Terras de Lafões (Vouzela, SPedro do Sul)

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Terras de Lafões (Vouzela, SPedro do Sul)

#167475 | salen | 15 sep 2007 20:31

Caro/a pesquisador/a
Nas minhas voltas para ultrapassar fins de linha encontro um casal, Pero Fernandes de Torres e Isabel Montez da Costa. Dele não se sabe nada de ancestrais. Mas dela serão pais Marcos de Paiva Homem e Filipa Nunes da Costa.
Pero Fernandes e Isabel tiveram, 6 filhos, dois deles foram Jesuítas.
Estamos a falar de meados de quinhentos/princípios de seiscentos. Ora na bibliografia encontram-se dois padres na Índia precisamente com os nomes dos filhos deste casal, e na descrição de um deles vem que era de VOUZELA.
Isto pôs-me a relacionar uma possível origem para as bandas de S.Pedro do Sul e Vouzela para esses ancestrais.Refiro-me a Isabel Montez da Fonseca e os seus pais, Marcos e Filipa.
Os dois Jesuítas eram
Manuel Ribeiro
e Gaspar da Costa.
Os outros irmãos, eram
Jorge Montez da Fonseca,
Baltasar da Costa,
Isabel Montez
e Teodora da Costa (esta última diz Alão que morreu solteira).
De Jorge eu conheço a história a partir do momento em que se casou. Antes disso, nada, bem assim como nada a respeito de Baltazar e Isabel filha.
Terão Baltasar e Isabel deixado rastos nos livros das freguesias de Vouzela, terão casado e tido descendência por lá que comprove essa origem da sua mãe e avós? Haverá nesses eventuais registos alguma referência aos pais de Pero Fernandes, avós paternos deles?
Não lhe peço para pesquisar por mim. Só estou a levantar as lebres para dar a entender as questões. Mas conhecerá por essa altura alguns Nunes da Costa, Fonseca ou Montez em Vouzela ou S. Pedro do Sul? Não me pergunte de onde vem o Montez nem o Fonseca porque esse é outro mistério ...
Cumprimentos, bom resto de fim de semana, e vamo-nos encontando nestas páginas.
VFerreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Terras de Lafões (Vouzela, SPedro do Sul)

#167512 | jaboo | 16 sep 2007 19:49 | In reply to: #167475

Caro Victor Ferreira,

Não o posso ajudar ... infelizmente mas encontrei referência a uma Isabel Montez, de Penedono (que o Alão diz ser filha bastarda de Luis da Costa arcediago na sé de Miranda e morador em Penedono) casada com João Ramirez de Carvalho, de Vila Nova de Foz Côa ... com geração. Pela coincidência de nomes (Montez/Costa) talvez sejam parentes dos seus. Essa Isabel Montez deve ter nascido lá por 1620. Talvez pesquisando esse Arcediago da Sé de Miranda encontre qualquer coisa ...

Cumpeimentos,
JOAO BRAZ

Respuesta

Enlace directo:

RE: Terras de Lafões (Vouzela, SPedro do Sul)

#167516 | salen | 16 sep 2007 20:10 | In reply to: #167512

Caro João,
Muito gosto em voltar a ler uma mensagem sua.
Ora aí está uma informação interessante. É que não há muitos Montezes por este reino. Pelo menos de nome ...
Por favor, em que capítulo/verbete do Alão descobriu essa Isabel?
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Terras de Lafões (Vouzela, SPedro do Sul)

#167542 | jaboo | 17 sep 2007 05:38 | In reply to: #167516

Caro Victor,

Pedatura Lusitana, tomo V, vol.2, p.69 (titulo de Ramirez de Vila Nova de Foz Côa). Espero que a pista seja boa.
Um abraço,
JOAO

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 jul 2024, 18:55.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen