Trás-os-Montes - José Moreira do Carmo

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Trás-os-Montes - José Moreira do Carmo

#174821 | Samila Soares | 30 nov 2007 12:01

Prezados,

Estou buscando o assento de nascimento ou de batismo de meu Bisavô que nasceu em Trás-os-Montes, provavelmente entre 1860 e 1880, seu nome era José Moreira do Carmo posteriormente veio para o Brasil onde casou-se com minha bisavó, Albertina Pinto Moreira. Agradeço se puderem me dar alguma ajuda, pois minha mãe ficou orfã muito cedo e não tem mais nenhum documento daqueles tempos.
Estou no Brasil e daqui fica muito difícil esse tipo de pesquisa.

Saudações fraternas.

Samila Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Trás-os-Montes - José Moreira do Carmo

#174859 | salen | 30 nov 2007 16:33 | In reply to: #174821

Cara Participante,
1. Dizer Trás-os-Montes é o mesmo que dizer "Região Sul", "Nordeste Brasileiro" ou "Amazónia". Ou seja, é dizer quase nada. "Trás-os-Montes" era uma antiga designação para uma Região que tem dois Distritos (mais ou menos equivalentes a "Estados" aí no Brasil), cada um deles com dezenas de Concelhos (=Municípios), cada um deles com dezenas de Freguesias (menor divisão administrativa territorial), e cada uma delas com dezenas de localidades (cidades, vilas, aldeias);
2. Para se descobrir o assento temos que saber a localidade de origem ou a Freguesia. Agora veja lá: ainda nem sabe o Distrito ...;
3. O nome e apelidos dos Srs. seus bisavós são relativamente comuns por todo o espaço da lusofonia, e não são associáveis a nenhum lugar em especial (há alguns apelidos que são mais que outros);
4. Comece por ir aos sites brasileiros (Memorial do Imigrante, acho) para tentar descobrir o registo de desembarque, data da viagem, navio, porto de embarque em Port., e alguma indicação sobre locais de origem.
Comece a pesquisar nos Arquivos daí do Brasil uma vez que precisa de mais dados que só aí poderá encontrar.
Sucesso e vá perguntando coisas que não perceber, ok? Não se acanhe. Há quem tenha começado com menos e fez uma bela arvorezinha de Natal, o Genealógica, o que pensando bem, dá no mesmo.
Cumprimentos.
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Trás-os-Montes - José Moreira do Carmo

#174873 | Samila Soares | 30 nov 2007 19:58 | In reply to: #174859

Prezado Victor,
Obrigada pela aula de geografia, agora , apesar de assustada, já posso me localizar um pouco melhor.
Aqui no Brasil, com o nome do Pai e Mãe temos como localizar assentos de nascimento, estou tratando de localizar meus avós, que como disse anteriormente, minha mãe é orfã desde pequenina e não possui tais documentos. De toda forma, obrigada pela aula e pelas sugestões, tão logo eu tenha algum resultado divulgarei.

Um abraço,

Samila Freire Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Trás-os-Montes - José Moreira do Carmo

#174875 | salen | 30 nov 2007 20:29 | In reply to: #174873

Cara participante,
Se se deixa impressionar por umas breves considerações a ponto de lhes chamar 'aula', bom, fortaleça as suas resistências, é o que lhe aconselho.
Que eu saiba, nem aí no Brasil nem em mais nenhum local do mundo há uma base de dados com todos os nomes de todas as pessoas que nasceram, viveram nesse local, mesmo as mais recentes (a não ser talvez o Vaticano, Andorra, o Mónaco, São Marino, ...?)
Há milhares de pessoas e mesmo de casais com os mesmos nomes: tem que se ter pelo menos alguma indicação segura da origem, do local de nascimento/casamento/óbito. É nisso que você tem que por o foco das suas pesquisas.
Ninguém 'possui' esees documentos. Eu não possuo nenhum deles. Tenho é que ir à procura deles, mais exactamente dos seus registos, nos Organismos onde é provável terem deixado o seu rasto.
Mais uma coisa: não abra um novo tópico, e mais um, e mais um etc. para falar do mesmo assunto. Abra apenas um deles e escreva aí. Ele vai aparecer no topo da lista e você concentra a informação em apenas um tópico. E evita 'expulsar' da primeira página outros tópicos de interesse para outras pessoas.
Cumprimentos e não se 'assuste' com tão pouco.
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Trás-os-Montes - José Moreira do Carmo

#175652 | Samila Soares | 08 dic 2007 14:23 | In reply to: #174875

Prezado Victor,

Obrigada por suas agradáveis palavras. Tão logo tenha mais informações entrarei em contato. Estou aguardando que a certidão de nascimento de minha avó, que solicitei há alguns dias, tenha mais alguma informação sobre seu Pai.
Sds.

Samila Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Trás-os-Montes - José Moreira do Carmo

#180410 | Samila Soares | 14 ene 2008 19:29 | In reply to: #175652

Tenho uma listagem do nome Moreira, com chegada no Brasil oriundos de Portugal e Espanha via Rio de Janeiro. samila.soares@globo.com

Saudações

Samila Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Trás-os-Montes - José Moreira do Carmo

#202785 | ORNELLAS | 10 jul 2008 03:14 | In reply to: #180410

Caro amigo , saudações.
Sou descendente da familia Moreira ,vinda de portugal , tenho em meu poder os passaportes , Governo Civil de Braga ,15 de junho de 1823 ou(1893) concedido a Sr°
Jose luiz Pedreira , natural de Comluzes ,Conselho de Monção ou Monsão e residente Alvorao , Conselho dos Eticos de Vallo de Vaz, districto de Viannão do Castello ,com Esposa Anna e um filho de 11 anos.Infelizmente ilegivel os nomes.Embarcado em Lisboa E passaporte de Governo Civil do Districto de Porto ,consedido a Domingos MOREIRA Michellas datado 08 de fevereiro de 1883 com 24 anos desembarcou Rio de Janeiro dia 11 de março de 1883 e Antonio Moreira Michellas
Abraço ao dispor Gilberto Antonio Michel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Trás-os-Montes - José Moreira do Carmo

#202786 | ORNELLAS | 10 jul 2008 03:14 | In reply to: #174875

Caro amigo , saudações.
Sou descendente da familia Moreira ,vinda de portugal , tenho em meu poder os passaportes , Governo Civil de Braga ,15 de junho de 1823 ou(1893) concedido a Sr°
Jose luiz Pedreira , natural de Comluzes ,Conselho de Monção ou Monsão e residente Alvorao , Conselho dos Eticos de Vallo de Vaz, districto de Viannão do Castello ,com Esposa Anna e um filho de 11 anos.Infelizmente ilegivel os nomes.Embarcado em Lisboa E passaporte de Governo Civil do Districto de Porto ,consedido a Domingos MOREIRA Michellas datado 08 de fevereiro de 1883 com 24 anos desembarcou Rio de Janeiro dia 11 de março de 1883 e Antonio Moreira Michellas
Abraço ao dispor Gilberto Antonio Michel

Respuesta

Enlace directo:

Anúncios

#202816 | salen | 10 jul 2008 12:12 | In reply to: #202786

Caro G A Michel,
Cumprimento-o pelo seu interesse na pesquisa de ancestrais.
Aconselho-o no entanto a treinar um pouco mais a leitura de manuscritos antigos e conhecer um pouco mais da geografia do Norte do país (basta ir aos 'sites' das Câmaras), uma vez que se a sua tentativa de prosseguir se ficasse pelas que fez, provavelmente daria em nada. Explico:
- «Comluzes» não será 'Cambezes' (Cambeses na grafia actual), uma Freguesia do Concelho de Monção (grafia actual com 'ç')?
- os «Eticos de Vallo de Vaz» não serão os 'Arcos de Valle de Vez' ou em grafia actual, os Arcos de Valdevez?
- «Viannão do Castello» não será Viana do Castelo?
Para além disso: não existe a 'família Moreira'. Existem dezenas ou centenas delas, não tendo nada a ver umas com as outras, e por todo o espaço da lusofonia. O que une esses grupos familiares na maior parte dos casos é a mera coincidência de em algum momento da história algum dos seus membros ter adoptado esse apelido.
Por isso, nunca confunda 'ter o mesmo apelido' com 'ser da mesma família', e muito menos assuma que todos os que têm o mesmo apelido são originários do mesmo tronco familiar.
A única maneira de V saber quem são os seus ancestrais é fazer pesquisa nos livros paroquiais. E não se admire de duas ou três gerações acima já não ter ninguém de apelido 'Moreira': os apelidos flutuavam, mudavam, variavam, eram transmitidos por via materna, mil e uma vicissitudes podiam ocorrer.
Por isso, V pode até nem ser 'Moreira' por varonia, ou o 'Moreira' aparecer em alguém cujos pais não o eram, mas fica com a certeza de que os seus ancestrais assim descobertos, sejam Gonçalves, Sousa, Pereira, Nunes, Silva ou o que for, não sendo Moreia, são certamente seus ancestrais, inquestionavelmente seus 'familiares'.
Boa sorte e boas pesquisas (entre em contacto com o Arquivo Distrital de Viana do Castelo e exponha os seus dados - procure no site do ADVC)
Victor Ferreira
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Anúncios

#202890 | ORNELLAS | 10 jul 2008 23:41 | In reply to: #202816

Caro Vitor Ferreira
Um abraço fraterno , meu sincero agradecimento.
Sou iniciante neste site (forum) , aprendiz e V me esclareceu e iluminou meus proximos passos.

Gilberto Michel

Respuesta

Enlace directo:

Anúncios (II)

#202978 | salen | 11 jul 2008 22:47 | In reply to: #202890

Caro G Michel,
Faltou uma coisa: as localidades que o seu registo aponta são tudo menos pertencentes à antiga 'Província de Trás-os-montes' (hoje os Distritos de Vila Real e Bragança).
Ficam no mais castiço e profundo 'Minho' (Distritos de Viana do Castelo e Braga)
Cumprimentos.
Victor Ferreira
P.S.: [Distrito=mais ou menos equivalente a 'Estado' no Brasil; Concelho=Município; Freguesia=hoje, menor região administrativa; há cerca de cem anos para trás, coincidente com as paróquias; abaixo disto vêm os constituintes das Freguesias, Localidades nas zonas rurais ou bairros e ruas nas zonas urbanas urbanas]

Respuesta

Enlace directo:

RE: Anúncios (II)

#203000 | ORNELLAS | 12 jul 2008 08:18 | In reply to: #202978

Caro Vitor Ferreira

Agradeço a sua preciosa orientação. Hoje tenho 54 anos ,pais falecidos , sou geração mais velha da família ,em visita a irmão , encontrei passaporte já citado ,documentos estes pouco legível , consigo ler as datas , registros , local de embarcado e destino . Gostaria de saber se com esses dados consigo informações mais esclarecedoras ? Onde?
Abraço
Gilberto Michel

Respuesta

Enlace directo:

Anúncios (III)

#203118 | salen | 13 jul 2008 21:59 | In reply to: #203000

Caro G Michel,
Se tem um passaporte, então tem (quase) tudo:
- tem datas: de nascimento, de partida, de chegada;
- tem filiação;
- tem dados sobre o local de origem (Distrito, Concelho, Freguesia);
- tem a informação de que entidade produziu o documento de viagem/passaporte (Governo Civil do Distrito de Origem, ou do Distrito do porto de partida).

a) se o Distrito de origem coincide com o que emitiu o documento de viagem, então dirija-se ao Arquivo Distrital e mande fazer uma busca de passaportes pelo nome, filiação e uns meses antes da data de viagem, ou mesmo à data da emissão do mesmo (se conseguir saber a partir da leitura que fizer). Aí ficará a saber localidades de origem e confirmação dos pais (e quem sabe, dos avós);
b) com esses dados, vão aos livros da Localidade/Freguesia e descobrem o registo de Baptismo.
Confirma e corrige as más leituras dos documentos que possui e decide se quer continuar ou não a pesquisa.
Isto tem o seu 'preço'. Os arquivos costumam não cobrar a primeira meia-hora de pesquisa. Se encontram, ok, se não, é 'X' por hora. Há tabelas, mas não parecem uniformes.
Entre em contacto com o ADVC, diga que tem dados de passaporte, mande tudo o que tem e logo vê o que lhe dizem.
Aviso-lhe que esta época de Verão é péssima: poucos funcionários, toda a gente de férias, milhares de brasileiros a pedirem o mesmo.
Vá, agora é consigo. Boa sorte e se tiver mais dúvidas ponha-as.
Cumprimentos e boa semana.
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Anúncios (III)

#203132 | ORNELLAS | 14 jul 2008 07:24 | In reply to: #203118

Caro V. Ferreira.
Saudações e agradecimentos.Com suas orientações já consegui evoluir minhas pesquisas, Jose Luiz Pedreira é da seguinte:Cambeses>Monção>Valdevez>freguesia Álvora>Distrito Viana do Castelo (Vianna do Castello) .Hoje telefonei para parentes do meu pai, que contaram-me uma historia interessante.Jose Luiz Pedreira veio para o Brasil e após algum tempo voltou a Portugal para buscar a família mulher Srª Anna e uma filha de 11 anos. Quando retornaram para o Brasil , sua filha de 11 anos casou-se durante a viagem (embarcada) Achei curioso essa historia. Saudações e obrigado G.Michel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Anúncios (IV)

#203136 | salen | 14 jul 2008 10:26 | In reply to: #203132

Caro G Michel,

Novamente, pq parece que ainda vai para aí alguma confusão:

- Cambeses é uma Freguesia (orago do Divino Salvador) do Concelho/Município de Monção;
- Álvora é uma freguesia (orago de N Sª da Expectação) do Concelho/Município dos Arcos de Valdevez.
- ambos os municípios pertencem ao Distrito de Viana do Castelo, mas são municípios diferentes.
- quando se decidir dirigir ao ADVC terá que procurar o registo do Baptismo em Cambeses, Monção, lugar de origem da pessoa.
- em Álvora, local de residência, procuraria eventualmente os registos dos filhos ou o do seu Matrimónio, ou do matrimónio dos pais, caso não o descubra antes.
Normalmente o Matrimónio era celebrado na Freguesia da noiva. Mas isso são outros quinhentos.

Agora vá à procura do registo do Baptismo nos livros de Cambeses, Monção, existentes no Arquivo Distrital de Viana do Castelo. Procure no site do Arquivo pelo endereço electrónico mas leia tudo o que há para ler sobre pedidos de documentos. Não precisa pedir 'certidões' (caras e demoradas), basta pedir fotocópias simples dos registos.
Cumprimentos
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Anúncios (IV)

#204255 | ORNELLAS | 28 jul 2008 04:28 | In reply to: #203136

Caro Vitor ,saudaçoes.
Dando andamento em minhas pesquisas , descobri documentos de Jose Luis Pedreira, Processo N° 22822, Pasta N° 1028, data de 1777-06-11 ,Freguesia de Gondomil, São Cristovão, Conselho de Valença e Distrito de Viana do Castelo. Sendo seus pais Luis Pedreira e Patricia Ponte. O que me estranha é a data que nao conhecide com o Passaporte que tenho de Jose Luiz Pedreira .
O que faço para confirmar tratar-se da mesma pessoa do passaporte?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Tras-os-Montes - Jose Moreira do Carmo

#329713 | Michell | 24 may 2013 19:28 | In reply to: #204255

Caro Sr. Gilberto, meu nome e Ana Paola Michell e estou pesquisando sobre minhas origens e li que vc tem um passaporte de Domingos Moreira Michellas, poderia me mandar informacoes, pois eu desconfio que seja meu Bisavo.
Desde ja agradeco sua atencao.
Ana Paola Michell

Respuesta

Enlace directo:

RE: Tras-os-Montes - Jose Moreira do Carmo

#330330 | ORNELLAS | 04 jun 2013 00:46 | In reply to: #329713

Ola Ana, sou bisneto de Domingos Moreira Michellas, vindo de portugual para o Brasil em 1883, tenho copia do passaporte e do navio de desembarque, esse domingos veio para minas gerais cidade itabirito, e voce e de onde?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Tras-os-Montes - Jose Moreira do Carmo

#330392 | Michell | 04 jun 2013 22:00 | In reply to: #330330

Caro Ornellas, sou filha de Silvio Michell, filho cacula de Manoel Moreira Michellas que e filho de Domingos Moreira Michellas.
Me parece que meu esposo Evandro ja conseguiu falar com vc.Meu marido ja descobriu qual cidade de Portugal ele veio, o nome dos pais do meu Bisavo e etc. Provavelmente somos primos.
Um abraco
Ana Paola Michell

Respuesta

Enlace directo:

RE: Tras-os-Montes - Jose Moreira do Carmo

#330428 | ORNELLAS | 05 jun 2013 15:19 | In reply to: #330392

Ola, somos primos, meu avó Carlos Moreira Mlchel e irmão do seu avó O Manoel. Tenho cópia do passaporte e o documento do desembarque , navio que veio, não obtive o assento de Ddomingos em PPortugal, Você tem? Vou te telefonar e conversamos melhor abraço

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 17 jun 2024, 20:33.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen