Vasconcellos/Pinto de Carvalho/Lucena?

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Vasconcellos/Pinto de Carvalho/Lucena?

#154228 | Ritz | 29 abr 2007 02:28

Recuei até 1535 em Lamego. Onde, Manuel Pinto de Carvalho-Cavaleiro Fidalgo
Baptizado em 15 Apr 1535 na Freguesia da Sé de Lamego é filho de João Pires de Carvalho e de Maria (ilegível)
O mesmo Manuel, tem 3 filhos - Nicolau Pinto de Carvalho-Cavaleiro fidalgo que casa com Faustina de Souza. natural de S.João da Alpendurada, Concelho de Bayam, Gaspar de Carvalho Lucena e Maria.
Nicolau tem tem 2 filhos - O Fancisco Pinto de Carvalho 1598 ( Cav Fidalgo) casa com Maria Pedroza de Meireles e o Manuel de Vasconcellos 1601( Cav Fidalgo, Ordem de Cristo) em 1625 casa com D. Joana de Azevedo (1600) natural de Viana filha de Paulo Mendes Teixeira e Isabel Nunes de Azevedo
Os filhos de ambos (primos direitos) casam entre si e etc...
Não percebo a origem do Vasconcellos que continua até aos dias de hoje. ALguém
me pode ajudar?
E o Gaspar de CArvalho Lucena, que consta aqui nos vossos estudos tem um filho Vasconcellos, mas não parece estar relacionada com a minha família, ou está? Acho uma tremenda coincidência o nome ....
Obrigada
Rita Vasconcellos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcellos/Pinto de Carvalho/Lucena?

#154233 | LProjecto | 29 abr 2007 10:08 | In reply to: #154228

Cara Rita,

Salvaguardando alguma opinião mais avalizada, diria que é bem possível que se trate da mesma pessoa, pois na consulta ao Felgueiras Gayo (TOMO XVI, pag. 21- Guedes) é possível perceber que o pai de Gaspar de Carvalho e Lucena, Luís de Carvalho de Souza Guedes, é referido como Escrivão da Câmara de Lamego, e também como Alferes-Mor da mesma cidade.

Embora tenhamos consciência do cuidado necessário na análise e interpretação das fontes, na minha modesta opinião- que coincide com a da Rita, será um pouco coincidência a mais... tanto mais que, como sabemos, nem sempre as fontes fazem referência a todos os apelidos que um dado indivíduo usava em determinada data, aliás, algumas vezes nem acertavam com os apelidos, fazendo apenas uma associação a partir dos nomes dos seus progenitores ou daqueles que lhe eram mais próximos, isto para já não falar de outras fontes que "dão um tiro para o ar e já está", mas isso são outras histórias! O Felgueiras Gayo, não estando, a meu ver, enquadrado nessa tipologia (ainda que conte, naturalmente, com algumas imprecisões) ainda se acha como um dos nobiliários nos quais se pode depositar maior confiança.

Certamente que já terá conhecimento, ainda assim, arrisco a palpitar a consulta deste nobiliário que se encontra disponível na Internet.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcellos/Pinto de Carvalho/Lucena?

#154296 | Ritz | 29 abr 2007 18:47 | In reply to: #154233

Caro Lúís
Foi com uma grande alegria que recebi a sua mensagem pois já em Junho de 2005 tinha pedido ajuda aqui neste forum para averiguar a ligação possivel entre Pinto de Carvalho e Vasconcellos e não obtive resposta. Em 1997 fiz a árvore genealógica da Família Roquette de Vasconcellos até 1500, na sequência do almoço dos Roquettes. Até à data desconhecia completamente o mundo da Genealogia. Pedi ajuda a um ilustre e conhecido genealogista da nossa praça para me ajudar a fazer a ligação entre Pinto de Carvalho e Vasconcellos e fiquei muito mal impressionada , não só com os honorários que cobrou como a folhinha A4 que me entregou, com pouco mais do que eu já tinha.
Assim deixe-me agradecer-lhe sinceramente a sua disponibilidade e devolver-lhe o seguinte:
O pai do meu Gaspar Carvalho Lucena foi escrivão da Câmara de Lamego - Escudeiro de El- Rei
Cavaleiro Fidalgo por Alvará de 23.02.1583
Escrivão da Câmara - Chancelaria de D. João III ( Livro 22, fls, 43 ) Torre do Tombo
Chamava-se Manuel Pinto de Carvalho e eu sou descendente do irmão de Gaspar - Nicolau Pinto de Carvalho - Moço da Câmara, Cavaleiro Fidalgo por Alvará de 23.02.1582 também escrivão da Câmara.
Acha que me pode ajudar com alguma 'ponte genealógica' para eu perceber que ligações são estas e estas coincidências que começam a ser demais?
O único trabalho que faço nesta área é mesmo relativo à minha família. QUando em 1997 fui à procura dos Roquettes nem sabia qu existia este Forum. Tenho até muito gosto em enviar-lhe o meu trabalho de amadora. Uso o que me apareceu disponível na altura -O Personal Roots DEluxe -
Obrigada pela sua resposta
Rita Roquette de Vasconcellos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcellos/Pinto de Carvalho/Lucena?

#154300 | Ritz | 29 abr 2007 19:12 | In reply to: #154233

Caro Luís
Onde posso encontrar na internet o Nobiliário - Felgueiras Gayo (TOMO XVI, pag. 21- Guedes)
Tentei fazer uma pesquisa mas não devo estar a fazê-la bem pois não encontrei
Obrigada
Rita

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcellos/Pinto de Carvalho/Lucena?

#154363 | LProjecto | 30 abr 2007 00:12 | In reply to: #154300

Cara Rita,

Não tem que agradecer, já que apenas me limitei a dar a minha modesta opinião, ainda que suportada na consulta do Felgueiras Gayo. Em abono da verdade importa esclarecer que não tenho essas famílias estudadas, nem tão pouco tenho feito investigação na zona em questão, ainda assim estou ao ser dispor naquilo que os meus parcos conhecimentos a possam, eventualmente, ajudar.
Quanto ao Felgueiras Gayo, como vai contra as regras deste forum colocar endereços de outros sites, sugiro que tente entrar no site da Biblioteca Nacional Digital e inicie uma busca pelo autor, aceda então à letra G (de Gaio) e surgirá a referência à obra de Felgueiras Gayo (Nobiliário de Famílias de Portugal). A obra completa, que se encontra dividida por 15 Volumes (cada volume integra 2 tomos, à excepção do último que trata da árvore genealógica dos Souzas) fica em 523,3 MB, no entanto é possível fazer o download, de forma segmentada, por volumes. O Vol. VIII é que trata de “Guedes” com uma dimensão de 31.596 KB. É uma questão de paciência...mas considerando o preço elevadíssimo que pode custar a obra, talvez mereça o trabalho…e ainda tem a vantagem de se alojar, no formato integral, num simples cd!

Se continuar com dúvidas, e para facilitar poderá contactar-me através de: luismcalhau(arroba)iol(ponto)pt

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcellos/Pinto de Carvalho/Lucena?

#264807 | francesca | 04 nov 2010 15:44 | In reply to: #154363

Caros Senhores,

peço desculpa por me intrometer neste conversa, mas gostaria de saber se há algum relacionamento familiar destes Pinto de Carvalho com os que se fixaram em S. Tiago de Riba Ul, Oliveira de Azeméis.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisca.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcellos/Pinto de Carvalho/Lucena?

#264808 | francesca | 04 nov 2010 15:45 | In reply to: #154300

Caros Senhores,

peço desculpa por me intrometer neste conversa, mas gostaria de saber se há algum relacionamento familiar destes Pinto de Carvalho com os que se fixaram em S. Tiago de Riba Ul, Oliveira de Azeméis.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisca.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Vasconcellos/Pinto de Carvalho/Lucena?

#329818 | RitaV | 26 may 2013 23:25 | In reply to: #264808

Cara Francisca
Desculpe só responder agora mas perdi o contacto com estes assuntos na altura e só agora retomo.
Que eu tenha conhecimento não.
Mas se me der algum nome dos seus Pinto de Carvalho talvez eu possa comparar com os meus.
Abraço
Rita

Respuesta

Enlace directo:

Vasconcellos/Pinto de Carvalho/Lucena?

#426544 | nresende | 18 ago 2020 17:38 | In reply to: #154228

Boa tarde
O Nicolau Pinto de Carvalho, casa em São Pedro de Ferreiros de Tendais, com Faustina de Sousa, a 11-8-1591, sendo ele dito filho de Manuel Pinto e a noiva de Susana de Matos. A dita Faustina era natural daquela freguesia, de Ferreiros de Tendais.
Cumprimentos,
Nuno Resende

Respuesta

Enlace directo:

Manuel Pinto

#426559 | RitaV | 19 ago 2020 11:52 | In reply to: #426544

Boa tarde
Caro Nuno Resende
Muito grata pela sua resposta. Fui entretanto percebendo que estava enganada quanto ao apelido de Manuel. O pai era realmente Manuel Pinto.
Tenho tido muita dificuldade em encontrar o pai de Manuel Pinto. Alguma dúvidas até se será João Pinto ou João Pires.
Caso tenha mais alguma informação e tenha disponibilidade para partilhar ... aqui estarei.
Muito obrigada.
Rita V.

Respuesta

Enlace directo:

Vasconcellos/Pinto de Carvalho/Lucena?

#426574 | jaboo | 20 ago 2020 00:58 | In reply to: #426559

Cara Rita V,

Não sei se tem esses dados mas aqui vai: o seu antepassado Nicolau Pinto de Carvalho faleceu em Lamego em 28/02/1644 e a esposa Faustina de Sousa em 05/06/1642. Baptizaram pelo menos 4 filhos na Sé, Lamego: Guiomar (02/11/1597), Francisco (20/11/1598), Manuel (06/11/1601) e Antonio (12/9/1604).

O seu antepassado Nicolau Pinto de Carvalho tambem teve uma filha ilegítima com Catarina Rebelo, solteira, de Lamego: Maria b.na Sé em 08/11/1597.

Nicolau Pinto de Carvalho foi irmão de D. Maria de Carvalho (ou Pinta) que casou com Luís Pinto da Guerra e foram pais de Barbara (05/12/1597) e Rodrigo (02/06/1599), ambos batizados na Sé, Lamego.

Nicolau e Maria eram filhos, como já sabe, de Manuel Pinto. Não identifiquei o nome da mãe deles mas sei que ela era filha de Tristão de Carvalho, Cavaleiro e Almoxarife, e de sua mulher Beatriz de Oliveira, filha esta de Alvaro de Oliveira, Escudeiro, e de sua mulher Isabel Rodrigues. Essa gente aparece documentada no livro de resumo dos prazos antigos do cabido de Lamego pois os ditos Alvaro de Oliveira e Tristão de Carvalho tiveram vários prazos (de casas, olivais etc) em Lamego que foram depois herdados pelos filhos de Manuel Pinto.

A sobredita Beatriz de Oliveira aparece referida como parenta dentro do 4o grau de consanguinidade com Alvaro Pinto da Fonseca, da Casa de Balsemão.

Cumprimentos,
João Braz

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 18:02.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen