Assentos curiosos
This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia
Assentos curiosos
Caros Confrades,
Certamente que muitos de vós já encontraram alguns assentos, no mínimo, curiosos.
Pois, a este propósito, não resisto a deixar neste espaço um dos ditos que me proprcionou uma "gargalhada contida" na sala de leitura, e que era pouco mais ou menos assim:
"Aos ... dias de Janeyro da Era de mil seis centos e outo faleceu Maria de Carvalhais que se encontra enterrada nesta Matriz, a mais velha mulher que havia nesta villa, de que era de perto de cem annos, e que comia musgo das paredes assim como outras pessoas comião pão..."
Quem sabe, uma receita para a longevidade!!!!
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Talvez fosse um bolor que funcionasse como antibiótico.
Quem sabe?
Não foi assim que se descobri a penicilina, num pão bolorento?
Acho sempre muito curiosos esses apartes de alguns párocos.Era uma maneira de fazer história.
Muito obrigada por partilhar com este grande público essa estorinha.
Cumpts
Maria
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros confrades,
falando de curiosidades, aqui vai o que encontrei no livro de assentos de baptismos da freguesia de Arega de 13.04.1726.
"...Brizida filha de Faustina, solteira, escrava do Padre Manoel Teixeira desta villa, de quem foi padrinho e madrinha foi Maria filha de Maria Joam dos Cazais.
O Prior Francisco Antunes."
Cumprimentos,
H. Dias
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros Confrades,
continuando com os assentos curiosos, desta vez na freguesia de Maçãs de D. Maria no ano de 1900, mais ou menos nos seguintes moldes:
"... baptizeia a Filismina, filha iligitima de Manoel .... , ausente há dois anos nos Estados Unidos do Império do Brasil, e de Maria ... "
Cumprimentos,
H. Dias
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Boa noite,
Também encontrei um assento interessante. A primeira vista, parece normal. Vem a data do baptismo, o nome dos pais, dos avos paternos... e acaba com "e materno" e depois mais nada. Na margem alguém escreveu :
"Fugirão os does [dois] por crime sem acabar de dar conta"
Cumprimentos
Sandra Carvalho
França
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros confrades
O registo mais curioso de que me lembro é de um casamento ocorrido em Monchique aos 27/1/1694 em que é mencionado o noivo : Domingos da Costa, a sua naturalidade: Marmelete, os seus pais: Vicente Francisco e Guiomar Rodrigues,
onde eram moradores: lugar da Mariola em Marmelete e ... depois as testemunhas: Manuel Rodrigues, morador em Odeceixe e Pedro Annes morador em Monchique.
Da noiva: Nada!
Nem nome, nem nome de seus pais nem de onde era natural.
Certamente o padre fora convidado para a despedida de solteiro que deve ter sido bem regada. :-)
Cumprimentos
M.Elisa
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros amigos
Num assento de Baptismo:
Baptizei um individui sexo masculino.....JOSÉ filho de Joana Rosa e de pai incógnito, proprietário e morador nesta freguesia.
Gato escondido com o rabo de fora.
Cumprimentos
Nita
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Infelizmente, nunca encontrei coisas dessas engraçadas :(
RespuestaEnlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros Confrados,
tenho uma sétima avó de nome Catherina das Neves falecida em 05.11.1712, e que recebeu apenas "o sacramento da Penitencia por nam dar mais lugar a doença", e foi enterrada dentro da Igreja de C. Couce.
A curiosidade deste assento de óbito (quanto a mim) está na margem do mesmo, onde consta uma nota do Pároco, do seguinte teor: "foi condenado seu marido em mil réis por não mandar chamar"...
Cumprimentos,
H. Dias
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Luis,
Não me digas que esta senhora era do Redondo?!!
A sua casa deveria ser muito húmida .... para nelas crescer musgo tanto musgo :-)
Arlindo Rodrigues
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Boa tarde,
Aproveito para partilhar também um assento de baptismo de uma freguesia do concelho de S. Pedro do Sul, por volta de 1790, em que a mãe, solteira, indicou como pai um determinado indivíduo - uma situação frequente. Nada frequente é o comentário do padre: "deu por pai a ..., que nesta freguesia é quem tem gerado mais filhos da mãe".
Cumprimentos,
Pedro Girão
Nota: Descrevi este caso pitoresco com dados pouco específicos, omitindo o nome do indivíduo, porque ele consta da nossa Base de Dados - com descendência legítima e respeitável!
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros colegas
Apresento aqui um assento de óbito curioso, da freguesia de Azóia, nem que seja pela situação um pouco trágica, que transcrevo na íntegra.
"Aos vinte e quatro dias do mês de Maio do ano de mil novecentos e quatro, no lugar e freguesia da Azóia, concelho de Leiria, diocese de de Coimbra, pelas nove e meia horas da manhã faleceu, não tendo recebido os sacramentos da santa madre igreja, um indivíduo do sexo masculino, não sendo conhecido, calculando-se-lhe a idade de quarenta e cinco anos pouco mais ou menos, de estatura regular, magro, côr trigueira, cabelo castanho escuro, pouca barba, e com o vestuário muito usado, que no dia vinte e três do mesmo mês e ano chegara a este lugar e freguesia de Azóia onde pernoitara, e dissera a Joaquina de Jezus Carvalho, casada, moradora no lugar da Codiceira, desta mesma freguesia de Azoia, que vinha de Lisboa, era solteiro, e se dirigia para Mortágua, freguesia e concelho de sua naturaliade, desta mesma diocese de Coimbra, donde estava já há muito tempo ausente, o qual foi sepultado no cemitério público desta freguesia. E para constar lavrei em duplicado este assento, que assino. Era ut supra.
O Pároco José da Silva Santos Monteiro."
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros Confrades,
Palpita-me ter descoberto, num dado assento da freguesia de Rio de Moinhos-Borba, aquela que parece ser uma das primeiras versões da lógica da batata:
“Aos 28 dias de Janeiro de 1638 faleceram António Fernandes Pizueiro e M.el Roiz Chapa, não receberam os sacramentos porque se matou um ao outro e logo morrerão. Estão enterrados em Estremoz, e por ser verdade assinei. Tomé Alveres Velho”
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Assento de Baptismo da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Topo, Ilha de São Jorge:
Em os dezasseis dias do mes de Abril de mil seiscentos e sessenta e dous baptizei a Mateus nascido em a cidade de Argel sendo já adulto filho de pais mouros de nação naturais também e moradores em Argel, foi padrinho o Capitão mór Pedro Teixeira da Silveira freguês nesta Paróquia.
António Pires(?) Serpa
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Santos
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caro Sr Luis P. Calhau
Recentemente também tive acesso a um Assento curioso e inédito, pelo menos para mim.
O dito dizia o seguinte:
-"....sexo feminino que tinha sido baptizada em perigo de vida..."
Mas sobreviveu visto ser minha Trisavó.
Com os melhores cumprimentos
Luis Baço
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caro Luís Baço
Obrigado por ter partilhado essa informação.
É, sem dúvida, a conjugação de uma infinitude de circunstâncias que permite que estejamos aqui e agora.
Infelizmente, por vezes é necessário depararmo-nos com situações mais marcantes do presente para tomarmos consciência de tal, e nem nos ocorre que essas situações representam, tão só, mais uma de tantas que se foram acumulando geração após geração.
Ainda hoje, de conversa com uma colega a mesma me dizia, quando comentávamos o perigo de viajar com cansaço e/ou sono: "naquele dia, quando vinha do Algarve comecei a ultrapassar um camião e, por umas fracções de segundo deixei-me dormir. Valeu-me o meu marido, que ainda ia bem acordado, e que deu um grito... ainda consegui controlar o carro... certamente que não estaria aqui hoje, nem a minha filha se não tivesse ocorrido aquele grito...".
No estudo da minha ascendência também me deparei com muitos "acasos".
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Meus caros vi um registo que mostra como "era a vida".
"No dia... casei José, viúvo, de 60 anos, morador em no lugar X, Leiria, com Maria de 20 anos solteira, moradora no mesmo lugar... No final da cerimónia apareceu uma criança, que baptizei com o nome de Francisco e os nubentes reconheceram como seu..."
Vi ainda 3 registos de baptismo, no Algarve, feitos em anos diferentes, mas que se declarava que as crianças eram de mãe desconhecida... e só figurava o nome do pai. Julgo que seria senhora que tinha marido fora, e o seu amante encarregava-se de registar "os frutos do seu amor".
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Segue um exemplo dos "arr(anjinhos)" dos Senhores Padres...
Reveles – Montemor-o-Velho
“Aos dez dias do mês de Outubro de mil setecentos e sessenta e dois, baptizei de minha licença e pus os santos óleos o Pe. José Rodrigues das Neves, a Jerónima que nasceu a vinte e sete de Setembro, filha de António José da Costa Pinto e de sua mulher Dona Rosa Maria de Matos Salazar, moradores em Reveles, neta paterna do PADRE Mathias da Costa Pinto e de Isabel Rodrigues Milheira, solteira, moradores em Peres Alves desta freguesia, e materna do PADRE Simão Pedro de Matos e de Dona Teresa Maria de Salazar, moradores na Figueira. Foram padrinhos Anselmo José das Neves e Jerónima Maria da Apresentação, desta freguesia, de que fiz este termo que assinei com as testemunhas e baptizante. O Vigário Manuel (…)Salgado”
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Boa tarde, caro Luís
Penso que já partilhei aqui no forun, em tempos, alguns assentos curiosos com que me deparei. Na dúvida, dois que me lembro bem e ambos da Covilhã:
"Aos ...tantos dos tantos...baptizei Rosa que é filha do António que mora na rua de baixo". - Seguem-se assinaturas e nada mais!!!!!
outro:
" Aos ...tantos dos tantos...foi a sepultar Fulana que morreu ontem de um naufrágio por causa de uma grande tempestade que aqui ocorreu" - Assinatura
Nota: Como estou a transcrever de memória (embora o essencial esteja presente, não posso adiantar mais sobre os mesmos assentos em termos de microfilmes e folhas.
Sobre o último assento e porque achei muito estranho, atendendo ter sido resultado de uma pesquisa efectuada na freguesia de S.Pedro e esta situar-se na encosta da serra da Estrela, coloquei aqui a minha admiração. Na altura, alguém me explicou que por aquelas recuadas épocas (1500>...), a região da Covilhã era banhada por muitas ribeiras caudalosas e a travessia fazia-se de barco. Está explicado o naufrágio...
Cumprimentos
maria
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Eu também tenho um assento de casamento engraçado.
Para vos enquadrar a história, eu encontrei um casamento em que a noiva era legitima de pai e mãe, mas ao encontrar o baptismo dela, ela aparecia-me como filha natural só da mãe. Procurei os irmãos e todos eram filhos naturais só da mãe... e eram uma boa dúzia deles. Fui então procurar o casamentos daqueles pais que vinha legitimar a filha à data do casamento dela. Então encontrei que se casaram " aos 6 dias de Julho de 1848 de manhã nas casas da morada de Maria Lopes da Silva [a mãe até aí natural. O pai ausente era de terras distantes] (...) ele esta nos últimos prantos desta vida de duas facadas que lhe derão. Foi o motivo de viverem emancebados e terem muitos filhos"
Achei piada ao senhor não querer morrer em pecado ao fim daqueles anos todos sem se casar. Alguns filhos passaram a usar o nome do pai, no casamento, como legítimos, outros não.
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
E assim se acaba com a vida de uma "mulher boa"...ou melhor, de uma "boa mulher"...
“Aos vinte e seis dias do mês de Novembro de mil e seis centos e noventa e nove annos se achou afogada Maria da Costa, a Fachada de alcunha, molher de Manoel da Cruz desta Villa Nova Danços, e está sepultada no adro desta igreja e consenti se sepultasse no ditto adro por me constar da fé de dous escrivães e por juramento de hu surgião q a dita defunta se não afogara nem por acidente, nem por mãos próprias, senão q a matarão, e a lançarão no Rio do Campo desta Villa Nova Danços, e por serem os indícios tam prováveis e evidentes e ter ella sido molher de bom procedimento e boa cristã, de bom viver e conhecerem muitas pessoas q a ditta defunta a matarão e ella se não matou a si a enterrei em sagrado de que fiz este assento, dia e hera ut supra. O Pe. Cura Francisco Carvalho”
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Assento da freguesia da Sé, Porto:
Manuel Antonio das Neves Prata casado com Maria das Neves Prata da rua das Fontainhas desta Sé Cathedral falleceu da idade de setenta e tres annos repentinamente aos dezoito de Novembro de mil oitocentos e cincoenta e tres e foi sepultado no cemiterio do Prado de Repouzo de que fiz este assento que assignei
O abb. da Sé José Vicente Teixeira
À margem o Abade anota Este homem teve do relacionamento com a dta m.er 32 filhos os quais são ainda 19 vivos ao tempo da morte do dto
Cumprimentos
Manuela
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros amigos. Aqui vai a minha contribuição:
Inácio de Macedo Portugal não se casou, mas teve filhos de várias mulheres. Um deles, chamado Miguel, fez inquirição de génere, onde pude constatar que era filho de Ângela Silva, moradora na rua do Arvoredo, freguesia da Cividade, em Braga.
Procurei então um assento que lhe pudesse corresponder. Encontrei o seguinte:
Aos vinte e sinco de Julho. de 652 baptisei e pus os Santos Óleos a Miguel, filho de Angella Sylua da rua do Arvoredo desta minha frgª deu lhe por pay a Miguel Frz o panasco de são Jeronimo. por padrinho Miguel Machado e Jeronimo Caruº enfee de que fis este termo que assinei …
Falta-me saber o que significava "panasco" em 1652. Ou seria apelido do homem?
Cumprimentos
J. Menezes
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caro J. Menezes:
O panasco é alcunha. Segundo Viterbo, Panacaes- eram campos de ervas e outros autores panasco-erva.
Hoje em algumas regiões significa alguém que não tem habilidade para nada.
Cumprimentos
Nelita
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Assento de Óbito da Paróquia de N. Sr.a do Rosário, Topo, Ilha de São Jorge:
Em os vinte e três dias do mês de Setembro de 1699 anos faleceu da vida presente Manuel da Costa natural da Vila da Praia marinheiro de um barco da dita Vila a qual cortaram os mouros a cabeça a levaram consigo e o mais corpo está enterrado nesta Igreja da pia de água benta da porta principal para a banda da escada do coro, não recebeu sacramentos por ser a morte tão repentina que para constar fiz este termo que assinei. Era ut supra.
O Vice Vigário
Brás de Sousa Mendonça
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Meu trisavô, pai de cinco rebentos, e ancestral de mais de 100 pessoas atualmente. Porém, de acordo com o registro do cartório, "falleceu solteiro e sem filhos."
Cumprimentos,
Dan
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros Confrades,
Num livro de Alvaiázere encontra-se o registo de baptismo da filha de uma viúva, não se sabe se alegre… mas, certamente, mentirosa ou incompreendida!
“Aos sinco dias do mês de Dezembro de mil sete Centos e quatorze annos, bauptizei Feliciana, filha de Thereza Vaz, viúva desta villa, a qual dice que era filha de Joseph Cordeiro Soldado do Terço da Armada e assistente na cid.e de Lisboa com quem ella estava comprometida p.a cazar: foy p. o Ldo. Pe. António Vallério da Sylva, desta villa. E p.a constar fiz este assento, que assinei; Era ut supra. Frey Martinho de Carvalho”
Na margem:
“Foy mentira na may p.a querer escuzar a sua deshonestidade, porque hé tida, havida, e (sic) reputada por filha de M.el Ferreira Bairrão, da villa de Punhete, e por tal tratada. E para constar fiz esta declaração. Carvalho”
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Também encontrei um registo deste género, mas a menção é de filho legítimo:
«filho legítimo, primeiro do nome, de João Paes Santiago, residente, segundo dizem, ha mais de nove annos nos Estados Unidos do Brasil, natural do logar dos Pardieiros desta freguezia de Beijós, e de sua mulher...»
C. Peixeira
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros senhores,
Este tópico foi simplesmente delicioso.
Cumprimentos a todos
Maria Amélia Moura
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros Confredes e Confreiras
Aqui vai mais um excerto dum assento
"he fama constante que seja filho do abbade da Lagiosa"
Cordiais cumprimentos
Adelino cardoso do Amaral
Enlace directo:
são João de Areias
Em São João de Areias encontrei um registo de baptismo lavrado por um padre amante da investigação policial:
"Aos 15 de Setembro de 1774 baptizei a Maria, filha de Erea e de pai incerto. Foram padrinhos (...)por certo requerimento que se me fez, foi tirar sumária informação de quem era o pai da dita Maria e me informei primeiramente com Manuel Alves Ribeiro, o qual me disse pelo juramento de seu grau não sabia quem certamente era o pai da dita Maria, somente sabia mui bem que João Antunes Correa morador no lugar de parada (Carregal do Sal), falava com a dita Erea, mãe da dita Maria pública e ocultamente e que Isabel João, mãe da dita Erea se dizia tinha dado muitas pancadas na dita filha, por amor de João Antunes Correa o qual lhe alugou umas casas para ela morar e quebrou com algumas pessoas por amor del aisto dizia o dito ... por ser pública voz e da mesma forma disseram ....."
Enlace directo:
RE: são João de Areias
De um assento de óbito na freguesia do Luso, Mealhada, feito tempos depois do falecimento ter ocorrido, justificando o pároco «que era no tempo das invasões francesas em que toda a população fugiu e eu também».
RespuestaEnlace directo:
RE: são João de Areias
Do assento de batismo de um ascendente de um famoso escritor português era referido ser o mesmo filho de (nome do pai) e de mãe incógnita.
Curiosamente a madrinha do baptismo foi a própria parteira.
Enlace directo:
Melhor rir...!
Passando os olhos pelos arquivos de certa paróquia Alentejana deparei-me com isso:
"...nasceu Henrique Nunes filho de Manuel Nunes e de Maria Divina de Jesus. A mãe morta ao parto apenas dizia em seus delírios e febres a que todos atestam que o filho não era do casamento mas sim gerado pelo filho mais moço do padre. Não o será verdade pois o padre não tem filho algum e o padre sou eu e há mais de trinta anos que me faltam músculos baixos..."
Quem mentia?
Saudações,
D.
Enlace directo:
RE: Melhor rir...!
Prezado confrade.
Coitada da Maria Nogueira
“Aos 9-5-1627 faleceu André filho de Maria Nugueira viúva moradora em Cacavelos era de Srmº(?) sepultou-se no adro de S.Miguel de Lousada. Em 13 do dito mês e ano se faleceu Pedro filho da mesma Mª Nugueira mais se faleceu Baltazar filho da dita Maria Nugueira em os 23 do mesmo mês e ano de 1627 e este era menor em 25 do mesmo mês e ano se faleceu Ana filha da mesma Maria Nugueira viúva tambem se faleceu Maria filha de mesma Maria Nugueira em os 30 dias do dito mês de Maio e em 3 de Junho de 1627 se faleceu Catarina filha da dita Maria Nugueira viúva e todos .........“
Cumprimentos
Al.Cunha
Enlace directo:
RE: Melhor rir...!
Caros confrades,
La para os lados da Guarda, nasceu em Janeiro de 1812, o António, filho da Maria Martins, solteira, e de pai incógnito.
O sr. Prior, porém, quis acrescentar qualquer coisa à incógnita paternidade e dissipar algumas dúvidas, que por acaso ainda existissem entre os conterrâneos da Maria Martins, e acrescentou no assento de baptismo do ilegítimo António:
"Declaro, que he fama publica que é filho de Francisco M. G., Sargento Mor das Ordenanças, filho de Manoel M. G. e de Mariana G., viuvo, na companhia do qual em sua propria casa viveu a dita Mai da criança até vesperas do parto."
Cmps
vigo
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caso passado nas serranias de Monchique.
Nº. 152
Creaturas de Ds.
Aos dezanove dias do mes de Setembro do anno de mil oito centos sessenta e oito em huma caza na Quinta do Corvo (?), junto á esta Vila de ..., Concelho da mesma, ... do Algarve, Jose ... , Cirurgiao do partido deste Concelho, baptizou ao nascerem, tres Crianças, duas do sexo masculino, pegadas huma á outra, e huma do sexo feminino, as quaes nascerao das cinco ás seis horas da tarde do dia de hoje, e logo, depois de nascidas, morrerao, filhos legitimos de Antonio Jose S..., trabalhador ,e de Maria Justa, governo de sua caza, naturaes desta freguezia, recebidos nesta Igreja, parochiannos, moradores nesta freguezia, na quinta assima dita, netos paternos de Francisco Antonio S... e Maria Catharina, e maternos de Jose Hilario e Justa da Nazareth. E para constar, lavrei em duplicado, este assento, que, depois de ser lido e conferido perante o baptizante, commigo assignou. Era ut supra
Jose ... O P.º Antonio Jose Martins Carneiro
Melhores cumprimentos
vigo
PS: Na dúvida de certas palavras preferi deixar em aberto.
As minhas desculpas aos confrades.
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Em Vila Real (1696) o padre descreve os noivos: "O contraente he de mediana estatura para baixo e a...(?) comprida,cabelo curto ,olhar azevichado .E a contraente com vestido preto,rosto comprido,alegre e faladeira"
RespuestaEnlace directo:
RE: Melhor rir...!
Provavelmente relacionado com as epidemisas referida no texto abaixo...
IN "Crises de mortalidade em Portugal desde meados do século XVI até ao início do século XX
Enlace directo:
RE: Melhor rir...!
Provavelmente relacionado com as epidemisas referida no texto abaixo...
IN "Crises de mortalidade em Portugal desde meados do século XVI até ao início do século XX -
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Assento de Óbito da Paróquia de Santa Bárbara das Nove Ribeiras, Angra do Heroísmo:
Em os mesmos cinco dias do mês e hera acima dito (Agosto de 1652), faleceu Maria Fernandes por alcunha A Pintada, estando o marido ausente. Está o seu corpo enterrado na mesma sepultura com o corpo do defunto acima (Romão dos Santos que faleceu no mesmo dia) por ter também quinhão nela e por ser muito pobre e não ter com que pagar à Fábrica.
Cumprimentos,
Miguel Santos
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caro Luis Projecto,
ao ler estas curiosidades verifico que já efectuou pesquisa no concelho de Santarém!
Será que João Lobato casado com Anna Oliveira (ambos naturais da vila de Punhete) lhe dizem alguma coisa?
Cump.
M. Carvalho
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos - Mértola
Venho partilhar também um assento de casamento de antepassados meus de Mértola, que considero muito interessante, tendo em conta os tempos de (alguma?) intolerância religiosa que actualmente atravessamos. Hoje certamente não era possivel isto acontecer sem...
O texto é o seguinte, após o protocolo inicial do casamento realizado em 4-8-1647 entre Manuel de Almeida e Maria Pereira, sendo o noivo "...mouro de nassão convertido a esta fé...".
CarlosP
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Num "Visto em Visitação" de um livro de baptizados, a advertencia ao pároco:
" ..... nos assentos dos que não foram de legítimo matrimónio, não declarará o nome do pai salvo dê o seu consentimento, nem admitirá a ser padrinho religioso algum sem licença ou dispensa do Illmº Revº Sr Patriarca, do que fará menção no dito assento. São Miguel de Palhacana, 3 de Agosto de 1729"
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Notícias exageradas (ou talvez falta de paciência do padre para averiguar a verdade)
«Em o mesmo dia era ut supra baptizei a Maria filha de Miguel Dias e de sua mulher Fulana, não lhe pus sobrenome porque nem os maridos o sabem, foram padrinhos António André o letrado de alcunha e a mulher de Manuel Gonçalves. O padre Gaspar Dias»
Pardilhó (Estarreja), 1663.
«Aos dezanove de Fevereiro de 650 faleceu Alexandre Amador de cento e catorze anos, fez testamento...». Pardilhó (Estarreja), 1650.
Helena
Enlace directo:
Não se brinca com armas de fogo...
Partilho o registo de um triste acidente:
«Em dezasete de Novembro de setecentos e vinte e nove, faleceu Sebastião Vaz, sem Sacramentos, por morrer na charneca de um tiro, disparando-se-lhe uma sua espingarda nas mãos. Está enterrado na igreja, defronte da porta travessa.»
AUC, Parq. Vila Nova de Anços, Liv. M2, fol. 191.
Votos de Ano Bom.
Tiago Monteiro Dias.
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Assento retirado da dos livros paroquiais da freguesia de Prado (Sta. Maria), Braga:
Em os 6 de Junho de (1)611 se enterrou a cabeça de Fr.co Frz que (h)avia dez dias que estava no pelourinho, foi enforcado em Ponte de Lima, ao presente de disseram ... missas.
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Outro assento curioso:
Aos dezanove dias do mês de Outubro de mil seiscentos e vinte e sete annos disse o P.e Balthazar Alz que nesse dia baptizara a hum minino de D.os Miz e de sua m.er M.a Frz diz que hera ou tinha alguma aparência de hermafrodita, perguntei-lhe pellos padrinhos...
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Assento de baptismo na paroquia do Coracao de Jesus, Lisboa:
A 16/7/1842 baptisei ---- filho de pais incognitos. Foi conduzido a esta igreja por ------ viuva de ------ e avo materna do baptisado moradora na rua -----, freguesia de S. Jose.
Como os padres se prestavam a colaborar em tais mentiras!!
Rosario
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Assento de óbito, freguesia da Oliveira, Amarante cerca de 1690:
" Já faleçeo, quem pão comeo, joão tarrão que ha dias naçeo, porem ainda q comeo, infim contudo isso feneceo, et ... [não consegui decifrar o que vem a seguir] João Paschoal Delgado #por isso não fica vago# "
!!!
Cumprimentos
Lúcia Cardoso
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
“Bastiam de A. faleceo a outo de Junho de mil e quinhentos e outenta e três; nam fez testamento; perderam os taverneiros nelle que era gram bebedor.”
RespuestaEnlace directo:
RE: Assentos curiosos
Não deixa de ser curioso o facto de a madrinha ser defunta (e já agora ...há uns anitos 1639)
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ShowFile.aspx?DOId=&FileId=_1582162&imageType=0
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros Confrades,
Na freguesia de S. Lourenço de Portalegre:
"No derradeiro dia do mês de Julho de 639 faleceu a bexigosa padeira q morava na Caganitta..."
Palpita que aqueles pães....
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros Confrades
Um registo interessante da Igreja Matriz de Arraiolos;
Casamento a 16-1-1605 de Cristóvão Lourenço, homem pardo Cardador com Brites Fernandes Coelha, viúva que ouve mal dos ouvidos.
Cumprimentos,
Luís
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Bom dia
Aqui vai mais uma curiosidade, de Cabril (Pampilhosa da Serra):
A 4 de Agosto de 1707 casa-se Manoel Francisco, filho de Domingos Francisco e Isabel Antunes (Vidual de Baixo) com uma Ana Nunes Simois.
Isso não tem nada de especial... O que já tem é que o seguinte assento de casamento, no mesmo livro (a 23 de Outubro de 1707) é do mesmo Manoel Francisco! A primeira mulher dele morreu no dia 23 de Agosto.
Nunca tinha visto um casamento tão curto (19 dias) e um homem a recasar tão rápido.
Será que nos vossos registos encontraram algum casamento ainda mais curto?
Cumprimentos
Joaquim Nogueira
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros Confrades
aos 4-8-1647 enterrei nesta Igreja (São Gregorio - Arraiolos), 3 crianças de um ventre, filhas de Manuel Pinto e de Luisa Coelha, e por ser verdade .... Padre Manuel Cardoso
outro registo;
casamento a 2-5-1718 (Pavia - Mora) de Miguel Martins escravo de Isabel Pires da Herdade da Cre (termo de Pavia), filho da Igreja com Francisca da Conceição (solteira) filha de Domingos Roiz e de Catarina Varela, natural da Freguesia de Nossa Senhora das Brotas, termo das Aguias, ele natural da freguesia de São Paulo, Matriz de Pavia, tambem solteiro, (acrescenta o Padre) e antes de os receber perguntei a dita Francisca da Conceição (perante as Testemunhas),se sabia que o referido noivo tinha a condição de ser escravo, a que respondeu que sim, e que desta sorte queria casar com o mesmo.
Padre Miguel Soares de Carvalho
Cumprimentos,
Luis
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Ah,ah!
Estes assentos são sem dúvida um bónus para compreender outros tempos e são também muito divertidos. Com perdão pela brincadeira, no exemplo datado de 17/9/11, 12.32h, não será o caso de se tratar do primeiro caso de envio de esperma pelo correio?
E anteriormente, no assento de casamento onde só consta o nome da noiva, não terá sido o primeiro caso de um casamento entre o mesmo sexo onde o nome foi oculto propositadamente? Alguma dúvida devia residir para omitirem o nome de um do casal :)
Esse "outro" não seria decerto o bebé hermafrodito, porque de óbito se tratava o assento deste...
De facto, belas histórias se fazem daqui.
Quanto à senhora centenária que faleceu idosa por tanto musgo das paredes comer, há que investigar porque, se a memória não me falha, já ouvi histórias sobre isso...
Bem-haja :)
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Ahahah!
Mas era mesmo assim...
Dá para rir, mas depois lá vem o "respeitável" acima da decência...
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
32?!!
Deve ser um record!
De uma só mulher, parecem tantos! Não é impossível mas... é quase um por cada ano de fertilidade. A menos que tenham surgido aos pares ;)
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Mas do que faleceu essa primeira mulher?
Já estaria ENFERMA e daí se dar o casamento, quiçá por conveniências económicas, de status ou de honra?
Faleceu de parto e ele só casou por obrigação?
São questões pertinentes ;)
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Cara Xstina
não são 32, mas sim 3 (não sei onde foi buscar os 32!), e o casal em causa foram Pais de outros filhos que deixaram muita descendência, por acaso tambem são meus antepassados, dois filhos do dito Manuel Pinto / Luzia Coelha casaram com duas irmãs (gemeas), filhas de Andre Alvares e de Maria Luis do qual eu tambem descendo.
O Andre Alvares (referido) e filho de Luis Dias e de Isabel Alvares que foram pais de 2 crianças (gemeas), falecidos a 5-3-1659 na Herdade da Pontega (Arraiolos).
Curioso e que alguns dos descendentes destes casais referidos tiveram tambem gemeos.
Cumprimentos,
Luis
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caro Luís,
pelos vistos nem eu! Peço desculpa pelo equívoco.
Deve ter sido um instante de dislexia, talvez...
Mas a bem ou mal, lá acertei nos gemeos :)
Cumprimentos
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Já agora, ...
Reparou como o padre Fortuna numera os assentos?
De 909, passa a 1000.
Boa Nota!
Enlace directo:
RE: são João de Areias
Fugir por fugir, vejam este:
A 11 de Novembro de 1781 na igreja de Santa Maria a Nova de Azurara ... etc, etc, etc, ...
O assento está completo, faltando apenas os nomes das testemunhas.
O curioso vem à margem:
"Não teve efeito porque fugiu o noivo no dia do recebimento. O reitor Francisco Pereira Cacheta fiz esta declaração"
Enlace directo:
RE: são João de Areias
Fugir por fugir, vejam este:
A 11 de Novembro de 1781 na igreja de Santa Maria a Nova de Azurara ... etc, etc, etc, ...
O assento está completo, faltando apenas os nomes das testemunhas.
O curioso vem à margem:
"Não teve efeito porque fugiu o noivo no dia do recebimento. O reitor Francisco Pereira Cacheta fiz esta declaração"
Enlace directo:
RE: são João de Areias
Fugir por fugir, vejam este:
A 11 de Novembro de 1781 na igreja de Santa Maria a Nova de Azurara ... etc, etc, etc, ...
O assento está completo, faltando apenas os nomes das testemunhas.
O curioso vem à margem:
"Não teve efeito porque fugiu o noivo no dia do recebimento. O reitor Francisco Pereira Cacheta fiz esta declaração"
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros confrades,
Aqui fica um assento de óbito (1595) da freguesia de Bustelo, onde a morte parece ter ficado cara ao defunto... :)
Ao enterramento se disseram doze missas com ofício de nove lições pagas a cem rs (réis);
um carneiro de oferta - duzentos rs (réis);
um alqueire de trigo - duzentos rs (réis);
duas pescadas quarenta rs (réis);
pão quarenta rs (réis);
meio almude de v.º (vinho) cinquenta e cinco rs (réis);
de candeias incenso - vinte rs (réis);
de tanger os sinos - cem rs (réis);
do responso - cem rs (réis);
aos pobres alqueire e meio - cento e cinquenta rs (réis);
dar de comer aos fregueses - mil seiscentos rs (réis);
[...] mês doze padres a cem rs (réis) mil cento 10 digo [?] [?] rs (réis);
2 ao ano se disseram ao ano as dez missas pagas a [?] [?] a cantada;
vinte rs (réis) mais com ofício de nove lições [?] 2 nas obradas de todo ano.
Cumprimento, PP.
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
“Catarina de Carvalho, faleceu viúva, aos 63 anos, em 16 de Março de 1664, em Valdigem.
Fez testamento, com oficio de 60 padres; seu filho Domingos Pinto, fez cumprir o bem da sua alma.”
Cumprimentos,
Miguel
Enlace directo:
RE: Assentos curiosos
Caros Confrades,
Séc. 19, 2.ª metade, três assentos de baptismo, na mesma freguesia, em três anos consecutivos.
(1.º ) Assento de baptismo de A, filho de Pais incógnitos.
(2.º) Assento de batismo de B, segundo filho não legitimo, tendo sido o primeiro A baptizado nesta freguesia em…, filho do mesmo Pai incógnito e de D. …, solteira, neto materno de … e de … ;
(3.º) Assento de baptismo de C, filho primeiro do nome e terceiro da ordem não legitimo, tendo sido o primeiro A baptizado nesta freguesia em…, o segundo B baptizado nesta freguesia em… , filho do mesmo Pai incógnito e de D. …, solteira, neto materno de … e de … ;
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Enlace directo:
Elvira de Póvoa de Midões - alteração dos pais
Elvira nasceu como filha da criada de servir e casou como filha de um outro casal. Deixo os links para comparação...
Bp: http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=46601 pag 22
Casamento: http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=46608 pag 44/45
Enlace directo:
Corpo intacto
Caros confrades,
Em 1831 foi aberta uma sepultura na Igreja de São Martinho, Penafiel, e «apareceu um corpo inteiro que mostrava ser de mulher, sem lançar cheiro, com o cabelo todo, dentes, e todos os pregadores?»; e foi chamado o Doutor Vigário Geral e o cirurgião Francisco Barbosa para examinar o corpo.
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
"Aos dezasseis dias do mes de Junho de mil setecentos e sesenta e cinco annos nesta matriz da villa de Chaves baptizei solemnemente (...) a António que nasceu aos doze deste mês filho legitimo de Manoel Ferreira, digo de pay incógnito, e de Joanna Maria solteira (...)"
eheheheh
Enlace directo:
Assentos curiosos
Bernardo e duas gémeas em um corpo
"Em vinte de Agosto de mil setecentos e vinte, baptizei, sub condicione, a Bernardo em caso de necessidade, e a gémeas em um corpo com duas cabeças distintas, braços e pernas, e viradas uma para a outra , filhos e filhas de Francisco da Costa e de sua mulher Francisca Gomes, tudo de um parto. Foram testemunhas destes parto, pai e mãe e Domingas João que lhe assistiu e António da Costa, irmão do pai deste parto, e sua mulher Maria Jorge..."
Paroquiais/ADLRA/Redinha/B:1681–1762/Fl:83 e 83v
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades
Resolvi colocar aqui mais um assento, não tanto por ser "intrigante" ou versar algo de inusitado mas pela achega importante a quem seja historiador e se debruce sobre as invasões francesas no nosso interior beirão.
Dias atrás, deparei-me com uma página e meia de assentos idênticos, todos seguidos, retirando, apenas, um para exemplificar:
" Aos vinte e sete de Março do presente ano de mil oitocentos e onze faleceu da vida presente, à tirania dos franceses, Catarina de Jesus, casada que tinha sido com João de Proença, o qual também morreu à força de pancada dos mesmos tiranos e moradores que tinham sido nesta freguesia de S.João de Malta desta vila da Covilhã. Foram sepultados na cova da fábrica da mesma igreja, ele tinha de idade sessenta e cinco anos e ela sessenta e três pouco mais ou menos; não fizeram testamento, que eram muito pobres: de que fiz este assento que assino, dia, mês e era ut supra".
(Registo de Óbito:Mic.182, freguesia de S.João de Malta,, Covilhã, item 7, Lv.O 1, fl.191)
Em 7 e 8 de Março deve ter sido uma razia! Já encontrei muitos outros, quer em S.Pedro quer em Sta.Maria, também da Covilhã. Sabe-se que as tropas napoleónicas se acoitaram lá, provocando destruição de grande parte dos documentos das igrejas, para além dos conhecidos roubos e violações das populações. O que me deixou um tanto intrigada foi a idade deste casal (para a época seriam já considerados "velhotes"), pobres, não tendo, portanto, grande coisa a ser roubada. Estaríamos perante actos de violência gratuita? ...atitudes de afirmação de conquistadores?...represália por qualquer acto de não "compactuação" com os invasores?
Muito triste, na verdade...
Cumprimentos
Maria
Enlace directo:
Assentos curiosos
Outro assento curioso:
Aos dezassete de Maio de mil setecentos oitenta e dois anos, nesta Igreja Matriz de S. Pedro de Ferreiros de Tendais, o Padre Manuel José Martins, de minha licença, baptizou solenemente e pôs os Santos óleos a Manuel, filho de Caetana, solteira, do Lugar da Torre desta Vila de Ferreiros, e posto que o pai não veio reconhecer por filho o seu menino, é vulgar, notório e constante que o Pai da criança é Manuel Pinto, solteiro, do Lugar de Sernada, desta freguesia, em cuja casa esteve servindo; onde a desorientou e dele concebeu a primeira vez, e ela a levou ao Porto para lá parir; e voltando a dita Caetana para a casa de sua Mãe, continuou a tratar com ela o dito Manuel Pinto, sem que jamais tivesse ela fama com outro. Nestes termos, é o menino neto por parte paterna de Manuel Pinto, natural da freguesia de Oradas, e de Luísa Pinto, do Lugar de Quintela da freguesia de S. Miguel de Oliveira do Douro, sua legítima mulher, e ambos assistentes no dito Lugar de Perlada, e por via materna, de Inácio Rodrigues e de sua mulher Maria Carvalha, ambos do dito Lugar da Torre. Foram Padrinhos Rosa do Sacramento, viúva, e seu filho Manuel da Cunha, desta Vila de Ferreiros, e testemunhas que comigo assinaram o Alferes José Martins, do Lugar de Aldeia, e Manuel Carvalho, do dito Lugar da Torre; e de tudo fiz este assento, para constar, era ut supra.
Enlace directo:
Assentos curiosos
S. João Baptista de Arnoia (Celorico de Basto)
Libro Misto nº 1 (1613-60) folio 243
Visto em acto de visitação aos 19 de julho de 1655, e sob pena de excomunhão não ponha asento por algarismo senão ad extensum, e declara donde são os contrahentes.
Sottomayor.
Aparte de no predicar con el ejemplo, parece mucho castigo para tan menuda falta.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Boa tarde,
Indico mais uma nota que tem o seu interesse:
Não tinham nomes os noivos...
http://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1046417
PT-ADPTG-PRQ-PFTR02-02-0002_m0081
Cumprimentos,
Pedro Bandola
Enlace directo:
Assentos curiosos
E mais um ...
“Aos dezanove dias do mês de Novembro de mil setecentos e noventa annos, nesta Parochia de Nossa Senhora dos Martyres se matou a si mesmo Thomas Colville casado com E. Colville, por excesso de melancolia, morador (…), não recebeu sacramento algum, foi sepultado no Convento dos Padres Irlandeses de sua nação. De que fiz este assento que assinei.”
Cumprimentos,
FB
Enlace directo:
«Amizade colorida»...
Caros confrades,
Em 1589 já havia «amizades coloridas» na freguesia de Ferreira, Paços de Ferreira...
Nasceu Francisco, filho de Catarina do Rego, solteira, e de Francisco Gaspar de Brito, seu amigo.
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades,
Este pároco de Ferreira, Paços de Ferreira, era bem informado!
Pedro, filho de Catarina Santos, de Vila Nova, solteira, não me quis dizer quem era o pai, "quer é dizer que é André Ferreira, de Penouces".
Falta saber por que é que não podia ser o tal André Ferreira...
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades,
E o pároco de Ferreira, Paços de Ferreira, não pára...
Maria, filha de Maria Simões, solteira, moradora em Vila Nova. O padrinho de baptismo disse que o pai da criança era um padre que morava no Lugar de Santiago. Mas, segundo o pároco, a Maria Simões «por ser solteira, se lhe não dá crédito».
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
O pároco de Nossa Senhora da Orada, Borba, escreve no seu registo de uma antepassada minha em 5 de Junho de 1773,ser filha ilegítima de Cecília Maria,natural desta freguesia,viúva de João Martins Maneta,cujo pai,diz ela,é Joaquim Gonçalves,(ele nega),casado com Maria da Conceição,.......;sendo como ela diz,e de que há grande rumor na freguesia, é filha do dito Joaquim Gonçalves e neta paterna de Francisco Gonçalves, natural do lugar da Rapoula,termo e Bispado da Guarda e de Josefa Maria,natural da freguesia de São Domingos de Ana Loura do mesmo termo.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Eis que me deparei com dois óbitos da mesma pessoa com um mês de diferença
PT-ADLSB-PRQ-PLSB50-003-O2_m0364
(São registos seguidos e deve ser um lapso mas o estranho é um deles não ter sido anulado)
Cumpts,
RCC
Enlace directo:
Assentos curiosos
Livro de óbitos em Ovar (1635 a 1667):
“Faleceu Catª Rodrigues, mulher do homem morto, dos Campos, aos 11 dias do mês de Julho ano de 1639 …”.
(1º assento da imagem 16)
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1095332
É claro que “homem morto” é alcunha.
Como se pode constatar, folheando algumas páginas deste livro de assentos, um grande número dos vareiros dessa época tinham alcunhas.
Também em Ovar (não neste livro), encontrei outro assento curioso, com referência a outra alcunha:
“ Faleceu a viúva do padre, em …”.
Cumprimentos
João Machado
Enlace directo:
Assentos curiosos
Pedrulha, Coimbra: Baptizei Pedro, filho de seu pai e de sua mãe, foi padrinho João Duarte, estudante, aos sete de Novemb 601.
RespuestaEnlace directo:
Assentos curiosos...
Caros confrades,
Mais do que curioso, sinceramente trágico...
25.08.1638 - falece Maria, f.ª de Gaspar Manuel e Maria Gomes;
02.09.1638 - falece Milícia, f.ª dos ditos;
04.09.1638 - falece Catarina e Domingos, f.ºs dos ditos;
08.09.1638 - falece João, f.º dos ditos.
Perderam 5 filhos em 14 dias...
Credo!!!
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Terá sido um surto? Do quê faleceram os filhos?
Terá sido de propósito ou acidente?
Enlace directo:
Assentos curiosos
Cara confreira,
Nos ditos assentos de óbito nada consta sobre a causa de morte.
Fiquei a meditar é se eventualmente teriam perdido os filhos todos....
Os quatro primeiros assentos de óbito são sequenciais.
A causa mais provável das mortes poderá ter sido um surto.
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Sobre os surtos, há um artigo interessante...
http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/782
... que contudo não refere o período mencionado. Só analisando a mortalidade da freguesia em causa e comparando com os anos antes e depois.
Enlace directo:
Assentos curiosos
b28/04/1730: ... filho de martinho da costa e Hyacinta machado, ciganos
=> não encontrei, cristao novo, preto, escravo mas deve existir !
b 1732 josefa filha do doutor Silvestre da costa e isabel da conceiçao, solteira ... foi baptizada em casa por risco de vida por Maria da costa mulher do doutor ...
Enlace directo:
Assentos curiosos
mais um
1722 : Maria filha de Alexandre Gonçalves e de sua futura esposa Guimar Gonçalves
Enlace directo:
Assentos curiosos
AGRÍCOLA, filho de pai incógnito e de Maria Josefa, solteira, natural da freguesia da Luz (Santa Cruz da Graciosa), nasceu em 22/09/1852.
BOMFILHO, filho de Manuel José da Cunha e de Evarista Leonor, nasceu no dia 12/01/1904 na freguesia de N. Sra. de Guadalupe, Santa Cruz da Graciosa.
Enlace directo:
Assentos curiosos
DEUSDEU, filho de João Álvaro de Bettencourt e de Joaquina Rosa, nasceu a 04/01/1851 na freguesia de Luz, Santa Cruz da Graciosa.
RespuestaEnlace directo:
Assentos curiosos
Aos doze dias do mês de Julho de 1585 baptizei eu, Gonçalo Dias da Faia, cura nesta Igreja de S. Sebastião (Guimarães) a Afonso, filho de Diogo Vaz, mercador, cristão-novo, e de Genebra Gonçalves, mulher solteira...
RespuestaEnlace directo:
Assentos curiosos
Caros Senhores,
« Aos vinte e tres dias do mes de Novembro do anno de mil oitocentos oitenta e quatro, ás seis horas da manhão no lugar de Abelheira d' esta freguesia (...) faleceu sem sacramentos um indevido do sexo masculino por nome Cyro de idade de cinco meses (...) e morador no lugar de Abelheira desta freguesia (...) o qual não fes testamento nem deixou filhos» [Sic].
Cumprimentos,
Pedro Sousa
Enlace directo:
Assentos curiosos
Aos quinze dias do mês de Março de 1586, baptizei eu, Gonçalo Dias da Faia, Cura nesta Igreja de São Sebastião (Guimarães), a Senhorinha, filha de Madalena Gonçalves e de Salvador Fernandes, seu foram padrinhos André Gonçalves e Isabel Mendes.
RespuestaEnlace directo:
Assentos curiosos
Com as minhas desculpas, corrijo e acrescento a publicação anterior: Aos quinze dias do mês de Março de 1586, baptizei eu, Gonçalo Dias da Faia, Cura nesta Igreja de São Sebastião (Guimarães), a Senhorinha, filha de Madalena Gonçalves e de Salvador Fernandes, seu barregão; foram padrinhos André Gonçalves e Isabel Mendes.
RespuestaEnlace directo:
Casamento com 15 anos de idade (1847).
Caros confrades,
Aqui fica um excerto de um casamento de um parente meu José Teles de Meneses Pinto e Sousa Meireles:
Casaram numa segunda-feira, «com consentimento de seus pais, atendendo a sua idade menor do contraente, que foi dispensado pela competente autoridade, por estar fora do Reino», tendo a cerimónia sido celebrada «na Igreja de «Passos»[sic] (Paços) de Ferreira no que consentiu o muito Reverendo Vigário, primeira testemunha, porque não podia a contraente naquele dia vir a esta minha Igreja, e de se não fazer naquele dia resultavam muitos graves inconvenientes; e por que não havia tempo de requerer ao Prelado sem desprezo à proibição da nossa Constituição Diocesana»; foram testemunhas: o reverendo vigário de «Passos»[sic] (Paços) de Ferreira Joaquim Moreira de Sousa e Anacleto Neto, do Lugar de Gil, freguesia de «S. (São) Pedro de Ferreira, Paços de Ferreira.
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades, mais um, bem curioso:
"…1683 … levou Deus da vida presente a Isabel Francisca mulher de Gonçalo Francisco … de idade de 55 anos, mulher que pariu 29 vezes e todas as crianças levaram alma …"
Cumprimentos,
Lúcia Cardoso
Enlace directo:
Fidalgos da Casa Real.
Caros confrades,
Mais do que curioso, um assento que poderá interessar a outros:
Manuel, f.º do Doutor Desembargador José Teles de Meneses e Melo e de D. Ana Joaquina Leonor Pereira Pinto de Magalhães Lacerda, fidalgos da Casa Real, foi b. a 15.04.1771, na Capela da Quinta de Rio de Moinhos, Lugar de Rio de Moinhos, Covas, Lousada.
Foi baptizado «com licença e decreto de S. (Sua) Alteza, que me apresentaram pelo R.do (Reverendo) D.ºr (Doutor) Manuel Teixr.ª (Teixeira) de Magalhães, abade de São Martinho de Mateus [Vila Real] deste Arcebispado», sob licença do [Abb.ºe[sic] José Alz Frr.ª?] (abade José Alves/Álvares Ferreira?), tendo sido padrinhos de baptismo: «o Ex.mo (Excelentíssimo) e Ilustríssimo Sr. (Senhor) João de Almada e Melo, do Conselho de Sua Maj.de (Majestade) Tenente General dos seus exércitos, e Governador das Justiças da Relaç.º (Relação) do Porto, e seus distritos, por procuração que apresentou seu tio José Teixr.ª (Teixeira) de Mag.es (Magalhães) Lacerda Pereira Pinto, Tenente de Cavalos, e madrinha a Ex.ma (Excelentíssima) e Ilustríssima Senhora D. Ana Joaquina de Alemcastre»[sic] Lencastre por procuraç.º (procuração) dela sua tia paterna D. Brígida de Meireles Teles de Melo; foram testemunhas: José Navarro «Quyros Pirey.ra»[sic] (Queirós Pereira) Coutinho de Vasconcelos de Vilhena e José Teixeira de Mag.es (Magalhães), abade do Salvador de Figueiras (freguesia de Salvador de Figueiras, Lousada) Bispado do Porto».
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
«todas as crianças levaram alma»
Isso pode ser interpretado como?
Todas as 29 crianças faleceram, contudo, receberam extrema-unção?
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades,
A 05.05.1742 falece Apolónia, solteira, f.ª de Pedro Martins e de Maria Martins, do Lugar de Pousada, freguesia de Campeã, Vila Real;
A 11.05.1742 falece Ana, solteira, filha dos anteditos;
A 14.5.1742 falece Maria, solteira, idem.
3 filhas em 10 dias...
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades,
Uma expressão curiosa e, julgo eu, invulgar.
Faleceu Maria Antónia, mulher que foi de Domingos Gonçalves de Azevedo, «homem que foi de muitos amigos».
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Deparei-me não há muito tempo com uma lista de anjos e outras figuras divinas aferidas a crianças falecidas, que por acção do Cura passaram ao livro de registo de óbito não só como fulano ou sicrano, mas tendo a condição celestial precedendo o nome de baptismo.
A sensibilidade do pároco concedeu-lhes esta prerrogativa... não sei se comum, mas nunca tinha visto.
[mf. 111 SGU da TT relativo a Castelo Branco, reg. óbitos]
No mínimo curioso...
Enlace directo:
Assentos curiosos
Pena não nascerem menos crianças do ar, ou seja, de pai incógnito. Fantástico este padre!
RespuestaEnlace directo:
Assentos curiosos
Caro mercúrio
Ainda hoje se usa o termo de Anjo, para crianças falecidas, salvo erro, com menos de 2 anos, sendo os caixões brancos..
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
Enlace directo:
Assentos curiosos
Após um assento de casamento de Olhão (24/5/1739):
"Este termo acima não teve efeito porque em o mesmo acto em que estava para os receber, duvidei pelo limitado corpo da contraente não ter a idade pelo Sagrado Concílio determinada: e para me resolver busquei o livro dos assentos dos baptizados e achei ter esta somente onze anos e quatro meses e assim os mandei sem celebrarem o sacramento."
Enlace directo:
Assentos curiosos
Por falar em assentos de casamento sem efeito, também em Olhão (em 22/6/1777), há uma situação semelhante à referida acima pelo confrade Ajc.oliveira:
"Este termo não teve efeito porque no mesmo dia fugiu o [ou "a"?] contraente."
Enlace directo:
Assentos curiosos
Assento de baptismo em Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul) de 15/7/1686:
"Aos quinze dias de Julho de seiscentos e oitenta e seis anos pôs o Padre Marcos de Aboim cura de Manhouce os santos óleos a Maria sua neta [sic] a qual eu Sebastião de Figueiredo abade desta Igreja de Santa Cruz baptizei ao lume por necessidade e de quem eu fui padrinho e madrinha Natália Ribeira e declaro que os pais da baptizada são João de Aboim e Isabel Álvares do lugar dos Barrios todos desta freguesia de que fiz este termo dia mês era ut supra."
É certo que sempre houve padres a ter filhos, o que me surpreende aqui é à assunção às claras dos laços familiares. Ainda para mais, este João de Aboim não será o único filho, já que ao que tudo indica descendo de uma outra Maria de Aboim, filha do padre Marcos de Aboim.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Bom dia,
É verdade, verdadeiras dinastias clericais progrediam não só na sombra mas também à luz do dia. Transliterando o fundamental para a grafia actual, um belo dia de 1751, José Pinheiro da Fonseca casa Maria Eugénia Pereira Leal, do lugar de Vila Cova, freguesia de Espiunca (actualmente concelho de Arouca). O contraente era filho natural de Maria da Fonseca, solteira, e do Padre António Pinheiro da freguesia de Travanca [então concelho de Sanfins (da Beira), actualmente concelho de Cinfães], deste Bispado [Lamego], e a contraente era filha natural de Maria Pereira, solteira, e do Padre Manuel Freire Leal, vigário de Espiunca. Ela, neta pela parte materna de João Pereira e da sua mulher Maria Manuel (Vila Cova) e pela parte paterna do Padre Jerónimo Leal Freire (Reitor de Santa Maria de Valpaços, Bp.o Porto, nat. Arrifana do Sousa) e de Maria, solteira, por alcunha "a Canica" (São Vicente de Louredo, bispado do Porto). Ele, neto materno de Francisco Rodrigues e sua mulher Maria da Fonseca (Vila Cova). Das sete testemunhas, 3 são padres de Canelas. Assina o padre, pai da noiva. Por certo se mais ascendentes tivessem sido anotados mais padres teriam sido nomeados.
http://digitarq.adavr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1183693 ; é o tif 5.
Já agora, se alguém souber onde param os livros anteriores ao séc. XIX, no caso dos de Baptismos, e à segunda metade do séc. XVIII, no caso dos de Casamentos e dos de Óbitos, agradeço imenso que mo indiquem, mas no tópico que abrirei (Livros Paroquiais de Espiunca) - para não desvirtuar a peculiaridade deste.
Com os melhores cumprimentos,
Carlos Miranda
Enlace directo:
Assentos curiosos
Não sendo um assento de baptismo, casamento ou óbito está escrito num livro de assentos de casamentos de S. Paio (Setúbal). Ver img 6 em
http://digitarq.adstb.arquivos.pt/viewer?id=1210137
“Aos 9 de Março (de 1681) me despachou o Príncipe para prior da Vila de Grândola e, no mesmo mês, larguei esta igreja de S. Simão (Azeitão-Setúbal) com todo o gosto, por me livrar dos vilões desta freguesia onde o sangue é pouco e a criação nenhuma e suposto não haja terra que não tenha bom e mau, esta nada tem de bom como os meus sucessores experimentarão.
Dr Baltazar Correa Pinto”
João Machado
Enlace directo:
Assentos curiosos
Este assento é genial!
Diz mais do que datas de uniões, nascimentos ou desaparecimentos. É um indicador da «luta» e frustração de uma pessoa - instruída e supostamente bem formada - que em poucas palavras revela muito. Adorei.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Aos sinco dias do mês de Fevereiro da era de mil & setecentos & onse annos em minha presença na forma do Sagrado Concilio Tridentino se receberam Joam Pinto filho natural do Padre Simão Teixra. ja defunto & de Ma. Teixra. da Freguesia de Santa Maria de (…) do Bispado do Porto, & Magdalena Vieira filha natural do Padre Manoel Vieira de Lemos ja defunto & de Maria Goncalues do lugar da (…) desta Freguesia (…)
heinrich
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caro Confrade, fiquei muito divertido com o seu achado! Consegue dizer-me de que paróquia se trata, e em que ano foi feito o registo?
Cumprimentos
João Pedro Naia
Enlace directo:
Assentos curiosos
Uma maneira pouco típica de designar os enjeitados: filho/a da Santa Madre Igreja Freguesia de Santo André de Estremoz)
A 28 de Julho de seis centos e quatorze annos baptizei a Maria filha da Sancta Madre Igreja e lhe pus os Sanctos Oleos e por ser verdade e aver baptizado nesta Igreja de Santo Andre e aver sido padrinho Joam de Sande da Fonsequa fis este e me asinei. O P.e Fr.co Roiz.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Amigo Luís:
De que paróquia consta este registo, e em que ano ocorreu o mesmo?
Cumprimentos
João Pedro Naia
Enlace directo:
Assentos curiosos
Como está na publicação anterior, freguesia de Santo André, Estremoz, baptismo em 28/07/1614
RespuestaEnlace directo:
Assentos curiosos
Assento de Baptismo de um antepassado meu da Vila de Rates Póvoa de Varzim (1660)
"Aos vinte e quatro dias do mes de Janeiro do ano mil setecentos e sessenta faleceo da vida prezente Manoel Francisco marido de Maria Francisca morador junto a capela de Santo António desta villa e andando molestado veio por seu pé á capella de Santo António na antevéspera que faleceo comungar e confessar-se com o Padre Cura desta egreja e despois foi par sua casa e andava de pé e ainda no mesmo dia em que faleceo andou a pé mas estando a falar com sua mulher lhe deu lhe deu um acidente de que morreo de repente sem o sacramento da extrema unção (...) O Reitor Nuno Rõiz de Castro.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Mais um da mesma freguesia:
"Aos nove dias do mes de Abril do anno de mil oito centos e nove faleceo da vida presente António José de Amorim marido que foi de Thomázia Joaquina moradores na Rua Direita desta villa, não levou sacramento algum porque o mataram os francezes em hum campo do lugar da Igreja desta villa, não fez testamento e foi sepultado dentro da Igreja e para constar fiz este assento. Era ut supra. O Reitor António Novaes.
Cumprimentos.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Em Alter do Chão, 1631
Aos 4 dias do mês de julho da dita era eu o dito padre Duarte Barreto batizei e pus os santos óleos de licença do padre prior a João filho de Margarida Gil e dos vapores da terra foram padrinho João Boroa Castanho e por verdade fiz este assento.
PT-ADPTG-PRQ-PALT01-01-06M_m0057
Enlace directo:
Assentos curiosos
Em Alter do Chão, 1634
Aos 4 dias do mês de julho da dita era eu o dito padre Duarte Barreto batizei e pus os santos óleos de licença do padre prior a João filho de Margarida Gil e dos vapores da terra foram padrinho João Boroa Castanho e por verdade fiz este assento.
PT-ADPTG-PRQ-PALT01-01-06M_m0057
Enlace directo:
Assentos curiosos
A veces la curiosidad del asiento radica en una narración escueta de los hechos que no resta dramatismo al relato, como en este accidente en la parroquia de S. Nicolau de Vila da Feira:
No primeiro dia do mez de dezembro de mil sete centos sincoenta e quatro, faleceo da vida prezente de dezastre do tiro de hum morteiro, q se lhe descarregou intempestivamente na sua propria mão asendendoselhe o fogo inadvertidamente, q logo lhe foy a cabeça em pedaços e lhe levou huma mão o fogo do mesmo morteiro, deixando todo queimado e privado da falla, e isto no tempo em q a procissão andava depois da missa da festa sercando a capella, e acodendoselhe se lhe admenistrou o sacramento de Extramaunção
e se abssolveo condicionalmte muitas rezas? no tempo de tres horas q sobreviveo sem mais poder falar nem dar sinais alguns mais do q ter vivido sempre bem inclinado a mº da Igreja, bom christão; faleceo festejando a Santo Andre com os ditos morteiros que lhe causarão a morte e a todos hum grande sentimento...
M.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades,
Há uns tempos atrás deixei aqui a notícia de um casal que perdeu 5 filhos em 14 dias...
Estes meus ascendentes perderam três filhos no mesmo mês, a saber:
Em Dezembro de 1600 faleceu Gonçalo, Antónia e Maria, filhos de João Pires e de Maria Belchior, residentes no Lugar do Casal, freguesia de Duas Igrejas, Paredes.
João Pires viria a falecer a 17.07.1601 na dita freguesia.
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
O Rdo abbe Bar Ribro de Sancta Eulalia de Constance baptisou Antonia & Maria fas do Snor Gpar Soares Coelho & de sua mulher Anta pinta Snra mui uirtuosa a qual pella informacão que tomei de homens honrados & antiguos & assim tambem por mo elle certificar achei passar de cem annos & estar em tam boa disposicão que noteficou a seus compadres & outras pessoas que estiverão presentes ao seu jantar pa de hoie a hū anno se acharē presentes a outro seu baptisado, de Antonia forão compadres o Sor frco ferras de Canaveses & Cra Soares de Maria francisco jorge de villa meam & maria vieira, hoie quatro de junho de seiscentos e trinta annos
Mel Da Cunha Coutinho
Heinrich
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades,
Após tantos anos de pesquisa fui surpreendido por um assento invulgar ou, se calhar, estarei a ler mal...
«Escolástica f.ª (filha) da puta Ana Cassoa soltr.ª (solteira) e de João de Olivr.ª (Oliveira), mor.ª (moradora) na correisão[sic] (correição), casado no Porto, nasceu aos onze de maio de [1]658 forão[sic] (foram) padrinhos M.el (Manuel) Pinto e sua cunhada [?] Leal. Baptizou o p.e (padre) Fr.co (Francisco) Simois[sic] (Simões)».
Conferir em: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=751451; ficheiro 189; 3.º assento do fólio esquerdo.
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caro PP
Quanto ao principal, a minha leitura não difere da sua: a profissão da mãe era a antiquíssima.
Parece-me no entanto que não deve ser "moradora na Correição", mas "morador à Correição" [mor ha coreisao], como o género de "casado no Porto" confirma; penso ainda que a letra que tomou por um L – o que o conduziu à leitura de Leal – é o B de Baptizou.
Cumprimentos,
Manuel Cravo.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Assento de matrimonio, Aracariguama, Estado do Brasil, 1754:
"Aos trinta de Novembro de mil sette centos e cincoenta equatro...
netto por parte paterna de Manoel Monteyro de Carvalho e de sua molher Maria Coelha da Fonseca, naturaes não sey de onde"
deveria ter anotado serem naturais de Freixo de Espada à Cinta, mas foi complicado demais e apagou-se rapidamente da memória do cura que este assento lavrou.
-Apenas um retalho do que pode ser cômico
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caro Garfield
A leitura completa do parágrafo que parcialmente citou, permite especular sobre o motivo que levou o pároco a estimar ser necessário o registo da exótica descrição dos noivos.
Eis a transcrição integral dele:
-------------------------------------------------
Margarida da Silva, filha que ficou de João da Silva e de sua mulher Margarida Ferreira, do lugar de Além, da dita freguesia de Canedo [de Basto], comarca de Braga, e presa no Aljube [noal Juue] desta vila, e o contraente é de mediana estatura, baixo, e a cara comprida, cabelo curto, olhos azevichados, e a contraente com vestido preto, rosto comprido, alegre e faladeira, e foram testemunhas João Alves Pereira, aljubeiro [alyoueiro], e Pedro Rodrigues, solteiro, da Vila Velha, da dita freguesia de São Dionísio.
-------------------------------------------------
Os noivos eram desconhecidos na paróquia, vindos de fora da vila e até de fora da comarca de Vila Real, pelo que as identidades tinham por duvidosa garantia as declarações dos próprios. Ao descrever-lhes os atributos físicos e comportamentais, o padre quis significar que – quanto a nomes, filiações e naturalidades – se limitava a escrever o que lhe fora por eles ditado, mas deixava no assento o retrato possível, que poderia ajudar a descobrir, no futuro e caso se confirmassem as suspeitas que a situação lhe suscitara, quem os nubentes realmente eram. Pena é que a acusação que havia conduzido a que a exuberante dama fosse encarcerada no Aljube, prisão eclesiástica, não tenha sido exposta.
Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caro Manuel Cravo
Achei muito interessante sua interpretação. Percebi ,ao ler o assento ,uma certa desconfiança ou preconcei-to em relação aos noivos . Não consegui encontrar novamente o texto.Infelizmente não anotei a página. Também é muito curioso o fato de a contraente estar presa no aljube.A cerimônia teria sido realizada nesse local e não na igreja? Outro fato curioso: o nome do noivo não é citado.
Afinal, o que parecia curioso é simplesmente a demonstração da argúcia do sacerdote.
Cumprimentos
Enlace directo:
Assentos curiosos
Em a madrugada do dia trinta de junho de mil e cete centos e vinte e hū se emtregou a Antonio Mendes do lugar do posso por hū home desconhecido q vinha a cabalo huā menina com hū escripto que logo se baptizaçe e se lhe puseçe o nome Aldonça para por elle se procurar a seu tempo a qual Aldonça eu o padre Manoel de Magalhaes Cura desta Igia. baptizei em os trinta de junho da era asima dita […]
Heinrich
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caro Garfield
Por ter escrito que "infelizmente" não anotou a página, aqui lhe deixo a integral transcrição do assento:
-----------------------
[028] – 25.Jun.1710
Aos vinte e cinco dias do mês de Junho de mil setecentos e dez anos, nesta matriz igreja e paroquial igreja de São Dionísio de Vila Real, em presença de mim, o Reverendo João Correia de Faria, Vigário desta igreja, se receberam na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituição deste Arcebispado, por ordem expressa do Reverendo Doutor Vigário-geral nesta comarca, a...
António Fernandes, filho de António Fernandes e de sua mulher Juliana Gonçalves, já defunta, moradores que foram no lugar de Vilarinho, freguesia de Borba de Godim [concelho de Felgueiras], e viúvo que ficou de Senhorinha Carvalho, filha de João Gonçalves e de sua mulher Bernarda de Carvalho, do lugar de Fim de Vila da freguesia de Canedo [de Basto, concelho de Celorico de Basto], com...
Margarida da Silva, filha que ficou de João da Silva e de sua mulher, Margarida Ferreira, do lugar de Além, da dita freguesia de Canedo, comarca de Braga, e presa no Aljube [noal Juve] desta vila, e o contraente é de mediana estatura, baixo, e a cara comprida, cabelo curto, olhos azevichados, e a contraente com vestido preto, rosto comprido, alegre e faladeira, e foram testemunhas João Alves Pereira, aljubeiro [alyoueiro] e Pedro Rodrigues, solteiro, da Vila Velha da mesma freguesia de São Dionísio, e por verdade mandei fazer este que assinei com as testemunhas, dia, mês e era ut supra.
João Correia de Faria.
Pedro Rodrigues.
-----------------------
Como vê, a cerimónia foi celebrada "nesta matriz igreja e paroquial igreja" de São Dinis, por "ordem expressa" do Vigário-geral, e o noivo estava, como teria que estar, presente, pois não se brincava com as regras do Sagrado Concílio Tridentino. Para dar procurações e estabelecer contratos de venda, aí sim, o oficial a isso destinado executava a tarefa "in loco", "nas grades da cadeia [ou do aljube] desta vila, onde eu, tabelião, vim..."
Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Boa tarde,
Deparei-me com um assento em que consta nascimento de quadrigémeos.
"Aos vinte e oito dias do mês de abril de mil e seiscentos e dezasseis annos, Catarina (...) pariu quatro crianças, a saber três machos e uma fêmea. Três houveram agua do baptismo e um nasceu morto."
O assento original é o último da esquerda: https://goo.gl/KeCdes
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades,
Aqui fica uma designação curiosa que nunca tinha encontrado até à data:
«(...) recebi eu o reverendo abade André Correia de Mesquita, Comissário Geral da Bula da Santa Cruzada e Protonotário Apostólico (1) (...)».
(1) Uma das três classes que integra o título de Monsenhor.
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
«raio de corisco»
Caros confrades,
«(...) faleceu Clara, solteira, da Rua do Mosteiro das Freiras, de um perigo grande de um raio de corisco que logo subitamente morreu (...)».
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades,
Será que encontrei a primeira vítima de um jogo de futebol (1629)?
«(...) faleceu João Nunes do jogo da bola (...)».
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caro PP
O que o pároco quis dizer é que o defunto era morador na rua do Jogo da Bola, freguesia de São Pedro de Vila Real.
Essa rua, que hoje já não tem esse nome, é a continuação da rua Direita, na direcção do Arquivo Distrital. Quem a conhece, estranha que possa ter servido para jogos de bola, pois é inclinada em demasia.
A mais antiga referência a ela que conheço é de 1585.
Cumprimentos, Manuel Cravo.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caro Manuel Cravo,
Sim, só podia ser um lugar... até porque aparecem muitos assentos de óbito (de homens e de mulheres) com esta designação na dita freguesia.
E, portanto, das duas uma: ou seria um lugar (conforme sabemos) ou o «jogo da bola» era muito intenso para aquelas bandas.
Quem sabe se o campo estaria mesmo «inclinado» (como hoje tanto se alega), provocando grande desgaste na equipa que tinha que subir... ;)
Cordiais cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Aos vinte e coatro dias do mês de dezembro do anno de mil e ceis centos e setenta e sinquo [1705], pella manham, em esta Igra de Santa Marinha de fornos, feitas as denunciações na forma do sagrado Concilio Tridentino nesta Igra donde a contrahente he natural, lendo sentença de desempedimto q lhe sahio q o espozado dormira com hua irmã da espozada o coal empedimto não procedeu como consta de hua … q em meu poder fica do Mto Sor Dor vro geral em presença de mim o P Bernardo Ribro de Aguiar […] se cazarão Luis Soares […] com Anna Teixra […] e não se lhe derão as bencons …
AC
Enlace directo:
Assentos curiosos
Este assento que a seguir transcrevo é similar a tantos outros que encontrei na época das Invasões Francesas mas tem uma passagem curiosa.
Aos nove dias de Maio de 1809 nesta paroquial igreja de S. Julião de Cacia, bispado de Aveiro, baptizei a António que nasceu a cinco do dito mês e ano na freguesia de S. Bartolomeu de Veiros, bispado do Porto donde sua mãe a nado parida de três dias veio com ele para aqui fugindo dos franceses.
hbanha
Enlace directo:
Assentos curiosos
Marcas claras de outros tempos:
"Aos treze dias de Setembro de mil setecentos e setenta e nove annos, (...) sucedeu que, estando Maria Martins (...) para parir desde o dia dez do dito mês e anno, com Parteiras ao pé, e a Anna Custódia Duarte de Macedo desta freguesia que estava esperando o nascimento do feto para lhe dar o leite, no dia doze à noite, disse esta que aparecera in ore vasis a cabeça de hua criança, e ahi lhe lançara agua do modo que pode, dizendo a forma do Baptismo com intenção de a baptizar, o que tinha eu recomendado às molheres (...) e no dia treze veio hua parteira (...) e tirou a Criança morta do ventre da mãe, que era hum menino, e disse a dita parteira que poucas horas havia que tinha morrido, por sinais que lhe achou".
Assento original aqui, último do lado direito: https://goo.gl/2gkmTW
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades,
Encontrei dois assentos de baptismo sequenciais e curiosos, a saber:
Ângela, filha de Luís de Campos e de sua mulher Ana de Sousa, nascida em 19 de Agosto de 1686; e Gregório, filho dos anteditos, nascido em 3 de Setembro de 1686.
Presumo que deverão ser filhos gémeos e que nasceram com quinze dias de diferença, dado que os assentos são sequenciais e não se verificam gralhas nas datas ou mesmo datas intercaladas...
Este acontecimento parece-me ser bastante invulgar e deve ter dado muito que falar na freguesia.
Cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Mais uma curiosidade num assento de óbito da Covilhã:
F...ass óbito n 10 ano de 1868 S. Pedro. F...Faleceu sem sacramentos (PORQUE OS NÃO PEDIU)...
Morreu solteira sem filhos
Pela morada, em plena judiaria desta cidade, é obvio o motivo da falta do pedido.
Cumprimentos
Mar2006
Enlace directo:
Assentos curiosos
Boa tarde
Ao consultar os assentos de batismo da freguesia de Borba da Montanha - Celorico de Basto, deparei-me com um onde consta o seguinte:
"aos doze de julho de seiscentos e sessenta e quatro batizei a Maria filha de Maria solteira de Mendrões a diabinha deu por pai a Francisco solteiro de Cabanelas, soldado pago. foram padrinhos..."
Cumprimentos
Canuta
Enlace directo:
Assentos curiosos
Feguesia de Abrunhosa-aVelha, Mangualde, LRM (1597 a 1710; tif 346: Aos trinta e um dias de Agosto de mil e setecentos e nove anos baptizei a Maria, filha de Marta Jorge, solteira, deste lugar da Abrunhosa, deu por pai a Igreja; foram padrinhos Domingos Nunes e sua mulher Maria Baptista, de que fiz este termo em dia, mês, era ut supra. O Padre Cura Francisco Rodrigues
RespuestaEnlace directo:
Assentos curiosos
Assento de baptismo de Virgílio Marques da Costa:
“(...) Foram padrinhos Francisco Bernardo Marques, solteiro, capitalista, morador no Hotel da Europa, freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em Lisboa (...)”.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Encontrei esta declaração num livro de registos de baptismo da Paróquia de Santa Maria da cidade de Tavira em 1773:
"Aos vinte e seis dias de Julho de mil setecentos e setenta e três anos nesta sacristia de Santa Maria apareceu ante mim Catarina Rodrigues mulher de Manuel Pereira moradores na malhada de Santa Maria serra [?] desta freguesia e por ela me foi dito e declarado que ela se achava legitimamente recebida com o dito Manuel Pereira, em nome do qual se havia baptizado uma sua filha com o nome de Maria em os dois dias do corrente mês de Julho / cujo termo vai a f 139. / dando por pai ao dito seu marido; porém que ela por descargo de sua consciência declarava ser a dita filha Maria havida, antes de casar, de um seu cunhado Bartolomeu Martins casado com uma sua irmã Francisca Maria moradores na malhada de Álvaro Vaz freguesia de Santa Catarina de quem já tivera outro filho quando solteira sendo ele já casado com a dita sua irmã; e que para a todo o tempo constar assim declarava de que fiz este termo que eu por ela não saber ler nem escrever aqui por ela assinei."
Cumprimentos, luisff
Enlace directo:
Assentos curiosos
Vai ser complicado a explicar aos netinhos do século XXI :-)
Dà mesmo para rir ... anos depois.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Aos 32 dias do mês de janeiro de 1822 digo aos 31 dias ....
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4828364
N°3
Enlace directo:
Assentos curiosos
Boa noite,
Assento de óbito Antonio Pinto de Magalhães, em Aião, Felgueiras 1792.
Uma curiosa descrição do pároco, do que poderá ter acontecido:
"...entendi que lhe deu apoplexia por ter... comido muitas castanhas em um magusto que fez com os vindimadores.."
Cumprimentos
Pedro Machado
Enlace directo:
Assentos curiosos
O assento em questão PT-ADLSB-PRQ-PLSB59-002-C4_m1056 da freguesia de São Salvador - Lisboa, nada tem de especial, apenas a sua data: Primeiro de Novembro de 1755!
Pelos vistos, nem todas as freguesias de Lisboa foram afectadas pelo terramoto. A irmã da nubente, Mónica Inácio (minha pentavó) casa dez dias depois.
Cumprimentos
Álvaro Cordeiro
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caro Álvaro Cordeiro,
Este assento deixou-me curioso e fui dar uma vista de olhos para confirmar um "palpite".
Achei estranho pois tinha ideia de esta ter sido uma das Igrejas que tinha sofrido algum grau de destruição e também pelo facto de os registos seguintes serem escriturados e assinados por outra pessoa.
De acordo com a minha primeira impressão, este casamento ter-se-á celebrado bem cedo, antes da hora do terramoto, e o respectivo registo foi elaborado e assinado pelo Vigário Francisco Camelo Vilares. Os registos seguintes passam a ser assinados pelo Cura Manuel Camelo (eventualmente parente do Vigário).
Confirmando esta minha ideia de um casamento madrugador e de que esta Igreja não tinha escapado aos efeitos do terramoto, encontrei o registo de óbito do Vigário em consequência do mesmo, e no mesmo dia, com a seguinte explicação: "Morreu no terramoto. Ficou sepultado no entulho no adro da Igreja". Este casamento e o respectivo registo terá sido provavelmente os últimos actos do infeliz Vigário Francisco Camelo Vilares.
Registo de óbito na imagem 652, 4º do lado esquerdo:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4822474&FileID=PT-ADLSB-PRQ-PLSB59-003-O3_m0652.TIF
Cumprimentos
João Clímaco Lilaia
Enlace directo:
Assentos curiosos
Parece que o avô acaba por revelar um "pequeno" segredo em pleno baptismo:
https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1113052 (0098) - baptismo de Maria, nº 41
Enlace directo:
Assentos curiosos
Pobre adolescente
https://geneall.net/pt/nome/3995540/luis-antonio-de-mira-fialho/
"Aos quatro dias do mês de Outubro do Ano de 1870, pela uma hora da tarde, na estrada de Beja a Alcácer, no sítio da Herdade da Barrosinha, próximo do quilómetro número cinco, pertencente à freguesia de Santa Catarina de Sítimos, termo de Alcácer do Sal ... morreu de um raio, um indivíduo do sexo masculino, por nome de Luís António de Mira Fialho, de idade de 14 anos estudante, de Viana do Alentejo, filho legítimo de António de Mira Correia de Barros e de Dona Maria Francisca Fialho. Não me foi possível obter mais esclarecimentos... Jaz sepultado no cemitério desta Vila"
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caro João Lilaia
Este assento sempre me deixou um pouco confuso, pois sempre parti do princípio de que se tinha efectuado depois do terramoto (que terá ocorrido por volta das 09.30h). Realizar um casamento no meio daquele caos parecia-me um pouco complicado.
Graças à sua investigação, percebe-se que afinal foi um casamento madrugador, e que talvez por pouco não acabou em tragédia.
Os nubentes tiveram uma filha de nome Cipriana, baptizada na freguesia de São Miguel-Lisboa, precisamente um ano depois (1756-11-01) pelo que sobreviveram ao terramoto.
Apesar da destruição que levou à morte do pároco, e ao contrário de muitos outros casos, os livros de assentos foram salvos.
Cumprimentos
Álvaro Cordeiro
Enlace directo:
Assentos curiosos
"A 24.08.1884, na freguesia de Leiria, o curioso casamento de Joaquim Pedro Grácio de 20 anos de idade, solteiro e trabalhador, com Maria de Jesus, viúva... com experientes 72 anos de idade."
RP de Leiria, Leiria, Livro 06-C, Folio 17
Enlace directo:
Assentos curiosos
"Onde está o Jorge?" Apontamento na capa do último livro de 1975 da 9ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7666807
Enlace directo:
Assentos curiosos
Desculpem a oraginilidade das palavras, mas só tem graça assim!...
Certificado de Virgindade
Eu Bárbara Emília que sou de Cóira, (Viseu) atesto e certifico, pela
minha honra, que Maria de Jesus, têm as fudengas tal e qual nasceu,
excepto umas pequenas nódoas negras, junto do molho da crica, se
não são de nascença, são por ventura de marradas de pissa!…
Não se sabe a data deste docummento, presume-se que seja do pricimpio
do século XX, do distrito de Viseu.
Tirado da Gaseta do Tejo, nos finais de 1998
Manuel Miranda
Enlace directo:
Assentos curiosos
A 12.12.1864, na freguesia de São Vicente de Paúl (Santarém), morre uma senhora cujo marido não presta qualquer informação. Como não havia mais ninguém por perto que o fizesse e o casal era de outra freguesia, o padre conforma-se com o que tem.
https://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=1006398 (0102)
Enlace directo:
Assentos curiosos
Casamento de Francisco José Ferro de 70 anos de idade com Catarina Benedita de 24 anos de idade, em São Bartolomeu do Outeiro, Portel, Évora.
https://digitarq.adevr.arquivos.pt/viewer?id=1044501&FileID=PT-ADEVR-PRQEVR-PRL07-002-0008-m0003.tif
TIF.3 - Registo Nº 1
Enlace directo:
Assentos curiosos
Se alguns padres poupavam nas palavras, outros não deixavam nada por contar...
"(...) faleceu Domingos Fernandes lugar do Souto de morte súbita porque andou todo o dia a roçar com suas filhas no monte e à noite veio para casa e ceou muito bem, sem moléstia, nem queixa alguma, e alegre, e se foi deitar na sua cama e estando algum tempo, chamou por sua mulher, fosse também para a cama para lhe aquentar as costas porque as tinha frias, foi a mulher para a cama e lá pela meia noite pouco mais ou menos chamando-o não falou e estava morto".
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1019662&FileID=902796 (42)
Enlace directo:
Assentos curiosos
1830, Livro de Baptismos de Creixomil, Guimarães
"José filho legítimo de Alexandre, e de Custódia Maria do lugar do Monte desta freguesia, neto paterno d' não apareceu quem dissesse os nomes e pela parte materna de António de Oliveira e de Domingas Tereza..."
Enlace directo:
Assentos curiosos
O mais curioso que encontrei foi um desenho feito pelo padre no livro de registos mistos em 1602 na freguesia de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital.
https://pesquisa.auc.uc.pt/storageimage/?id=F18E5E824A5E9F1EC6B25AC9CB80A1A7&proto=vault&
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades,
Aqui fica um registo muito «telegráfico» do pároco de Fonte Arcada: «Faleceu Maria, mulher que nunca casou».
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades.
Aqui fica um nome incomum: «(...) baptizei subconditione a Nympha a qual foi enjeitaram à porta da igreja de noite (...)».
Enlace directo:
Assentos curiosos
António José Biscaia apareceu morto a 15.10.1890 "parecendo ter sido assassinado de um tiro de duas balas nas costas e um golpe feito com um machado na cabeça".
Freguesia de Alcabideche (Cascais), Livro de óbitos nº 15 do ano de 1890, fl.16, Ass. nº 55.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Na freguesia de Talhadas, concelho de Sever do Vouga, não faltam assentos de óbitos causados por raios. Um deles, de 24.05.1703:
" Aos vinte e quatro do mes de mayo de 1703 mor-
reo em o lugar das Arcas de hum rayo q cahio do
ceo Maria João q hera cazada co' hum f º de Ant º
Gonçalves do mesmo lugar e filha de Mel João de
alcunha o Cargueireiro do lugar das Talhadas
foi enterrada dentro da Igrª de Doninhas [...]"
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1260416 - Tif 04
Enlace directo:
Assentos curiosos
Curiosamente, o meu 4º avô, morador nessa mesma freguesia (Talhadas), sofreu vários acidentes nas décadas de 1880 e 1890. Em março de 1883, sendo ele proprietário de uma pedreira:
"Dizem de Agueda que na tarde de terça-feira andando alguns homens a explorar uma pedreira no lugar das Talhadas, por conta de José Duarte de Araújo, uma das cargas de pólvora não fez explosão e os operários não quizeram approximar-se com receio de algum desastre. Passado um quarto de hora, o sr. Araújo chegou-se à pedreira e espreitou o buraco que tinha recebido a carga. N'essa occasião, deu-se a explosão, ficando o dito sr. muito ferido na cara, e com os queixos completamente descarnados. O seu estado é perigosissímo." - Jornal da Noite, Lisboa, edição 03665.
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=891029&pesq=%22Jos%C3%A9%20Duarte%20de%20Araujo%22&pasta=ano%20188&hf=memoria.bn.br&pagfis=1911 - também no jornal "O Economista", com mais detalhes.
Sobrevivendo aos explosivos, ainda viria um raio:
"No dia 26, cahiu um raio na povoação da
Ereira, freguezia das Talhadas, em casa de
José Duarte de Araujo. Eram 9 horas da noi-
te. No predio estava um boi, que foi fulminado.
Duas creanças, que estavam perto, nada soffre-
ram." - "O Economista" - ano 1892 - edição 03319.
Faleceu bem depois, já viúvo e depois de alguns filhos...
Enlace directo:
Assentos curiosos
Encontrei enquanto fazia a pesquisa por antepassados meus, numa página branca de um livro de registo de batismos, a seguinte frase:
"Ai q estrago! tao grande!"
Peço-vos ajuda para perceber a que se possa referir assim como para perceber a segunda frase encontrada na mesma página.
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4804743 0169.tif
Enlace directo:
Assentos curiosos
Parece me que a referência ao estrago é literal. Duas páginas em branco num livro, produzido antes do modo de produção industria, é um desperdício cuja nota nos dá nota da sua importância. Ao que julgo efectuada numa visitação, em que os livros de registo paroquiais eram inspecionados.
RespuestaEnlace directo:
Assentos curiosos
Parece-me lógico e faz todo o sentido, apesar de a meu ver não deixar de ser algo curioso, especialmente por ser um comentário do pároco fora dos moldes dos assentos a que estamos habituados.
E a segunda frase na mesma página, ainda não consegui perceber o que diz, será algo relacionado também com as páginas brancas?
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros colegas de fórum,
Ia responder, mas o que já foi dito o essencial. Acrescentaria que me parece "borracheira" a última palavra, antes do ponto final - certamente relacionada com o anterior.
Cordialmente,
Carlos Miranda
Enlace directo:
Assentos curiosos
Ponto de exclamação, peço desculpa pela escrita apressada.
RespuestaEnlace directo:
Assentos curiosos
Parece-me que o escrito não será do pároco, mas de quem fiscalizou a escrituração dos livro de registos da paroquia...
A segunda observação, relativa à borracheira, quiçá tenha a ver com a causa do desperdício.
Enlace directo:
Assentos curiosos
As duas observações são da pessoa que verificou o livro, o bispo diocesano ou seu delegado. A segunda exclamação completa a primeira e parece ser:
Fecit borracheira!
Enlace directo:
Assentos curiosos
Também julgo que a segunda frase será referente e complementar á primeira.
Será uma mistura de latim com calão e parece-me "Fuit borracheira!": Foi bebedeira!
Enlace directo:
Assentos curiosos
Óbito de Bernarda Rosa a 09.01.1864 na freguesia de São João da Ribeira (Rio Maior). Tinha 101 anos de idade.
https://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=1007250 (0042)
Enlace directo:
Assentos curiosos
Tenho dois assentos, bastantes curiosos, que não os sabendo de cor, se resumem a:
- o primeiro de um 7.º avô de nome Cláudio de Oliveira que falecendo em Montargil em 1805 "não recebeu os sacramentos porque os recusou"
- o batismo em 178? de um 6.º avô de nome Joaquim, natural do concelho de Carregal do Sal - Papízios, se a memória não me falha, cujo avô materno é incógnito. Contudo o padre, coloca na lateral do registo a seguinte adenda: "Diz-se na vila que o avô é um Bernardo X filho de A e de B, natural do lugar Y, do concelho". Por acaso não consegui encontrar o dito Bernardo, apesar de estar bastante bem identificado.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Mesão Frio
Num assento de baptismo o padre começa por chamar Meijão Frio. Duas linhas depois, já lhe chama Meujoão Frio. Pouco faltou para lhe chamar Mijão Frio.
Ciao
AC
Enlace directo:
Assentos curiosos
Caros confrades,
Num assento de Mancelos, Amarante: «(...) o padre António Pereira, estando eu presente, recebeu a sua irmã com o seu marido que era da freguesia de Travanca.»
Cordiais cumprimentos, PP.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Da mesma freguesia, séc. XVII
Bautizei:
António fo. de Francisca a leca
Maria fa. de Maria a bacaraca
Isabel fa. de Maria a magra
Maria fa. de Maria cabra
Veríssimo fo. de Maria a briga
Tomé fo. de Maria mulata
Gaspar fo. de Maria a papuda
Domingos fo. de Isabel a gaga
Pedro fo. de Maria corisca
Manuel fo. de Maria a coca
António fo. de Maria a corredoura
Joana fa. de Isabel a rica
Isabel fa. de Antónia a prega
Zacarias fo. de Beatriz a burra
Maria fa. de Maria a balborda
Maria fa. de Maria a bonita
Maria fa. de Francisca a tronca
Manuel fo. de Margarida a cachucha
Maria fa. de Francisca a gaiteira
Francisco fo. de Maria a seguidilha
Mónica fa. de Maria bagulha
João fo.de Joana a gundeira
Francisco fo. de Juliana a faria
Maria fa. de Maria a folgareta
Catarina fa. de Catarina a campela
Maria fa. de Maria nenhures
Manuel fo. de Maria a pata
Manuel fo. de Maria a torta
Ângela fa. de Maria viola
Maria fa. de Apolónia a cacharena
Ângela fa. de Maria galega
Joana fa. de Catarina a piolhosa
Maria fa. de Ana a lula
Manuel fo. de Maria a bela
João fo. de Maria a rola
Manuel fo. de Maria a gatoeira
António fo. de Catarina perdigota
João fo. de Antónia do papo
Joana fa. de Francisca a duquesa
António fo. de Domingos Fernandes paneleiro e de sua mulher Maria Fernandes
Manuel e Francisco gémeos fos. de Maria Moreira casada cujo marido é ausente há muitos anos
AC
Enlace directo:
Assentos curiosos
Na freguesia de Ponte de Sor, em 1827, o padre inicia o registo de baptismo de Damásia...
"Damásia, filha legítima de Ermenegildo Pratas e de Margarida Catarina, naturais desta vila, neta paterna de Manuel de Oliveira.
Ficou em branco por morrer logo."
https://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1013204 (0087)
Enlace directo:
Assentos curiosos
Na freguesia de Santa Maria Maior, Viana do Castelo, 1853.
"Rosa Pinta, coxa da perna de pau, solteira, de maior idade, mendiga".
https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1101896 tif.1099
Filipe
Enlace directo:
Assentos curiosos
Outra:
"Mariana, por apelido Mijona, solteira, de maior idade"
https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1101896 tif 1108
Filipe
Enlace directo:
Assentos curiosos
No dia 18.09.1857, na freguesia de Ponte de Sor, morreu Torcata Maria. Nada de mais até aqui... a não ser o que se segue "da morte de um tiro que lhe disparou seu marido José Francisco Coelho".
RespuestaEnlace directo:
Assentos curiosos
Perde-se a questão da curiosidade, pois afinal foi uma tragédia, pelo que se lê no assento seguinte...
RespuestaEnlace directo:
Assentos curiosos
Estremoz, paroquia Santo André
Casamento 1580 Manuel com Lucia, escravos cativos. Testemunhas Antonio alvares e antonio mendes
Enlace directo:
Assentos curiosos
Recebi a Gº Glz de Requim com Isabel Piz de Vila ambos meus freigueses e ouverão dispensasão do núncio, a qual diz que tanto que algum falecer o outro não posa mais casar de que foram tas. etc.
AC
Enlace directo:
Assentos curiosos
Aos 9 de Janeiro de 1620 recebi Manuel Moreira com Isabel Pinta ... todos fregueses desta freguesia diante de dez ou doze ou vinte testemunhas.
RespuestaEnlace directo:
Assentos curiosos
Aos 13 de Janeiro de 1620 recebi Joseph Pinto com Philippa Moreira ... todos desta freguesia diante de quinze ou vinte testemunhas.
RespuestaEnlace directo:
Assentos curiosos
...
Foram padrinhos Luis Soares solteiro do lugar de Mijoan frio da freguesia de Valpedre e madrinha Clara Ferreira do lugar do Memorial desta freguesia [Alpendurada].
AC
Enlace directo:
Assentos curiosos
Um caso muito raro, mas, ainda assim, que ocorre por vezes - filhos, sendo irmãos inteiros, com o mesmo nome.
S. Gonçalo, Amarante, Abril 1602
Bautizei Maria e outra Maria gémeas de um ventre filhas de João Fernandes e Ana Dias sua mulher da que naceu primeiro foi padrinho Domingos Coelho he da segunda o Pe. Thome de Carvalhaes.
Balthazar Ferreira
AC
Enlace directo:
Assentos curiosos
Manuel foi baptizado pelo Padre Pascoal Correia em Viana do Castelo, Nogueira (São João), a 13.04.1712. O dito Manuel é baptizado como filho LEGÍTIMO de Maria da Rocha, do lugar da Bouça de Baixo, moça SOLTEIRA.
Se a criança era filha de mãe solteira, não poderia ser filha legítima. Mas a resposta para isto encontra-se no baptismo de um filho do baptizado Manuel (Correia), que nos diz que era neto paterno... do Padre Pascoal Correia.
https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1111772 (0650)
Enlace directo:
Assentos curiosos
Registo de óbito
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=503484
m0202.tif
Jum homem ladrão, que se diz ser natural do lugar de S. Ovidio da Freguezia de S. Christovão de Mafamude estando a arrombar a porta de Joze Gomes de Oliveira Querida? de Fofim de Aquem na noite do dia tres de Setembro de Mil oito centos, e quarenta e dois, acompanhado de outros Roubadores foi morto com hum tiro, que lhe dispararão de dentro da casa, e foi ? sepultado a quatro digo no mesmo dia tres de Setembro.
Enlace directo:
Assentos curiosos
S. Miguel de Perre:
"Aos seis dias do mês de setembro de seiscentos e vinte e sete, faleceu a mulher do mal lavado, recebeu os sacramentos, fez testamento. Seu corpo foi sepultado no adro da Igreja de S. Miguel de Perre."
Enlace directo:
Assentos curiosos
Corajoso este Capitão...
"Aos 20 dias do mês de março deste ano de 1809 na rua Formosa da cidade do Porto que é da freguesia Santo Ildefonso nasceu Bernardo filho legítimo do capitão Manuel Custódio da Fonseca e Dona Custódia Joaquina naturais desta freguesia de Santiago de Castelões e assistentes naquela ocasião na dita cidade por causa de para aí se terem retirado por medo e receio dos franceses."
Enlace directo:
Assentos curiosos
-
...O Chefe família, como na época era considerado, tomou precauções,
em relação aos Franceses.
Sc.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Aos oito dias do mês d'Outubro do anno de mil e oito centos e sessenta e dois faleceo hum individuo do sexo feminino por nome Emilia, d'idade de três annos, solteira, natural d'esta freguezia ...
AC
Enlace directo:
Assentos curiosos
Adenda:
... a qual não fez testamento, nem deixou filhos e foi sepultada no Cemiterio publico.
AC
Enlace directo:
Assentos curiosos
Era uma família de Perre com o apelido-alcunha de Malavado, conheci alguns dos últimos representantes que faleceram noa anos noventa do século passado, sem descendência, deixando a casa a um herdeiro forâneo, gurioso foi o apelido ter sobrevivido 300 anos .
Cumprimentos Mariafaia.
Enlace directo:
Malavado
-
...Maria Faia;
Desta vez, faltou aquela "energia", a que nos habituou...
https://maps.app.goo.gl/YcUoM96xD8HMUDqS7
Cumprimentos
Sc.
Enlace directo:
Assentos curiosos
Assento de casamento na freguesia da Sé do Porto:
"Sem efeito este assento por os nubentes não comparecerem depois de terem causado muito tempo de espera, efetuando-se em 8 de junho este casamento onde se encontra lavrado o assento do mesmo. fls 52"
Enlace directo:
Assentos curiosos
Em Ponte de Sor, corria o ano de 1867, a pequena Maria foi baptizada, mas vale a pena ler o contexto do nascimento da criança, filha de uma fragilidade da mãe e de pai incógnito (Maria, fl.17, Ass. nº 7).
https://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1013208&FileID=PT-ADPTG-PRQ-PPSR04-01-15B_m0018.tif
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 07:40.