Registros Baptismo desaparecidos

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões

Registros Baptismo desaparecidos

#188845 | LFGONCALVES72 | 18 mar 2008 22:52

Caro Confrades,

A procura dos registros de baptismo da freguesia de Aldeia do Souto (Conc. Covilhã), hoje localizados na Torre do Tombo o no AD de Castelo Branco, fiquei sorprendido pela discontinuidade no tempo.

As datas extremas dos registros de baptismo desta freguesia na TT o no AD de Castelo Branco são as seguintes :

Torre do Tombo : Reg. Baptismo (1769-1816)
AD Castelo Branco : Reg. Baptismo (1860-1904)

O que poderia ter acontecido os registros de baptismo do anos 1817 a 1859 ?

Muito obrigado.

Luis Filipe Gonçalves (França)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Registros Baptismo desaparecidos

#188850 | MariaDavid | 18 mar 2008 23:35 | In reply to: #188845

Caro Luis Filipe Gonçalves

Eu sou uma das pessoas interessadas no concelho da Covilhã e sobre esta também existem algumas falhas em matéria de registos, que correspondem às suas datas.

O que lhe posso adiantar é que, pelas Invasões Franceses, muitos livros paroquiais foram destruídos pela soldadesca inimiga, "porque o papel era velho e acendia bem" e naquelas bandas o frio apertava. Alguns registos de baptismo e casamento puderam ser feitos posteriormente a pedido dos interessados e com as devidas autorizações superiores dadas aos párocos das freguesias em causa. Portanto, lamento dar-lhe esta triste notícia mas, a não existirem outras fontes onde possa recolher a informação que pretende, vai ficar a "ver navios"...como eu.

Também posso alvitrar outra razão para o desaparecimento de parte dos livros: surripiados por alguém que os consultou em tempos idos e que nunca devolveu à procedência. Se soubesse a quantidade de situações "especiais" que rodeiam a perda destas fontes....(quase sempre para alimentarem a vaidade de uns poucos, em bibliotecas particulares, os mesmos que, sonegando, desta forma, o direito à informação de todos nós, delapidam o nosso património cultural comum).

Melhor sorte para outras pesquisas. Cumprimentos.

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Registros Baptismo desaparecidos

#188869 | LFGONCALVES72 | 19 mar 2008 07:15 | In reply to: #188850

Cara Maria,

Muito obrigado.

No caso de Aldeia do Souto, o para o periodo que falta (1817-1859), as guerras peninsulares jà tinha acabo hà muito tempo. E se os livros que faltam estão no posso de uma uniqua pessoa (séjà numa biblioteca particulare), podemos considerar isto como um verdadeiro roubo da memoria colectiva. Neste caso estamos a falar de 42 anos !

Cumprimentos

Luis-Filipe Gonçalves

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 sep 2024, 21:07.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen