Condes de Vizela
This topic is classified in rooms: Títulos | Famílias
Condes de Vizela
Boa tarde a todos,
Qualquer informação sobre a família dos Condes de Vizela, e seus descendentes, ficaria imensamente grata.
Muito obrigada,
Maria
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Cara Maria,
O conhecido piloto de automóveis Nicha Cabral (Mário Cabral) é descendente dos Condes de Vizela.
Por coincidência, estive hoje mesmo num Cartório no Porto, frente à Igreja dos Clérigos (Carmelitas), cujo prédio foi propriedade do Conde de Vizela, presumo que do primeiro titular.
Cumprimentos,
João Pombo
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Eram os proprietários da Casa de Serralves, no Porto
JSPinto
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Caro João Pombo,
A sua informação é valiosa. Gostaria, no entanto, de saber muito mais sobre a ascendência de Mário Cabral.
Grata pela informação,
Maria
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Caro José,
Sei que os Condes de Vizela eram os proprietários da Casa de Serralves e também os seus nomes: Diogo José Cabral - 1º Conde de Vizela e Carlos José Cabral - 2º Conde. Gostaria, no entanto, de saber quem foram os filhos deste 2º Conde, ou do seu irmão, Diogo Cabral, que, apesar de mais velho, não levou o título.
Obrigada, no entanto, pela tentativa de ajuda;
Cumprimentos,
Maria
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Cara Maria,
tanto quanto sei, Diogo José Cabral Junior, filho do 1º conde de Vizela, nasceu em 1894 e faleceu em 1912, razão pela qual terá sido o seu irmão, Carlos José Cabral, o 2º Conde.
Maria Isabel
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Cara Maria Isabel,
Obrigada pela informação.
Já agora sabe porque razão não há registos, pelo menos no Genea, dos filhos do 2º Conde?
Muito grata,
Maria
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Caros confrades,
Quem foram os Pais e Avós do 1º conde de Vizela ?
Haverá alguma bibliografia sobre a genealogia desta Família ?
Quem é o actual representante deste título ?
Qual é a relação do célebre corredor de automóveis Mário (Nicha) Cabral com esta Família ?
Os meus cumprimentos,
José Pedro Castro
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Caros confrades João Pombo, ‘Maria77’, ‘JSPinto’ e Maria Isabel Lencastre,
Ocorreu-me ir consultar o Dicionário Bibliográfico e Parlamentar coordenado por Maria Filomena Mónica e deixar aqui transcrito o que li a este respeito.
De qualquer modo, mantenho as perguntas que fiz no post de 17-04-2007, 14:43, a saber, quem foram os Pais e Avós do 1º conde de Vizela ? Haverá alguma bibliografia sobre a genealogia desta Família, para além d’O Comércio do Porto de 18.11.1895 ? Quem é o actual representante deste título ? Qual é a relação do célebre corredor de automóveis Mário (Nicha) Cabral com esta Família ?
Os meus cumprimentos,
José Pedro Castro
«CABRAL, Diogo José (1864-1823), 1º conde de Vizela. Nasceu a 12 de Dezembro de 1864 no Porto e faleceu na mesma cidade a 24 de Dezembro de 1923. Casou em 1898 com Raquel Reis, filha do conde de São Salvador de Matosinhos. Estudou em Inglaterra, e em Manchester obteve importantes conhecimentos sobre a indústria de lanifícios que aplicou numa fábrica de fiação criada pelo seu avô em Negrelos (Santo Tirso). Foi director da Parceria da Fábrica de Fiação do Rio Vizela. Por decreto de D. Carlos I (22.12.1900) foi agraciado com o título de 1º conde de Vizela. Eleito deputado pelo círculo do Porto (nº 5) em Novembro de 1895 para a legislatura de 1896-1897, tendo prestado juramento a 8 de Janeiro de 1896. Integrou a Comissão de Artes e Indústrias (1897). A sua participação no Parlamento resume-se à entrega de uma representação da indústria de tarjamento de papéis de luto, pedindo que na reforma das pautas se determinasse que os papéis tarjados de luto, incluídos no artigo 512 da pauta em vigor, fossem equiparados aos papéis impressos, passando para o artigo 504 da mesma pauta (sessão de 14.3.1896).
Bibliografia: O Comércio do Porto, 18.11.1895.
Artigo de Luísa França Luzio, licenciada em História, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.»
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Boa tarde confrade José Pedro Castro,
Vou estar ausente do assunto por uns dias pois vou tentar recolher mais elementos, tal como me aconselhou.
Cumprimentos,
Maria
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Ola ao vere que andam a procura de respostas sobre os condes de Vizela acho que posso dar algumas pois sou residente em vila das aves, vila onde estes condes se concentraram onde tiveram a fabrica de fiação e tecidos do rio vizela e inumeras casa que ainda hoje existem......
Nicha Cabral é sobrinho do 2º conde de vizela, este segundo nao teve filhos sendo o herdeiro nicha cabral...... tal como serralves os condes tinham grandes casas ao estilo da de serralves ca na vila, eles tiveram tambem uma casa de ferias em biarritz França ( esta informação da casa de ferias esta descrita no site de serralves)era a casa onde passavam os verões, nao sei se existe algum arquivo aqui na junta de freguesia sobre os condes mas ainda hoje muita gente sabe a historia deles pois na fabrica deles chegaram a trabalhar 3 mil pessoa e muitas que o conheceram ainda estao vivas.............
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Caros Participantes
Em relação à casa de Biarritz "Villa Villeda" transcrevo como curiosidade esta passagem das memórias de Plácido de Sousa Pinto de Abreu (secretário geral durante longos anos da embaixada de Portugal em Paris) aquando da sua saida/fuga de Paris em Junho de 1940 perante a entrada do invasor Alemão.
"Resolvi seguir para Biarritz onde o meu primo, o Conde de Vizela, tinha desde o principio da guerra, posto à minha disposição, muito amávelmente, a sua linda vila, antiga propriedade de Bûlo Pachá, fuzilado como espião durante a guerra de 1914"
Algum dos participante saberá quem era este Bûlo Pachá ?
Miguel Pinto de Abreu
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Caro Miguel Pinto Abreu
Bolo Pacha, era foi um aventureiro egipcio, que recebeu o titulo do "Pacha" do Kediva do Egipto, foi dentista, importador, exportador etc.
Vivia em França e em 1918 foi preso no Grand Hotel em Paris, acusado de traição em favor da Alemanha, julgado, condenado e fuzilado.
No seu processo a principal acusação foi receber dinheiro da Alemanha para pagar artigos pacifistas em jornais franceses com intenção de minr o moral.
Neste caso foi também envolvido o antigo ministro do interior de França Louis J. Malvy, e o antigo ministro das finanças Joseph Caillaux.
Com os meus Cumprimentos
Francisco Melo Parente
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Cara Maria
Desculpe a minha curiosidade mas gostaria de saber qual é o seu interesse por esta família. Está a escrever alguma coisa sobre ela?
NBA
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Boa tarde NBA e a todos,
Estou, de facto, a elaborar um trabalho sobre os Condes de Vizela, não sobre o que toda a gente já sabe sobre esta família mas baseado em pormenores e factos esquecidos, ignorados ou mesmo desconhecidos da maioria. Para isso preciso da preciosa ajuda de todos a quem ficarei grata.
Houve um padre nesta família que, por acaso, foi pai... quem me pode dizer algo?
Muito grata,
Maria
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Maria,
Sou Bisneto do primeiro Conde de Vizela e sobrinho neto do segundo, alguma coisa em que lhe possa ser útil disponha.
Diogo José Cabral
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Boa tarde. Gostaria muito de entrar em contacto com Diogo José Cabral, sobrinho-neto do 2º Conde de Vizela. Sou jornalista e quero fazer um trabalho sobre os últimos proprietários de Serralves.
Obrigada
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
O ultimo proprietário da Casa de Serralves, não foi o Conde de Vizela, nem nenhum de seus descendentes, mas sim os descendentes de Delfim Ferreira, que nada tinha a vêr com o conde de Vizela, mas sim de riba d'ave
RespuestaEnlace directo:
RE: Condes de Vizela
Depois da venda da propriedade (casa e quinta de Serralves), no início da década de 50, a Delfim Ferreira, industrial de Riba d’Ave - Famalicão o parque e jardim de Serralves manteve-se até hoje reconhecível na sua estrutura apesar de algumas alterações entretanto introduzidas.*
*in Arquivo Casa de Serralves
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Bos dias, escribo desde España, soy prima de la unica heredera de Alberto Cabral, Maria Isabel, que vive en Buenos Aires, si dean mas informacion estoy a su disposicion. saludos
RespuestaEnlace directo:
RE: Condes de Vizela
A Casa de Serralves foi vendida pelo segundo conde de Vizela a Delfim Ferreira, conde de Riba de Ave para evitar que a propriedade fosse desbaratada pelos seus herdeiros.
A chamada casa de férias ainda existe, apesar de um condomínio ter nascido nos seus jardins e é a propriedade que faz esquina da Avenida da Boavista com a Avenida de Montevideu, em frente ao café Bela Cruz, sendo que a casa está à face da Avenida de Montevideu e hoje em dia é uma clínica.
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Bonsoir,
Diogo José Cabral, Comte de Vizella (1864-1923) a épousé en secondes noces Gabrielle Maton (1880-1927), fille d'Etienne Maton et de Marie Minjet d'Anglet (Pyrénnées Orientales, France).
Elle a connu Diogo José Cabral à Biarritz pendant son séjour en vacances et l'épousa.
Ils ont eu un fils Diogo Eugenio Augusto Cabral né en 1903.
Elle est inhumée à Bayonne (France) au cimetière Saint Léon dans le caveau Lauga/Maton.
Elle avait un frère (Paul Auguste Maton) et une soeur (Marie Maton).
A ce jour,une de ses nièces (fille de Paul Auguste Maton) née en 1923 vit actuellement à Biarritz.
Si quelqu'un suhaite une photo, je peux en envoyer.
landes44
Enlace directo:
RE: Condes de Vizela
Como o mundo é pequeno ! Em resposta a um confrade ou confreira "landes 44", escrevo das Landes no Sud-Ouest francês, a menos de 100 km de Biarritz... Os Cabral ( condes de Vizela), Eurico (Ricas), Diogo e Nicha foram durante anos meus companheiros de férias em Ancora. A mae dos três, senhora de grande beleza, que impressionava as adolescentes amigas dos filhos, possuia uma propriedade ali. O pormenor totalmente anacronico que me vem imediatamente à memoria, é o chà que as "criadas" em uniforme serviam às cinco horas. Havia sempre bolos deliciosos e durante a cerimonia as Senhoras interrompiam a partida de mah-jong jogada todos os dias. Quadros destes que se representam à memoria sao a (unica ?) vantagem dos meus 83 anos !!! Cumprimentos para todos Natércia
RespuestaEnlace directo:
RE: Condes de Vizela
Retomo a mensagem para acentuar o facto de esse chà ser servido na "barraca" em toldo, da praia. Se alguém se lembrar dessas férias em Ancora, o nome por que eu era conhecida nessa época é Tété PEREIRA cordialmente a todos Natércia
RespuestaEnlace directo:
Condes de Vizela
Boa Tarde,
Apos andar a pesquisar encontrei esta sua mensagem. Eu sou aluno de arquitectura e estou a fazer um Trabalho sobre a Fabrica do rio Vizela. E gostaria saber se teria fotografias antigas da fabrica e mesmo de da envolvente por exemplo o caminho de ferro...informação antiga pois estou a fazer uma analise da fabrica para propor uma nova função um activar como trabalho de tese.
Deixo o meu contacto de e-mail para o caso sergio-co@hotmail.com
Enlace directo:
Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela
-
https://scontent-lhr.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/q81/s720x720/1239656_595191473880512_1973094536_n.jpg?oh=2890ab3f735c0486f21e3e2d862f6629&oe=5583CE19
-
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash2/v/t1.0-9/q81/s720x720/544561_595180233881636_1293779819_n.jpg?oh=7ecd5e75a44a18add98814f506f4a1cd&oe=557648E3&__gda__=1434189587_df59a46ad76ce9acdccf335254dda32d
-
https://scontent-lhr.xx.fbcdn.net/hphotos-ash2/v/t1.0-9/s720x720/578000_595185850547741_1362554150_n.jpg?oh=bbff50f7ce9e81ba40a2d7109f325aa5&oe=55828318
-
Saintclair
Enlace directo:
Condes de Vizela
Boa Noite,
Verifiquei existir neste fórum alguém a pensar escrever sobre a família Cabral. Depois de ver todas as respostas de pessoas que conhecem ou julgam conhecer a história desta família, devo informar que a única pessoa que ainda hoje tem direito ao título de Conde de Vizela e o Engenheiro Eurico Diogo Carlos Veloso de Araújo Cabral que, por sinal, ainda é vivo. Todos os outros que possam usar esse título são uma fraude. Sou amiga deste senhor há mais de 30 anos e lamento que, atualmente, depois de tanto ter dado a Fundacao de Serralves, tenha caído no esquecimento dos seus administradores.
Enlace directo:
Condes de Vizela
Exma. Sra D. Elaila Almada
Tendo recebido via Genneall a sua mensagem a cerca do titulo de Conde de Vizela, venho esclarecer o seguinte :
O referido titulo foi concedido ao meu bisavô pelo Rei D. Carlos, pelo período de duas gerações.
Pelo que o 1ª Conde foi o meu bisavô Diogo José Cabral. Tendo deixado como descendente ao titulo o 2ª filho mais velho Carlos Alberto Cabral uma vez que o filho mais velho faleceu novo (Diogo José Cabral Júnior) e não tendo o 2º Conde tido qualquer descendência direta o referido titulo não e valido para ninguém.
Agradecendo e mostrando-me disponível para qualquer esclarecimento.
Diogo José Carneiro de Mello Cabral
Enlace directo:
Condes de Vizela
Exmo. Senhor Diogo Cabral,
Curiosa a sua resposta dado que o Senhor Mario Cabral, mais conhecido por Nicha Cabral, se intitulou numa entrevista, dada há já alguns anos, como sendo o Conde de Vizela. Como sei que dos três irmãos, Eurico, Diogo e Mario, o mais velho e o Eurico, sempre pensei que o título seria seu, por direito.
Fico, então, esclarecida e certa de que, atualmente, não existe um Conde de Vizela, embora seja usado indevidamente pelo irmão atrás referido.
Perdoe a curiosidade, e então sobrinho dos três irmãos Cabral?
Cumprimentos.
Enlace directo:
Condes de Vizela
Boa noite,
Desculpem minha curiosidade mas entre conversas de conhecidos ouvi falar que Carlos José Cabral, 2º conde de Vizela, deixou descendência direta, e essa família existe...
E há também quem diga que o 1º conde teve 1 filho com a governanta antes de se casar com Rachel Cabral dos Reis que já trazia filhos com ela de seu 1º casamento... e que foi o filho desta que levou o título de 2º conde quando nem filho do 1º conde era...
Há muita coisa por descobrir nesta família...
Alguém sabe algo sobre o assunto? Tema interessante para um jornalista.
Cumprimentos
Enlace directo:
Condes de Vizela
Bom dia,
De facto, tenho conhecimento dessa mesma história. A senhora a quem se refere era Joaquina Pinheiro da Silva, minha trisavô, que trabalhou na casa dos Condes de Vizela e com Carlos Alberto Cabral, 2º Conde de Vizela, teve o meu bisavô, João Pinheiro da Silva (*13.01.1912 + 02.04.1973). A minha trisavó, após o nascimento do filho, deixou de trabalhar na residência dos Condes, passando a trabalhar na fábrica da família, em Negrelos, Santo Tirso, onde chegou a trabalhar o próprio filho.
Cumprimentos
Enlace directo:
Condes de Vizela
Bom dia joao80novais.
Eu sou neto de João Pinheiro da Silva e Ana de Oliveira. Por coincidência soube que o meu avô era filho do segundo conde de Vizela. Será que tem mais alguma informação a esse respeito? Gostaria de passar informação correta ao meu pai, visto que ele não sabe das origens do seu próprio pai!
Cumprimentos
Enlace directo:
Condes de Vizela
Falar dos CABRAL, principalmente dos dois mais velhos, Ricas,e Diogo, que agradàvel fim do dia !
A mãe deles, separada do marido, vinha passar o Verão à Vila Praia de Ancora. E o dia passava como passam os dias de férias nas praias. Banho por volta do meio dia, jogos na areia, brincadeiras com o prego, o ring, flirts a partir dos 14/15 anos. A esse proposito, o Diogo eu tivemos um flirtsinho, que favoreceu durante o mês de Agosto uns slows mais langorosos nas noites da Assembleia.
Mas nada de sério. O meu coração começava a bater mais forte pelo Fernando, eterno adversàrio do Diogo, no que toca às conquistas femininas. Geralmente o Fernando ganhava a competição. Foi o caso comigo.
Depreendi da leitura do topico que dos três irmãos so vive ainda o Nicha. Quando eu tinha 15 anos, ele devia ter uns doze, era uma ciança. E os "grandes" não ligam nada às crianças !!!
Obrigada pela oportunidade de mergulhar num passado tao feliz e jà perdido nas brumas ... Natércia
Enlace directo:
Condes de Vizela
Boa noite joao80novais
Também tenho alguns conhecimentos sobre essa história e gostaria imenso de a aprofundar. Haverá alguma hipótese de obter o seu contacto, e-mail ou telefone, para falarmos?
Cordiais cumprimentos,
Leonor
Enlace directo:
Condes de Vizela
Mas o Nicha também já não existe. Li numa revista de hoje.
RespuestaEnlace directo:
Condes de Vizela
Caro Vasco Briteiros,
Mário Cabral não era descendente direto de Carlos Alberto Cabral, 2º Conde de Vizela, mas sim sobrinho. O título de Conde é passado apenas na descendência direta, de pais para filhos. Carlos Alberto Cabral, 2º Conde Vizela, deixou descendência direta embora neste fórum fosse passada a informação em contrário, talvez pelo desconhecimento da maioria dos participantes...
Cordiais cumprimentos,
Leonor
Enlace directo:
Condes de Vizela
Cara Confrade Leonor
O que quer dizer com :
"O título de Conde é passado apenas na descendência direta, de pais para filhos"?? é que não é assim!!
O que não é comum (embora haja vários casos) é a sucessão passar para filhos naturais.
O 2º conde apenas tem sucessão fora do casamento pelo que é perfeitamente normal que a sucessão recaia num sobrinho.
No entanto aceito melhores respostas já que não sou especialista.
Cumprimentos
João R. Caldeira
Enlace directo:
Condes de Vizela
Desculpe, desconheço origens e parentesco desse senhor Nicha. Era para mim um desportista automobilístico.
Cumprimentos
Vasco
Enlace directo:
Condes de Vizela
bom dia cara Leonor,
Por espaço de uns minutos, pesnei que fosse a Leonor MESQUITA, irmã do Fernando, filhos ambos do Dr. Mesquita, director do sanatorio da Gelfa. Mas verifiquei a sua data de nascimento e vi o meu erro.Se ler o topico desde o inicio, vai ver que jà tinha falado nos CABRAIS, e no chà diario servido durante as partidas de majong (?) na barraca da mae deles.. Obrigada por me trazer essas imagens. CPTS Natércia
Enlace directo:
Condes de Vizela
Boa tarde Leonor,
Sou descendente de João Pinheiro da Silva, filho de ilegítimo de Carlos Alberto Cabral, 2º Conde de Vizela. Caso queira obter mais informações ou contactar-me poderá enviar email para jdiogont@gmail.com , terei todo o gosto em ajudá-la.
Cordiais cumprimentos,
João Gadelho Novais Tavares
Enlace directo:
Condes de Vizela
Caro João R. Caldeira,
De facto a prática comum na sucessão de títulos nobiliárquicos é estes passarem para o familiar mais próximo na ausência de um descendente direto legítimo, contudo esta prática é referente aos títulos de "juro e herdade". O título de Conde de Vizela é um título concedido em vida, com a possibilidade de renovação, o que se sucedeu com Carlos Alberto Cabral, que pede a renovação do título a D. Manuel II, em exílio. Espero ter esclarecido a sua questão.
Cordiais cumprimentos,
João Gadelho Novais Tavares
Enlace directo:
Condes de Vizela
Caro João Gadelho Novais Tavares
Eu percebi isso nas primeiras publicações deste tópico. Não fiquei com qualquer dúvida: o título foi atribuído em duas vidas e as duas vidas estão esgotadas.
No entanto falava da representação do título, que pode eventualmente ser renovado por decisão de quem de direito (concelho de nobreza? D. Duarte?, enfim quem for de direito). O título mesmo já estando inactivo terá um representante. O que apenas quis corrigir é que um título não passa apenas de pai para filho como a confrade Leonor falou, mas passa sim, tal como o João referiu muito bem, para o familiar mais próximo (normalmente por via legítima).
O que quero salientar é que, neste caso, existe descendência directa (nunca existe descendência indirecta em situação nenhuma - ou se descende ou não se descende), no entanto, esta descendência não provem de casamento, logo para situações de sucessão de títulos ou representação, não tem a mesma força.
Cumprimentos
João R. Caldeira
Enlace directo:
Condes de Vizela
Boa noite,
O Eurico Cabral ( Rica) ainda é vivo. Vive com a mulher, a escritora Filomena Cabral e, se a memória não me engana, tem 91 anos.
Enlace directo:
Condes de Vizela
Boa tarde,
Um trisavô meu, trabalhou muitos anos ( talvez a vida inteira) na Fábrica do Rio Vizela ( Fábrica de Negrelos), contava a minha avó, começando como estafeta e chegando a Guarda-Livros.
Penso que terá sido algures entre os anos 1880-1920/30.
Vivia com a sua família Alves Carneiro, numa casa na atual Rua D. Manuel II acima da Avenida da fábrica de Negrelos, em que salvo erro, era uma das habitações que a fábrica disponibilizava a alguns dos seus trabalhadores, e que foi comprada ou vendida ao Conde de Vizela.
Há uns anos, aquando da exposição do aniversário dos 150 anos da fábrica, a minha avó chamou-me a atenção pois constavam lá documentos com a assinatura do avô dela, meu trisavô, no entanto derivado da minha tenra idade não dei a devida importância.
Procuro atualmente informações sobre esse meu trisavô, incluindo fotografias, documentos, objectos ou histórias.
Sabe como poderei obter alguma informação?
Obrigado,
Cumprimentos,
Pedro Machado
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 04:53.