Pedra de Armas em Baião

This topic is classified in rooms: Heráldica | Regiões

Pedra de Armas em Baião

#152177 | rijo | 12 abr 2007 20:28

Caros participantes,

Peço ajuda para decifrar as armas representadas numa pedra em Baião que se encontra um pouco desgastada e é provável que as armas se encontrem mal representadas.

É um escudo esquartelado sendo: I – um castelo acompanhado de quatro flores-de-lis, duas em chefe e uma em cada flanco, II – um animal quadrúpede que não consigo identificar, III e IV – cinco estrelas de seis raios postas em cruz. Timbre: um castelo.

Suposição: I – Faria, II - ?, III e IV – Macedo ou Tavares (mal representado).

Tenho uma fotografia que posso enviar por e-mail; o meu contacto é luisrijoalves@hotmail.com

Cumprimentos
Luís Alves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedra de Armas em Baião

#152239 | rijo | 13 abr 2007 10:07 | In reply to: #152177

Renovo o pedido.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedra de Armas em Baião

#152249 | fertelde | 13 abr 2007 12:19 | In reply to: #152177

Estimado Luis Alves:

Vá à ITT on-line e pesquise por brasôes. Vai encontrar a reproduçâo de um livro antigo com os brasôes e assim creio que poderá encontrar o que deseja.
Cumprimentos
Fernando de Telde

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedra de Armas em Baião

#152302 | rijo | 13 abr 2007 20:19 | In reply to: #152249

Caro Fernando de Telde,

Não sabia que estes livros se encontram disponíveis on-line (Livro do Armeiro-Mor e Livro da nobreza e da perfeição das armas); já os estive a “folhear” mas continuo com as mesmas dificuldades. Penso que estas armas da pedra estão mal representadas.
De qualquer forma agradeço a informação que concerteza me será muito útil no futuro.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedra de Armas em Baião

#152313 | fertelde | 13 abr 2007 22:08 | In reply to: #152302

Caro Luis Alves:
Agradecia que me enviasse a foto que tem para:

fertelde@hotmail.com

Melhores cumprimentos

Fernando

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedra de Armas em Baião

#152367 | rijo | 14 abr 2007 14:12 | In reply to: #152313

Caro Fernando de Telde,

Já enviei a fotografia para o seu e-mail.
Aproveito para fazer uma correcção da discrição, pois só hoje, observando a fotografia ampliada, reparei que os III e IV quartéis não são iguais; o III tem estrelas de 6 raios e o IV estrelas de 5 raios. Assim sendo: I – um castelo acompanhado de quatro flores-de-lis, duas em chefe e uma em cada flanco, II – um animal quadrúpede que não consigo identificar, III - cinco estrelas de seis raios postas em cruz, IV – cinco estrelas de cinco raios postas em cruz. Timbre: um castelo.

Com os melhores cumprimentos.
Luís Alves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedra de Armas em Baião

#152387 | fertelde | 14 abr 2007 21:48 | In reply to: #152367

Estimado Luis Alves:
Recebia sua mensagem com a fotografia e já estive a dar uma vista de olhos e comparando... Creio que compartilhamos a ideia que o 1º quartel sâo as armas dos Faria. O 2º, parece ser um leâo, mas voltado para a esq. complica um pouco. Se estivesse para a dtª seria Silva (?), e para as estrelas ainda nâo consegui nada. Também estou de acordo que aparece uma brica...

Vou estar parte desta noite a ver mais coincidencias. Mas sugiro que se veja também armas brasileiras, pois pode haver alguma arma por alí, que nâo tenhamos imagens para compaar...

Melhores cumprimentos

Fernando

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedra de Armas em Baião

#152415 | rijo | 15 abr 2007 00:39 | In reply to: #152387

Caro Fernando de Telde,

Antes de mais quero agradecer-lhe a ajuda e o interesse no tópico.
Quanto ao primeiro quartel, restam-me dúvidas por ser um castelo (nas armas dos Faria é uma torre com 5 flores-de-lis); a flor que falta bem pode estar sob a suposta brica.
No segundo quartel agora parece-me estar representada uma cabra com qualquer coisa em cima. Se fossem duas cabras era fácil e muito mais provável, uma vez que na região abundam Cabrais e Baiões.
Neste brasão esperava encontrar, por serem apelidos ligados à casa e ao lugar, as armas dos Carvalhais, Fernandes, Freitas, Macedos, Madureiras, Mirandas, Monteiros, Nogueiras, Pintos, Ribeiros , Tavares e Teixeiras. Tem-se revelado uma surpresa.

Onde posso procurar armas brasileiras? Já tenho procurado na Internet e nada encontrei. Também já procurei nas armas espanholas e não encontrei semelhantes.

Mais uma vez agradeço, com os melhores cumprimentos.
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedra de Armas em Baião

#152437 | vbriteiros | 15 abr 2007 15:02 | In reply to: #152415

Caro Luís Alves:
Se existe uma "brica", isso especifica as armas , quer dizer que foram atribuídas a determinada pessoa. Poderá então pesquisar nos diversos livros de "Cartas de Armas ".
Vou contactá-lo directamente para o seu mail-box, para receber a foto que gentilmente disponibiliza.
melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedra de Armas em Baião

#152454 | rijo | 15 abr 2007 17:26 | In reply to: #152437

Caro Vasco Briteiros,

Agradeço a ajuda e o interesse no tópico.
Já tinha pensado em pesquisar nos livros de Cartas de Armas mas ainda não consegui identificar com certeza nenhuma das quatro armas para iniciar essa pesquisa; ou o canteiro foi pouco rigoroso ou trata-se de “armas assumidas”.
Já enviei a fotografia para o seu e-mail.

Agradeço a atenção, com os melhores cumprimentos.
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedra de Armas em Baião

#152494 | vbriteiros | 16 abr 2007 00:43 | In reply to: #152454

Caro Luís.
Já lhe respondi para o seu e-mail. Julgo ser Faria ,Monteiro (Bravo ?), Macedo e Coutinho.
Cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedra de Armas em Baião

#152584 | rijo | 16 abr 2007 17:03 | In reply to: #152494

Caro Vasco Briteiros,

Agradeço a reposta. Enviei-lhe agora um e-mail com outra fotografia que põe e em evidencia os aspectos relacionados com a brica e com o 2º quartel.

Com os melhores cumprimentos
Luís

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 19:37.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen