra os meus trabalhos de etnografia, oobrgada e até breve
RespuestaEnlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Caros Confrades,
chamo especial atenção dos frequentadores deste tópico p/ o programa do VII Ciclo Cultural dos Cemitérios Municipais do Porto, deste ano, que inclue a visita "O Porto e os seus fotografos", a 3 de Junho; 10:30H; Prado do Repouso: Visita guiada pela especialista Maria do Carmo Serén
Apareçam. Pré-Inscrição através do nº 225320080.
AR
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Boa tarde,
a sua pergunta tem quase dois anos e foi pena eu não a ter visto 3 meses antes. O meu Pai, Jorge Guedes, neto de Paulo Guedes respondia-lhe com prontidão mas deixou-nos em Março pelo que lhe peço algum tempo para que me deixe procurar e tentar descobrir o local do nascimento do meu Bisavô. De memória sempre nos foi dito que grande parte dos nossos antepassados tinham origem em S João da Pesqueira pelo que não é de todo impossível que ele tenha nascido em Mondim.
Como sabe grande parte do seu espólio está hoje no Arquivo Foto. da CML mas nós temos ainda alguns daguerreótipos em bom estado que se compõem essencialmente de viagens em Portugal momentos em família. Alguns foram por mim pasados num banal scanner para positivo e cheguei até a afixar no facebook uma meia dúzia dessas "revelções" sobre S. Martinho do Porto . Se estiver interessado posso dar-lhe acesso a estas. Existem alguma caixas que ainda não foram passadas no scanner pelo que desconheço o seu conteúdo.
Prometo responder à sua pergunta
Um abraço
Duarte Reynolds de Sousa Guedes
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
Caro Duarte Reynolds de Sousa Guedes
Mas sobre S. Martinho do Porto estou interessado. Será que me poderá indicar onde as posso ver ou enviar-me para o meu e mail ricardo.charters@gmail.com ?
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Enlace directo:
RE: ANTIGOS FOTÓGRAFOS DO PORTO
A leitura do seu texto há uns bons meses atrás despertou-me a curiosidade até porque a pessoa em causa está relacionada com localidade onde vivo. Agarrei-me aos dados que tinha e comecei a investigar. Sei agora onde nasceu Paulo Guedes e uma boa parte da historia da sua família. A data e local de nascimento na fonte que aponta está errada. Na Enciclopédia Portuguesa e Brasileira o local está certo mas a data também está errada. Se ainda está em contacto com este fórum e ainda não tem a informação envie-me uma mensagem para este fórum e eu dou-lhe os dados
Cumprimentos
Enlace directo:
RE: Emílio Biel R. Fábrica
Cara Fátima Neves,
Estou envolvido num trabalho documental para a RTP2 sobre as famílias alemães no Porto ao tempo da Grande Guerra e Emílio Biel é um dos biografados porquanto ele o irmão foram vítimas de arresto dos seus bens, como sabe. Gostaria de saber se possui mais elementos sobre ele que me possa facultar. Sabe, por exemplo, onde está sepultado?
Muito obrigado pela sua ajuda.
Joaquim Fernandes
Enlace directo:
RE: Emílio Biel R. Fábrica
Caro Joaquim Fernandes, bom dia
Será que pode dizer quais serão as familias biografadas?
Cmpts
António
Enlace directo:
RE: Emílio Biel R. Fábrica
caro Joaquim Fernandes
Uma das pessoas que melhor estará informado sobre a vida de Emilio Biel é o actual presidente da Camara do Porto, Dr. Rui Moreira porque é descendente directo de Emilio Biel, o fotógrafo
Mário Marques
Enlace directo:
Antigos Fotógrafos do Porto
Boa tarde,
Alguém me poderá dar alguma informação sobre a Photographia Ubaldi, século XIX (décadas de 70, 80, 90 na Figueira da Foz, posteriormente Alcobaça (?)).
Obrigado,
Rui Fonseca
Enlace directo:
Antigos Fotógrafos do Porto
Passaram uns anos mas o interesse não morreu. Encontrei um trabalho de um Senhor de Minde (onde viveu boa parte da família e Paulo Guedes) que desfez o equivoco sobre a origem do meu bisavô em Mondim de Basto. Afinal é Mondim da Beira. O trabalho deste Senhor de Minde é bastante completo e para nós muito interessante. Se tiver interesse posso enviar-lhe uma cópia.
cumprimentos
duarte.guedes@sovena.pt
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 ene 2025, 04:09.