Ajuda para localizar um registro de nascimento

This topic is classified in rooms: Formação

Ajuda para localizar um registro de nascimento

#152927 | apcos | 19 abr 2007 04:16

Gostaria de saber como localizar o registro de nascimento de meu bisavô Antonio dos Santos Adão, nascido em Portugal, entre 1857/1864, filho e Manoel José Adão e Felizarda Maria. Não sei a cidade e a freguesia. Ele faleceu no Brasil, na certidão e obito consta como portugues, não diz o local de nascimento, mas que faleceu com 86 anos em 1943, portanto nasceu em 1857. Na certidão do primeiro casamento aqui no Brasil de 1887 não diz o local de nascimento ou idade, só consta que nasceu em Portugal. Em 1902 ele ficou viúvo. Na cetidão do segundo casamento de 1904 consta que casou com 40 anos o que sugere que nasceu em 1864. Já tentei localizar a habilitação para casamento e me foi dito que não existe mais o processo no cartório. Agradeço desde já a quem possa ajudar.
André

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda para localizar um registro de nascimento

#193665 | denisecmattos | 22 abr 2008 02:04 | In reply to: #152927

Meu nome é Denise Carvalho de Mattos. Gostaria muito de localizar parentes em Portugal. Meu avô, Domingos de Mattos, filho de Manuel de Mattos e de Mariana Jesus, casou-se com minha avó, Eliza Bento, filha de Alexander Bento e de Maria do Val, em Bristol, Rhode Island, EUA, em 15 de maio de 1920.
Moraram lá por 5 anos e retornaram a Portugal. Lá, em Coimbra, tiveram o 1º filho, também chamado Domingos de Mattos, em 18 de outubro de 1924.
Imigraram para o Brasil, para a cidade do Rio de Janeiro. Aqui, tiveram mais 6 filhos, netos e bisnetos. Sabemos que uma irmã sua também veio para cá, mas perdeu o contato com ela.
Gostaria muito de entrar em contato com alguém da minha família.
Sou professora e dirijo uma unidade do Colégio Pedro II, aqui no Rio de Janeiro.

Respuesta

Enlace directo:

... como localizar o registro de nascimento ...?

#193740 | salen | 22 abr 2008 14:22 | In reply to: #152927

Caro André,
Enigma: Aí está uma boa pergunta para a qual, com os dados que tem presentemente, não há resposta senão 'com uma trabalheira medonha e cara' ou ... 'por intervenção de forças transcendentes'.
Trata-se do registo de 'Baptismo' (nessa altura não havia registo civil). Havia milhares de Paróquias (Freguesias), cujos grupos formavam Concelhos (civis), que por sua vez estavam agrupados em 'Províncias'. Desde o início do séc XX esses milhares de livros estão nos 20 Arquivos Distritais, mais ou menos 'herdeiros' das ancestrais 'Províncias'.
Caro André, não é para o desmotivar, mas V precisaria ir a cada Distrito, consultar todos os livros paroquiais (de todas as milhares de Freguesias), que tivessem registos entre essas datas ...
Ia demorar um bocado, mas lá que ficava a conhecer o País e Ilhas Adjacentes, lá isso ficava.
...
Solução: Procure outros documentos (escrituras de compra e venda de imóveis, casos judiciais, testamentos, ...), papeis velhos de família, envelopes, fotografias antigas com dedicatórias, levante as histórias verbais dos seus mais velhos, nomes de serras, de rios, festas religiosas (o Santo Padroeiro às vezes ajuda), nome de cidades importantes nas proximidades (muito usadas como referência), pequenos trechos de músicas cantadas pelos mais velhos. Não se restrinja à família: procure amigos antigos dos seus pais ou avós ... qualquer coisa que lhe possa trazer alguma referência a UM LOCAL: localidade (aldeia, lugar), Freguesia (antigamente=Paróquia; actualmente=menor região administrativa), Concelho (=Município) ou Distrito (aprox.= a Estado), incluídas a Madeira e os Açores (arquipélagos no Atlântico).

Do contrário ... prepare a mochila, ou faça já a promessa ao beato da sua devoção.
Nota: os 'microfilmes dos mórmons' dão sensivelmente no mesmo: se não sabe nada do local, precisava mandar vir todos! Custava uma fortuna e, pior, nem todos os livros estão microfilmados: e era mesmo de um desses fora do baralho que seria o Sr seu bisavô ...
Cumprimentos, boas pesquisas e não desanime: houve quem começasse exactamente como V. e chegou aonde queria.
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 01:43.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen