Ajuda Arquivo de Vila Real
This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões
Ajuda Arquivo de Vila Real
Boa noite,
peço ajuda a quem frequentar o arquivo distrital de vila Real para encontrar certidão de casamento de meus trisavós, devem ter casado em Guiães antes de 1850, data de nascimento do 1º filho, segundo o livro Morgados e Fidalgos de Vila Real (Feyo)
Francisco Pereira Rebello
Maria Lucia Adelaide de Azevedo (Taveira)
Obrigado
Paula
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Cara D. Paula,
Tem a certeza que casaram em Guiães? O livro que menciona, não tem mais elementos sobre este casal seu avoengo?
Dê-me toda a informação que achar pertinente.
Esteja descansada que irei ao ADVR procurar o casamento, mas só para a semana, claro!
Costuma frequentar o IANTT ou a BNL?
Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
Ajuda Arquivo de Vila Real
Caro Primo Luís,
Você é de Vila Real? Tenho vasta ascendência em Constantim e arredores.
Ainda pretendo solicitar o microfilme do Souto da Casa, em breve.
Cumprimentos
Lourval
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Caro Luis,
sem o Dona, por favor.
O Livro não menciona mais nada sobre este casal, além das datas de nascimento do filhos, cito:
D.Mariana Ezequiel Feyo de Figueiredo Correia casada com Bernardo Pereira Rebello, filho de Francisco Pereira Rebelo, da Granja do Douro e de sua mulher D.Francisca Thomazia da Fonseca.
Filhos:
-Sebastião nascido em 26 Dezembro de 1837 em guiães, casou em Guiães 2.8.1867 com D.Catarina Máxima de Figueiredo Abreu Castello-Branco, herdeira da casa de Guiães.
-FRANCISCO PEREIRA REBELLO FEYO que casou com D.MARIA LUCIA ADELAIDE DE AZEVEDO (TAVEIRA) -
Filhos, todos nascidos em Guiães, :
D.Mariana n.18.12.1850
D.Leonor n.19.3.1852
D.Fancisca n. 6.4.1853
Bernardo n.14.1.1854
D.Maria Emilia 27.9.1857
D.Virginia n.13.2.1859
Sei que tiveram mais filhos que não constam do livro.
Em relação ao IANTT ou BNL, não frequento. Frequento o Arquivo de Braga, se precisar de algo estou inteiramente ao seu dispôr.
cumprimentos e muito obrigado pela disponibilidade
Paula
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Cara Paula,
Procurarei então o Registo de Casamento daqueles seus antepassados, desde 1820 até 1855, parece-lhe bem?
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Caro Luis,
parece-me muito bem. Obrigado.
cumprimentos,
Paula
Enlace directo:
Guiães ou Paradela de Guiães?
Cara Paula,
Os seus antepassados são de Guiães ou Paradela de Guiães? São duas localidades distintas! Uma pertence ao concelho de Vila Real e a outra ao de Sabrosa!
Aguardo.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
Guiães ou Paradela de Guiães?
Cara Paula,
Os seus antepassados são de Guiães ou Paradela de Guiães? São duas localidades distintas! Uma pertence ao concelho de Vila Real e a outra ao de Sabrosa!
Aguardo.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Guiães ou Paradela de Guiães?
Caro Luis,
pertencem a Guiães, Vila Real.
cumprimentos
Paula
Enlace directo:
Novidades!
Cara Paula,
Espero que tenha tido uma Santa Páscoa.
Fui ao Arquivo Distrital de Vila Real, como prometido.
O que apurei, a seguir vem explanado:
-Filhos de FRANCISCO PEREIRA REBELO FEIO e D. MARIA LÚCIA ADELAIDE DE AZEVEDO:
MARIA, n. 18.12.1850
LEONOR ANA, n. 19.03.1852, em Guiães (pág. 3v.)
FRANCISCA, n. 06.04.1853 em Guiães (pág. 12). Consta um averbamento em que diz que morreu no dia 19.01.1951.
BERNARDO, n. 16.09.1854, em Guiães e não em 14.01.1854 como é apontado. (ver pág. 25)
MARIA EMÍLIA, n. em Guiães, em 27.09.1857 (pág. 42v. e 43)
VIRGÍNIA, n. 13.02.1859, em Guiães (pág. 54)
*Nestes Registos o Pai consta sempre como FRANCISCO PEREIRA REBELO FEIO. No de Leonor Ana e Francisca, a mãe consta como D. Maria Lúcia de Azevedo. Nos registos de Maria Emília e Virgínia, a mãe consta como D. Maria Lúcia Adelaide de Azevedo. Nunca é mencionado o Apelido TAVEIRA. Nos registos de Maria Emília e Virgínia, os avós paternos são mencionados como Bernardo Pereira Rebelo e D. Mariana Ezequiel Feio de Figueiredo. Em todos os registos os avós maternos constam como incógnitos. Nos restantes surge o nome de BERNARDO PEREIRA REBELO DA FONSECA.
*Apenas no Registo de Baptismo de VIRGÍNIA, é citada a naturalidade do Pai, que não é natural de Guiães, mas sim do lugar de GRANJA DO DOURO, freguesia de VILARINHO DOS FREIRES, concelho de PESO DA RÉGUA, distrito de VILA REAL.
*Localizei um assento de Casamento de um irmão do FRANCISCO P. R. FEIO, de seu nome SEBASTIÃO PEREIRA REBELO FEIO, nascido em Guiães no dia 16.12.1837. Casou em Guiães no dia 02.08.1867 com D. CATARINA MÁXIMA DE FIGUEIREDO, natural de Guiães e aí nascida em 22.04.1829. Eram proprietários. Ela era filha de José Maria de Figueiredo Abreu Castello Branco e de D. Genoveva Rosa de Azevedo. Por lapso esqueci-me do número da página deste registo.
*Nos registos dos Filhos de FRANCISCO P. R. FEIO e de D. MARIA LÚCIA ADELAIDE DE AZEVEDO, a avó paterna consta como sendo natural da freguesia de S. PEDRO, concelho e distrito de VILA REAL e o avô paterno, como sendo natural do lugar de Granja do Douro.
*Localizei em GRANJA DO DOURO, freguesia de VILARINHO DOS FREIRES, concelho de PESO DA RÉGUA o Registo de Casamento de BERNARDO PEREIRA REBELO e de D. MARIA EZEQUIEL (assim mencionados), ocorrido no dia 10.12.1828 (pág. 39v. e 40). Nesse mesmo registo, muito pormenorizado genealogicamente, consta o seguinte: BERNARDO P. R. DA FONSECA, era filho de Francisco Pereira Rebelo e de D. Francisca Tomásia (o nome encontra-se ocultado por uma manca de tinta, mas tudo indica que seja Tomásia). Neto paterno do Dr. António Pereira Rebelo, de Vila Real, e de D. Micaela Maria Caetana de Novaes, natural do lugar de Canelas, freguesia de Poiares, concelho de Peso da Régua; neto materno de João Alves de Novaes, também de Canelas, e de D. Ana Bernarda Joaquina de Carvalho, natural de Granja do Douro. D. MARIANA EZEQUIEL era filha de Francisco Feio de Figueiredo e de D. Josefa Joaquina Corrêa, ambos (ao que parece) de Granja do Douro. Neta paterna do Dr. Luís António Feio e de D. Maria Teresa Corrêa de Figueiredo, ambos da freguesia de S. Pedro (Vila Real); neta materna de Jerónimo Corrêa de Carvalho (este último apelido encontra-se abreviado, mas tudo indica que seja Carvalho), de São Martinho de Anta, e de D. Maria José Ribeiro, do lugar de Canelas.
*Não consegui localizar o Registo de Casamento de FRANCISCO PEREIRA REBELO FEIO e D. MARIA LÚCIA ADELAIDE DE AZEVEDO.
_________________________________________________________________________
Paula, foi tudo o que consegui encontrar! Espero que estes dados lhe sejam úteis.
Quando puder, dê notícias! Fico a aguardar.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Novidades!
Caro Luis,
muito obrigado pelas informações que me transmitiu, em relação ao casamento de Bernardo Com Maria Ezequiel não tinha qualquer dado sobre o mesmo, são informações muito importantes para mim.
Vou pedir mais um favor, se me conseguia localizar a certidão de nascimento Francisco Pereira Rebelo Feio, filho de Bernardo Pereria Rebelo Feio e de D.Maria Ezequiel, na Granja do Douro.
Quanto à D.Maria Lucia Adelaide de Azevedo (TAveira), este apelido Taveira consta em algumas certidões de casamento dos filhos nomeadamente no da minha trisavó MªEmilia, segundo contava um familiar, já falecido, ela teria sido filha do Visconde de Guiães, que a perfilhou em segredo. Diz-se!
Quanto aos seus familiares de Ervões, em termos pessoais não sei nada, no entanto tomei nota de todos os processos de I.G para quando for ao ADB, ver se os leio com atenção e se descubra mais algum dado relevante. Hoje o ADB está fechado.
Se precisar de mais alguma coisa de Braga, por favor esteja à vontade.
Muito obrigado
Cumprimentos
Paula
Enlace directo:
RE: Novidades!
Paula,
Se não estou em erro um dos Padrinhos de D. Maria Emília foi o Visconde de Guiães! Acho que era nesse Registo que surgia como Padrinho.
Não sei se sabia já das coisas que lhe transmiti, excluindo as informações sobre Bernardo com Maria Ezequiel?
Conhece o genealogista António de Assis? Ele tem muita informação sobre estes COELHO DE MELLO, TEIXEIRA e FONTOURA. E procuro ainda a Ascendência de Brites de Medeiros, casada que foi com Matias Gonçalves. Ela seria de Rio Torto ou de Valpaços. este senhor está a desenvolver um estudo sobre esta família MEDEIROS, da qual eu descendo.... mas.... não tenho conseguido entrar em contacto com ele, para saber estes dados e quando irá ser publicado esse estudo... Consegue descortinar algo? Tem algum conhecimento?
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Novidades!
Caro Luis,
já tinha conhecimento de alguns dados através do livro Fidalgo e Morgados de Vila Real e da certidão de nascimento de minha trisavó Maria Emilia.
Quanto ao que me pergunta, lamentomas não sei nada. Dr.Antonio de Assis ónde reside?
No site do Instituto Português de Heráldica existe uma lista de sócios um dos quais "Dr. António Maria Morgado de Assis Louro-Rodrigues ", sócio correspondente, se for esta a pessoa que procura, talvez consiga algo através do Instituo.
No site de Luis Soveral, existe um livro deste com a colaboração de António Maria de Assis, talvez este o possa a judar a encontrar o contacto:
http://luissoveral.com.sapo.pt/bibgene.htm
http://luissoveral.com.sapo.pt/
cumprimentos
Paula
Enlace directo:
RE: Novidades!
Sim, é esse senhor. Obrigado.
Quando puder ir ao ADBraga, agradecia-lhe.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
Registo de Baptismo
Paula,
Tem ideia da data aproximada em que terá nascido o seu antepassado Francisco Pereira Rebelo Feio?
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Registo de Baptismo
Luis,
pela trancrição de casamento, que me enviou, dos pais dele que casaram 10.12.1828 na Granja do Douro, foi a partir desta data e antes de 1837, data de nascimento do irmão Sebastião (nascido em Guiães)
Entre 1829-1836, Granja do Douro.
Cumprimentos
Paua
Enlace directo:
RE: Registo de Baptismo
Paula,
Fui hoje ao ADVR e procurei o registo de Baptismo de FRANCISCO PEREIRA REBELO FEIO e não foi localizado em Guiães. Em Vilarinho dos Freires há uma lacuna entre 1829 e 1844, pelo que também é impossível localizar o registo de Baptismo do seu antepassado.
Contudo, localizei um Registo de Baptismo de uma irmã de D. CATARINA MÁXIMA DE FIGUEIREDO, em Guiães. O nome da Baptizada é ANA. Nesse registo consta que é filha de José Maria de Figueiredo Abreu Castello Branco e de D. Genoveva Rosa de Azevedo, ambos de Guiães. Neta paterna do Desembargador Bernardo de Abreu Castello Branco, de Viseu, e de D. Catarina Perpétua Balbina de Figueiredo, de Vila Real; neta materna do Reverendo António Xavier de Azevedo e de avó incógnita, de Guiães. Nasceu no dia 13.08.1834.
Procurei pelos Registos de Legitimação e não encontrei nenhuma legitimação de D. Maria Lúcia Adelaide. Também, era um só livro e continha poucos (talvez 4) legitimações.
Vi aqui pelo GENEALL, que o Visconde de Guiães morreu no Porto. Já tentou localizar o testamento dele (se é que o fez?) e ver se ele perfilha a Sra. D. Maria Lúcia Adelaide?
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Registo de Baptismo
Caro Luis,
muito obrigado pela sua preciosa ajuda. Aínda não me tinha ocorrido essa ideia do testamento, só prucarei pela perfilhação em Lamego mas não obtive resposta.
Quanto à minha ida ao ADB, vou tentar lá ir aínda esta semana, está um bocado dificil pois tenho as minhas filhas de férias o que me limita a circulação. Para a semana começam as aulas e estarei mais disponivel em termos de tempo.
Cumprimentos
Paula
Enlace directo:
RE: Registo de Baptismo
Paula,
Muito obrigado pela sua ajuda. Talvez se consiga alguma informação que me tenha passado. Pedia-lhe que visse os Processos com calma e minúcia, para ver se não lhe escapa nada! (desculpe estar a dar "palpites", sobre o modo de investigação e de prossecução da mesma! Certamente que é uma minuciosa genealogista!)
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
Não a queria ofender.
Paula,
Relativamente à mensagem anterior que lhe deixei, não a queria ofender. De todo. Espero que não tenha interpretado mal as minhas palavras.
Aguardo.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Não a queria ofender.
Luis,
não se preocupe, percebi o que queria dizer como tal não me ofendeu, de todo.
Quanto aos processos confirme-me se são estes:
-proc. 3026, Gregório Coelho Melo
.proc 3725, Francisco coelho fontoura
-proc. 3751, Filipe Coelho
-proc.3073, Pedro coelho Teixeira
FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello, será que é este o processo:
-proc.4173, António Pires Silva Melo
-proc.3979, João José Madeira Silva
-proc. 3979???Manuel Madeira Melo
Existe também um processo de Pedro Coelho de Melo, filho de Pedro Coelho e Ana Gonçalves, de Vilela Seca, deve ser familiar de Francisco Coelho.
Pedro Coelho de Melo - proc.3062
cumprimentos
Paula
Enlace directo:
Inquirições de Genere
Paula,
Agradeço a amabilidade da sua resposta.
Confirma-se o número dos Processos.
Nunca me tinha deparado com esse Processo do António Pires Silva Mello.
Julgo que é no Processo de Filipe Coelho que uma das testemunhas refere que o Francisco Coelho é irmão do Reitor de Santo Estêvão de Faiões.
Peço-lhe o favor de ler o que as testemunhas referem e de apontar, em cada processo, o que achar conveniente para genealogia.
É fazer as contas... pela idade desse António poderemos chegar a alguma coisa...
Pode bem ser.... Fico a aguardar.
Já agora, o Pai do Francisco Coelho Fontoura era PEDRO AFONSO TEIXEIRA[1], nat. de Alpande, Ervões, f.º de Pedro Afonso Teixeira, nat. de Alpande e Capitão de Ordenanças e de Maria Fernandes, nat. do lugar de Vila Nova, freg.ª de Santiago da Ribeira de Alhariz, concelho de Valpaços.
--------------------------------------------------------------------------------
[1] Pedro Afonso Teixeira tinha, pelo menos, duas Irmãs:
I- ISABEL LOPES, nat. de de Ervões. Casou com DAMIÃO DE FREITAS, natural de Vassal, f.º de António Teixeira e de Catarina Rodrigues, naturais e moradores em Vassal. Filhos:
II- Pe. FRANCISCO DE FREITAS E SOUSA, natural de Vassal. Fez Inquirição De Genere no dia 20 de Novembro de 1684 (Processo n.º 8153, Arquivo Distrital de Braga).
II- COSME DE FREITAS.
II- MARIA DE FREITAS.
I- MARIA LOPES, natural do lugar de Alpande, Ervões. Casou com PEDRO GONÇALVES LAGE, natural de Loivos, f.º de António Gonçalves e de Catarina Gonçalves, naturais de Loivos. Tiveram, pelo menos:
II- MATEUS GONÇALVES, natural de Ervões, do lugar de Alpande. Fez Inquirição De Genere em Braga a 17 de Junho de 1706 (Processo n.º 15252, Arquivo Distrital de Braga).
haverá alguma hipótese de recuar nesta ascendência do Capitão Pedro Afonso Teixeira?
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Inquirições de Genere
Luis,
se no processo de Francisco Coelho Fontoura constarem as certidões dos avós, como é habitual consegue-se recuar mais uma geração.
cumprimentos
Paula
Enlace directo:
RE: Inquirições de Genere
Fico a aguardar as suas anotações!
Agradeço-lhe.
Cordialmente,
Luís
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Caro Sr Luiz
Observei no Forum que tem prestado preciosa ajuda fazendo buscas no Arquivo de Vial Real. Busco irmãos e irmãs de minha avó. Os filmes dos Mórmons não têm os anos que preciso e não tive sucesso escrevendo diretamente ao Arquivo de Vila Real.
Nome da minha avó: Deolinda Rosa. Nasceu em 01 de novembro de 1884 na Aldeia de Santa Maria da Feira em Constantim.
Sua mãe: Maria Botelho, nascida na Aldeia de Gache(?) ou Fache (?) em Lamares
Seu pai: Fructuoso Borges , nascido na Aldeia de Santa Maria da Feira em Constantim.
Avós Maternos: José Antonio Botelho e Joanna Soares
Avós Paternos: Manoel Joaquim Borges e Mathilde de Jesus
O assento de batismo dela está no livro de assentos de batismo número sete dos anos 1875 -1888 da Freguesia de Constantim.
Ela veio para o Brasil em 1903 e sabemos que com certeza tinha uma irmã em Portugal. Creio que tinha outros irmãos.
Ficarei imensamente grata se puder encontrar alguns desses irmãos. Podem ter nascido na Freguesia de Constantim como minha avó ou na Freguesia de Lamares como minha bisavó.
Aguardarei um contato.
Desde já agradeço imensamente a vossa ajuda
Cordialmente
Maria Lúcia
[Topo] © 2007-2010 Guarda-Mor
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Cara Maria Lúcia,
Agradeço a sua mensagem, mas já não me encontro com possibilidade de me deslocar ao Arquivo Distrital de Vila Real. Infelizmente não lhe posso fazer essa pesquisa.
Mas se tem a certeza que o livro é o n.º 7, então é fácil localizar o registo de Baptismo dessa sua antepassada e dos seus irmãos!
Tente novamente enviar uma mensagem para o Arquivo Distrital de Vila Real.
Cordialmente,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Caro Sr. Luís
De qualquer forma agradeço a sua atenção.
Já possuo o registo de Baptismo de minha avó Deolinda, o que procuramos é conhecer seus irmãos. Não estamos conseguindo caminhar nessa direção.
Se nenhuma outra pessoa puder me ajudar aqui no Fórum, tentarei mais uma vez um contato direto com o Arquivo de Vila Real.
Um abraço cordial
Maria Lúcia Campos
Enlace directo:
Fico a aguardar novidades das I. de Genere
Cara Paula,
Fico a aguardar, curiosíssimo, as informações cruzadas dos Processos de Inquirição de Genere. Pode ter-me escapado alguma informação. Peço-lhe que registe todos os dados que achar pertinente, ditos pelas testemunhas e também pelo pároco que presidiu ao registo do Processo.
Estou particularmente interessado no "desvendar" de informações que constam no Processo de I. G. de António Pires Silva Melo.
Muito obrigado.
Cumprimentos,
Luís
Enlace directo:
RE: Fico a aguardar novidades das I. de Genere
Caro Luis,
se o processo tiver certidões de nascimento e casamento(dos pais e avós), quer que eu peça cópia e depois envio-lhe por e-mail?
Paula
Enlace directo:
RE: Fico a aguardar novidades das I. de Genere
Paula,
Sim, se fizer o favor, quero.
Obrigado pela atenção
Cordialemente,
Luís
Enlace directo:
Inquirição de Genere de ANTÓNIO FERNANDES
Cara Paula,
Verifique, se fizer o favor, se o processo n.º 6856, pasta 306, referente ao inquirido ANTÓNIO FERNANDES, filho de Manuel Fernandes e de Ana Gomes, da freguesia de Gralhas, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, refere a naturalidade dos Pais como sendo naturais de Cabanelas ou Alvites, ambas do concelho de Mirandela.
Isto porque tenho na minha ascendência precisamente um casal de antepassados chamados Manuel Fernandes e Ana Gomes!!! Seria coincidência a mais e muito bom a ser verdade!
Fico a aguardar e desculpe o incómodo.
Cumprimentos,
Luís
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Caros amigos, como voces procuro saber mais detalhes como datas de nascimento, casamento de meus avós maternos - manuel Teixeira Dias e Maria Fernandes da Costa - ele faleceu em 25.08.1920,aos 50 anos, nr. de registro de óbito 639/1920, filho de João teixeira Dias e Maria Ribeiro, da minha avó sei apenas a data de óbito 21.11.1927. Se puderem me dar uma ajuda, gostaria de saber mais sobre eles.
Obrigada
marilia - rio de janeiro-brasil
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Esqueci de informar que meus avós maternos são o Manuel, freguesia de Mondrões e minha avó Maria de Sapiões. Obrigada. Marilia
RespuestaEnlace directo:
RE: Inquirições de Genere
Luis,
Estive a ver alguns processos, demoro algum tempo pois aínda tenho alguma dificuldade na leitura, aínda não os vi a todos, mas do que li pouco posso adiantar.
Proc. 3725 (Francisco Coelho Fontoura)
- b. 15.1.1697
-Fez Inquirição no ano 1722, nesta data, os pais (Maria Coelho Melo e Pedro Afonso Teixeira) constam como, já defuntos.
Proc. 3751 (Filipe Coelho)
b.22.2.1683
- Fez inquirição no ano 1708
- Maria Coelho Melo, mãe já defunta
Proc. 3073 (Pedro Coelho Teixeira)
- não tem certidão de baptismo
- Fez inquirição em 1702
- Pais, Maria Coelho Melo e Pedro Afonso Teixeira, aínda vivos.
Daqui concluimos que:
pais casaram antes de 1683
mãe morreu entre 1702 e 1708
pai morreu entre 1708 e 1722
Segundo as testemunhas Maria Coelho Melo e Pedro Afonso Teixeira moravam em em Alpande, Ervões.´Logo os óbitos devem estar nesta freguesia.
----------------------------
Grgório Coelho de Melo
- fez inquirição 1689
- pais já defuntos
-uma testemunha refere " Afonso Alvares, já defunto, natural deste lugar e freguesia de N.Senhora do Outeiro Seco a onde foi casar."
- Francisco coelho tinha um irmão prior António Pires de Maello.
--Joao Alvares e Maria Coelho, pais, moravam em Faiões
----------------------
Quanto à I.G de antonio Pires da Silva Mello, este pode ser irmão de Francisco. Antonio Pires fez I.G. 1724-10-22 , e oseu sobrinho neto Gregório fez em 1689. Este Ántónio Pires é natural do lugar de Bustelo, Chaves tal como os pais. Avós paternos (antónio Pires e Maria Martins são da villa de Chaves) os avós maternos (Manuel ^^Esteves, da vila da Barca e Maria Madeira de Bustelo)
-----------------------
Amanhã conto ir novamente ao ADB, fazer leitura de mais alguns processos. Nomeadamente de Pedro Coelho, que aínda não terminei e esse está de fácil leitura; de MATEUS GONÇALVES e FRANCISCO DE FREITAS E SOUSA.
Aceito sugestões, se as tiver.
cumprimentos
Paula
Enlace directo:
RE: Inquirições de Genere
Esqueci de perguntar, uma vez que a familia era das principais, já procurou testamentos?
cumprimentos
Paula
Enlace directo:
RE: Inquirição de Genere de ANTÓNIO FERNANDES
Luis,
Os pais de António Fernandes , são naturais da freguesia de Gralhas.
cumprimentos
Paula
Enlace directo:
RE: Inquirição de Genere de ANTÓNIO FERNANDES
Cara Paula, e sobre os outros meus antepassados conseguiu descobrir mais alguma coisa? Obrigado, Luís
RespuestaEnlace directo:
RE: Inquirição de Genere de ANTÓNIO FERNANDES
Caro Luis,
de que antepassados fala?
Nesta sala tem outras mensagens que lhe enviei, no dia 1.
Cumprimentos
Paula
Enlace directo:
RE: Inquirições de Genere
Paula,
Desculpe só hoje responder-lhe, mas estive de férias uns tempitos.
Obrigado por se ter deslocado ao ADB.
Essas são as informações que eu também tenho.
Quanto a testamentos, ainda não os procurei. Não tenho tido tempo.... E naquela altura, sabe-se lá onde teriam ido fazer testamento? Tanto podia ser em Valpaços, como em Chaves ou mesmo Vila Real! Mas é o próximo passo das minhas consultas.
É verdade que a Família é referida como das principais do concelho de Chaves e das famílias nobres.
Não detectou na Inquirição de Genere de Filipe Coelho, que as testemunhas referem-se ao Pai e Avô Paternos como Capitães de Ordenanças?
Cumprimentos,
Luís
Enlace directo:
RE: Inquirições de Genere
Luis,
quanto a serem Capitães de Ordenança, também detecyei, só não comentei porque era um informação que já possuia.
cumprimentos
Paula
Enlace directo:
Mateus Gonçalves e João Carneiro da Fontoura
Obrigado.
Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura, parente do Mateus Gonçalves?
Não pode ser o outro, pois cronologicamente é impossível... Mas quem seria? Não refere mais dados sobre este parentesco? Nem sobre o Padre João Carneiro da Fontoura?
Cumprimentos,
Luís
Enlace directo:
Há novidades?
Cara Paula,
Há novidades sobre a leitura dos processos de Inquirição de Genere?
Cordialmente,
Luís
Enlace directo:
Arquivo de Braga
Cara Paula,
Há novidades sobre a leitura dos Processos?
Cumprimentos,
Luís
Enlace directo:
RE: Arquivo de Braga
Luis,
lamento mas não há novidades, revi os processos e não encontro nada que relacione as pessoas.
cumprimentos
Paula
Enlace directo:
RE: Arquivo de Braga
Cara Paula,
Muito obrigado pela sua gentileza!
Cumprimentos,
Luís
Enlace directo:
"Visitas e Devassas" no Arquivo de Braga
Cara Paula,
Venho solicitar a sua ajuda junto do Arquivo Distrital de Braga.
Será possível pesquisar nos Livros que contém um índice de "Vistitas e Devassas", o nome do Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA (Processo de Inquirição de Genere n.º 3725, e Processo de Escritura de Património Eclesiástica, n.º 9068), filho do Capitão Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello, o qual teve descendência.
Qualquer informação será bem-vinda!
Cumprimentos,
Luís
Enlace directo:
"Visitas e Devassas" ainda o mesmo tema...
Cara Paula,
O Padre Francisco Coelho Fontoura nasceu em 1697.
Verifique, se fizer o favor, se existe alguma documentação sobre o Padre ANTÓNIO PINHEIRO, baptizado em 1706.
Obrigado,
Cumprimentos,
Luís
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Olá, Marília!
Também sou do Rio.
Mande uma mensagem para mim em: k e l s o n (arroba) h o t m a i l . com (escreva tudo junto) e vamos trocar umas figurinhas com esses nomes que você indicou.
Aguardo, abraços.
Kelson
Enlace directo:
Inquirições de Genere no A. D. Braga
Cara Paula,
Venho por este meio pedir-lhe um favor junto do Arquivo Distrital de Braga, no que respeita a Processos de Inquirição de Genere.
Pedia-lhe o favor de tirar fotocópias das páginas "de rosto" dos Processos, onde consta a filiação dos Inquiridos, bem como o nome dos Avós.
FRANCISCO COELHO FONTOURA, Processo n.º 3725
GREGÓRIO COELHO DE MELLO, Processo n.º 3026. Neste Processo pedia-lhe que tirasse fotocópias a algumas das respostas das testemunhas, quando referem que "são dos principais e pessoas nobres do concelho de Chaves". Basta uma testemunha. Aquela que mais elementos forneça e onde a caligrafia esteja em melhores condições para ser lida.
FILIPE COELHO, Processo n.º 3751. Neste Processo as testemunhas referem-se ao Pai e Avô Paterno como Capitães de Ordenanças. Pedia-lhe que tirasse fotocópias do que diz uma das testemunhas, numa página onde a caligrafia esteja em melhor estado para ser lida.
Diga-me em quanto importam as fotocópias que depois envio-lhe a minha morada, para me serem entregues e também para pagar as fotocópias.
Aguardo uma resposta sua.
Muito obrigado pela sua ajuda.
Cordialmente,
Luís
Enlace directo:
RE: Inquirições de Genere no A. D. Braga
Caro Luis,
quando voltar ao ADB irei pedir as cópias que pediu.
cumprimentos
Paula
Enlace directo:
RE: Inquirições de Genere no A. D. Braga
Cara Paula,
Muito obrigado pela sua simpatia.
Mas não se esqueça de me dizer em quanto importam as fotocópias, quando me as enviar!
Quanto ao índice dos livros "Visitas e Devassas", deixe isso para segundo plano. Se não conseguir ver essa documentação, não tem importância. Ficará para uma próxima altura!
Cordialmente,
Luís
Enlace directo:
Mateus Gonçalves (Processo I. G. n.º 15252)
Cara Paula,
Quando for ao Arquivo Distrital de Braga, peça para ver se existe o processo de Escritura de Património Eclesiástico de Mateus Gonçalves (Processo de Inquirição de Genere n.º 15252) e verifique que terras e bens lhe são doados e por quem. Verifique o que as testemunhas têm a dizer, pois muitas vezes elas indicam linhas genealógicas. Este Mateus Gonçalves era parente do P.e João Carneiro da Fontoura, que não consigo entroncar nem estabelecer o parentesco com a Família Coelho de Mello e Teixeiras, nem mesmo com os Carneiro da Fontoura. Talvez na Escritura de Património Eclesiástico venham mais informações.
Cumprimentos e quando puder diga qualquer coisa.
Luís
Enlace directo:
Há novidades do ADB?
Cara Paula,
Como está de saúde? Bem, espero. Espero também que tenha uma óptimas férias.
Há novidades do Arquivo Distrital de Braga? Já conseguiu tirar fotocópias das páginas que lhe pedi dos Processos de Inquirição de Genere?
E do Processo de Património de Escritura Eclesiástico de Mateus Gonçalves? Há novidades sobre o parentesco com o P.e João Carneiro da Fontoura?
Com os melhores cumprimentos e desculpe a maçada.
Muito obrigado.
Luís
Enlace directo:
Há alguma novidade?
Cara Paula,
Há alguma novidade sobre o ADBraga?
Aguardo.
Boas férias, caso já esteja em férias.
Cumprimentos,
Luís
Enlace directo:
Há novidades do ADB?
Cara Paula,
Há novidades do ADBraga?
Fico a aguardar.
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
Ajuda Arquivo de Vila Real
Entidade detentora: Arquivo Distrital de Vila Real
Código de referência: PT-ADVRL-GCVR/H/D/010/1625/428
Cota original: 146
Título: Registo de passaporte
Datas: Vila Real, 09/03/1885
Nível de descrição: Documento Simples
Dimensão e suporte: 160x210 mm.; Papel
Âmbito e conteúdo:
Requerente: Frutuoso Borges
Idade: 35 anos
Freguesia: Constantim
Concelho: Vila Real
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
Localização: F. 107v
Enlace directo:
Novidades, Inquirições de Genere, Braga
Cara Paula,
Já há novidades? Já possui as fotocópias consigo?
Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
cara Marília
Agradeço que me contacte para o meu e-mail:
albuquerque.quinta@sapo.pt
Tenho algumas novidades para si
cumprimentos
J.A.Q.
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Caros Confrades
Gostaria de pedir ajuda no AD Vila Real- Ribeira de Pena- Daivões-Casa do Silvado, para a localização da certidão de casamento de Dr. Luis Carvalho Anes cc D. Mariana Dias Carvalho, ocorrido por volta de 1836 ( não tenho precisão na data, mas pelos meus calculos deve ser à volta desta data).
Procuro tambem qualquer informação sobre a famíla Carvalho Dias Alvarenga.
Agradeço antecipadamente.
Ricardo Beça Teixeira
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
ola boa noite, gostava de saber um pouco mais dos meus antepassados e por isso procuro por ALBERTINA FEIO e JOSE SOUSA FERNANDES, sei que Albertina Feio nasceu em 1912 +/- em Murça, agredecia que alguem me podesse dar umas dicas como encontrar os registos
Ivania Fernandes
Enlace directo:
RE: Novidades!
Caros Confrades,
Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.
Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.
Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?
Cumprimentos,
Luís GMG
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Cara Confrade,
Recebi uma mensagem da administração do forum em que me foi enviado um email, correspondente ao seu utilizador ("Pachancho"), mas que vem endereçado em nome de um sujeito do sexo masculino. Mensagem essa a que já respondi, para que me pudesse comunicar, mas como até agora não o fez, poderá existir algum problema com os endereços fornecidos, pelo que pedia que acusa-se a recepção da minha resposta.
Cumprimentos,
Jorge Mota
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Paula,
Sou do Brasil, meu avô nasceu em Guilhães - Vila Real veio para o Brasil em 1889, pode me informar como fazer para localizar certidões de batismo ou outros documento em Vila Real, procuro por parentes, apenas com a intenção de montar a arvore genealógica de minha família e de encontrar a "raiz" de nossa família.
Agradeço antecipadamente sua atenção.
Josí
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Caro(a) Josí:
De Guilhães não reza a história. Será Guiães ?
Cumprimentos,
António Taveira
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Boa tarde !
Amigo se fica próximo à Vila Real sim é esta mesmo voce tem alguma informação /
Grato.
Josí
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Caro Josí Alves:
Guiães é uma freguesia do concelho de Vila Real.
No site do ADVR pode pesquisar "on line" o registo de passaporte de seu avô. No google obterá o link do Arquivo. As normas de funcionameno deste site, não permitem que lho deixe aqui. Sobre os livros de assentos paroquiais, alguns deles poderão ser consultados pela net, outros não.
Cumprimentos,
António Taveira
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Prezado Josí
Tenho anotações, da freguesia de Guiães/Vila Real, referentes às pesquisas para montar a árvore genealógica de minha família. Se ainda tiver interesse e puder informar de quais famílias pretende saber, talvez eu possa ajudá-lo.
Sonia
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Boa tarde caros confrades ....tenho alguns dados genealógicos sobre Guiães, se alguém pretende trocar informações sobre o tema o meu email é Timjp@homail.com
um abraço
Enlace directo:
RE: Ajuda Arquivo de Vila Real
Caros confrades,
Tenho ascendentes em Guiães, família Ferreira Real, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=267711
Qualquer ajuda para traçar os ascendentes serão agradecidos.
O meu email é goncasreal@gmail.com
Cumprimentos
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 dic 2024, 09:19.