Registros Baptismo desaparecidos
This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões
Registros Baptismo desaparecidos
Caro Confrades,
A procura dos registros de baptismo da freguesia de Aldeia do Souto (Conc. Covilhã), hoje localizados na Torre do Tombo o no AD de Castelo Branco, fiquei sorprendido pela discontinuidade no tempo.
As datas extremas dos registros de baptismo desta freguesia na TT o no AD de Castelo Branco são as seguintes :
Torre do Tombo : Reg. Baptismo (1769-1816)
AD Castelo Branco : Reg. Baptismo (1860-1904)
O que poderia ter acontecido os registros de baptismo do anos 1817 a 1859 ?
Muito obrigado.
Luis Filipe Gonçalves (França)
Enlace directo:
RE: Registros Baptismo desaparecidos
Caro Luis Filipe Gonçalves
Eu sou uma das pessoas interessadas no concelho da Covilhã e sobre esta também existem algumas falhas em matéria de registos, que correspondem às suas datas.
O que lhe posso adiantar é que, pelas Invasões Franceses, muitos livros paroquiais foram destruídos pela soldadesca inimiga, "porque o papel era velho e acendia bem" e naquelas bandas o frio apertava. Alguns registos de baptismo e casamento puderam ser feitos posteriormente a pedido dos interessados e com as devidas autorizações superiores dadas aos párocos das freguesias em causa. Portanto, lamento dar-lhe esta triste notícia mas, a não existirem outras fontes onde possa recolher a informação que pretende, vai ficar a "ver navios"...como eu.
Também posso alvitrar outra razão para o desaparecimento de parte dos livros: surripiados por alguém que os consultou em tempos idos e que nunca devolveu à procedência. Se soubesse a quantidade de situações "especiais" que rodeiam a perda destas fontes....(quase sempre para alimentarem a vaidade de uns poucos, em bibliotecas particulares, os mesmos que, sonegando, desta forma, o direito à informação de todos nós, delapidam o nosso património cultural comum).
Melhor sorte para outras pesquisas. Cumprimentos.
Maria
Enlace directo:
RE: Registros Baptismo desaparecidos
Cara Maria,
Muito obrigado.
No caso de Aldeia do Souto, o para o periodo que falta (1817-1859), as guerras peninsulares jà tinha acabo hà muito tempo. E se os livros que faltam estão no posso de uma uniqua pessoa (séjà numa biblioteca particulare), podemos considerar isto como um verdadeiro roubo da memoria colectiva. Neste caso estamos a falar de 42 anos !
Cumprimentos
Luis-Filipe Gonçalves
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 dic 2024, 10:47.