Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
Amigos,
Procuro informações sobre a família de Manuel Martins Rato, da freguesia de Santa Bárbara de Padrões, em data anterior a 1711; e, também, sobre a família Margalho, da freguesia de Aldeia Nova de S. Bento, em data anterior a 1745, ambas do Distrito de Beja.
Grato por qualquer informação.
Luiz Gustavo
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
Bons Dias Caro Confrade Luiz
Na freguesia de Vale de Vargo encontrei os seguintesR.P.:
Aos 17 dias do mês de Janeiro de 1683 baptizei e pus os santos oleos a Bento filho de João Frz Margalho e de Luzia Miz. Foram padrinhos Manoel Pires Sereizo e Ignês Afonço.
Mais tarde em 1698 encontro outro R.P. que diz o seguinte:
Aos14 dias do mês de Dezembro baptizei e pous os santos oleos a Pedro, filho de Bento Pires e de sua mulher Natária Roiz, neto paterno de João Roiz Pallos e de Bárbara Friz naturais de A.N.S. Bento, neto materno de João Friz Margalho e de Luzia Miz naturais de Vale de Vargo. Foram padrinhos André Glz e Maria Frz.
Parece-me que esta Natária é filha do casal João Friz Margalho/Luzia Miz acima que baptiza o filho Bento em 1683 mas não deve de ter sido baptizada em Vale de Vargo mas noutra freguesia, porque os R.P. começam em 1670 e não me aparece ninguem com este nome. Quando o padre diz que são de Vale de Vargo, até pode ser, não tenho registo que o sejam realmente.Veja se consegue entroncá-los nos seus Margalho que assim que tivermais noticias coloco no forum
Cumprimentos
FS
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
Boa tarde FS,
Eu consegui avançar um pouco mais em minhas pesquisas sobre os Margalhos. Como os registos paroquiais de Aldeia Nova não retrocedem tanto quanto os de Vale de Vargo (AN SBento começa em 1700), chego em:
Bento Lourenço Asso, filho de Manuel Afonso (da freguesia de Alte) e de s.m. Maria Gonçalves Margalha, casado com Maria Martins, filha de Bento Gonçalves e Maria Pallos.
Esta Gonçalves Margalha, é, juntamente com um Bento Gonçalves Margalho, das pessoas mais antigas desta freguesia, que leva esse nome.
Como pesquisa Vale de Vargo, teria alguma informação sobre a ascendência de António Martins Perdigão, nascido antes de 1740, filho de Pedro Martins Perdigão e esposa Maria da Cruz. Como estou a procura dos avós, serviria o batisado de outros irmãos.
Por fim, tomei a liberdade de enviar-lhe e-mail em privado, referente um pedido junto a TT. Espero não ter abusado de sua ajuda.
Cumprimentos,
Luiz
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
Boas Tardes Caro Confrade
O Pedro Martins Perdigão casou-se em Vale de Vargo em 02-02-1740 mas o nome da mulher é Maria Nobre, não sei se será a mesma Maria da Cruz, mas ainda não vi os baptismos, porque o que tenho já pesquizado começa a partir de 1748 e desde aí não encontrei nenhum baptismo deste casal, Comecei agora em 1670 até 1736, por isso ainda não abrange a data que refere mas se esperar mais algum tempo direi alguma coisa. Refiro que no casamente não é referido os nomes dos pais dos noivos. Não recebi a sua mensagem o mail é fs.@cabovisao.pt ou fs_familia@hotmail.com
Cumprimentos
FS
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
Bons Dias Caro Confrade
Já recebi a sua mensagem e neste sábado dou-lhes notícias.
Cumprimentos
FS
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
FS,
Mais uma vez, agradeço por toda a ajuda! Estou achando que o Pedro Martins Perdigão que cita, casado com Maria Nobre, possa ser filho do Pedro Martins Perdigão que estou procurando.
Muitos cumprimentos,
Luiz
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
Boas Tardes Caro Confrade
Melhor que isto é impossivel, eis o R,P, do seu António:
Aos trezedias do mês de Junho da era de 1723, baptizei e pus os santos óleos a António, filho de Pedro Miz natural da Vila de Serpa, digo de Aldeia Nova termo da Vila de Serpa e de Maria da Cruz natural da Vila de Serpa, neto pela paterna de Bento Roiz Perdigão e de Apolónia Miz naturais de Aldeia Nova, neto pela materna de Bento Glz e de Maria da Cruz naturais de Aldeia Nova, primeiro matrimónio entre ambos e primeiro filho deste nome. Foram padrinhos Bento Frz e Micia Alvares de que fis este assentoe assignei dia,mês era ut supra.
Agora existe uma pequena divergência quanto à naturalidade da Maria da Cruz,porque num assento de um outro filho, o Manoel, ela esta como sendo natural de Aldeia Nova, por isso temos que ir com cuidado.
Cumprimentos
FS
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
Bom Dia FS,
Muitíssimo obrigado pela descoberta! Ajudou-me muitíssimo. A localização desse assento despertou-me uma curiosidade: Saberia me dizer se os batismos em data anterior a 1706 de moradores da Aldeia Nova ocorriam em Vale de Vargo?
Cumprimentos,
Luiz
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
Boa Noite Caro Confrade
Quqnto à sua pergunta, naõ saberei responder, mas talvez fossem a Vale de Vargo, encontro vários baptismos de pessoas da Aldeia, e também da Aldeia Nova a Vale de Vargo a distancia é pequena, talvez uns 5 ou 6 Kms. Se me diser algum nome de que precisse de saber os ascendentes, posso procurar nos meus registos. No enranto tenho notícias para si, referente ao pedido que me fez, o processo é do ano de 1695 e os elementos que apurei foram os seguintes:
Pedro Souza Falcão, Cavaleiro professo do Hábito da Ordem de S. Tiago, natural do concelho de Cabeçeiras de Basto, freguesia de Stª Senhorinha, filho de *Pedro de Souza Rabelo e de Senhorinha Ribeira, ambos da freguesia de S. Clemente de Basto, neto paterno de Gaspar de Souza e de Maria Rabelo, moradores na quintado Sestelo da freguesia de Stª Senhorinha de Basto, neto materno de Giraldo Falcão e de Domingas Ribeira da dita freguesia de S. Clemente de Bastos. Casou uma unica vez com, D. Maria, natural do lugar deSobrribas, filhade João da Silva e de Maria de Souza, ele da freguesia de Vale de Bouro e ela da Vila de Amarante, neta paterna de Francisco Gonçalves e de Catharina Martins, naturais da freguesia de Vale de Bouro, neta materna de Manoel Alvares Pereira e de Paula de Souza naturais da Vila de Amarante. Espero que sejam estes quem procura pois existe a divergência quanto ao nome, mas é o que está lá, só diz D. Maria e não acrescenta mais nenhum nome.
Cumprimentos
FS
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de B
Boas Noitas FS,
Os casais fins-de-linha que procuro em Aldeia Nova de S. Bento e, quiçá, podiam ter se casado ou batisado filhos em Vale de Vargo são:
1- Bento Gonçalves, casado com Maria Pallos, antes de 1705;
2- Manuel Afonso, casado com Maria Gonçalves Margalha, antes de 1700;
3- Manuel Rodrigues Ramos, casado com Catarina Rodrigues, antes de 1700.
Quanto ao outro pedido, sem sombra de dúvida, eram as pessoas que eu estava procurando sim. A mulher de Pedro de Sousa Falcão era Mariana de Sousa Pereira, porém, há registos em que ela parece como Maria. Ela e as irmãs, eram todas tratadas como "Dona".
Aproveito para agradecer-te, muitíssimo, pois tinha certeza que os pais de João da Silva eram Francisco Gonçalves e Catarina Martins, porém, nunca tinha encontrado documentos onde constavam essa informação (até agora).
Por fim, uma pequena dúvida. A Catharina Martins era de outra freguesia ou de Vale de Bouro mesmo?
Meus muitos cumprimentos,
Luiz
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de B
Caro Confrade
Por aquilo que estava escrito no processo tanto o Francisco Gonçalves como a Catharina Martins eramn naturais da freguesia de Vale do Bouro.
Cumprimentos
FS
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
Boa noite,
Iniciei-me nesta coisa da criação da minha àrvore de familia. Devo dizer que pouco ou nada entendo,mas pelo menos acho que já tenho vários dados de familia, sendo os mais antigos da 4ª geração anterior à minha.
A Familia que "procuro" é Margalho. Trata-se da familia do lado da minha mãe, e o único registo que tenho é Agostinho Da Conceição Margalho, casado com Maria Alves, tiveram pelo menos 1 filho António Alves Margalho, nascido a 6/4/1919, aparentemente no Porto.
Será que alguém me pode ajudara entender como posso efectuar as pesquisas, ou caso conheçam a origem do nome "MARGALHO".
Obrigada
Alexandra
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
Boa noite
Numa das minhas perquisas sobre um ramo familiar, relacionado com uma das minhas pentavós, que viveu em Ficalho, de nome Catarina Salvado, casada com Domingos Fernandes, obtive recentemente no Arquivo Distrital de Beja o registo do seu baptismo.
Desse registo paroquial, refere-se que em 8 de Abril de 1744, na Igreja de São Bento da Aldeia Nova, foi baptizada Catarina, filha legitima de António Roiz e Catarina Afonso, naturais de Ficalho, e neta paterna de Bento Gonçalves Margalho e Catarina Salvado, estes naturais da freguesia da Aldeia Nova de São Bento.
Trata-se apenas de uma pequena ajuda
João Pacheco
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de B
Caro João Pacheco,
Espero que esta minha ajuda, mesmo pequena, também possa lhe ser útil:
1- António Rodrigues Toucinho, nascido na freguesia de Aldeia Nova de S. Bento, filho de Bento Gonçalves Margalho (este filho de outro Bento Gonçalves Margalho e de sua mulher Maria da Rosa) e de Catarina Salvado, também de Aldeia Nova, filha de António Rodrigues Toucinho e Leonor Rodrigues, casou-se em 29.01.1736 com Catarina Afonso, batisada em 20.09.1707, de Aldeia Nova de São Bento, filha de Lourenço Carrasco (nascido em Serpa, filho de Manuel Gonçalves e Maria Carrasca) e de Ana Pires (de Aldeia Nova, filha de Domingos Pallos e de outra Catarina Afonso).
Desconfio que minha ancestral Maria Gonçalves Margalha seja irmã do Bento Gonçalves Margalho mais velho.
Um abraço,
Luiz Gustavo de Sillos
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de B
Caro Luis Gustavo
Agradeço muito a sua "pequena ajuda" que veio enriquecer a minha árvore genealógica.
Quando voltar ao Arquivo Distrital de Beja, dentro de dias, poderei mais facilmente prosseguir a pesquisa deste ramo, a qual não parece isenta de dificuldades por os envolvidos terem nomes semelhantes e alguns deles terem sido baptisados em freguesias diferentes daquelas em que vieram a casar.
Um abraço e mais uma vez muito obrigado
João Pacheco
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de B
Caro João Pacheco,
O maior problema em pesquisar as famílias de Aldeia Nova de São Bento, é que os registos de casamentos e batismos começam depois de 1705, de forma que não consegui retroceder mais em minhas pesquisas. Talvez o amigo tenha mais sorte se pesquisar os registos paroquiais de Óbitos de Aldeia Nova de S. Bento, pois os outros dois, já pesquisei, e não tive bons resultados.
Caso desejar, posso passar outros filhos de Bento Gonçalves Margalho, nascido por 1662, e de sua mulher Maria da Rosa, nascida por 1665, que acredito que possa ter alguma serventia.
Também, caso o amigo seja freqüentador do Arquivo Distrital de Beja, poderia ajudar-me com alguns quatro registos de batismo? Já fiz um pedido ao Arquivo Distrital de Beja, porém, até agora, não obtive retorno.
Faço pesquisar por meio de microfilmes, e estes que compreendem o período, ainda não chegaram aqui no Brasil, onde resido.
Caso deseje trocar informações, meu e-mail é familiasillos "arroba" gmail "ponto" com
Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo de Sillos
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de B
Caro Luis Gustavo
Foi com alguma surpresa que tomei conhecimento que reside no Brasil.
Eu vivo em Lisboa, mas vou regularmente a Beja, de onde sou natural e aí residem os meus irmãos.
Agradeço a sua oferta de mais informação sobre outros filhos de Bento Gonçalves Margalha, mas, para efeitos da construção da minha árvore genealógica, é natural que, por agora, esteja mais interessado nos meus antepassados directos.
Desejando corresponder à sua amabilidade, irei na medida do possível tentar ajudá--lo quanto aos processos dos registos de baptismo que pretende, necessitando para isso dos competentes elementos de informação para a pesquisa dos mesmos.
Desejo, no entanto, dizer-lhe que nem todos os registos paroquiais de algumas freguesias de Serpa, como é o caso da Aldeia Nova de São Bento, estão no Arquivo Distrital de Beja. No que respeita àquela freguesia, encontram-se na Torre do Tombo, em Lisboa, os Baptismos (1850/9), os Casamentos (1807/57) e os Óbitos (1802/57).
O meu e-mail é jjdoriapacheco@sapo.pt
Cumprimentos
João Pacheco
Os meus cumprimentos
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
Sou Perdigão por casamento. O meu marido chamava-se João Augusto das Dores Perdigão e nasceu em Beja, São Salvador a 20/06/1948 tendo falecido, prematuramente, a 23/09/2003, em Samora Correia onde viviamos. Era engenheiro e frequentou a antiga Esc. Técnica de Beja. Era filho de João Augusto Perdigão e de Ilda das Dores. O avô do meu marido chamava -se Augusto Gonçalves Perdigão e sei apenas que faleceu com 52 anos, em 1950?. Tenho na minha posse um livro que pertenceu a um irmão do avô do meu marido assinado Carlos Gonçalves Perdigão Barão das Áfricas Orientais e datado de 30/10/1918. Poderia dar-me algum informação sobre esta família? Sempre que tentei saber alguma coisa o meu falecido sogro mudava a conversa e pouca informação consegui obter. O meu sogro era mestre canteiro, tendo construido as estátuas que se encontram frente ao tribunal de Beja.
com os melhores cumprimentos e antecipados agradecimentos
Anália Perdigão
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
Cara Anália,
Infelizmente não poderei ajudá-la! Minha quarta avó era filha de um membro da família Perdigão. Emigrou para o Brasil em 1878, não tendo mais contato com seus familiares.
Quando pesquisei a freguesia de S. Salvador da Vila de Serpa, o único Perdigão que encontrei por lá, foi o meu ancestral Bento Perdigão e sua mulher Joaquina Bárbara.
Para que eu possa encontrar alguma ligação, creio que precisaria avançar algumas gerações mais em suas pesquisas.
Melhores cumprimentos,
Luiz Gustavo de Sillos
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
Bem...
Considero deveras interessante esta curiosidade pela familia Perdigão!
"Tenho na minha posse um livro que pertenceu a um irmão do avô do meu marido assinado Carlos Gonçalves Perdigão Barão das Áfricas Orientais e datado de 30/10/1918"
Não deveria estar na sua posse mas enfim... continue a sua busca pelo tesouro escondido, afinal nunca se sabe!!! Ah, não se esqueça: Se encontrar existem direitos!
Cumprimentos
Enlace directo:
RE: Família Martins Rato e Margalho do Distr. de Beja
O livro não foi escrito pelo tio avô do meu falecido marido.Apenas esse tio avô escreveu, como muito de nós escrevemos,o seu nome e um título honorífico, que penso lhe pertencia, num livro, que lhe terá pertencido. Poderá explicar - me porque não deveria estar na posse do meu marido? Não busco nenhum tesouro perdido. Não preciso de tesouros . Move - me a curiosidade. Não é o que nos move a todos neste fórum?
RespuestaEnlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 15 ene 2025, 20:50.