Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
Procuro informações sobre esta família que terá vivido no Barlavento Algarvio no séc XVI, nomeadamente a ascendência de António Fernandes casado com Margarida Cabrita e filho de Afonso Fernandes e Catarina Guerreiro.
Agradeço desde já as ajudas possíveis.
Miguel Cabrita Matias
Enlace directo:
RE: Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
Caro Miguel Cabrita Matias
Q que pergunto não estará directamente relacionado com o seu pedido de informação,mas tenho notícia de uma homónima-Catarina Guerreiro,casada com o alferes Aleyxo Duarte Machado,pais de Gregório Nunes Duarte casado aos 3/7/1780,em São Bartolomeu de Messines com sua prima em segundo grau de consanguinidade Catarina Guerreiro,filha esta de Manuel Afonso Carrasco e de Laurencia de Jesus,do mesmo lugar e antepassados do sargento-mor de Silves Gregório José Nunes Duarte Machado Guerreiro(carta de armas a 8-2-1804-Machado e Guerreiro),que além de antepas.da freg. de São Bart. de Messines tem da freg. de Alte.
Existe um lugar na freg. de São Bartolomeu de Messines chamado-Carrascos-e conheci pessoas de lá e uma de apelido-Cabrita,mas o que gostaria de saber é se estes-Afonsos Carrasco terão a ver com os nossos Afonsos e Lopes,da mesma freguesia,que devido à sua principalidade e nobreza,suponho serem estes Lopes,dos Lopes Amado-de Faro ou também dos -Lopes Mião,do Almoxarife da Rainha no Reino do Algarve-O Lic.º João Lopes Mião(SÉC.XVI)e pessoa de grande relevo em Silves.
Todavia,é uma suposição,por enquanto,que precisa de provas,mas cujos dados que tenho apontam para isso.Talvez um novo tópico com oo Lopes algarvios não fosse descabido
Um abraço
Rafael Carvalho
Enlace directo:
RE: Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
Meu caro primo :
quanto á sua questão por enquanto não lhe sei responder,talvez daqui a algum tempo quando tiver mais dados compilados!
Existiram no Algarve no tempo de D. Henrique alguns Fernandes (tendo deixado descendência) que foram da casa do Infante.
Eu procuro os antepassados deste nosso avô que menciono (genro dos nossos avós Brittes Cabrita e Bartolomeu Affonso Santos). Creio que ele não seria de S. Bartolomeu de Messines pois não existia esta família nesta freguesia...não encontrei ninguém com este apelido nos livros paroquiais. Donde seria? Portimão? é o mais provável pois existia pelo menos uma família Fernandes no séc. XVI nesta localidade, mas tb podia ser das freguesias limítrofes....
um abraço
Miguel
Enlace directo:
RE: Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
Caro primo
Voltando ainda aos nossos antepassados-Lopes(algarvios)lembrei-me de outro ramo-os Lopes Guizado-do Algoz.Como sabe a Senhora Marquesa de São Payo-D.Maria do Carmo de Sárrea Caldeira Castel-Branco tem antepassados que me são comuns pelos Martins Cavaco,da freg. de Alte,pois é desc. de D.Catarina Martins Cavaco e do alferes Manuel LOPES(cá está outro ramo-Lopes-que julgo terem todos tronco comum)Guisado que foi Pagador Geral da Gente de Guerra do Algarve,Fortificações e Marinha e Senhor da Quinta do Paço do Algoz e hoje,sem a sua antiga capela(que foi dos nossos avós que sabe,veja outra coincidência)o que sei também é que moraram na Quinta da Torre,também da freg. do Algoz em 1722.Manuel LOPES Guisado era filho de Manuel LOPES dos Santos ede Maria Alvares.Mais para se investigar.
Espero que isto vá contribuindo para o conhecimento dos nossos antepassados algarvios.
Rafael Carvalho
Enlace directo:
RE: Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
Caro Primo :
Manuel Lopes dos Santos e Maria Álvares "cheira-me" a nossos antepassados!
De facto o Cap. de Cavalos Belchior Afonso Santos ( casado com uma Senhora Bocarro ) teve filhos e netos que seguiram os apelidos Lopes e Santos, por outro lado tenho também uns antepassados Álvares de Silves...
tenho que investigar isto!!
Um abraço
Miguel Cabrita Matias
PS - Há uns anos atrás a Quinta da Torre no Algôz era pertença de uns Côrte-Real que estavam na "penúria", não sei quem é o actual proprietário da Quinta!!
Enlace directo:
RE: Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
É de ver também-os VAZ PINCHO-da freg. de São Bart. de Messines,porque o padre Domingos Vaz Pincho,do Hábito de São Pedro e F S O era filho de Sebastião Pincho e de Ignez FERNANDES e neto pat. de João Vaz Pincho,lavrador muito rico"O Farinha Azul"(meu avô),da mesma freg.e o ref.º padre era também neto mat.de Domingos FERNANDES e de Barbara Gregoria,dos Gregorios,também da freg. de São Bart. de Messines e que viveram no Benaciate,da "governança da igreja e do secular,sendo juizes do referido lugar.....gente principal....".O padre Domingos Vaz Pincho viveu em Tavira ,em casa do tio o pADRE jOÃO vAZ pINCHO .prior da matriz e freire da Ordem de Santiago.Como notará aparece mais este ramo-FERNANDES-da região que nos interessa e prov.dos mesmos que referiu no s/tóp.
Boa noite e boa recolha de dados familiares.
Rafael Carvalho
Enlace directo:
RE: Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
Hola! me llamó Marina Fernandes y soy de Argentina. Les escribo porque busco información sobre la familia Fernandes que vivía en Algarve. Mi abuelo se llama José Fernandes Dos Santos, y nació en 1909 en Aljustrel, quiere saber si quedó alguien de esa rama de la familia en Portugal ya que él se vino a La Argentina y nunca más volvió. Se casó con María José Paulino Barbara (1910-1985)en Luole. Él es hijo de Casimiro Fernandes (1878-1950) y Luisa Dos Santos (1890-1963). Tengo más datos de nombres y fechas que quisiera corroborar si ustedes me pueden ayudar o indicar cómo seguir la búsqueda.
Desde ya, muchas gracias.
Enlace directo:
RE: Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
Exma Senhora :
O Seu avô tendo nascido em Aljustrel era Alentejano e não Algarvio já que aquela vila fica no Baixo Alentejo ( província contígua ao Algarve).A sua avó tendo nascido em Loulé era Algarvia. Desconheço a ligação desta família de Aljustrel aos Fernandes do Algarve.
Se quizer procurar familiares o melhor será colocar um tópico no forúm com o nome do seu avô e local de nascimento.
Com os meus cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Enlace directo:
RE: Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
Esses Guerreiros julgo que são referidos por Sanches Baena, no livro das famílias nobres do Algarve, como parentes dos Mascarenhas.
Jacinto Bettencourt
www.genealogiaportuguesa.com
Enlace directo:
RE: Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
De notar que António Fernandes casou com Margarida Cabrita em S Bartolomeu de Messines(terra da noiva) mas provávelmente não seria de lá pois não não encontrei registos de baptismos ou casamentos com pessoas de apelido Fernandes nesta época. Eventualmente Afonso Fernandes e Catarina Guerreiro seriam moradores ou em Loulé ou Porches/Lagoa ou Portimão onde existia este apelido no séc XVI e XVII.
agradeço as ajudas possíveis,
Miguel Cabrita Matias
Enlace directo:
RE: Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
Eu tenho um ascendente chamado Antonio Fernandes que deverá ter nascido por volta de 1740 que ou nasceu em Portimão ou em São Bartolomeu de Messines, terras onde abundou a sua descendencia. Parece-vos que seja ligado?
RespuestaEnlace directo:
RE: Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
SOU CLAYTON FERNANDES ,PROCURO INFORMAÇOES SOBRE CIDADE NATAL DE MEU BISAVO CUJO NOME ERA WENCESLAU ANTONIO FERNANDES NASCIDO EM PORTUGAL POR VOLTA DE 1888 SAO AS UNICAS INFORMAÇOES QUE TENHO, ESTA NOME ANTONIO FERNANDES ME CHAMOU A ATENÇAO .SABE SE EXISTE A POCIBILIDADE DE AVERIGUAR A ARVORE GENEOLÓGICA DESTE ANTONIO FERNANDES_?
GRATO E UM GRANDE ABRAÇO
Enlace directo:
RE: Família Fernandes - Algarve séc XVI/XVII
hola,
Me gustaría hablar con Maria Fernandes, por su madre María José Paulino Barbara era la hermana de mi abuelo Casimiro Paulina Bárbara. Sabemos que él tenía más hermanos y que había emigrado y hasta ahora no tenía más información.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 ene 2025, 10:13.