Barbosa

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Barbosa

#14780 | albarbosa | 28 dic 2001 02:32

Caros colegas

Ando neste momento a pesquisar o meu ramo familiar dos Barbosa, que foram dos primeiros em Cabo Verde, Ilha do Fogo.
Consegui reunir alguma informaçõa que poderá ser vista no site (...) No entanto, devido à independencia de Cabo Verde, estou bloqueado no Ramo Barbosa.

Agradecia informações sobre o citado ramo da família Barbosa, ou dos Monteiro rebelo, Henriques ou Vansconcelos ou qualquer outra informação sobre a ilha do Fogo, (os primeiros donatários).

Cumprimentos

Adalberto Barbosa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Barbosa

#15594 | morabeza | 11 ene 2002 10:37 | In reply to: #14780

No jornal Terra Nova, C. P. 166 - São Vicente, Cabo Verde, telef 322442, fax 321475, Dezembro de 2001, vem publicado um texto de Gilda Barbosa donde extraí o seguinte:

1. nos princípios de 1700 chega ao Fogo o capitão Amaro Monteiro de Rebelo que casou com Maria Fidalga das Donas de Andrade da Silva, morgada e descendente dos morgados Pires de Barros;

2. um dos filhos do casal, António Barbosa Andrade, casou com Izabel Correia Tavares, a primeira morgada da capela de Pico Pires (dava-se o nome de capela ao morgadio que ia da rocha do mar à serra);

3. o filho morgado, Amaro Monteiro de Rebelo, casou com Maria Dornalha de Andrade;

4. dos filhos, o morgado era Francisco José do Sacramento Monteiro, casou com Ana Maria Benedita Monteiro Barbosa, em 1811, tendo falecido esta em 1838 e o marido em 1857;

5. Jerónimo do Sacramento Monteiro, filho morgado de Francisco e Maria Benedita, casou com Ana Barbosa Monteiro.

Do que vi no seu site, alguns nomes já estão referenciados, outros não me foi possível confirmar. Fica por isso a informação.

Cumprimentos,

Luís Santos Júnior
(...)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Barbosa

#63010 | Amodeo | 20 abr 2004 15:12 | In reply to: #14780

BARBOSA: Caro Adalberto e demais membros relacionados a esse sobrenome.

Alguns nomes mais difundidos são realmente mais difíceis de serem pesquisados. Incluo aqui o que possuo para registro, quem sabe há algum ancestral comum! Parece-me que realmente a origem mais promissora dos Barbosas é dessa região, aproximadamente Viana do Castelo, Guarda, Viseu e por aí, aos pés da Serra da Estrela, isso é só uma especulação.
O que consegui, do meu ramo familiar, graças a uma preciosa colaboração de uma amiga de lista, é o seguinte:
Minha bisavó: Palmira do Nascimento GUERRA nascida em 1884 e batizada em 1885 da Freguesia de Cadafaz - Souto Moninho, Celorico da Beira. Era filha de Jose GUERRA (~1845) e Maria Thereza (~1855). Jose GUERRA era proveniente de Prados tb em Celorico, era filho de Francisco GUERRA (~1825) e Maria Genoveva (~1825).
Maria Thereza, mãe de Palmira, era filha de Jose BARBOSA (~1835) e Thereza Francisca (~1835). Parece que eram à época pessoas simples, do campo, porém não simplórias devido às informações que possuo sobre a educação de minha bisavó. Não sei ainda a origem mais remota, parece, contudo que até essa geração (~1825) viviam nessa região da Beira, na Serra da Estrela.
Compartilho essa informação e caso tenham alguma informação a receberei com agradecimentos antecipados.
W Amodeo

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 24 may 2024, 08:43.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen