Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
This topic is classified in rooms: Património | Famílias | Regiões
Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Alguém sabe quem possuía, no séc. XIX, o palacete que fica precisamente em frente da residência Owen, em Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia?
Cumprimentos,
Manuel.
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Bom dia
No palecete em causa funciona há muitos anos a Academia Musical de Vilar do Paraíso.
Quando era criança ouvia dizer que a referida casa apalaçada "pertencia à condessa", que presumo ser de Lobão ou de Samodães.
De todo o modo a Junta de Freguesia editou há poucos anos uma monografia que, talvez, possa esclarecer.
Cumprimentos
César Tavares
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro César Tavares
Se por acaso lhe vier às mãos essa biografia que refere, muito grato ficaria se aqui reproduzisse a informação que procuro obter... se ela lá constar.
Cumprimentos,
Manuel.
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro Manuel
Consultando o livro "S. Pedro de Vilar do Paraíso - subsídios monográficos", extrai-se que o edifício que fica em frente da residência que pertenceu ao Coronel Hugo Owen, (Vila Alice, onde viveu Fanny Owen, imortalizada por Agustina Bessa-Luís e Manoel de Oliveira, no filme "Francisca") é, actualmente, ocupado pela Academia de Música de Vilar do Paraíso, e faz parte da, outrora, denominada Quinta da Condessa de S. Tiago de Lobão, também conhecida por Quinta da Boa Nova. Aqui viveu Maria Albertina Saraiva de Sousa, condessa de S. Tiago de Lobão, que faleceu nas primeiras décadas do sec. XX.
Cumprimentos
César Tavares
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro César Tavares
Muito lhe agradeço ter consultado, em meu benefício, a monografia que cita.
Infelizmente, os dados não são de molde a contribuirem para o que eu necessitava.
Há muito que procuro esclarecer qual a origem da intimidade entre a família Owen e o casal formado por um José Rodrigues Fuentes e uma filha de Manuel de Sousa Carqueja, negociante de Oliveira de Azeméis, fundador do jornal O Comércio, título depois substituído por O Comércio do Porto.
Tendo passado por Vilar do Paraíso e constatado a situação relativa das duas casas, na minha imaginação, que facilmente emprenha de palpite, surgiu a ideia de que talvez a amizade resultasse de uma vizinhança.
Tinha a esperança, como decerto já entendeu, de que o palacete tivesse pertencido a uma ou outra das famílias Fuentes e Carqueja.
Não ficou demonstrado que assim não fosse. Se a casa já existia quando do casamento Fuentes-Carqueja, em 1850 – o que sendo duvidoso não é impossível –, os proprietários, nessa época, não seriam os condes de Lobão, pois a condessa, cujo nome ficou ligado à quinta, veio a falecer quase um século mais tarde.
É ainda a tentar agarrar-me à ténue possibilidade que esta reflexão deixa subsistir, que lhe peço que, se acaso algum dia lhe surgir informação que permita situar em Vilar do Paraíso, seja um Fuentes, seja um Carqueja, ma faça chegar.
Gratos cumprimentos,
Manuel.
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro Manuel
Se pressupõe que a amizade entre os Owen e o casal formado por José Rodrigues Fuente e e uma filha de Manuel de Sousa Carqueja adveio da vizinhança, só quero lembrar que, e socorrendo-me de novo da monografria sobre Vilar do Paraíso, no período de Inverno os Owen viviam no Porto, na, então, denominada Rua da Sovela, actual Rua Mártires da Liberdade, e, no Verão , naquela freguesia gaiense.
Quanto ao palacete defronte da moradia dos Owen, creio ter sido construído de raiz pelos Conde de S. Tiago de Lobão.
Nunca vi ou ouvi qualquer referência em Vilar do Paraíso a alguém de apelido Fuentes ou Carqueja.
Permito-me, todavia, citar uma passagem daquela monografia:
"Uma sobrinha de Fanny, D. Maria Rita Owen Barbosa, falecida no Porto em 1947, contou ao jornalista Hugo Rocha que "tanto ela,como toda a sua família, acreditavam que Camilo fizera chegar às mãos de José Augusto as cartas que a sua tia havia escrito a um tal Fuentes..."
Cumprimentos
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro César Tavares
Lembra bem. É certo que a amizade poderia advir de uma vizinhança no Porto. Infelizmente, a residência que conheço do cônsul espanhol, D. Bernardo Rodrigues Fuentes, pai do José que casou com uma Carqueja, era na rua dos Ingleses, 17, e a dos Carquejas na rua das Congostas, 159, ambas muito distantes, portanto, da Sovela.
Penso que deve ter razão quanto à época de construção da casa fronteira à dos Owen, em Vilar do Paraíso. A mim pareceu-me, sem ter a certeza, que seria duas ou três décadas posterior à morte de Fanny (1854) e para documentar a tal amizade, precisava de ser-lhe anterior em meia dúzia de anos pelo menos.
Conheço a entrevista que cita, pois consta numa pasta de recortes que alguém coleccionou e se encontra na Biblioteca do Porto.
Em boa verdade, Camilo não fez chegar as tais cartas a José Augusto Pinto de Magalhães, mas a um amigo comum, Joaquim Marcelino de Matos, que desempenharia logo depois o papel de noivo, no casamento por procuração; mas foi como se tivesse sido, pois Camilo, ao contrário do que escreveu, bem sabia onde elas iriam chegar.
As cartas nem configuravam nada de especial, pois quem as conservava era a mulher do Fuentes e, muito provavelmente, o que justificava a correspondência era a amizade entre as duas mulheres, tendo o marido servido de secretário ocasional.
Agradeço-lhe o interesse por este assunto e, se é de Canelas, como o seu nickname leva a supor, aproveito para lhe perguntar se possui alguma informação sobre um Correia de Melo, José talvez, que foi que desempenhou o papel de noiva, e que era, se a memória não me engana, seu conterrâneo.
Diz-lhe alguma coisa este nome?
Manuel.
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro Manuel
Este tópico despertou-me o interesse por respeitar precisamente à freguesia da minha naturalidade - Vilar do Paraíso - e, de certo modo, aos amores trágicos de Fanny Owen.
De Canelas era natural meu bisavó Joaquim Pereira Domingues de Sá, nascido em 1878, e que, por esse facto, "crismou" a família com o nome daquela freguesia gaiense.
Nada sei sobre o tal Correia de Melo. Se, entretanto, no quadro das investigações que está a levar a cabo, descobrir algo de relevante, aqui darei notícia.
P.S. Sobre Canelas, como certamente saberá, o grande especialista é o dr. Barbosa da Costa, com vasta obra publicada.
Cumprimentos
César Tavares
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro Manuel,
José Correia de Melo e Silveira foi proprietário da Quinta de Soeime, em Vilar de Andorinho. Poderá obter algumas informações na monografia dessa freguesia.
Cumprimentos,
A. Soares
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro A. Soares
Agradeço-lhe a informação, mas desconheço a Monografia a que faz referência.
Melhores cumprimentos,
Manuel.
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro A. Soares,
Penso que estará a confundir duas freguesias, pois neste tópico fala-se de Vilar do Paraíso, enquanto que a Quinta de Soeime fica em Vilar de Andorinho. Quanto à "Monografia de Vilar de Andorinho", da autoria de Joaquim Costa Gomes, as informações que lá se podem encontrar sobre José Correia de Melo da Silveira, Senhor da dita Quinta de Soeime, são muito escassas:
Era filho de José Pedro da Silveira e neto paterno do Capitão Flórido Jacinto da Silveira e de Brígida Angélica Teixeira, Senhores da mesma Quinta de Soeime por compra. A Quinta era mais antiga e é ainda a maior de Vilar de Andorinho. José Correia de Melo da Silveira, Proprietário, foi figura conhecida no meio literário do Porto, apesar de não ter estudos. Faleceu em Vilar de Andorinho a 20.2.1875. Confesso que já encontrei o assento de baptismo dele, também em Vilar de Andorinho, mas não tomei nota. Teve um filho que herdou todos os seus bens, Afonso Correia de Melo, que, por sua vez teve dois filhos de uma criada, mas devido à sua má gestão, acabou por perder a Quinta, que foi penhorada e depois vendida a António Menezes Russel, que a cedeu à sua filha, Ângela Russel Bandeira, casada com Inácio Alberto de Sousa. Penso que ainda pertence aos descendentes destes, mas não tenho a certeza.
É tudo o que tenho sobre este assunto. Espero que ajude.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Guerreiro de Morais Coimbra
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Enviei ao moderador rectificações sobre Martim Afonso Correa de Mello agradeço que passem a vigorar.
RespuestaEnlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Venho apenas informar que na dita Monografia os dados são incorrectos em relação a Martim Afonso Correa de Mello da Silveira.Quanto a ter perdido as quintas é verdade nada que na epoca não tenha acontecido a muitos,infelizmente.Agora era casado com D.Libânia Gomes Coelho da Silveira e teve seis filhos.Um morreu em pequeno e outro já adulto.Encontram-se sepultados os tres no cemiterio da ordem terceira de S.Francisco, em jazigo de armas de familia, em Vila de Conde ,onde viveu até morrer desde que saiu de Vilar de Andorinho.Quanto aos outros filhos, eram um rapaz e tres raparigas.O filho teve descendencia,duas filhas não tiveram descendencia, a outra minha avo,Helena Correa de Mello Vaz da Silveira Pinto Bastos, já falecida, casou com Afonso Henriques Aroso Murat Pinto Bastos (Matosinhos).Tiveram uma filha, minha mae que casou com Alexandre Pinto Ribeiro (já falecido), somos dois filhos ambos com descendencia.Quanto a mim casei com um descendente dos Machados de Vila Pouca de Aguiar e tenho dois filhos, um rapaz e uma rapariga.Como deve calcular sei que não tem culpa das informações que deu, pois copiou- as de um livro com dados errados...mas para nós familia não é agradavel ler as suas informações. Quanto a Camilo posso apenas dizer lhe que a ligação deste com Jose Corrêa de Mello era um elo de amizade que os uniu até ao seu falecimento segundo me contaram quando se falava do assunto. Mas penso que o mesmo acontecia com todos os outros intervenientes na historia em causa.Espero que ajude a esclarecer alguma coisa se for preciso pode contactar-me.Isabel Correa de Mello da Silveira P.R.S.Ferreira
RespuestaEnlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Passo a informar no caso de interessar consultar os livros:
Camilo de Perfil e Camilo desconhecido de Antonio Cabral pag 101 e 299 .
Se desejar informações de Jose Correia de Melo, darei de boa vontade era meu trisavo.
da Silveira
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Cara da Silveira
Agradeço-lhe a mensagem e a oferta de esclarecimento, que só agora vi.
Conheço bem as obras de António Cabral que aconselha, mas confesso que gostaria de obter uma informação que ainda não surgiu neste tópico e que decerto não desconhece, ou seja, quando e com quem José Correia de Melo casou.
Provavelmente o nome nada me dirá de especial, mas nunca se sabe, poderá talvez tratar-se de alguém que permita alguma especulação, ou suscite algum desenvolvimento sobre a história em causa.
Quanto à parte que lhe é atribuída na história da fuga de Fanny, um autor citado acima como autor da Monografia de Vilar de Andorinho, que nunca li, Joaquim Costa Gomes, publicou uma extensa série de artigos, num jornal de Gaia, onde demonstrou minuciosa e convincentemente que a versão que conhecemos não deveria corresponder aos factos, porque a topografia se não prestava às andanças do casal, tal como foram descritas pelo Camilo Castelo Branco.
Melhores cumprimentos,
Manuel.
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Cara Isabel Correa de Mello,
Peço desculpa pela minha falta, de facto, desconhecia que Martim Afonso tivesse sido casado, pois nunca encontrei o assento de casamento dele. As informações que eu tinha, e que me foram dadas pelo próprio Joaquim Costa Gomes, é que ele tinha tido dois filhos de uma criada. Devo ter os nomes deles, mãe e filhos, algures perdidos nos meus apontamentos. Espero que não leve a mal, apenas quis ajudar.
Já agora, e uma vez que referiu esse dado, pode-me descrever as armas do jazigo de família onde ele está sepultado? Sou um interessado em heráldica e, infelizmente, as freguesias de Avintes e Vilar de Andorinho, apesar de férteis em famílias "de nome" são muito probrezinhas em brasões...
Renovando as minhas desculpas, com os melhores cumprimentos,
Pedro Guerreiro de Morais Coimbra
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro Pedro G.M.Coimbra,
Passo a informar:
Até Jose Pedro da Silveira:Br.p a 11 de Maio de 1804,reg.cart.da N.livVII fl77v (C.C)-escudo em pala na primeira as armas dos Silveira e na segunda as dos Teixeira. (AHG pag.413).
Casou com Ana Albertina Mello Corrêa.
Estes tiveram um unico filho José Correia de Mello, morreu solteiro tendo legitimado antes de falecer dois filhos:
Ana Conceição da Silveira Birra casada com Dr.José Maria Birra teve dois filhos ambos Engº. sem descendencia.
Martim Afonso da Silveira casado com D.Libania Gomes Coelho da Silveira (Senhora de Viseu)(Martim Afonso,estudou em Loverne e Salamanca)
Filhos: Dr. Pedro Corrêa de Mello Vaz da Silveira (Licenciado em Economia) tem descendencia de seu filho Dr.Pedro da Silveira licenciado em medecina.
D.Beatriz e D. Isabel estudaram (A primeira exerceu cargo de tesoreira das Finanças a segunda foi professora.Nao tiveram descendencia.
Martim,conforme informei faleceu e encontra-se sepultado no Jazigo de Familia em Vila de Conde ,onde se encontram também sua mae e pai.
Helena Correa de Mello Vaz da Silveira Pinto Bastos, casou com Afonso Henriques Aroso Murat Pinto Bastos (Matosinhos) teve uma filha minha Mãe, Clotilde Helena Corrêa de Mello Vaz da Silveira Pinto Bastos Ribeiro casada com Alexandre Pinto Ribeiro. Eu sou sua filha casei com um descendente dos Machados de Vila Pouca de Aguiar e tenho dois filhos.Tenho mais um irmão com descendencia tb.
Realmente minha familia tinha conhecimento de uma filha ilegitima de nome Clara, que sempre foi protegida pela familia morreu solteira.
O anel de armas que possuimos É O SEGUINTE:
(elmo com cabeça de urso ); BRAZÃO ESQUARTELADO COM ARMAS DOS TEIXEIRA,SILVEIRA,CORRÊAS E MELLOS.
O mesmo é o que se encontra também no referido Jazigo na ordem da Terceira em Vila de Conde.
O registos de Alvaras de moço fidalgo de José Correia de Mello estão na Torre do Tombo PT-TT_RGM/I/250205 e 250241.
Espero que os dados que forneço sirvam para esclarecer.
Com os melhores cumprimentos,
Isabel C C M S P R S Ferreira
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Peço desculpa, onde se le medecina é logico que é medicina...
RespuestaEnlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro Manuel,
A unica coisa que lhe posso informar,é que aquando dessa publicaçao de artigos, minha avo, sua filha, entrou em contacto com o escritor referido tendo este pedido desculpa pois realmente desconhecia muito sobre Martim Afonso....Foi pena não o ter rectificado...
Quanto a Jose Correia de Mello tem dados noutra mensagem que acabei de enviar.Leia p.f.
Melhores cumprimentos,
da Silveira
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Cara Isabel Ferreira,
Desde já muito agradeço os dados que enviou, fica assim esclarecida a linha dos Correia de Melo da Silveira. Eu tinha conhecimento de um escudo partido de Silveiras e Teixeiras, mas não tinha certezas. Agora já tenho a confirmação. Mais uma vez renovo as minhas desculpas pelos erros que transcrevi, segundo sei eles derivam de histórias familiares que chegaram até ao Sr. Joaquim Costa Gomes através dos proprietários da Quinta de Soeime que sucederam a Martim Afonso da Silveira, e que talvez tenham fantasiado um pouco a narrativa. Tudo se corrigiu e emendou.
Com os melhores cumprimentos e ao dispor,
Pedro Guerreiro de Morais Coimbra
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro Pedro Coimbra,
Não precisava de pedir desculpa,pois sei que apenas transcreveu o que alguem escreveu, mas como deve entender,eu não podia ler e ficar calada...
Trata-se dos meus antepassados.
E como eles diriam a historia faz-se de factos e não de fantasia!
Com os melhores cumprimentos,
da Silveira
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Cara Isabel,
Sem querer ofender ou defender ninguém, devo dizer-lhe que até há alguns anos qualquer pessoa idosa de Vilar de Andorinho lhe contaria, com certeza, a mesma história sobre Martim Afonso da Silveira, história essa ouvida muitas vezes dos seus pais e avós. O autor, na sua boa fé e desprovido de qualquer outra intenção que não a de informar, limitou-se a escrever aquilo que toda a vida ouviu. Por isso, cara senhora, não se sinta ofendida.
Com os melhores cumprimentos,
D.S.
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro Senhor D.S.,
Que o autor a escreveu na sua boa fé, sei-o eu, pois se tivesse visto todas as mensagens veria que o proprio chegou a falar com a minha Avó e apresentou desculpas à familia.
Quanto ao resto, sem querer ofender, não me parece que meu trisavo fosse pessoa de contar a sua vida pessoal a todas as pessoas de Vilar de Andorinho.Daí as especulações sobre o seu destino e a sua vida.
Repito por isso sem problemas, que a historia faz-se de factos e não de fantasias.
Não vejo que isso lhe indique que estou ofendida, nem que esteja a ofender ninguem.
Prestei o esclarecimento a um outro confrade, inclusive o conhecimento de uma filha ilegitima, mas por mim o assunto está terminado.
Com os melhores cumprimentos
da SILVEIRA
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Senhores, sou brasileiro do Rio de Janeiro, buscando algumas origens de minha família encontrei este forum, onde me interessei pela família Fuentes Carqueja. Meu pai, meus avôs são Fuentes Carqueja. Será que estamos falando da mesma família ou trata-se de alguma coincidência?
Obrigado.
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia. EI ELE!!
Esse JOSE CORREIA DE MELLO é meu avó, qualquer dulvida contato pedrobrie@hotmail.com
RespuestaEnlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Ele era meu avó JOSE CORREIA DE MELLO tenho como provar qualquer duvida contato pedrobrieq@hotmail.com, MURAT Mande se e-mail...
RespuestaEnlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Desculpe Murat Retificando O meu Avó Nasceu em 1919 na Bahia, então não se trata da mesma pessoa...Abraço...
RespuestaEnlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
De nada, se precisar de ajuda para sua pesquisa, estou à sua disposição, um Corrêa de Mello ajuda sempre outro...
Um abraço,
da Silveira
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro Pedro GM Coimbra,
Como me informou ser um interessado em Heraldica e como entretanto confirmei que no livro As Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho pag.113/114(sinceramente só não sei o volume) se encontra o ramo de Martim Afonso e filhos, talvez quem sabe encontre o respectivo brasão, no livro Brasões ou Brasões Ineditos do mesmo autor.
Eu descrevi o melhor que pude pela imagem que tenho, mas há elementos que eu propria procuro o significado.
Aproveito para rectificar um dado onde escrevi Ana Conceição é Maria...
E o nome do marido é Manuel Bernardo e dei o do filho...peço desculpa.
Com os melhores cumprimentos e ao dispor,
Isabel da Silveira Ferreira
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Cara Isabel da Silveira,
Agradeço as informações que partilhou. De facto sou um interessado em heráldica, apenas interessado, não um entendido. Aliás tenho antepassados que também eram interessados em heráldica, um deles, que era juiz, inclusivamente, desenhava brasões pessoais para os fidalgos que conhecia e lhe pediam essa pesquisa.
Já encontrei descrições das armas de José Pedro da Silveira, uma delas está no Arquivo Heráldico-Genealógico. Quanto ao outro brasão esquartelado, ainda não encontrei nenhum documento, pelo que as armas devem ter sido assumidas, algo que era prática comum em famílias que já anteriormente tinham concessão de brasões.
Agradeço também as correcções, de que vou tomar nota nos meus apontamentos.
Com os melhores cumprimentos e ao dispor,
Pedro Guerreiro de Morais Coimbra
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Tenho uns Gomes Coelho de Avelas da Ribeira, Guarda a cerca de 1790. Havera ligacao com os seus?
Luis Ramos
Enlace directo:
RE: Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Caro Luis Ramos,
Sinceramente, não sei.Os meus são de Viseu e o arquivo informou-me não possuir os livros que eu precisava para andar para trás...o que me levou temporariamente a colocar esses antepassados na prateleira e a virar-me para outros ramos.
No entanto se entretanto encontrar alguma coisa com os dados que indica,informarei-o.
Isabel da Silveira
Enlace directo:
Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Bom dia a todos! Meu trisavô se chamava Albino da Rocha, nascido em Vilar do Paraíso, filho de Manuel da Rocha e Ana Margarida. Nesse lugar se casou em 04/02/1838 com Maria Pinto, filha de Ana Pinto e Manuel Jose da Silva. Albino e Maria são os pais de meu bisavô Luiz Jose da Rocha, ali nascido em 20/07/1843, que emigrou para o Brasil e se casou em Rio Preto, MG.
Acredito ser Manuel filho de João da Rocha e Maria Alves, Ana Margarida ser filha de Jose Domingues e Ana Maria, Ana Pinto filha de Jose Fernandes e Ana Pinto, e, finalmente, Manuel ser filho de Antonio Jose da Silva e Maria da Silva.
Gostaria de ajuda de todos com relação a esses sobrenomes Rocha e Pinto, principalmente. Obrigado.
Enlace directo:
Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
Tem algum assento paroquial destes familiares ? De qual precisa mais????
RespuestaEnlace directo:
Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=505923 tif imagem 494
batismo de José, filho de Albino Rocha
Enlace directo:
Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=505959 tif 971
casamento de albino
no assento anterior na mesma página batismos de Luis e José, gemeos
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 13:47.