Familia Moraes -Viseu - Testamentos

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Moraes -Viseu - Testamentos

#169008 | luizinho | 01 oct 2007 02:24

Caro Victor(??????)
Saudações.

Depois de muita ajuda e orientações de sua parte, consegui encontrar, por intermédio, do Sr.Henrique, uma outra boa alma, o falecimento de meu 7º avô, Antonio Moraes, na Freguesia de Touro, Vila Nova de Pádua, Viseu.
“ No livro de Baptismos e Óbitos de 1710 a 1740, da Igreja de São Sebastião, em 23.07.1727, pag. 44", onde, além do óbito, estava anotado “que fez testamento”.
Entretanto, no referido livro não havia tal documento. Escrevi para os endereços abaixos relacionados:
mailto_mariz@iantt.pt - sem resposta
adgrd@adguarda.iantt.pt
Em resposta ao seu pedido cumpre-nos informar que este Arquivo Distrital só dispõe de documentação notarial de:1 - Vila do Touro a partir de 1759 2 – Sabugal a partir de 1831 .
advis@adviseu.iantt.pt- Arquivo de Viseu:Of.1136 - Informo V. Ex.a que os livros do bispado de Lamego com datas anteriores a 1680 encontram-se na Câmara Eclesiástica de Lamego – Paço Episcopal – 5100 LAMEGO – Como pode ver, continuo no mesmo lugar. Na oportunidade peço-lhe a gentileza de me orientar como poderei conseguir localizar os locais ( seriam notoriais?) e onde eram feitos os testamentos naquela época, sem ser nas igrejas, naquela região. Na oportunidade apresento minhas cordiais saudações Luiz Augusto (Luizinhodrager-=Família Moraes)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Moraes -Viseu - Testamentos

#169018 | roz | 01 oct 2007 08:09 | In reply to: #169008

Caro Luis

Tenho um caso semelhante mas que faleceram em Figueiro da Serra, Gouveia, Guarda e o AD Guarda disse que estava na no Arquivo da Camara Municipal de Gouveia. Pode ser que o seu esteja na Camara respectiva a esse lugar.

No meu caso continuo aguardando resposta depois de os contactar 2 vezes mas continuo com esperanca...

Muitos cumprimentos.
Rosario

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Moraes -Viseu - Testamentos

#169047 | salen | 01 oct 2007 15:48 | In reply to: #169008

Caro Luís,
Vou ensinar-lhe um 'truque'.
Quando quiser escrever a alguém aqui no Forum:
1- vá a um tópico (um qualquer) em que o destinatário da sua mensagem interveio;
2- abra uma mensagem (uma qualquer) desse seu destinatário;
3- no espaço em branco ali em baixo, escreva então o que quer dizer-lhe.
4- clique no Enviar e espere pela resposta.
Assim, não abriu um novo tópico que ocupa espaço na primeira página, a sua mensagem vai ter directamente à caixa de correio do destinatário, e ele irá mais facilmente perceber que têm uma mensagem e, eventualmente, responder-lhe-á.
Não sei se o "Victor(??????)" sou eu. Mas seja ou não, o "Victor(??????)" ou outro qualquer, só por sorte descobrirão que a mensagem com um título como o que escolheu é para eles.
Os testamentos daquela época ou estarão nos livros dos notários ou nos baús dos familiares. Recentemente descobri um baú cheio de escrituras e uma lista de propriedades para efeitos de inventário de bens. Para épocas mais recentes o notário podia ser um à escolha, e não necessariamente o mais próximo nem o da terra notável mais próxima. Já tive que folhear duas ou três colecções de livros de outros tantos notários para descobrir um testamento. Só indo aos locais e perdendo tempo a folhear livros notariais, começando pelas localidades notáveis mais próximas. Quanto a papeis de família, meu caro, ou se têm, ou não se têm. Eu pensava que não tinha e descobri que tenho (embora apenas uma ínfima parte do que gostaria). No caso de "assinados" feitos localmente, duvido que fossem todos registados em notários ou equivalentes em tempos mais remotos.
A 'receita' é a mesma: Arquivos Distritais, Eclesiásticos, particulares. Se não estiverem aí, tende-se a concluir que se perderam. Quem faz o que pode e até onde pode, a mais não é obrigado: 'dead end'. Paciência.
Cumprimentos. VFerreira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 jul 2024, 18:29.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen