Do lugar das Pereiras

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Do lugar das Pereiras

#171054 | Lourval | 26 oct 2007 22:51

Caros colegas,

Um registro de nascimento na Freguesia de Guilheiro (Trancoso) diz que o avô paterno é do lugar das Pereiras e mais nada.

Para quem é familiarizado com o Distrito da Guarda, eu pergunto: é pertinente pensar que este avô é natural da extinta freguesia de Aldeia Velha e agora lugar de Aldeia Nova?

Com o microfilme de Aldeia Velha em mãos procurei e encontrei o batismo de um Manuel, em 17-10-1781, filho de Manuel da Fonseca e Maria Nunes. Ele pode ser o pai da Bernardina Josefa Pinheiro que se casa em Guilheiro em 1822.

Manuel da Fonseca se casa com Maria Nunes (de Freches) em 03-05-1778. Tiveram três filhos: José * 14-03-1779, António * 30-10-1780 e Manuel * 17-10-1781. Eu não encontrei mais nenhum filho e acho que eles saem de Aldeia Velha. Quem sabe não foram para Guilheiro?

Eu não consegui encontrar o batismo de Manuel mas sei que é filho de José da Fonseca e Maria Francisca (de Forno Telheiro). José da Fonseca é natural de Aldeia Velha e encontrei o batismo de José em 16-07-1719, filho de Manuel da Fonseca e Maria das Candeias. Maria das Candeias da própria Aldeia Velha. Não consegui encontrar o batismo deste Manuel mas acredito que ele seja também de Forno Telheiro pois sua mãe Isabel João é de lá. Isabel João era casada com João da Fonseca (de Aldeia Velha).

Maria das Candeias era filha de Domingos Rodrigues e Catarina João, ambos de Aldeia Velha.

Maria Nunes, que havia se casado com Manuel da Fonseca em 03-05-1778, é filha de Manuel Nunes e Luísa Nunes, ambos de Freches.

Acredito que com os microfilmes de Forno Telheiro e Freches eu vou conseguir consolidar todas estas informações.

Porém estou totalmente apoiado em uma frágil informação no registro de nascimento de um neto de Manuel da Fonseca que diz ser ele do lugar das Pereiras.

Lamentavelmente não há livros para o período anterior a 1800 em Guilheiro.

Qualquer apreciação será benvinda.

Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 19 sep 2024, 18:09.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen