Elmo & Coroa

This topic is classified in rooms: Heráldica

Elmo & Coroa

#148897 | frsmc1 | 17 mar 2007 21:52

Boa noite,
sera que alguem me possa ajudar?
Desejo saber se um brazao com elmo (3/4 perfil) pode ser usado com uma coroa de coroneis (nao titular). Parece me que foi desenhado um modelo pelo cn?
Obrigado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Elmo & Coroa

#148988 | rafael | 18 mar 2007 17:24 | In reply to: #148897

Bom Domingo!

Se consultar a obra do Com.te Sérgio Avelar Duarte -EX-LIBRIS PORTUGUESES HERÁLDICOS- Porto 1990-Liv. Civ. Editora. encontrará muitos exemplos.

Cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Elmo & Coroa

#148989 | rafael | 18 mar 2007 17:26 | In reply to: #148897

Para frsmc1

Desculpe não ter assinado

Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Elmo & Coroa

#148991 | frsmc1 | 18 mar 2007 17:29 | In reply to: #148989

Pesso eu desculpa, entendo portanto que é posivel?
Filipe Cunha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Elmo & Coroa

#148995 | frsmc1 | 18 mar 2007 17:55 | In reply to: #148988

Peço deculpa Sr Rafael Carvalho, mas estando por terras alheias,é me dificil consultar a referida obra. E portanto aceitavel usar em anel de brazao (autorizado) no lugar do elmo aberto um coronel de nobreza. E se sim teria ums exemplos de dezenhos?

antecipadamente agradecido

Filipe Cunha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Elmo & Coroa

#148998 | rafael | 18 mar 2007 18:14 | In reply to: #148995

Caro Filipe Cunha

Vou tentar, hoje, ou amanhã, se possível, dar-lhe resposta.

Cumprimentos
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Elmo & Coroa

#149593 | frsmc1 | 21 mar 2007 21:53 | In reply to: #148998

Caro Rafael Carvalho,

agradeço antecipadamente qualquer auxilio que me possa prestar neste assunto. Mais, conhece alguma loja em Portugal onde possa mandar fabricar un anel que eu chamo tradicional (ferro / prata?) de qualidade?
obrigado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Elmo & Coroa

#149596 | frsmc1 | 21 mar 2007 22:03 | In reply to: #148998

Caro Rafael Carvalho,

agradeço antecipadamente qualquer auxilio que me possa prestar neste assunto. Mais, conhece alguma loja em Portugal onde possa mandar fabricar un anel que eu chamo tradicional (ferro / prata?) de qualidade?
obrigado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Elmo & Coroa

#149610 | rafael | 22 mar 2007 01:06 | In reply to: #149596

Caro Filipe Cunha

Vou responder-lhe o melhor que posso, de momento. Temos confrades que não só têm e usam valiosos e bonitos anéis armoriados, como são bons conhecedores desta matéria,cujos gostaria tb. se pronunciassem.

Começo por dizer-lhe que os anéis de brasão que eu mais gosto são os de aço,forrados a ouro,mesa oval e cujas armas apresentem o brasão com elmo,paquife,virol e timbre.Há quem goste mais de colocar um coronel de nobreza ou então a coroa respectiva de acordo com o grau titular que representa ou é detentor, em vez do elmo e rspectivos acessórios e tb. raro em Portugal,mas vulgar em países anglo-saxónicos os elmos coroados ou o timbre sobre a coroa ( mas digo isto agora sob reserva, posso estar enganado ).

Desculpe tenho de continuar depois, porque agora surgiu imprevisto.
Até logo, ou até amanhã.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Elmo & Coroa

#149658 | feraguiar98 | 22 mar 2007 13:19 | In reply to: #149610

Caro Rafael Calado,

Desculpe intrometer-me mas, sendo claramente um conhecedor e, mais importante ainda, alguém que gosta e tem gosto, atrevo-me a pôr-lhe a questão.

Tive já três anéis de brasão e a todos perdi em circunstâncias diversas, pelo que há longuíssimos anos que não uso e não penso voltar a usar. Mas estou com ideias de oferecer um ao meu filho.

O primeiro que tive e o que mais gostei era exactamente de aço forrado a ouro e com mesa oval. O segundo era igualmente de aço e mesa oval mas não era forrado; apenas tinha um aro de ouro a bordejar a mesa. O terceiro era forrado a ouro mas de aço inoxidável, que mais me parecia cromado e, portanto, pouco discreto.
O segundo tinha, além da falta do forro, o inconveniente do aro de ouro, tendo dilatações diferentes do aço, se soltar amiúde.

Entre o 1º e o 2º, certa ou erradamente, fui informado que uma qualquer legislação proibira o fabrico de artefactos em que metais preciosos - ou pelo menos ouro - incluíssem outros não preciosos e que, assim a *reprodução* do meu primeiro sinete, em que o forro nas pontas do anel se ligava ao aro, dando rigidez ao conjunto, já não poderia ser fabricado.

Será isto exacto? E, perdoe-me o atrevimento da pergunta, haverá maneira de, à boa maneira portuguesa, dar a volta à legislação?

Grato por qualquer informação e com os melhores cumprimentos,
Fernando Aguiar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Elmo & Coroa

#149736 | rafael | 22 mar 2007 20:29 | In reply to: #149658

Caro Fernando Aguiar

Um pouco de brincadeira que não levará a mal, porque penso que o Rafael CALADO a quem se dirige é - Carvalho (Rafael), mas ainda bem que alguém me chama pelo apelido de um avô meu, do séc.XVII/XVIII,-que se chamava-João Neto CALADO,algarvio.

Sobre o assunto que refere, começo pelo fim: desconheço que haja proibição do uso de metais nobres com outros; aliàs, resulta muito bem, quando o/a estilista ou criador da jóia tem bom gosto.Nas jóias femininas e em muitos objectos de arte isso sucede, mas vou ficar por aqui, porque quando me entusiasmo em assunto da minha predilecção e de que tenha o mínimo conhecimento da matéria, de -calado-é que não tenho nada.

Quanto à sua pergunta,tentarei informar-me na ourivesaria onde sou cliente.
Sobre o tipo de anéis,como vou responder ao nosso confrade Filipe Cunha não me alongarei aqui.Também perdi, não há muito tempo, um anel de prata,um pouco grande,de mesa oval filetada a ouro; no interior do aro tem o meu nome abreviado e localidade onde resido, mas..., mesmo assim,já não espero recuperá-lo (?),poderá ter caído aqui em casa.Um anel que ofereci ao meu neto,ainda bebé,de ouro com o meu monograma,foi perdido duas vezes,da primeira vez encontrei-o numa arrecadação e da última foi achado por um trabalhador que estava a cavar o meu quintal.Foi honesto, tanto mais que eu não estava presente.

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho


S

Respuesta

Enlace directo:

RE: Elmo & Coroa

#149746 | rafael | 22 mar 2007 21:18 | In reply to: #149593

Caro Filipe Cunha

Em Lisboa há boas ourivesarias que tratam do assunto e tb. outras casas de carimbos,sinetes, et. que tb. recebem encomendas desta natureza.
Claro, que terá de desenhar, ou mandar desenhar as armas que pretende. Porque as pode basear em armas de sua família,antepassados ou colaterais a quem foram concedidas e tb.criar um brasão de sua livre iniciativa, como-armas assumidas.Dar-lhe-ei tópicos aqui do Fórum, onde tal assunto foi tratado.
A respeito do anel, pode escolher, ouro (embora,seja mais próprio,segundo li há muitos anos (onde, não sei )do Príncipe ou dos Infantes,em Portugal, claro), prata, aço,etc.. Mas, depende do gosto e posses de cada um, do artista e do gravador.Pode optar por mesa oval, quadrada, rectangular arredondada nos cantos,etc. filetada ou não de outro metal. As armas podem ser relevadas, ou não, conforme se prestam a sinete ou de representação e as mesas tb. podem ser de pedra preciosas ou semi-preciosas.E no anel apenas o escudo com as armas, ou escudo, elmo e acessórios completos com o timbre; ou até só o timbre, empresa ou grito de guerra, por ex.ou o escudo encimado por coronel ou coroa de nobreza e até no casos dos -Pares-em Portugal com pavilhão.
Até há quem use apenas gravado na mesa, as armas sem escudo, recordo-me por ocasião do 17.º Congresso Internacional das Cências Genealógica e Heráldica, a que assisti, ter apreciado um anel simples de prata, apenas com a simbologia familiar do possuidor, mas estilizado de uma maneira que achei de muito bom gosto e "intuitivo".Parece-me que tenho nos "autógrafos heráldicos que pedi, para a minha colecção, um lacre desse anel. Sim !quando, as circunstâncias permitiam e não havia formalismo obrigatório,levei lacre, fósforos e cartões devidamente adaptados a tal recolha.Escusado será dizer, que foram poucos os lacres brasonados que recolhi,porque só uma vez tive oportunidade de fazê-lo sem incomodar ou parecer indelicado, como é óbvio e com o devido respeito pelos seus possuidores que também levaram lacres do que usava nesse momento.

Resumindo:se não tiver arte para o desenho terá de socorrer-de da ajuda de um desenhador ou alguém amigo que tenha tal habilidade, mas isto só resultará se o desenhador estiver seguro das leis e princípios da heráldica, para respeitar as cores, os metais, as diferenças, etc.,etc.Não basta ser agradável à vista tem de estar de acordo com a ciência Heráldica e acautelando serem diferentes de quaisquer outras armas , brasão, emblema,distintivo,ex-libris, marca de posse, selos, carimbos, ou de bandeiras, estandartes, clubes, associações, etc.etc. já existentes, sob. os de uso oficial.
E há tb. que contar com a sensibilidade do artista e do seu gosto pessoal,depois de apreciar alguns exemplares.Estou a lembrar-me do ex. paradigmático, para mim, quando Dom Bruno Heim, diplomata da Cúria Romana e grande heraldis ta e artista de renome, desenhou o brasão para o lembrado e estimado Papa JOÃO XXIII. O Sumo Pontífice, ao observar que o leão que tinha pedido para figurar no brasão papal para agradar aos venezianos parecia muito austero , que lhe desse uma feição humanizada e assim foi respeitada a vontade do bondoso Cardeal Roncali.
O assunto é vasto, mas há muita inf. sobre isto em msgs do FÓRUM e bibliografia que pode consulatar e através da Internet.

Uma boa noite.Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Elmo & Coroa

#149781 | frsmc1 | 23 mar 2007 06:43 | In reply to: #149746

Caro Fernando Carvalho,

muito agradecido pela sua resposta. Morando em França, vai me ser dificil realizar "a destancia" um anel de jeito... Vou provavelmente ter de utilizar as competencias locais mas que so trabalham com oro. Que pena, um anel em aço & oro era o que desejava..... Desculpe a insistencia mas sabe onde posso decbrir um desenho de coronel de nobresa aceitavel?
Obrigado
Filipe Cunha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Elmo & Coroa

#149890 | feraguiar98 | 23 mar 2007 17:30 | In reply to: #149736

Caro Rafael Carvalho,

Queira desculpar o lapso com o seu nome. Conheço três Rafael Calado, parentes entre si, e foi assim erro de simpatia.

Mas agradeço a consulta à sua ourivesaria e ainda se a recomenda ou a outro para encomenda e gravação.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 04 jul 2024, 11:51.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen