Que aconteceu aos condes de Penela?

This topic is classified in rooms: Títulos | Pessoas | Famílias

Que aconteceu aos condes de Penela?

#156027 | JoséSebastião | 14 may 2007 00:35

Caros Senhores,

Tenho vindo a interessar-me pelo caso da extinção (ou adormecimento) do título de Conde de Penela, que foi criado por D. Afonso V em 1476.
Acontece que, pelo que consegui perceber até ao momento, não parece haver razão para que D. Afonso de Menezes e Vasconcelos, senhor de Mafra e filho do 2º Conde de Penela, não tenha usado o título de seu pai.
Na base do Genea, e alias em muitos outros lugares, é referido como filho mais velho (nascido cerca de 1500). E não recebeu nenhum título mais sonante que "ofuscasse" o original (como às vezes acontece)...
Conhecem-se mais situações deste género, em que um título de juro e herdade importante se tenha sumido pura e simplesmente?

E alguém conhece a representação do título? Sei que nos últimos anos da Monarquia surgiu um Conde de Penela novo (só por uma vida), mas este não detinha a representação dos originais. Seguindo a linha varonil na base do Genea, fica-se com a impressão de que a representação está na casa dos Marqueses de Ponte de Lima. Apurei, no entanto, que tal não era verdade (numa discussão genealógica com um parente dos próprios).

Lancei há meses um tópico sobre este assunto, mas a conversa "extraviou-se" um pouco e acabou por não se tocar neste tema. Ouso tentar revitalizá-lo aqui.
É um assunto que me tem encravado num trabalho que ando a realizar e agradecia sinceramente quaisquer contribuições.

José Sebastião Teles de Lemos

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 jul 2024, 19:33.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen