Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.
Boa noite,
Sou 4º neto de Anacleto da Fonseca Motta (* 08.09.1815 - + 17.01.1886).Bacharel em Medicina (U. de Coimbra), sucessor na capitania de Ordenanças, Procurador à Junta Geral do Distrito de Santarém pelos Concelhos de Abrantes e Sardoal, Vereador e Presidente da Câmara do Sardoal, onde foi Senhor da Casa do Adro. Casou com Maria Carlota Amália da Silva Barbosa Esteves Pinheiro. Deste casal, nasceu a única filha, Carlota Georgina Barbosa Pinheiro da Fonseca Motta que casou com João Rodrigues de Mattos e Silva.
Haverá quem me possa auxiliar na ascendência e/ou ramos colaterais do referido Anacleto da Fonseca Motta ?. Fica o pedido e a (imensa) expectativa do mesmo ser afirmativamente respondido. Obrigado.
Pedro da Costa Pinto
Enlace directo:
RE: Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.
Caro Pedro da Costa Pinto:
Na esperança de o poder ajudar, consultei a obra "Uma Família da Beira Baixa - Os Torres Fevereiro e as suas ligações familiares" (2a. edição), de José Luiz de Sampayo Torres Fevereiro, e em particular o capítulo "Bobela da Motta" que se inicia na página 497. No entanto, não encontrei ligação das pessoas que refere entre estes Motta, que são da mesma região de Abrantes/Sardoal e referidos como senhores da Casa dos Telheiros. Não quis porém deixar de lhe chamar a atenção para estes possíveis parentes.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Enlace directo:
RE: Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.
Caro Rui Pereira,
Obrigado pelas suas palavras e respectiva indicação. Confesso que ainda que possua a referida obra, cujo autor é amigo de longa data do meu Pai, nunca me lembrara de tentar relacionar os mencionados Bobela da Motta, com o meu 4º Avô Anacleto da Fonseca Motta, que tendo sido uma personalidade com determinada influência no seu tempo e senhor da Casa do Adro (ainda hoje na nossa família), que é um imóvel considerável que se impõe na vila do Sardoal, parece-me estranho não conseguir recuar na sua ascendência. Neste beneditinos processos todas as indicações são úteis, como tal agradeço-lhe a sugestão que será naturalmente considerada. Muito obrigado.
Melhores cumprimentos,
Pedro da Costa Pinto
Enlace directo:
RE: Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.
A família do autor do ANUÁRIO DA NOBREZA Engº Mattos e Silva é daí. Sugiro que o contacte.
RespuestaEnlace directo:
RE: Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.
Caro Pedro,
Já encontrei pelo menos uma ligação entre a família Motta de Olalhas e os Mattos e Silva. Trata-se de Francisco da Silva Mouga filho de José da Silva Mouga e de Maria da Motta da Conceição (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=549743) que casou com Maria do Carmo Rodrigues de Mattos e Silva (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=549742). Não será que existem outras ligações?
Com os melhores cumprimentos
Fernando António
Enlace directo:
RE: Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.
Caro Fernando António,
Este meu 4º Avô, o referido Anacleto da Fonseca Motta, era sogro de João Rodrigues de Mattos e Silva (meu trisavô), cunhado do mencionado Francisco da Silva Mouga.
Sei apenas que o seu Pai, igualmente Fonseca Motta era do Sardoal, mas já o Avô paterno, também com o mesmo apelido, seria de Arnelas, no Douro, sendo por isso improvável uma ligação aos Motta de Olalhas, no entanto tudo é possível!.
Obrigado pela sua mensagem.
Cumprimentos,
Pedro Costa Pinto
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 ene 2025, 14:50.