Abreu Bacelar - Breia, S. Nicolau

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Bibliografia

Abreu Bacelar - Breia, S. Nicolau

#165752 | JAVSO | 25 ago 2007 18:58

Qual terá sido a razão para que no Genea se tenha seguido Felgueiras Gaio quanto à paternidade de Bárbara de Abreu, também conhecida por Bárbara de Abreu Bacelar (José de Abreu Bacelar e Maria da Conceição Tavares), mas já não quanto aos seus avós paternos (pais de José de Abreu Bacelar), que são identificados por F. Gaio como sendo António de Sousa Ferreira e sua mulher, Maria de Abreu Bacelar, sendo esta filha de Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clmente de Basto?
Efectivamente, F. Gaio identifica este José de Abreu Bacelar, filho de António de Sousa Ferreira, como tendo casado com Maria da Conceição Tavares, sr.ª da casa da Fonte da Breia - ver NFP, vol. V da 3ª edição, Braga, 1992, p. 273, tt.º de Ferreiras, §§ 36º, 3 e 4, e 37º, 4 e 5.
O José de Abreu Bacelar, identificado por Gaio, como filho de Bento Ferreira de Morais e Leonor de Abreu Bacelar, parece ter falecido no Brasil, sem descendência, pois que deixou os seus bens a um irmão - ver NFP, vol. IX, 3ª ed. referida, p. 98, tt.º de Ribeiros, § 29º, 6 e 7.
Aliás, se não se seguir aquela versão de Gaio, como justificar o uso do apelido "Sousa" por Maria Bárbara de Abreu Bacelar e Sousa, neta da referida Bárbara de Abreu Bacelar?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Abreu Bacelar - Breia, S. Nicolau

#165766 | pachancho | 26 ago 2007 01:35 | In reply to: #165752

Caro José Alfredo,

desculpe esta intromissão, mas na TT, existe um auto de habilitação de uma neta de Barbara Abreu Bacelar ( tal como sua mãe) que não consta no Geneall:

CódigoReferência - PT-TT-JIM/JJU/2/125/5

Título - Autos de justificação de D. Custódia Albina de Abreu Bacelar e Sousa, casada com Joaquim Pereira da Silva e Moura, filha legitimada de D. Doroteia Maria de Abreu Bacelar, neta de Paulo Henriques Coelho e de D. Bárbra de Abreu Bacelar, natural de São Nicolau, Cabeceiras de Basto.

Datas - 1813
NívelDescrição - Documento Composto
DimensãoSuporte - 300,5 x 210 x 10
CotaAntiga - Fundo Geral, letra P, mç. 475
CódigoReferAlternCota - Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 125, n.º 5

ÂmbitoConteúdo - A justificante pretende receber parte da herança de seu tio avô Pedro José Coelho, filho de Gaspar João do Paço e de Isabel Gonçalves Fontes, natural de Santa Marinha de Pedraça, Cabeceiras de Basto, falecido no Sabará, tendo já recebido a outra parte o tio da justificante Francisco Ventura de Abreu Bacelar; Escrivão Bento Geraldino da Silva Valadares.

EntidadeDetentora IANTT
Aviso Aberto

---------------------------------------------------------------------------------------

CódigoReferência - PT-TT-JIM/JJU/2/72/6

Título - Autos de justificação de António José Coelho de Abreu, Francisco Ventura de Abreu, Josefa de Abreu, D. Doroteia de Abreu e D. Clara de Abreu, filhos de Paulo Henriques Coelho e de D. Bárbara de Abreu, naturais de São Nicolau, Cabeceiras de Basto.
Datas 1768
NívelDescrição - Documento Composto
DimensãoSuporte 300,5 x 210 x 5
CotaAntiga - Fundo Geral, letra M, mç. 2507
CódigoReferAlternCota - Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 72, n.º 6

ÂmbitoConteúdo - Os justificantes pretendem receber como únicos herdeiros, a herança deixada por seu irmão Manuel Baltazar de Abreu, também natural de São Nicolau, falecido em Santo António de Mato Dentro, Sabará, e ainda um legado e o preço de uma roça situada no mesmo local que seu pai vendera a seu irmão, tio dos justificantes, Pedro João Coelho de Abreu, filho de Gaspar João e de Isabel Gonçalves, natural de Santa Marinha de Pedraça, também falecido em Santo António de Mato Dentro; Escrivão João Caetano da Silva Pereira.

EntidadeDetentora IANTT
Aviso Aberto

---------------------------------------------------------------------------------------

CódigoReferência PT-TT-RGM/04/62065
Título - Paulo Henriques Coelho
Datas - 27/11/1723
NívelDescrição - Documento Simples
CódigoReferAlternCota - Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.14, fl.517
ÂmbitoConteúdo - Alvará. Escudeiro Fidalgo. Filiação: Gaspar João Fortes.
EntidadeDetentora IANTT
Aviso Descrição em fase de revisão


CódigoReferência- PT-TT-RGM/04/62064
Título - Paulo Henriques Coelho
Datas 19/02/1723
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota - Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.14, fl.436
ÂmbitoConteúdo - Carta de Padrão. Tença de 12$000 rs e Hábito.
EntidadeDetentora IANTT
Aviso Descrição em fase de revisão



cumprimentos
Paula

Respuesta

Enlace directo:

RE: Abreu Bacelar - Breia, S. Nicolau

#165800 | JAVSO | 26 ago 2007 23:10 | In reply to: #165766

Cara Paula

Foi oportuníssima a sua "intromissão".
Já sei que há o acesso aos documentos da TT, mas ainda não me lembro de o usar.
Penso que aos poucos vou criar o hábito de me socorrer de todos estes elementos de trabalho.
Assim como há inúmeros Bentos nos Portilho de Magalhães, neste ramo há muitas Bárbaras, costume que veio a ter seguimento, além do mais, pela minha bisavó Maria Bárbara, filha de Fernando de Castro Abreu Bacelar (oriundo da Fonte da Breia).
Conta-se que este fugiu de casa, durante a noite, quando teria cerca de 14 anos, indo para o Brasil.
Irei,um dia,abalançar-me a averiguar a ascendência do sogro de Fenando de Castro, que sei chamar-se Guilherme Pinto de Magalhães (os Magalhães perseguem-me) e ser natural de Avintes (vi no Genea).
Peço-lhe que se "intrometa" sempre que possa, pois que só lhe ficarei a dever mais um favor.

Com os melhores e mais cordiais cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Abreu Bacelar - Breia, S. Nicolau

#165937 | jsarmento | 28 ago 2007 15:32 | In reply to: #165752

Caro Sr Jose Alfredo Soares de Oliveira

Muito grato ficaria se me pudesse informar, se possível, a descendência do casal Paulo Henriques Coelho e Barbara de Abreu Bacelar.

A carta de Brasão de Armas de meu 4º avô, Angelo Rodrigues (Frade) refere que era filho de José Rodrigues Frade, natural de S.Domingos de Val de Figueira, Santarém, e de D.Teresa de Jesus de Sousa Rego, irmã de Gonçalo de Abreu Bacelar de Sousa Rego, tenente do Regimento de Cavalaria de Valença do Minho; neto de Miguel de Sousa Rego, C.O.C, Almoxarife de Guimarães e de D.Antónia do Sacramento de Abreu Bacelar.

As fontes por si referidas indicam que Miguel de Sousa Rego foi casado com D.Guiomar de Abreu Bacelar de Basto, filha de Paulo e Barbara, supra mencionados.

Consultando os registos disponíveis no site do NEPS, Universidade do Minho, encontro:

1. relativos à freguesia de S.Paio em Guimarães, o casamento de Miguel de Sousa Rego com D. Guiomar Abreu Sousa Bacelar, pais de Gonçalo nascido em 28.06.1726 e de D.Maria nascida em 01.06.1729;
2. relativos à freguesia de S.Sebastião da mesma cidade, o casamento de Miguel de Sousa Rego com D.Guiomar Luisa Sousa, filha de Agostinho Sousa e de D.Catarina Pacheca Afonseca. Referem ainda que o casal Miguel e Guiomar foram pais de Antónia Josefa Sousa, nascida em 1724; Por incríevl que pareça, referem ainda um 2º casamento de D.Guiomar com Francisco Costa Araújo em 18.10.1723 e com os seguintes filhos:
D.Maria Gertrudes nascida em 1725
João Nicolau nascido em 1727
Josefa Maria nascida em 1730.

Como é pouco provável a existência, em Guimarães, de 2 Miguel de Sousa Rego, na mesma época, confesso a minha total confusão.

Muito lhe agradeço a atenção que puder dispensar a este assunto.

Com os meus melhores cumprimentos

José Sarmento

Respuesta

Enlace directo:

RE: Abreu Bacelar - Breia, S. Nicolau

#165966 | JAVSO | 28 ago 2007 23:09 | In reply to: #165937

Caro José Sarmento

De acordo com as datas de nascimento que refere não é possível estarmos perante a mesma "Guiomar", mas perante três pessoas distintas. Os assentos de casamento terão os nomes dos pais e locais de naturalidade e residência, do que será fácil concluir pela diversidade.
Por outro lado, é frequente encontrar pessoas, que são contemporâneas, com o mesmo nome ou parecido. É por tal facto que é preciso, sempre, encontrar elementos coadjuvantes para confirmar ou infirmar se é ou não a mesma pessoa.
Tenha em atenção que há vários "Sousas" nessa região e que "Rego" é o nome de uma freguesia próxima de Guimarães, do que pode resultar a frequência desse apelido nessa zona.
Quanto à descendência de Paulo Henriques Coelho só conheço a indicada por Felgueiras Gaio, NFP, V,3ª ed., p. 274, a referida nos documentos indicados por Paula Peixoto, neste tópico, além da referida em CB, III, p. 327, XVII e segs..
É evidente que, entre os seus descendentes se conta o meu avô materno, cuja descendência é de largas dezenas de pessoas, pois que minha mãe é a mais nova de 13 filhos.
A propósito deste Paulo Henriques de Carvalho, escreveu Estela Vilela Passos, A Casa de Paço de Vides, 2005, p. 107: "A figura de Paulo Henrique Coelho desperta grande despique e interesse a nível genealógico".

Peço-lhe desculpa por não ser de grande utilidade.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Abreu Bacelar - Breia, S. Nicolau

#165995 | jsarmento | 29 ago 2007 09:19 | In reply to: #165966

Caro Jose Alfredo Soares de Oliveira

Fico-lhe muito grato pela atenção dispensada.

A informação que obtive no site do NEPS não refere nem a naturalidade nem a filiação. Vou tentar obter mais informação destes assentos.

Com os meus melhores cumprimentos

Jose Alexandre de Saavedra Rodrigues Sarmento

Respuesta

Enlace directo:

RE: Abreu Bacelar - Breia, S. Nicolau

#180347 | pachancho | 14 ene 2008 08:22 | In reply to: #165752

Caro José,



http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=157514


cumprimentos
Paula

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 14:13.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen