Família Estrella

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

FAMÍLIA ESTRELLA

#154341 | Estrellinha | 29 abr 2007 22:41

Olá!

Sou filha de João Carlos Juvêncio Estrella nascido em 1912 em Olhão e por sua vez filho de João Gualberto Estrella nascido em 1882. Tenho muito poucas informações da família do meu pai, sei que teve duas irmãs e que uma delas foi para o Brasil. Gostava de saber mais sobre a origem deste nome e saber a linha ascendente, que penso que tenha tido origem nos primórdios da fidalguia de Granada.

Respuesta

Enlace directo:

RE: FAMÍLIA ESTRELLA

#154367 | MariaDavid | 30 abr 2007 00:57 | In reply to: #154341

Cara Estrelinha

Em primeiro lugar, uma simples pergunta, para nos podermos orientar: até onde chegou nas suas pesquisas, em termos de datas?

Isso é fundamental para poder contar com qualquer ajuda dos participantes deste espaço. Falar só do nome do seu pai e avô é muito pouco. São pessoas muito recentes no tempo e nada mais sabemos sobre as suas ligações familiares e locais de origem e de casamento.

Segundo, há muitos ramos Estrela no nosso país e cada um com as suas respectivas origens. Eu, por exemplo, também sou Estrela e as origens do meu apelido remontam unicamente a 1854, portanto muito próximo em termos de investigação genealógica; por outro lado, o aparecimento deste meu apelido foi consequência de uma certa "birra" de um trisavô que pretendeu perpetuar este nome a toda a sua prole e respectiva descendência; ainda sobre o meu apelido, o nosso grupo familiar que sobreviveu no tempo com esse nome é extremamente reduzido e perfeitamente circunscrito à região da beira baixa (Covilhã) e Lisboa. Digamos que passaram 4 gerações, a partir de mim, até ao primeiro Estrela da nossa família.

Terceiro, só com algumas informações cedidas por si podemos orientá-la no sentido de uma resposta que a satisfaça, já que do norte ao sul, passando pelas ilhas e Brasil, há pessoas com apelido Estrela e que nada têm de comum entre si.

"Gostava de saber mais sobre a origem deste nome e saber a linha ascendente, que penso que tenha tido origem nos primórdios da fidalguia de Granada". - Esta afirmação, sem colocar em dúvida as suas origens, leva-me a supor que tem a sua genealogia perfeitamente estudada, pois...........primórdios da fidalguia de Granada........está bastante longe no tempo!

Eu, pessoalmente, estou com muita curiosidade em saber mais sobre o seu ramo Estrela. Se quiser partilhar connosco os seus dados, será um prazer ouvi-la e, eventualmente, acrescentar-lhe mais informações.

Disponha sempre.

Com os melhores cumprimentos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: FAMÍLIA ESTRELLA

#154486 | Estrellinha | 30 abr 2007 23:29 | In reply to: #154367

Olá!
Há bem pouco tempo a minha mãe encontrou bastantes documentos do meu pai e do meu avô nas malas que ele trouxe de Angola. O nome da nossa família continua Estrella, com os dois LL, conforme consta nos nossos bilhetes de identificação. Através de cadernetas de depósitos bancários pude facilmente descobrir a data de nascimento do meu avô e um nome de uma das minhas tias (Maria Antonieta Estrella). Estou a ver se a minha mãe mos cede para fazer a minha pesquisa.Em relação á fidalguia de Granada, há muitos anos atrás descobri através de um site de geneologia a origem deste nome bem como brazão de armas da mesma família.
Atenciosamente,

Laetitia

Respuesta

Enlace directo:

RE: FAMÍLIA ESTRELLA

#154488 | Estrellinha | 30 abr 2007 23:31 | In reply to: #154486

Esqueci-me de dizer!
O meu pai nasceu em 1912 em Olhão, mais tarde estudou em Beja, posteriormente veio para Lisboa, foi lecionar para Angola na Escola Industrial e Comercial da Gabela e voltou para Lisboa devido a doença. Tenho os diários do governo com as movimentações estatais dele.
O meu avô casou-se com uma senhora de seu nome Mariana da Luz Urbano.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 sep 2024, 11:19.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen