Dúvida Básica
This topic is classified in rooms: Formação | Arquivos | Brasil
Dúvida Básica
Olá a todos.
Na busca de informações diversas contatei o Consulado de Portugal no Rio de Janeiro e vice-versa. Contatei também o Governo Civil do Porto. E também as respectivas embaixadas dos citados países. Tudo na tentativa de buscar informações sobre a emigração (Portugal-Brasil) de um familiar. Do RJ consegui o prontuário, com a fotocópia do passaporte e a respectiva data de embarque e chegada. Mas mais nada. Destas entidades que citei, nenhuma respondeu ou se respondeu foi no estilo "não podemos ajudá-lo". Li outras mensagens neste fórum onde parece que as citadas entidades sempre podem ajudar em alguma coisa, mesmo a pessoa dispondo de poucos dados. No meu caso, já faz alguns anos que dei estes passos e depois descartei estas vias por as respostas retornarem infrutíferas. O que busco saber não é a origem do familiar, nem quando emigrou (isso sei pelo passaporte) mas o que lhe aconteceu após o fazer. Nomeadamente, se ao morrer o óbito foi comunicado a alguma entidade (Cemitérios do Rio de Janeiro já foram contactados e excluídos). Como é óbvio, o óbito não foi registado no Registo Civil. O que me leva de volta ás entidades governamentais. Para saber o que poderá ter sucedido à pessoa após emigrar, poderei estar a negligênciar a capacidade destas entidades? A dúvida básica é saber exactamente o que cada qual poderá fazer por este caso.
Os meus cumprimentos a todos.
Vânia Almeida
Enlace directo:
RE: Dúvida Básica
Bom dia,
Cara Vânia,
Já experimentou colocar essas questões em sites/foruns brasileiros? Eusó ouvi falar do ORKUT, mas por certo haverá muitos mais.
Cumprimentos
Maria Isabel
Enlace directo:
RE: Dúvida Básica
Cara Vania Almeida,
Ainda que sua mensagem não faça menção a datas, entendo oportuno lhe informar que a Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, localizada na Av. República do Chile, próximo ao Ed. Sede da Petrobrás, mantém no subsolo um arquivo com registros de nascimentos, casamentos e óbitos de brasileiros e de estrangeiros feitos pelas igrejas, porém ocorridos antes de 1900. Após essa data, os registros passaram a ser consignados pelos cartórios civis de pessoas naturais. Caso caiba realizar alguma busca junto à Cúria, alerto que o arquivo funciona às terças, quartas e quintas no horário das 14 às 17:30h. O atestado de óbito, se conseguido, permitiria saber onde ele aconteceu e quem foi o declarante.
No ensejo, tendo em vista que estou buscando conseguir informações sobre a emigração do meu avô de Portugal para o Rio de Janeiro, gostaria de aproveitar sua experiência para consultar onde conseguiu obter o prontuário com a fotocópia do passaporte e a respectiva data de embarque e chegada do seu parente ao Brasil.
De antemão agradeço a ajuda que me possa prestar.
Saudações.
Cleber Monteiro
Enlace directo:
RE: Dúvida Básica
Consegui os documentos no Arquivo Nacional porque a data de embarque sempre foi do meu conhecimento. A Cúria Metropolitana não pode ajudar este caso porque ocorreu à menos de 60 anos.
Saudações
Enlace directo:
RE: Dúvida Básica
Cara Vania Almeida,
Agradeço a informação sobre os documentos conseguidos e lamento a Cúria Metropolitana não servir como fonte para consulta.
Saudações.
Cleber Monteiro
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 04 nov 2024, 21:51.