Fernando Montenegro de Aveiro para o Rio de Janeir
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil
FERNANDO MONTENEGRO do AVEIRO para o Rio de Janeir
FERNANDO MONTENEGRO
Nascido e batizado na freguesia de São Vicente do Bispado de Aveiro em Portugal.
Filho de Fernando José Henriques e Maria Emilia de Carvalho Montenegro.
Veio para o Rio de Janeiro solteiro, com a idade de 15 anos, tendo aqui chegado c.1860.
Em março de 1880 dá início ao processo de Habilitação de Casamento para casar com LAURA AUGUSTA DA SILVA DE LIMA, filha de João Lopes da Silva Lima e D.Antonia Cândida da Silva Lima. Laura nasceu e foi batizada na freguesia de Santo Antonio do Cajueiro do Bispado de São Paulo e moradora na Cidade da Bahia (hoje, Salvador-BA).
Por não ter consigo os documentos comprobatórios de identidade e estado civil, Fernando apresentou três testemunhas que juraram pelos Evangelhos. As testemunhas foram: Antonio Manoel Ramalho Ortigão (português, 37 anos, solteiro, negociante com casa na Rua dos Ourives 78, natural e batizado na mesma freguesia que Fernando), José Rodrigues de Souza e Carrazedo (português, 35 anos, casado, negociante à Rua Theóphilo Ottoni 41) e Antonio Vieira Lima (natural de Porto Alegre-RS, 33 anos, solteiro, negociante à Rua Theóphilo Ottoni 30). O último proclama corre em 14/03/1880. Nessa época Fernando era morador da freguesia da Candelária.
Filhos:
1-FERNANDO
Nascido em 21/01/1881. Batizado em 26/05/1881 na igreja matriz de São Francisco Xavier do Engenho Velho, sendo padrinhos o Comendador João Elizário de Carvalho Montenegro e Antonia Cândida da Silva Lima, representada por seu procurador Manoel Vieira de Castro. O batismo foi registrado às fls. 39 do Livro 15 de batismos da freguesia de N.S. da Candelária. O Comendador João Elizário de Carvalho Montenegro, português, foi o fundador da Colônia de Nova Louzã, a nordeste da cidade de Mogi-Guaçu no Estado de São Paulo.
Fernando casou em 1911 com AMÉLIA LEAL(CBG/Copacabana/L-1, fls.31). Amélia, paulista, filha de José da Cruz da Rocha Leal e Amélia Teixeira Leal (AN/HabCas/2ª Circ/Maço 516/Proc.77). Amélia faleceu em 1950, sendo sepultada no cemitério São João Batista no dia 07/11/1950, de acordo com o convite em nome de Fernando Montenegro e filhos, genros, noras e netos, publicado no Jornal do Brasil. No convite para missa de 7º dia foi acrescentado o nome de Laura de Lima Montenegro, sogra da falecida. Nome de casada: Amélia Leal Montenegro (GSAP).
Filhos:
2-RAUL
Nascido em 18/04/1883. Batizado em 01/07/1883 na igreja matriz de N.S. da Candelária, sendo padrinhos Manoel Vieira da Costa e Maria Emilia de Carvalho Montenegro, representada por seu procurador José Rodrigues de Souza Carrazedo. O batismo foi registrado às fls. 89v do Livro 15 de batismos da freguesia de N.S. da Candelária. Nesse assento consta como avô paterno o Dr. Fernando José Henrique Alho e como materno João Leopoldo da Silva Lima.
3-ADALBERTO
Filho de fernando Montenegro e Laura de Lima Montenegro. Nascido em 20/12/1884. Batizado em 24//05/1885 na igreja matriz de São Francisco Xavier do Engenho Velho, sendo padrinhos Manoel Vieira da Costa e a avó paterna Maria Emilia de Carvalho Montenegro, representada por seu procurador José Rodrigues de Souza Carrazedo. O batismo foi registrado às fls. 134 do Livro 15 de batismos da freguesia de N.S. da Candelária.
Faleceu com 86 anos de idade em 13/12/1971 no Hospital Souza Aguiar. Na ocasião do falecimento, era vúvo de MARIA SERRA MONTENEGRO, era aposentado do comércio e residia na Rua Conselheiro Olegário no bairro do Maracanã. Foi sepultado no cemitério São Francisco Xavier. Deixou um filho maior. Branco(MFM-1935302/RCPN-8/L-356, fls.211, termo 127195, cf. GSAP).
4-GASTÃO
Nascido em 13/07/1886. Batizado em 19/09/1886 na igreja matriz de São Francisco Xavier do Engenho Velho, sendo padrinhos o Dr. Manoel Lopes da Silva Lima e sua mulher Margarida Amália da Silva Lima. O batismo foi registrado às fls. 167v do Livro 15 de batismos da freguesia de N.S. da Candelária.
5-MÁRIO
Nascido em 17/11/1893. Batizado em 19/09/1886 na igreja matriz de São Francisco Xavier do Engenho Velho, sendo padrinhos o Dr. Antonio Lopes da Silva Lima e sua mulher Dona Ambrozina Augusta da Silva Lima, representados por seus procuradores Fernando Montenegro Junior e Dona Margarida Amélia da Silva Lima. O batismo foi registrado às fls. 104 do Livro 16 de batismos da freguesia de N.S. da Candelária.
BIBLIOGRAFIA&FONTES
1- ACMRJ. Habilitação de Casamento nº 47.626.
2- ACMRJ. Livros de Batismo citados.
FREDERICO GRINBERG JUNIOR em 5/5/2007 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; CastelnovoBariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP)
e LAURIA (BR/ITALIA).
Enlace directo:
RE: FERNANDO MONTENEGRO do AVEIRO para o Rio de Janeir
Caro Frederico,
Como está?
Não sei se sabe mas ACTUALMENTE (não sei se nos meados do séc XIX) a única Freguesia/Paróquia do Bispado de Aveiro com orago S. Vicente é a Freguesia da Branca, Concelho de Albergaria-a-velha.
Cumprimentos. VF
Enlace directo:
RE: FERNANDO MONTENEGRO do AVEIRO para o Rio de Janeir
Caro Frederico,
Como está?
Não sei se sabe mas ACTUALMENTE (não sei se nos meados do séc XIX) a única Freguesia/Paróquia do Bispado de Aveiro com orago S. Vicente é a Freguesia da Branca, Concelho de Albergaria-a-velha.
Cumprimentos. VF
Enlace directo:
RE: FERNANDO MONTENEGRO do Aveiro para o Rio de Ja
Prezado VF,
Vou tratando do duplo descolamento de retina q me atacou em 2006.
Antes q as coisas me piorem, decidi "publicar" alguma coisa sobre o nome MONTENEGRO.
Vou por uma nota contendo sua observação sobre SÃO VICENTE no Aveiro.
Você teria como saber qdo foi extinta a freguesia q citei ?
Abraço,
FGJ
Enlace directo:
RE: FERNANDO MONTENEGRO do Aveiro para o Rio de Ja
Caro Frederico,
Fico a torcer pela sua rápida e total recuperação.
E quanto a ter havido uma Freguesia (extinta) com esse nome no território que hoje é do Bispado de Aveiro só uma pergunta ao Arquivo Distrital de Aveiro poderia esclarecer. Já andei a fazer um 'browsing' pela net e não encontrei nada. Tem o endereço electrónico, telefone, etc. no site do IANTT, à esquerda em ‘Arquivos’.
Fica mais uma informação: não é só na Branca (Albergaria-a-velha) que o orago é S. Vicente. Também em Sangalhos, Concelho de Oliveira do Bairro, o orago é S. Vicente. Tudo Diocese/Bispado de Aveiro.
O que penso é que a pessoa em questão pode ser encontrada numa destas duas Freguesias.
Cumprimentos e, novamente, melhoras. VF
[pequena correcção: é "em" Aveiro e não "no" Aveiro, como "em" São Paulo e não "no" São Paulo]
Enlace directo:
São Vicente de Sangalhos
Caro FGJ,
a freguesia de São Vicente que cita é efectivamente a freguesia de São Vicente de Sangalhos, existente há muitos séculos e ainda não extinta. ;-) Pertence à diocese e distrito admnistrativo de Aveiro.
Penso que tenho boas notícias para si:
O Dr. Fernando José Henriques Alho, era filho do Cap. António Luís Henriques e de sua mulher D. Maria Rosa do Espírito Santo, moradores em Sangalhos do Paço.
Sua mulher D. Maria Emília de Carvalho Montenegro, de Santa Maria de Poiares, Ribeira do Moinho, Santa Maria de Poiares, bispado de Coimbra, era filha do Dr. Sebastião José de Carvalho ou Sebastião de Carvalho Montenegro e de D. Rosário/Rosália Henriques.
Entre outros eventuais filhos, encontro registo dos seguintes:
- Fernando Emílio, n.?, b. 1845/01/21, padrinho Manuel de Sequeira Ferrão, vigário de Sangalhos, e madrinha D. Maria Emília do Amor Divino
- Ermelinda Henriques de Carvalho
- Alexandrina, n. 1853/02/19, b. 1853/03/19 , padrinho o meu parente Dr. Alexandre Ferreira de Seabra e madrinha a irmã Ermelinda supra-citada.
Obviamente este Fernando Emílio, nascido em 1845, é o seu Fernando Montenegro. Teria efectivamente 15 anos em 1860.
Uma nota final para dizer que o meu antepassado Cap. Manuel José Ruivo de Seabra foi casado em primeiras núpcias com D. Josefa Maria Henriques, tia materna do dito Fernando Montenegro.
Cumprimentos,
L. Seabra
Enlace directo:
RE: São Vicente de Sangalhos
Prezado SEABRA,
Agradeço sua valiosa contribuição!
Ao mesmo tempo, peço sua especial atenção para o tópico MONTENEGRO NO RIO DE JANEIRO, onde avento hipótese de eventual elo entre FERNANDO MONTENEGRO e o Comendador JOÃO ELISÁRIO DE CARVALHO MONTENEGRO. Peço que comente o tópico.
Atenciosamente,
FREDERICO GRINBERG JUNIOR em 30/5/2007 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; CastelnovoBariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP)
e LAURIA (BR/ITALIA).
Enlace directo:
RE: São Vicente de Sangalhos
Caro FGJ,
já coloquei mensagem no tópico MONTENEGRO NO RIO DE JANEIRO. O mais provável parece-me ser que o comendador João Elisário seja tio materno do seu Fernando (Emílio) Montenegro. Mas carece de confirmação.
Cumprimentos,
L. Seabra
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 17:58.