Bispo Guerreiro

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Arquivos

Bispo Guerreiro

#171290 | Henrique Figueira | 30 oct 2007 16:44

Caros Confrades,

Procuro um ascendente meu, de apelido Aboim e Guerreiro que foi Bispo, provavelmente no século XVIII, e procurando na Wikipedia, por exemplo, em todos os bispados não encontro nenhum bispo titular com estes apelidos. Não sei mais dados, e aqueles que sei "resumem-se" à sua pedra de armas.
Sei que é um tiro no escuro, mas...

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Albino Figueira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Bispo Guerreiro

#171370 | salen | 31 oct 2007 10:17 | In reply to: #171290

Caro Confrade,
Já entrou neste Tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=29891#lista ?
E neste: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=169714 ?
Já conhece a pesquisa sobre os "GUERREIRO DE ABOIM ou ABOIM GUERREIRO de Alte, Benafim, Loulé e Albufeira - Rafael Carvalho" contactável por bdodegusmao arroba mail ponto telepac ponto pt ? Pode ser que saiba desse ascendente.
Não é muito mas para tiro no escuro, qualquer candeia é luz.
Cumprimentos.
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Bispo Guerreiro

#171375 | JCC | 31 oct 2007 10:51 | In reply to: #171290

Caro Henrique Albino Figueira

E como são as suas armas?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Bispo Guerreiro

#171379 | Henrique Figueira | 31 oct 2007 11:35 | In reply to: #171375

Caro confrade João Cordovil Cardoso,

Sou um amador nestas coisas da geneologia e da heráldica, mas vou tentar descrever as armas de que falo:
Armas Bispais, escudo ovalado, com esquife, esquartelado: 1º quartel as armas dos Aboim, 2º quartel as armas dos Guerreiro, 3º quartel ??, 4º quartel as armas dos Aboim.
Penso tratar-se de um brasão familiar.
Esta pedra de armas encima uma lápide, com texto em latim (já transcrito), relacionada com a família Guerreiro.

"Decifrar" a representação do 3º quartel seria muito importante, mas não consigo perceber do que se trata.

O meu mail é: henriquefigueiraarrobamailpontopt.
Obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Albino Figueira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Bispo Guerreiro

#171380 | Henrique Figueira | 31 oct 2007 11:35 | In reply to: #171379

Correcção: Genealogia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Bispo Guerreiro

#171383 | Henrique Figueira | 31 oct 2007 11:43 | In reply to: #171370

Caro confrade Victor Ferreira,

Obrigado pelos tópicos que me sugere. Tenho o prazer de conhecer pessoalmente o sr. Rafael Carvalho, que trato por parente.
Vou tentar através dele solucionar este problema.
Irei, naturalmente, precisar de alguém com mais experiência heráldica para "decifrar" o 3º quartel do escudo que acabei agora de descrever.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Albino Figueira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Bispo Guerreiro

#171442 | rafael | 31 oct 2007 23:36 | In reply to: #171290

Caro Henrique Figueira

Tive muito gosto de "encontrá-lo por aqui". Não me encontro em condições de responder-lhe, agora, com alguma precisão,porque estou novamente de saída.Ontem à noite,por acaso,já muito tarde passei por Ourique, mas quando tiver tempo e horas convenientes terei muita satisfação de fazer uma paragem para conversarmos um bocado.Estou a preparar-me,hoje, para ausentar-me por uns dias e no final do mês já conto estar em casa e se consigo(?) dizer mais alguma coisa.
Parece-me que pouco poderei adiantar ao que agora informarei:D. MANUEL GUERREIRO CAMACHO DE ABOIM,que temos na base de dados -o Deão da Sé de Faro e o Inquisidor do Santo Ofício de Évora.Não me ocorre de momento,qual deles usou Armas de Fé incluindo as de família.Tenho um apontamento, algures, e penso que num tópico que abri refiro que o DEÃO da Sé de Faro teria usado tb. as armas dos Guerrero de Espanha, as mais conhecidas-En gules, una banda de oro,y brochante sobre ella, una espada de plata,con la punta hacia abajo que algunos añaden bordadura de plata con el lema AVE MARIA GRATIA PLENA.Mas,tenho dúvidas sobre isto,porque desconheço se foi inf. dada de viva voz ou se a recolhi em alguma pesquisa, mas aí vai com a devida reserva.

Um abraço para o nosso confrade Víctor Ferreira e outro para si do parente e amigo
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Bispo Guerreiro

#174144 | rafael | 24 nov 2007 22:41 | In reply to: #171442

Caro Henrique Figueira

Estive fora de casa mais de duas semanas e tentei entrar em contacto consigo, mas em vão.Ontem, em Ourique,onde me desloquei com o "meu" advogado ao Cartório Notarial tb. tentei falar consigo.E não tenho o seu mail mais recente.

O 3.º quartel é Gramaxo,que foram colocadas por engano em vez de CAMACHO,família ligada aos-Guerreiro -alentejanos.A minha mulher qDh tb. tem um antepassado de Almodôvar -Guerreiro Camacho.
Tenho descurado esta pesquisa.

Aliàs, a troca de apelidos e de famílias, por confusão de quem debuchou as armas familiares vem referido na ascendência de uma antepassada da Duquesa de Bragança Senhora Dona Isabel de Herédia, por sua avó Dona Joana Isabel de Macedo GUERREIRO de Sequeira Reimão.

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=7386

Tenho o ex. da Revista Armas & Troféus do I.P.H. onde isto vem referido, mas cheguei agora de ALCÁCER do Sal.Estou cansado de andar em viagens.Amanhã tenho de sair, mas a`noite é provável que possa desenvolver isto.

Um abraço do parente amigo
Rafael

Quem me chamou a atenção para isto,esquecido que eu andava,foi o primo e amigo Luís Soveral Varella

Respuesta

Enlace directo:

RE: Bispo Guerreiro

#174146 | rafael | 24 nov 2007 22:46 | In reply to: #174144

debuxou-e não como escrevi.
Rafael

Respuesta

Enlace directo:

RE: Bispo Guerreiro

#174190 | rafael | 25 nov 2007 19:36 | In reply to: #174146

Continuação:

Consultar: ARMAS & TROFÉUS - revista de História, Genealogia e Arte do Instituto Português de Heráldica-VI SÉRIE-TOMO-I JANEIRO-DEZEMBRO -N.º1,2e 3-1987/8.

Artigo- ASCENDÊNCIA E DESCENDÊNCIA DE D.JOANA GIL DE BORJA DE MACEDO E MENESES E DE SEU IRMÃO D. JOSÉ GIL DE BORJA DE MACEDO E MENESES, por Marcelo Olavo Corrêa de Azevedo.

..................."pág.na 91

"É evidente que o Rei de ARMAS PORTUGAL e Principal ,dessa época,Manuel Soares ,sucessor de Francisco G.Carrasco ,se enganou ,quando descreveu as armas de CAMACHO,pois realmente indicou as dos Gramachos....................."

Carta de Brasão do Dr.Diogo Guerreiro Camacho de Aboim,aos 9.5.1696, F.S.O.............",irmão de André Guerreiro Camacho, F.S.O. e de D.Manuel Guerreiro Camacho,Deão da Sé de Faro, Inquisidor do Santo Ofício de Évora,etc.de que trata este tópico.

Obs: o artigo é grande e gostaria de transcrevê-lo,mas os meus conhecimentos de informática são insuficientes ( mas gostaria de saber)para utilizar o modo prático e cómodo de enviá-lo aqui,no tópico.

Um boa noite.

Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Bispo Guerreiro

#174229 | Henrique Figueira | 26 nov 2007 10:05 | In reply to: #171442

Caro parente Rafael,

Lamento que não nos tenhamos encontrado. Pensei que tinha o meu contacto telefónico... Vou enviar-lhe imediatamente um SMS com o meu número de telemóvel. A ver se nos encontramos noutra oportunidade!

A resolução do 3º quartel é muito interessante. Um equívoco! Para mim era um quebra-cabeças.
Obrigado também por me desvendar a origem familiar do Deão Guerreiro Camacho.
Desta forma, pode-se dizer que as armas estão "decifradas" na sua totalidade, o que muito me apraz.

Falta agora desvendar um enigma: qual a origem da pedra tumular que chegou aos nossos dias? E em que contingências históricas?

Um abraço,
Henrique Albino Figueira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 04 jul 2024, 04:15.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen