Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Melo
This topic is classified in rooms: Pessoas
Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Melo
À memória de:
José Luiz Teixeira Coelho de Melo, falecido no pretérito dia 20 de Fevereiro de 2008, insigne genealogista, com várias obras publicadas, e colaborador habitual deste site,
João Pinheiro
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Melo
Associo-me ao pesar pelo falecimento do nosso confrade «texmel».
Victor Ferreira
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Melo
Igualmente me associo a este voto de pesar pelo falecimento do nosso ilustre confrade.
Maria Benedita
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Melo
Caro Confrade
Será possível dar-me a morada para enviar ascondolências?
Agradece
Filipe Pinheiro de Campos
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Melo
Associo-me aos demais e, consternado, envio à família os meus mais sentidos pêsames.
Fábio Reis Fernandes
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Me
Os meus sentidos pêsames à Família enlutada.
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Me
Apresento as minhas sentidas condolências.
Artur Camisão Soares
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Me
A minha homenagem também. Que descanse em paz.
Costa Maia
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Melo
Estimados colegas,
É com muito pesar que recebo tal notícia.
O Amigo José Luiz foi um assíduo frequentador deste Fórum, sendo uma pessoa muito solidária e prestativa, sempre disposta a ajudar os que buscavam informações de seus familiares.
Que Deus o tenha em bom lugar. Aos familiares os meus mais profundos sentimentos de pesar pela grande perda.
Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Me
Caros Confrades
Tive a oportunidade de conhecer o Sr. José Luís pessoalmente em 2003, no seguimento de algumas trocas de mensagens noutros tópicos deste Fórum. Fiquei deveras impressionado com o modo como me fraqueou as portas da sua casa, em S. Mamede de Infesta, do seu fino trato e da sua maneira de estar na vida.
Na altura estava envolvido em várias pesquisas que acabariam por dar no seu último livro, em parceria com sua sobrinha Maria Amélia, de que já aqui foi feita referência.
Da sua grande actividade intelectual é exemplo concreto o grande trabalho que ainda teria em mãos: a actualização de "Últimas Gerações de Entre Douro e Minho" até aos nossos dias.
Os seus dias na Terra terminaram, mas como cristão acredito que o meu (nosso) Amigo José Luís Teixeira Coelho de Melo está no lugar que merece entre os Eleitos.
Á Família enlutada envio os meus sentidos pêsames.
Júlio Pereyra
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Me
Nesta hora de dor e profunda saudade a Família de José Luiz Teixeira Coelho de Melo, agradece a V.Exª a generosa mensagem.
S. Mamede de Infesta, 10 de Março de 2008
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Me
Por falta de conhecimento das regras deste Fórum, ao enviar o agradecimento às mensagens recebidas pelo falecimento do nosso querido Pai, julgávamos poder faze-lo individualmente para cada um. assim com as nossas desculpas pedimos que a considerem dirigida a todos os que nos acompanham.
S. Mamede de infesta,10 deMarço de 2008
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Me
Caros Amigos
É com profunda emoção que me associo às vossas mensagens de pesar pelo passamento do meu querido Amigo José Luís Teixeira Coelho de Melo com quem tive a honra de privar nos últimos 7 anos.
Com efeito, lembro com saudade o momento em que sobraçando os meus "Folhadella" me bateu à porta de casa, encetando-se assim um convívio genealógico de grande interesse a que se juntou uma Amizade baseada numa grande admiração e numa comunhão de ideias e de ideais.
José Luís Teixeira Coelho de Melo era, com efeito, um grand-seigneur, como restam bem poucos! Sempre foi para mim o Morgado da Falperra, com todas as virtudes que o conceito de fidalguia comporta para mim : a honestidade, a simplicidade e a honra. De uma cultura espantosa era sempre um prazer partilhar consigo momentos que nunca esquecerei pelo muito que aprendi.
" Homem de uma só cara e de uma só fé - antes quebrar que torcer" bem pode ser o lema da sua vida.
Através da sua pessoa fui também conhecendo toda a sua família a quem muito amava: a sua Esposa, Filhos, Netos, Noras e Genros, a quem volto a endereçar as minhas sentidas condolências.
Eu perdi um Amigo...que descance em Paz.
Iza Luso Barbosa
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Melo
Caros confrades,
Deixou-nos há poucos dias José Luiz Teixeira Coelho de Melo.
Para quem o conhecia e dele recebia o favor da sua amizade, são supérfluas as palavras.
Homem bom, amigo dos seus amigos, sempre pronto para disponibilizar sugestões e dados, e o seu saber de genealogista probo.
Tive o prazer de contar com a sua companhia em várias digressões e confraternizações genealógicas, iniciadas com a descoberta de um parentesco comum com minha mulher.
À família enlutada, e em especial a sua sobrinha Maria Amélia, deixo expresso o meu sentido pesar.
Todos ficámos mais pobres.
Deus o tenha em Sua Paz.
Fernando Camelo
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Melo
Tio Zé Luis
Foi assim que o tratei a vida inteira. Bem pequena, estendia-me a mão "Beija a mão ao padrinho". E eu assim fazia. Era a única dos irmãos e primos que o fazia. Costumes antigos, que ele procurava, e bem, manter. Pois sim, além de meu tio era também meu padrinho. Tive o privilégio de ter padrinho até à idade madura.
Mas nos últimos anos, mais precisamente a partir de Março de 2002,o nosso convivio intensificou-se, pois comecei a trabalhar com ele nas pesquisa que então efectuava nos Arquivos Distritais de Porto, Braga, Guimarães para elaboração da obra que viemos a publicar conjuntamente em 2005 sobre Famílias de Santo Tirso.
Foi ele que me iniciou no mundo da genealogia, que em breve se tornou uma paixão, e que me permitiu conhecer pessoas de uma educação, de um trato como se encontra neste círculo em que entrei pela sua mão.
Muitos e bons momentos passamos, pelos arquivos, intervalados de almoços no"Victor", ali mesmo ao lado do Tribunal da Cordoaria, de lanches no "Muralhas", coladinho à Torre dos Clérigos, de almoços em Braga, nas Frigideiras do Cantinho, encontrando colegas do "vício" que logo se tornavam amigos. Viagens a Braga acompanhados do Dr. Antonino Fernandes, grande amigo, e da Iza excelente companheira (e amiga) destas andanças.
Em poucos anos este convívio de investigação alargou-se a outros como almoços, passeios, para os quais estava sempre pronto.
"Melinha, sábado temos almoço no Ateneu".
"Melinha no próximo sábado passeio a Ponte de Lima".
Pois o meu padrinho deixou-nos privados da sua companhia, mas a lembrança essa não morre. Por muitos anos que passem, a sua lembrança vai perdurar não só nos da sua e da minha geração, mas da seguinte que nunca vai esqueçer o Avô Melo ou o Tio Zé Luis.
Paz à sua alma, e ele continua a acompanhar-nos lá do alto onde só pode estar um homem bom
Resta-nos a saudade mas também a lembrança, do meu tio e padrinho
Da sua afilhada
Melinha
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Me
Avô Melo….
Podia ser Avô Zé Luiz, mas foi e será sempre o Avô Melo.
Primeiramente, começamos por agradecer a todos, que por este e outros meios, manifestaram a sua solidariedade e de diversas formas não deixaram de homenagear o nosso tão querido Avô Melo. Não podemos deixar de manifestar a nossa enorme gratidão, a duas pessoas que nos são muito queridas e Amigas, a Iza e a Amélia, que sempre acompanharam o Avô Melo, no seu mundo da Geneologia e que o ajudaram a publicar as suas grandes obras, onde está registado o historial de toda a nossa família.
Desde sempre, o Avô Melo viveu a História de Portugal intensamente, querendo saber mais e mais.
Ainda muito pequeninos, o Avô já nos levava no carro, aos três, rumando, por exemplo, ao Castelo de Guimarães (a primeira viagem com o Avô). Mais tarde, com ele fomos também a Braga, onde almoçamos e aguardamos a chegada do “Afonsinho” que receberia o Baptismo na Sé, à porta da qual o Avô gritava “vivas” ao Rei.
O tempo foi passando e muitos momentos foram vividos da companhia do Avô Melo.
Entretanto, o Avô começou a estudar Geneologia e chamava por nós dizendo “vamos ao Sapo, tem de ser agora porque o fórum fecha”, e assim algumas horas, todos nós, passamos com o Avô em frente ao computador, enquanto ele lia as mensagens e respondia aos seus colegas de “vício”, ditando para que fossemos escrevendo.
Mas, muitas outras memórias nos ficam guardadas de um modo especial.
O Avô Melo lutou sempre pelos seus princípios, pelos nossos princípios, pela dignidade, honestidade… Sempre foi um homem de uma postura inconfundível!!! Cuidou sempre de nós e pensou sempre no nosso futuro.
A sua vida na terra, junto de nós, terminou… Connosco fica a dor da perda do nosso Muito Querido Avô Melo e uma enorme Saudade… Mas fica também a certeza de que está num lindo e bom lugar, no qual descansa em Paz para sempre.
Saudade e Paz à Alma do Avô Melo que está sempre presente…
Dos Netos
Teresinha, Luís e Francisco.
Enlace directo:
RE: Falecimento de José Luiz Teixeira Coelho de Me
Vim ao Forum pela primeira vez a pedido de um amigo que me solicitou fornecesse uma informação.
Faço-o agora, pela segunda vez, depois de ler, há segundos, esta série de mensagens dando conta do regresso a Deus do Senhor Teixeira de Melo, com quem algumas vezes troquei telefonemas.
Recordarei sempre a sua cordialidade, simpatia e elegante trato.
Por isso aos seus netos, sobrinha e afilhada, e aos diversos amigos que aqui o recordaram, envio um abraço de pesar.
E rezarei uma oração pelo seu eterno descanso.
É bonito, é reconfortante, ver como o recordam.
João Alarcão
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 02:32.