Processos da Inquisição na internet até 2010

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia

Processos da Inquisição na internet até 2010

#162481 | rmfrp | 12 jul 2007 12:00

Caros Colegas:

Está a ser divulgada na comunicação social uma excelente notícia para a Genealogia portuguesa: um grande número de processos da Inquisição será digitalizado e colocado na internet ao longo dos próximos anos.

Tenho esperança de que o número de 5000 processos indicado no artigo abaixo seja uma gralha e que o número real corresponda à totalidade dos processos (50000?) pois dificilmente um total de 5800 processos+livros corresponderá a cinco milhões de imagens: seriam mais de 800 imagens por documento!

Transcreve-se o artigo que está na edição de hoje do "Diário de Notícias" (http://dn.sapo.pt/2007/07/12/artes/papeis_inquisicao_net_apoio_mecenas.html):

"Papéis da Inquisição na Net com apoio de mecenas

PAULA LOBO
GISELA PISSARRA

Garcia de Orta foi acusado de heresia. O Padre António Vieira, pelas suas prédicas, "impressão clandestina e posse de livros proibidos". E o poeta Bocage, pelos escritos e atitudes, enfrentou a acusação de "pedreiro-livre". Três portugueses famosos entre os muitos que caíram nas malhas da Inquisição, e cujos processos integram o acervo que - ao abrigo de um protocolo mecenático a firmar hoje em Lisboa - será disponibilizado na Internet até 2010.

A REN-Rede Eléctrica Nacional apoiará com 600 mil euros o estudo, restauro e digitalização destes documentos, que desde 1825 se encontram depositados na Torre do Tombo (TT). Um contributo de peso num projecto de um milhão de euros, 400 mil dos quais a suportar pela Direcção-Geral dos Arquivos/TT (que, ao contrário de outras entidades tuteladas pelo MC-Ministério da Cultura, não tem mecenas institucional).

Esta acção permitirá preservar e colocar online "cerca de 5000 processos e 800 livros, num total estimado em cinco milhões de imagens", conta ao DN Silvestre Lacerda, director-geral da DGARQ. Provenientes do Tribunal de Lisboa, estes documentos pertencem ao vasto fundo do Santo Ofício (que inclui os tribunais de Coimbra, Évora e Porto) e a sua escolha prende-se com o facto de serem "os mais consultados da casa".

As condições de conservação influenciaram igualmente a decisão. A Inquisição foi instituída em Portugal em 1536, por pressão de D. João III e com bula do Papa Paulo III, e foi extinta em 1821 pelas Cortes Gerais Constituintes. Desde então, a par da deterioração própria do tempo, perderam-se muitos documentos em virtude do "Terramoto [de 1755], das vicissitudes dos arquivos e das lutas liberais", recorda Silvestre Lacerda.

Na cerimónia do acordo entre a REN e a DGARQ, a presidir pela ministra da Cultura, serão apresentadas cinco espécies de documentos, já tratados e por tratar: um Livro de Denúncias e Visitações de 1586-1618; um Caderno do Promotor com anotações de 1541-90 e os processos do prior João Gonçalves (acusado de heresia em 1564), padre Gabriel Malagrida (acusado em 1761 de ser "falso profeta") e João Soares Brandão (por "perguntas desnecessárias durante a confissão", em 1756).

Mecenas para o património

Apesar de a REN ser já mecenas do Teatro Nacional de S. João, a ministra Isabel Pires de Lima congratula-se com a escolha da Torre do Tombo. "Este protocolo tem grande importância porque normalmente os mecenas não valorizam tanto os projectos de recuperação patrimonial. É uma área muito invisível e que não tem o mesmo retorno mediático que a produção artística", refere ao DN.

Este projecto é o primeiro fruto do jantar, em Novembro passado, no qual o Governo apresentou aos mecenas projectos candidatos a apoio nas mais diversas áreas. Segundo a ministra, aqueles que são financeiramente mais avultados dizem respeito ao património histórico -"prioridade" da tutela.

Isabel Pires de Lima salienta a riqueza e importância deste fundo objecto de protocolo, bem como da Torre do Tombo face a outros arquivos europeus. "A digitalização do espólio e a sua colocação online é a linha prioritária da política arquivística do MC, uma vez que potenciamos o número de visitantes e diminuímos o número dos que o manuseiam. Vamos inclusive promover um seminário técnico, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia, sobre digitalização do património e direitos de autor"."

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#162509 | coelho | 12 jul 2007 16:20 | In reply to: #162481

Caro Rui,

penso que o número de 5000 processos poderá não ser uma gralha. Se admitir que cada processo tem em média ~150 folhas (300 páginas) e cada livro tem 10 processos, teria 800*10*300 = 2.4 milões de páginas. Juntando os tais 5000 processos avulsos, chegaria a 3.9 milhões de páginas, número que já se aproxima dos 5 milhões de imagens ... Isto são contas de quem até hoje apenas consultou um único processo inquisitorial ... É verdade que estou a esticar um pouco os números: os processos talvez fossem mais abreviados do que 150 folhas e os volumosos talvez fossem menos volumosos do que 1500 folhas. Alguém aqui tem ideia do número total de processos?

Aproveito para perguntar se todos os processos das várias inqusições (Lisboa, Évora, Goa, etc.) se encontram concentrados na Torre do Tombo ou dispersos por vários arquivos.

Os melhores cumprimentos,
Coelho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#162528 | rmfrp | 12 jul 2007 19:20 | In reply to: #162509

Caro Coelho:

A minha interpretação do artigo do DN foi a de que os 800 livros seriam documentos adicionais para além dos processos. Sei que existe de facto documentação da Inquisição classificada como "livros", mas não corresponde a processos individuais.

Os processos da Inquisição estão todos na Torre do Tombo. Tanto quanto sei a sua organização é por maços, embora os números de maço não sejam necessários nas cotas para os pedidos (nem apareçam nos índices), dado que a numeração dos processos de cada Inquisição (Lisboa, Coimbra, Évora, Goa) é sequencial e não recomeça de 1 em cada maço.

Geralmente, em documentação microfilmada ou digitalizada, cada imagem corresponde a duas páginas (com o documento aberto), o que aumentou a minha impressão de que o número de imagens seria incompatível com a quantidade de documentos referida.

Se dividirmos 5.000.000 por 50.800 (50.000 processos - eu tenho ideia de serem cerca de 40.000, sendo que cada uma das Inquisições de Lisboa, Coimbra e Évora ultrapassa os 10.000 - e 800 livros) obtemos cerca de 100 imagens, ou 200 páginas, por processo/livro, o que me parece uma média razoável face ao que tenho observado na minha experiência de consulta de processos (muitos) e livros (alguns) das Inquisições.

Esperemos que eu não esteja a ser demasiado optimista.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#162537 | rafael | 12 jul 2007 21:09 | In reply to: #162481

Caro Rui Pereira

"Nunca as mãos lhe doam", quando disponibiza tais notícias.
É uma msg. dirigida a todos em geral, que acedem ao Fórum; mas,apesar disso,eu agradeço-lhe muito, e sempre, tais notícias que geralmente me passam ao lado, ou desconheço, por falta de contactos.
É justo salientar o seu gosto em ajudar e pôr-nos ao corrente do que vai saindo, útil para muitos que aqui se vão encontrando.

Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#162541 | coelho | 12 jul 2007 21:41 | In reply to: #162528

Caro Rui,

eu também presumi e presumo que os 800 livros sejam documentos adicionais, mas estava de facto a assumir que continham também processos, embora encadernados (de outra forma, teriamos apenas 5000 processos, o que me pareceu pouco). Se os livros não contêm processos (e diz que já consultou alguns), contêm o quê?

Tem algum palpite sobre se neste conjunto de processos estão incluidos os processos de habilitação a familiar do Santo Ofício?

Os melhores cumprimentos,
Coelho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#162544 | rmfrp | 12 jul 2007 22:26 | In reply to: #162541

Caro Coelho:

Alguns livros contém, por exemplo, registos de receita e despesa da Inquisição. Outros livros, que consultei e que tiveram muito interesse para as minhas pesquisas, são colecções de cartas recebidas das Inquisições espanholas no âmbito de trocas de informação sobre presos e outros assuntos. Num desses livros descobri aliás uma carta enviada não de Espanha mas sim de uma Inquisição italiana (Livorno) que por coincidência dizia respeito a familiares meus. Existe um livro recente, "Os Arquivos da Inquisição", de capa vermelha se não estou em erro, que serve de índice para estes fundos na Sala de Referência da Torre do Tombo.

As habilitações para Familiar do Santo Ofício não estão certamente incluídas entre os chamados Processos da Inquisição (não resisto a comentar a sempre curiosa dicotomia entre as designações de Familiar "do Santo Ofício" e Processo "da Inquisição", como se a instituição não fosse a mesma em ambos os casos). Presumo, portanto, que a sua digitalização não esteja incluída no projecto agora anunciado. O número de habilitações deve ser também da ordem das dezenas de milhar.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#162546 | rmfrp | 12 jul 2007 22:32 | In reply to: #162537

Caro Rafael Carvalho:

Muito obrigado pelo seu comentário.

Infelizmente só pela comunicação social vamos recebendo estas informações, pois a página oficial da Torre do Tombo (cujo endereço poderá eventualmente ser alterado, uma vez que o IANTT foi substituído por uma Direcção-Geral) mantém um "silêncio ensurdecedor" sobre a notícia em causa, assim como sobre toda a documentação adicional que vai sendo acrescentada à TT online, e até sobre algo tão simples e tão importante como a entrada em vigor dos horários de Verão a partir da próxima semana.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#162553 | Ricardo de Oliveira | 12 jul 2007 22:55 | In reply to: #162481

Caro Rui Pereira

Muito boa notícia. Obrigado por informar !

Ricardo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#162716 | JoséSandeVasconcelos | 14 jul 2007 20:00 | In reply to: #162481

Caro Rui Pereira,

não sei se já viu esta notícia de há pouco que talvez ajude a clarificar o assunto:

Cultura
REN apoiará digitalização dos 50 mil documentos da Torre do Tombo sobre a Inquisição
14.07.2007 - 19h04 Lusa

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, anunciou hoje, no Porto, que a Rede Eléctrica Nacional (REN) vai apoiar a digitalização dos 50 mil documentos relacionados com a Inquisição existentes na Torre do Tombo em Lisboa.
Ontem foi assinado um protocolo de mecenato entre a Direcção-Geral de Arquivos (DGA) e a REN, que detém a rede de distribuição de energia eléctrica em Portugal.

A digitalização dos 50 mil documentos sobre a Inquisição em Portugal dará lugar a cinco milhões de imagens.

O processo de digitalização tem uma duração prevista de três anos, e custará um milhão de euros, cabendo 60 por cento (600 mil euros) do financiamento à REN e os restantes 400 mil euros ao Ministério da Cultura.

Isabel Pires de Lima sublinhou "a importância de envolver, através do mecenato, uma empresa neste projecto que, apesar de ter pouca visibilidade pública, é culturalmente muito relevante".

A ministra falava no Centro Português de Fotografia, no Porto, à margem da inauguração de quatro exposições de fotografia que têm em comum o facto de serem todas constituídas por imagens de Portugal, do italiano Danilo Pavone ("Landscapes Theories"), do francês Georges Dussaud ("Crónicas Portuguesas") e dos portugueses David Infante ("À Flor da Pele") e José M. Rodrigues ("Dez Fotografias de Obras de Álvaro Siza Vieira").

A ministra anunciou também que o espólio do Centro Português de Fotografia e do Arquivo Fotográfico de Lisboa, num total de 14.500 imagens, vai ser colocado na Internet, no site do CPF.

O responsável da DGA, Silvestre Lacerda, referiu que a digitalização do espólio está em curso, graças ao financiamento do Plano Operacional da Cultura, devendo estar disponível na Internet em finais de Outubro, gratuitamente."

Melhores cumprimentos

José SV

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#162717 | rmfrp | 14 jul 2007 20:17 | In reply to: #162716

Caro José Sande Vasconcelos:

Muito obrigado pela sua mensagem. Não tinha ainda visto esta nova notícia.

Felizmente as minhas esperanças tinham razão de ser!

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos Familiar do Santo Ofício

#182104 | FeCaldeira | 26 ene 2008 14:21 | In reply to: #162541

Prezado Coelho e caríssimo primo Rui,

vendo agora este tópico, aproveito para dizer que já começou a digitalizaão de Habiltação a Familiar do Santo Ofício.

Parece que começa pela letra A e já tem dois livros, que podem ser baixados pela internet no link (inteiro) abaixo:


http://ttonline.iantt.pt/dserve.exedsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=1&dsqSearch=(((text)='Habilitacoes')AND((text)='Santo')AND((text)='Oficio'))

Procurei na lista o nome que eu estava interesado, poém não encontrei: Alexandre Caldeira.

cumprimentos,

Fernando Caldeira

espero

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#237132 | gmg | 23 ago 2009 00:17 | In reply to: #162541

Tem por acaso conhecimento de Processos de Diligência para FSO de:

- PINHEIRO e/ou BORGES de Vale de Telhas, Mirandela (filhos ou netos de Miguel Pinheiro e de D. Maria Borges)
- TEIXEIRAS de Ervões (Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças, casado com D. Maria Coelho de Mello - Irmã de Filipe Coelho Fontoura, FSO em 1696 - e filho de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças e de D. Maria Fernandes).

Cumprimentos,
Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#237133 | gmg | 23 ago 2009 00:18 | In reply to: #162537

Tem por acaso conhecimento de Processos de Diligência para FSO de:

- PINHEIRO e/ou BORGES de Vale de Telhas, Mirandela (filhos ou netos de Miguel Pinheiro e de D. Maria Borges)
- TEIXEIRAS de Ervões (Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças, casado com D. Maria Coelho de Mello - Irmã de Filipe Coelho Fontoura, FSO em 1696 - e filho de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças e de D. Maria Fernandes).

Cumprimentos,
Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#237134 | gmg | 23 ago 2009 00:18 | In reply to: #162716

Caro José SV,


Tem por acaso conhecimento de Processos de Diligência para FSO de:

- PINHEIRO e/ou BORGES de Vale de Telhas, Mirandela (filhos ou netos de Miguel Pinheiro e de D. Maria Borges)
- TEIXEIRAS de Ervões (Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças, casado com D. Maria Coelho de Mello - Irmã de Filipe Coelho Fontoura, FSO em 1696 - e filho de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças e de D. Maria Fernandes).

Cumprimentos,
Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#237135 | gmg | 23 ago 2009 00:19 | In reply to: #162553

Tem por acaso conhecimento de Processos de Diligência para FSO de:

- PINHEIRO e/ou BORGES de Vale de Telhas, Mirandela (filhos ou netos de Miguel Pinheiro e de D. Maria Borges)
- TEIXEIRAS de Ervões (Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças, casado com D. Maria Coelho de Mello - Irmã de Filipe Coelho Fontoura, FSO em 1696 - e filho de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças e de D. Maria Fernandes).

Cumprimentos,
Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos Familiar do Santo Ofício

#237136 | gmg | 23 ago 2009 00:19 | In reply to: #182104

Caro Fernando Caldeira


Tem por acaso conhecimento de Processos de Diligência para FSO de:

- PINHEIRO e/ou BORGES de Vale de Telhas, Mirandela (filhos ou netos de Miguel Pinheiro e de D. Maria Borges)
- TEIXEIRAS de Ervões (Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças, casado com D. Maria Coelho de Mello - Irmã de Filipe Coelho Fontoura, FSO em 1696 - e filho de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças e de D. Maria Fernandes).

Cumprimentos,
Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#256448 | mimita | 13 jun 2010 22:03 | In reply to: #162481

SEREIA POSSIVEL CONSULTAR O PROCESSO DE INQUISIÇÃO DA FAMILIA ANTUNES ON LINE?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#256454 | rmfrp | 13 jun 2010 23:14 | In reply to: #256448

Cara mimita:

Neste momento penso que já há mais de 10.000 processos da Inquisição que podem ser consultados on-line. Alguns deles serão seguramente de pessoas com o apelido Antunes. Que nomes procura especificamente?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#256456 | mafs | 13 jun 2010 23:26 | In reply to: #256454

ex.mo sr

onde procurar on line e como?

desde ja o meu obrigado

manuel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#256458 | rmfrp | 13 jun 2010 23:39 | In reply to: #256456

Caro Manuel:

Os processos da Inquisição, assim como outra documentação existente na Torre do Tombo que está digitalizada, podem ser acedidos a partir da página DigitArq da Torre do Tombo:

http://digitarq.dgarq.gov.pt

Infelizmente a utilização da base de dados está longe de ser fácil.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Processos da Inquisição na internet até 2010

#276551 | sanna | 17 may 2011 14:24 | In reply to: #256458

Isto é muitissimo interessante... mas infelizmente não se consegue decifrar a maior parte dos documentos, alguns parecem inclusivamente escritos em algo parecido com árabe!

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 23 jun 2024, 21:14.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen