Descendentes de Tiradentes
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Brasil
Descendentes de Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, teve uma filha (Joaquina da Silva Xavier) com Antónia Maria do Espírito Santo.
Quais são os descendentes de Joaquina da Silva Xavier até hoje?
Grato.
Enlace directo:
RE: Descendentes de Tiradentes
O alferes Tiradentes está na base de dados do GENEA em
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=598811
Aí pode encontrar alguma da sua descendência.
Cumprimentos,
H. Sousa Tavares
Enlace directo:
RE: Descendentes de Tiradentes
Obrigado, mas o link não responde minha pergunta. Segundo o link Joaquina da Silva Xavier, filha do Alferes, não deixa descendentes. Gostaria de saber se isso é verdadeiro na História do Brasil e/ou de Portugal.
RespuestaEnlace directo:
RE: Descendentes de Tiradentes
Desconhece-se o que se terá passado com a filha do Tiradentes depois da morte do pai. Existem várias histórias, que podem não passar de mitos. De qualquer forma, não há notícia de nenhum seu descendente. Toda a descendencia (documentada) do alferes provêm do seu filho.
RespuestaEnlace directo:
RE: Descendentes de Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Alferes do Regimento de Dragões de Vila Rica, b. 1746, na capela de São Sebastião do Rio abaixo, filial de São João de El-Rei, MG, herói maior e mártir da Inconfidência Mineira, tendo como padrinho Sebastião Ferreira Leitão, teve relacionamentos, em Vila Rica, com Antônia Maria do Espírito Santo, filha de Antonio da Silva Paes e Maria Josefa e, depois, com Eugênia Francisca ou Eugênia Joaquina da Silva, que viveu 121 anos (talvez irmã, por parte de mãe, de Antônia Maria), filha de Manoel da Silva e Maria Josefa da Silva, gerando: (Maç.104/113, SG.112, TC.183, VB.115 e VT.2.200).
''Aos doze dias do mez de Novembro de mil setecentos e quarenta e seis annos, na Capella de São Sebastião do Rio Abaixo, filial desta Parochia de São João d'Rey, o Reverendo Padre João Gonçalves Chaves, capellão da dita Capella, batizou e poz os Santos Oleos a Joaquim, filho legitímo de Domingos da Silva dos Santos, e de Antônia da Encarnação Xavier; foi padrinho Sebastião Ferreira Leitão, e não teve madrinha." (Livro de batismos da Matriz de São João d'El Rei, correspondente aos anos de 1742 a 1746, fls. 151, pesquisa da amiga, genealogista, Jussara Fernandes Carvalho, de Varginha, MG).
Filhos de Tiradentes:
*Joaquina Josefa (da 1ª), b. 1786, na "Igreja Matriz de NS do Pilar, Vila Rica do Ouro Preto", em nome do próprio Tiradentes (afilhada do inconfidente, Cap. Domingos de Abreu Vieira), teria vivido, pelo menos até aos 17 anos. (TC.202/5 e VB.115).
..."Aos trinta e um dias do mês de agosto de mil, setecentos e oitenta e seis anos, nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Vila Rica do Ouro Preto, com licença paroquial, o Padre Pantaleão da Silva Ramos, presbítero secular, batizou e pôs os Santos Óleos a Joaquina, filha natural de Antônia Maria do Espírito Santo e de pai que diz ser o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, todos desta freguesia; foi padrinho o Capitão Domingos de Abreu Vieira, solteiro, morador na Freguesia de Antônio Dias, desta Vila, de que fiz este assento. O Coadjor. Ant. Ribr. A.Azdo." (Descoberta do historiador Waldemar de Almeida Barbosa, gentilmente enviada pelo também historiador Deusdedit Campos, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais).
*João Pereira de Almeida Beltrão (da 2ª companheira), Cabo do Quartel Geral do Indaiá, b. 1787, na mesma Igreja Matriz de NS do Pilar, acima, como filho do Cadete José Pereira de Almeida Beltrão, do mesmo Regimento de Tiradentes, que segundo declarações da mãe ao Cônego Francisco de Assis Garcia e à sua própria família, seria filho de Tiradentes, c. Dores do Indaiá, MG, com Maria Francisca da Silva, "filha de grande fazendeiro da família Álvares da Silva, com muitas propriedades na região", "sobrinha de Januário Garcia, paulista", c.ger. em TC.190, 212 e VB.115 (complementares). (TC.179).
Entretanto, vejamos outra descoberta do historiador Waldemar de Almeida Barbosa, que por sua data parece atestar o que foi dito pelo Dr. José Alves de Oliveira, em seu livro sobre a história de Abaeté: "É certo que Tiradentes não teve outros filhos, além de Joaquina ...", tudo isto também gentilmente enviado pelo historiador Deusdedit Campos:
"Aos 15 do mês de julho de mil, setecentos e oitenta e sete anos, nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de Ouro Preto, batizei e pus os Santos Óleos a João, filho natural que diz ser do Cadete José Pereira de Almeida Beltrão e de Eugênia Joaquina da Silva, solteira; foi padrinho o Tenente Bernardo Pereira Marques, solteiro, todos desta freguesia, de que fiz este assento. O Coadjor. Ant. Ribr. A. Azdo.".
*Brasília, "novinha quando o pai morreu". (TC.181).
Obs.: Esta parece ser a mesma Joaquina, citada com o nome errado, a grande maioria dos autores a omite.
(http://www.genealogiabrasileira.com/titulos_perdidos/cantagalo_ptolileitoes.htm)
Com isso temos que o tal João provavelmente não era filho de Tiradentes, resta-nos descobrir se a sua filha se casou e gerou descendência.
Enlace directo:
RE: Descendentes de Tiradentes
Não se sabe, os historiadores estão vasculhando os registros da época atrás de pistas, por enquanto só temos registro dos descendentes do filho de Tiradentes, João, que foi registrado por um amigo dele.
RespuestaEnlace directo:
Descendentes de Tiradentes
É sabido que Joaquim Xavier Ferreira, nascido por volta de 1808, era sobrinho-neto de Tiradentes.
Alguém tem alguma ligação entre ele e a família nuclear do Alferes Mineiro?
Obrigado!
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 02:46.