Lourenço Filho
This topic is classified in rooms: Pessoas | Brasil
Lourenço Filho
Caros Confrades,
será que alguém me poderia adiantar algo acerca da ascendência deste grande educador brasileiro nascido em 1897 em Porto Ferreira, São Paulo, filho de pai português e mãe sueca, e cujo nome completo era Manuel Bergström Lourenço Filho ?
Antecipadamente grato,
Henrique Dias
Enlace directo:
RE: Lourenço Filho
Caros confrades d'aquem e d'alem mar...
renovo este pedido, na esperança de poder "levantar uma ponta do véu" acerca deste vulto que foi um dos precursores do movimento da Escola Nova no Brasil e que esteve à frente das principais reformas educacionais do país.
O meu interesse reside essencialmente na sua ascendência portuguesa, cuja origem se encontra na região que estou pesquisando com a antiga denominação de "comarca das Cinco Vilas".
Este interesse é acrescido pelo facto de existirem ainda alguns laços de parentesco com o ramo do meu avô materno, e da necessidade que tenho em estabelecer o percurso de vida deste meu avô e de dois dos seus irmãos, em terras brasileiras.
Bem sei que basta "pegar" em qualquer motor de busca da internet para se encontrarem inúmeras referências a este homem que dedicou a sua vida em prol da educação. E isto porque foram imensas as obras que deixou publicadas, os eventos em que participou e os cargos que ocupou.
Uma das referências mais interessantes que encontrei foi:
www.inep.gov.br/download/cibec/2001/colecao_lourenco_filho/biobibliografia_v1.pdf -
publicado pelo seu filho em parceria. Trata-se de um ficheiro em formado pdf com 314 páginas disponível para download, onde nos podemos inteirar da sua história de vida e da obra que nos legou. Este trabalho aflora também um pouco da sua ascendência para além de conter várias fotos de família.
Todavia, como disse, interessa-me conhecer melhor a ascendência que tenho com ele em comum. Portanto, qualquer dica é sempre bem-vinda.
Henrique Dias
Enlace directo:
RE: Lourenço Filho
Caros Confrades,
apresento aqui a ascendência de Lourenço Filho, tal como é do meu conhecimento actual, esperando que alguém possa acrescentar algo a estes dados.
1. Manoel Bergström Lourenço Filho, nasceu a 10.03.1897, Porto Ferreira, São Paulo, faleceu a 03.08.1970, Rio de Janeiro. Casou em Dezembro 1921 com Aída de Carvalho, Professora, n. Casa Branca, São Paulo, filha de Braulino de Carvalho e Maria Adélia de Castro Lima.
Pais:
2. Manoel Lourenço Júnior, n. 31.05.1868, Vendas de Maria, Maçãs D. Maria, f. 16.04.1924 em Porto Ferreira, São Paulo, casou em 1895, Porto Ferreira, São Paulo.
3. Ida Cristina, n. 22.05.1880 na Ilha de Alnon, Sundsvall, Suécia. Faleceu em 21.09.1919, Porto Ferreira, São Paulo.
Avós:
4. José Lourenço, n. e f. em Vendas de Maria, Maçãs D. Maria
5. Josefa Maria da Silva, n. em Porto de São Simão, Maçãs D. Maria. Faleceu em Vendas de Maria, Maçãs D. Maria.
6. João Pedro Bergström, n. na Suécia.
7. Ana Catarina, n. na Suécia.
Bisavós:
8. Francisco Lourenço, n. e f. Vendas de Maria, Maçãs D. Maria.
9. Maria de Jesus, n. em Louriçal, Pombal. Faleceu em Vendas de Maria, Maçãs D. Maria.
10. António Simões Vaz, n. em Igreja da Serra, Tomar. Faleceu em Porto de São Simão, M.D.M.
11. Maria Josefa da Silva, n. na Nexebra, Maçãs D. Maria. Faleceu em Porto de São Simão, M.D.M.
O meu interesse neste ramo tem a ver com o facto da minha trisavó materna (Joaquina Maria) ser irmã de (José Lourenço), avô de Lourenço Filho. Ou seja o bisavô dele (Francisco Lourenço), é meu quarto avô.
Acontece que esta família Lourenço não deve ser originária da região que estou estudando (Cinco Vilas), e talvez por isso, não tenho conseguido evoluir neste ramo. Todavia se eu conseguir avançar, volto a colocar aqui os dados, mas entretanto agradeço desde já qualquer achega.
Cumprimentos,
Henrique Dias
Enlace directo:
Chão de Maçãs e Serra de Tomar
Caro Henrique Dias
Perto de Tomar existe um povoado, atribuição que antes da ultima reforma de administração do território português, tinha o nome encantador de aldeia. Os reformadores pretensiosos e recém chegados á plebe urbana, emergentes, grande parte oriundos de aldeias, retiram-nos essa bela e saudosa palavra.
Bem, adiante, perto de Tomar havia uma aldeia de nome “Chão de Maçãs”, salvo erro era servida por um apeadeiro, da linha ferro principal de Portugal, antes dos novos projectos milionários, desse sector tão mal administrado, especialmente nos últimos vinte anos. A Serra de Tomar, de onde é oriundo um dos seus avós, é um reduto muito curioso da historia da nossa gente. Gente empreendedora, simples que nos anos 50 e 60, invadiram Lisboa e implementaram a sua principal reforma urbanística antes das vacas da União Européia, nos recentes anos 90. Esses homens da Serra eram chamados de “gaioleiros” ou algo parecido, grande parte ou a totalidade com a “antiga” 4ª classe, pedreiros de profissão, fizeram fortuna e criaram, construtoras que ainda hoje, são referência no âmbito português. A região da Serra deTomar, antes da invasão do eucalipto e do pinheiro era de vocação agrícola. Região dura, agreste, invariavelmente a melhor receita, para se fabricarem homens com H, em qualquer parte do mundo. Hoje esse homem desapareceu em termos geográficos e culturais e a paisagem é unicamente florestal, salpicada de alguns pontos de “ladrilho” especialmente junto da albufeira formada pelo rio Zezere em Castelo do Bode.
Será que a origem do nome de Maçãs de D. Maria está associado a Chão de Maçãs de Tomar?
Pela estrada de Tomar que leva a Coimbra, passa-se por Pombal, sendo Louriçal muito próximo, serão eventualmente uns 30 km até lá, arrisco eu...
É apenas o meu pequeno contributo monográfico...
Cumprimentos do,
José de Azevedo Coutinho
Santos, Brasil
Enlace directo:
RE: Chão de Maçãs e Serra de Tomar
Caro José de Azevedo Coutinho,
obrigado pelo seu contributo monográfico, que me deixou a pensar como é que alguém vivendo em Santos, pode conhecer tão bem esta região?
Concordo plenamente com tudo o que diz, mas quanto à origem do nome de Maçãs de D. Maria estar associado a Chão de Maçãs, não me parece provável, mas também quem sou eu para fazer tal afirmação...
Neste país, a maioria das explicações que encontramos para a origem dos nomes das terras, assentam em bases pouco sólidas que são as lendas, fruto do imaginário popular.
Santos, foi terra que alguns familiares meus calcorrearam, e que eu tento em vão descortinar qual foi o seu percurso de vida e quais as raízes que aí deixaram, como é o caso deste tópico e de outros onde tenho feito tentativas semelhantes.
Cumprimentos de
Henrique Dias
Enlace directo:
RE: Chão de Maçãs e Serra de Tomar
Caro Henrique Dias
A aplicação da toponímia é fruto, entre várias coisas do imaginário popular, além de outros fenômenos e influências culturais antropológicas que se verificam no ser humano, em conformidade com a respectiva época de sua atribuição. É uma fonte histórica riquíssima e relativamente pouco procurada e utilizada.
Conheço bem Portugal, o Brasil e outros países, especialmente de origem cultural Hispânica. Não na qualidade de turista mas de viajante, modelo de vida em franco desuso, concordo.
Do seu sobrenome, vem-me á memória o grande poeta António Gonçalves Dias, do Maranhão. Com bastantes anos que passou pela Europa nomeadamente em Portugal e relativamente mal lembrado - “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...”
Normalmente Lourenço é utilizado como nome e não como sobrenome (apelido). Sobrenome que derivará certamente de um individuo de nome Lourenço!
Saberá se, em Maçãs de D. Maria, haveria terras de cultivo com qualidade para a pratica da fruticultura e que pomares de maçãs fosse uma delas? Na região de Chão de Maçãs, durante determinada época a agricultura era praticada orientada para pomares(maçãs, figueiras etc) além de vinha e oliveira.
Os registros paroquiais dessa região, incluindo na Serra de Tomar, tem-na Torre do Tombo (Lisboa) ou na capital do distrito em Santarém. Do Louriçal, encontrará além da Torre do Tombo, e em Coimbra, respectiva capital do distrito. Com informações mais enriquecidas, especialmente com datas, poderá solicitar informações a esses órgãos de estado (via net).
Santos, Rio de Janeiro e Recife, foram os portos de chegada para a quase totalidade da imigração portuguesa desde o Brasil Português ao Brasil actual, e até ao inicio dos anos 60. A proliferação do transporte aéreo, modificou o “clássico” meio de transporte até então...
Cumprimentos do,
JACoutinho
Santos, Brasil
Enlace directo:
RE: Chão de Maçãs e Serra de Tomar
Ver :
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=169502
Alvaiázere fica perto de Tomar...
Enlace directo:
RE: Lourenço Filho
Caros confrades,
já é possível seguir a ascendência de Manuel Bergström Lourenço Filho através da base de dados do geneall em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1211588
e espero que em breve seja possível seguir a de sua mulher.
Cumprimentos,
H. Dias
Enlace directo:
RE: Lourenço Filho
Caros Confrades:
Apesar deste tópico não ter merecido a atenção dos confrades, (principalmente dos Brasileiros, onde eu esperava maior aceitação) devo dizer que a mulher de Manuel Bergstrom Lourenço Filho já consta nesta grande base de dados, e com a sua ascendência bem desenvolvida, uma vêz que foi possível entroncar na "Genealogia Paulistana", como podem verificar:
http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=1226548
Quanto à ascendência paterna de Lourenço Filho (aquela que mais me interessa), não evoluí grande coisa até à data.
Mas há dias consegui entroncar uns dados que andavam dispersos na minha base, e deu o seguinte resultado que aqui deixo a quem possa interessar:
1. Manuel Bergstrom Lourenço Filho
2. Manuel Lourenço Júnior
3. Ida Christina Bergstrom
4. José Lourenço
5. Josefa Maria da Silva
6. João Pedro Bergstrom
7. Ana Catarina
8. Francisco Lourenço
9. Maria de Jesus
10. António Simões Vaz
11. Maria Josefa da Silva
20.Joaquim António Vaz
21.Felizarda Maria
22.João Curado
23.Josefa Maria
40. António Lopes
41. Joaquina Maria
42. Francisco Nunes
43. Antónia de Jesus
44. Caetano Curado
45. Jacinta Maria
46. João António
47. Maria da Silva
88. António Curado
89. Maria Pires
90. Manuel Curado Belo
91. Maria Antunes
92. João Brás
93. Isabel Fernandes
94. Manuel Simões
95. Sebastiana da Silva
Cumprimentos,
Henrique Dias
Enlace directo:
RE: Chão de Maçãs e Serra de Tomar
A título de curiosidade Chão de Maças fica a cerca de 25/30 km da freguesia de Serra de Tomar.
Pertencendo a esta freguesia, a cerca de 3 km do seu centro fica o lugar de Chão das Maias, em inúmeros locais e ocasiões confundido toponímicamente com Chão de Maçãs.
Um Abç
Alexandre Cruz
Enlace directo:
RE: Chão de Maçãs e Serra de Tomar
Caros confrades,
Lendo as mensagens não percebo muito bem que motivo terá encaminhado as discussões para a localização de Chão de Maçãs, aldeia partilhada pelos concelhos de Tomar e de Ourém, ambos no distrito de Santarém.
O que a mensagem inicial referia era Maçãs de Dona Maria, que uma pesquisa no google permite identificar facilmente caso não se conheça a estrada Tomar-Coimbra. A referência à Serra, Tomar, não incluía Maçãs nenhumas.
Ou seja, o que Henrique Dias procura, e identifica correctamente, é informação sobre gente da freguesia de Maçãs de Dona Maria, concelho de Alvaiázere, no distrito de Leiria.
Atentamente, nuno de m.
Enlace directo:
RE: Chão de Maçãs e Serra de Tomar
Caros Confrades,
É exactamente como diz o Nuno. Apesar deste tópico já ter uns aninhos, continuo interessado em conhecer ascendentes e descendentes deste grande vulto da educação Brasileira.
Estou seguindo também com interesse um tópico recente relacionado com este apelido Bergstrom em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=323683
Cumprimentos,
Henrique Dias
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 nov 2024, 02:40.