Apelido 'Creta'
This topic is classified in rooms: Famílias
Apelido 'Creta'
Caros confrades,
Gostaria de saber se alguém neste forum já se deparou com este invulgar apelido.
O sujeito em questão é meu antepassado, chamava-se Jerónimo de Lima de Creta, morava em Valença e casou com Maria de Brito Lobo por volta de 1690.
Inicialmente pensei que Creta fosse uma localidade, mas foi-me dito que realmente existia na zona de Valença uma familia Creta originária de França.
Agradeço desde já a V. atenção,
Com os meus cumprimentos,
joão mamede
Enlace directo:
RE: Apelido 'Creta'
Caro João Mamede
Se «Creta» é uma deformação do apelido «Crete» em Portugal, este apelido é de facto de origem francesa. Proponho-lhe uma curta investigação na web em «pages.videotron.com/ychampi/Genealogie/dat13.htm#14» a partir de:
CRÊTE, Antoine
Naissance : 22 novembre 1592 à Baoullays,Tourouvre,France
Décès : France
Mariage: 29 octobre 1619 à France
Conjoint:
LEGRAND, Jeanne
Naissance : 15 avril 1595 à Perche,France
Décès : avant 1638 en France
Enfant(s):
CRÊTE, Jean
Tenho na minha descendência um neto com o apelido Crete, descendente de Jean Crête, dos Crêtes imigrados para a América do Norte no século XVll. Existe uma genealogia completa deste ramo, de 1592 até aos nossos dias. Compreendo que o que lhe interessa é qualquer referência a outros instalados em Portugal, mas talvez esta informação lhe possa ser útil para as suas pesquisas.
Cordialmente,
Victor Malafaia Pinheiro
Enlace directo:
RE: Apelido 'Creta'
Caro Victor Malafaia Pinheiro,
Obrigado pela sua mensagem.
Ontem tive um golpe de sorte, e descobri uma Inquirição de Genere de um filho de Jeronimo de Lima de Creta, chamado Jorge de Lima.
Hoje passei pelo A.D. de Braga e recolhi as seguintes informações:
Jorge de Lima, natural do Cerdal, Valença, filho de Jeronimo de Lima de Creta e de sua mulher Maria de Brito Lobo (até aqui eu já sabia).
Neto pela parte paterna de:
Jorge de Lima de Creta e de sua mulher Virzinia Lombarda, naturais da cidade de Candia, na Grécia, senhoria de Veneza. Devido à ocupação da cidade pelos turcos,
« recolheram estes com outros mais (ilegivel) a Curia Romana e por serem pessoas de (ilegivel) sua santidade as amparou com carta a el Rei de Portugal e todo o necessário.....».
Pelo que percebi, a minoria da população de Candia era católica e teve que se refugiar. o que eu não entendo foi o que levou os meus antepassados a virem para Portugal e logo para o Cerdal. (Não tenho nada contra o Cerdal, terra que conheço bem e gosto imenso).
Também não entendo o apelido 'Lima', será que o adoptou em Portugal ou será que tinha sangue português?
Pelo que percebi também vieram mais gregos com eles, será que algum confrade tem conhecimento de mais familias gregas desses tempos?
Bom, isto vai-me levar a muita pesquisa.
Jorge de Lima de Creta tinha o posto de Capitão de Infantaria, e era Cavaleiro da Ordem de Cristo e casou em segundas nupcias com « D. Angela Fidalga da Aguiar da Vila de Viana» onde faleceu.
Neto pela parte materna do
Capitão de Infantaria Manuel de Brito Lobo, natural de Tentugal e de Maria Gonçalves natural de Vila Nova de Cerveira.
Meus cumprimentos,
joão mamede
Enlace directo:
RE: Apelido 'Creta'
Caro João Mamede
Nada tem que agradecer. Relancei apenas uma hipótese, apoiada na sua.
Deduzo agora pelos seus comentários que o seu apelido Creta não refere aos Crete de França, mas sim, e muito provavelmente, a um lugar ou à famosa ilha de Creta onde esse seu antepassado poderá ter vivido ou exercido funções de representação. A partir daí, toda a especulação é possível pois que «Lima» parece ser o seu principal apelido.
Desejo-lhe o maior sucesso nas suas pesquisas.
Cumprimentos e votos de Boas-Festas.
Victor M. Pinheiro
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 19 ene 2025, 08:24.