Morreu hoje Teodoro Cavaco Silva
This topic is classified in rooms: Pessoas | Eventos
Morreu hoje Teodoro Cavaco Silva
Teodoro Cavaco Silva, pai do Presidente da República, faleceu este domingo aos 93 anos.
RespuestaEnlace directo:
RE: Morreu hoje Teodoro Cavaco Silva
E o senhor que, com toda a razão, se sentia incomodado quando lhe chamavam Cavaco, nem aqui num forum de genealogia, lhe acertam o nome...
RespuestaEnlace directo:
Quem era este Teodoro Cavaco Silva ?
Caros confrades
Podiam informar-me quem era este Senhor, que se finou ?
Paulo Correia
Enlace directo:
RE: Quem era este Teodoro Cavaco Silva ?
O senhor chama-se Teodoro Gonçalves Silva, e é Pai do actual Presidente da República, Prof.Doutor Aníbal Cavaco Silva
RespuestaEnlace directo:
RE: Quem era este Teodoro Cavaco Silva ?
Que Nosso Senhor o tenha em paz!
Os meus pêsames.
Artur Camisão Soares
Enlace directo:
Teodoro Gonçalves Silva
Através das aparições ocasionais de Teodoro Gonçalves Silva nos meios de comunicação social, fiquei sempre com impressão de ser um daqueles portugueses da melhor cepa, empreendedor, resistente, talvez mesmo "de antes quebrar que torcer" ! Imagino a satisfação deste homem de origem camponesa e (penso) humilde, mais tarde o homem da bomba de gasolina, ao ver o filho tornar-se sucessivamente economista, professor universitário, ministro das finanças, primeiro ministro, presidente da república. Que Teodoro Gonçalves Silva descanse em paz!
Coelho
Enlace directo:
RE: Teodoro Gonçalves Silva
Homem da bomba de gasolina
Teodoro [Gonçaçves] Silva ficou conhecido como o "homem da bomba de gasolina", a que tinha em Boliqueime e que lhe permitiu bem criar, como ele próprio disse, os seus quatro filhos: Aníbal, Rogério, António e Maria. "Estão todos bem na vida", admitia orgulhoso na última entrevista que concedeu e que publicamos na íntegra. E apesar do "orgulho" naquele que mais se destacou, fez questão de frisar que todos os filhos eram a mesma riqueza para ele.
Nessa rara entrevista, já que era um homem de muitas palavras, mas sem gosto pela exposição pública a que a carreira do filho Aníbal o tinha projectado, espelhava isso mesmo quando era questionado se estava preparado para o dia da posse de Cavaco em Belém. "Não me apetecia muito ir, mas lá tem de ser. Esta viagem a Lisboa é uma coisa muito complicada para mim. Tenho de fazer figura de garoto. Tenho de estar calado, que é o melhor que eu faço. Eles não precisam lá de um fala-barato."
O que gostava mesmo era de ir a Boliqueime, onde já não vivia, à tal horta em Benfarra, regar. Passear junto à praia e ir ao mercado do peixe da Quarteira foi hábito que também nunca perdeu. O cheiro a mar e a peixe sentia-o agora, já viúvo, em Quarteira, onde vivia num apartamento. Ir jogar ao Casino de Vilamoura foi um prazer que manteve até quase ao final da vida.
Apenas com a antiga 4.ª classe, e 17 anos, o algarvio meteu pés à estrada e chegou a França. Esperava-o trabalho duro. De regresso, abre uma taberna em Boliqueime. "Eu sempre tive uma tendência para o negócio e para a indústria", referia na mesma entrevista. Percebe-se que o filho economista, que chegou à Presidência da República, tirou mais dele do que os traços fisionómicos. "Sou muito disciplinado. Sempre fui assim." A frase era de Teodoro, mas colar-se-ia a Cavaco na mesma perfeição.
Talvez por isso, o Presidente sempre tenha mostrado muito orgulho nas suas raízes, nesse pai trabalhador, homem da terra que conseguiu ascender economicamente à custa de muito esforço. Um orgulho tão grande como o pai tinha nele: "Fui assistir quando foi o exame dele de catedrático. Faziam-lhe perguntas e ele dava as respostas que nunca mais se calava. Era um grande estudante. Eu sei que fica mal dizer isto, mas eu digo na mesma." Quantas vezes não esteve Teodoro Cavaco Silva a "beber" dos discursos do filho, ainda primeiro-ministro, sentado, sempre discreto, nas galerias do Parlamento.|
Fonte: Diário de Notícias 1-10-2007
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 14:25.