Familia Ferreira dos Açores

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Familia Ferreira dos Açores

#191320 | fefa41 | 06 abr 2008 12:39

Meus bons Amigos

Ao que parece nos princípios do século XlX, um dos meus antepassados mudou de apelido, de Ferreira passou a Sousa de Azevedo, penso que devido a problemas políticos.

Apesar de ter casado sem os " banhos " e sem qualquer documento de identificação, pelo "S. Exa que o primittio " indicando que é natural dos Açores, filho de

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira dos Açores

#191355 | PC1966 | 06 abr 2008 19:00 | In reply to: #191320

Caros amigos


Pesquiso a(s) familia(s) FERREIRA que emigrou para o Brasil, mais precisamente para região litorânea de LAGUNA/ SANTA CATARINA (estado Brasileiro), em 1746, e que eram proveniente dos AÇORES. Emigraram com outras familias para povoarem esta região devido a influencia Espanhola. Gostaria de informações sobre pessoas com este sobrenome que emigraram para este lugar, que certamente ficaram registradas nos arquivos Açorianos.


Paulo/Brasil

Respuesta

Enlace directo:

Familia Ferreira dos Açores

#191357 | Lourval | 06 abr 2008 19:15 | In reply to: #191355

Caro Paulo,

Aproveito a carona para dizer que estou procurando pela naturalidade de Manuel Jorge Marques de Oliveira e sua mulher Narcisa Jorge, que viviam em Tijucas, Santa Catarina. Tenho forte desconfiança que este casal, principalmente ela, é dos Açores. Já solicitei várias pesquisas, como no cartório, cúria e um sítio dos Açores. A filha deste casal, Maria de Oliveira, nasceu em 1856, em Tijucas. Maria de Oliveira se casa com José Mariano Prado e estes tem uma filha em Porto Belo, Santa Catarina cerca de 1880. Depois se deslocam até Lorena, São Paulo, onde nasce meu bisavô José Mariano Prado. Mudam-se novamente e desta vez para Santos, São Paulo. Aqui em Santos, o casal José Mariano Prado e Maria de Oliveira se aproxima de um outro casal, António Ferreira e Maria de Jesus. Maria de Jesus é de Penela, Coimbra. António Ferreira, meu trisavô, português, tem em sua naturalidade um mistério. Nunca consegui localizar seu óbito. Penso às vezes na possibilidade de que ele também seja dos Açores.

Abraços
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira dos Açores

#192307 | PC1966 | 12 abr 2008 22:51 | In reply to: #191357

CARO LOURVAL,

CONVERSANDO COM FAMILIARES , ESTES AFIRMARAM QUE NOSSOS ANTEPASSADOS DA FAMILIA FERREIRA VIERAM A REGIÃO DE PORTO ALEGRE PROVENIENTES DE LAGUNA, E SE SABE QUE LAGUNA É O MARCO DA IMIGRAÇÃO AÇORIANA NO SUL DO BRASIL. ESTOU TENTANDO DESCOBRIR O ELO ENTRE LAGUNA E PORTO ALEGRE, SENDO QUE CHEGUEI AO MEU TRISAVÔ PATERNO ( JÕAO CANDIDO DANIEL FERREIRA) ATRAVÉS DO CASAMENTO DO BISAVÔ, ESTE OCORRIDO EM 1893 NA REGIÃO DE GRAMADO/RS(ENCLAVE AÇORIANO). ACHO QUE MEU TRISAVÔ È BRASILEIRO PELA CRONOLOGIA, POIS ENTRE A CHEGADA DOS AÇORIANOS A PORTO ALEGRE E A PROVAVEL DATA DE NASCIMENTO DELE (1850/60) EXISTEM CEM ANOS. CARO LOURVAL, COMO SABES QUE SEU TRISAVÔ È PORTUGUES? QUE TIPO DE INFORMAÇÃO TENS?

UM ABRAÇO
PAULO

Respuesta

Enlace directo:

Familia Ferreira dos Açores

#192313 | Lourval | 13 abr 2008 00:32 | In reply to: #192307

Caro Paulo,

A certidão de nascimento de minha avó Leonor de Jesus, nascida em Santos-SP em 1919, atesta que o avô dela é português mas infelizmente é só isso que diz. O mesmo diz da esposa dele, Maria de Jesus: portuguesa e mais nada.

Para encontrar a naturalidade de Maria de Jesus, além do empenho, eu também contei com a sorte e com ajuda de uma colega aqui do fórum. Maria de Jesus é de Penela, Coimbra.

Acredito que Maria de Jesus chegou sozinha em Santos porém ela tinha amigos de famílias de Penela aqui. Acho que António Ferreira já estava aqui. Eu encontrei o óbito de Maria de Jesus, o que me ajudou. Mas nunca consegui localizar o óbito de António Ferreira o que me dificulta bastante.

Abraços
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira dos Açores

#192439 | PC1966 | 14 abr 2008 00:32 | In reply to: #192313

CARO LOURVAL

OBRIGADO POR RESPONDER, AGORA ESTOU TENTANDO ALGUMA INFORMAÇÃO NOS AÇORES E EM LAGUNA, DAQUELES QUE EMIGRARAM, E OUTROS NASCIDOS JÁ NO BRASIL, E VOU PESQUISAR NA CURIA DE PORTO ALEGRE NOS LIVROS ANTIGOS QUE AINDA NÃO PESQUISEI, POREM FALTA-ME TEMPO DURANTE A SEMANA DEVIDO AO TRABALHO, E SE TIVER ALGUMA NOVIDADE TE ESCREVO. ENTREI NO FORUM DEVIDO A UM GENEALOGISTA PORTUGUES, ACHO QUE È DOS AÇORES, QUE CONVERSAVA EM 2005 OU 2006 COM OUTRO INTERNAUTA(NESTE MESMO FORUM QUE ESTAMOS) E JUSTAMENTE FALAVAM DA FAMILIA FERREIRA DOS AÇORES, ONDE DIZIAM QUE ESTA FAMILIA TERIA ORIGEM NA FREGUESIA DE BARCELOS A PARTIR DO SECULO XVIII, OU EM CASTRO VERDE ( DEVE SER NOS AÇORES). OLHA O DETALHE : ESTE GENEALOGISTA SE CHAMA JOSE MARIA FERREIRA , E ACHO QUE ERA O MEDIADOR NO FORUM NAQUELA ÈPOCA. JÁ ESCREVI AO MEDIADOR ATUAL SOLICITANDO CONTATO COM ESTA PESSOA, MAS NÃO TIVE RESPOSTA AINDA.

ABRAÇOS

PAULO

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira dos Açores

#194273 | fefa41 | 25 abr 2008 22:48 | In reply to: #191320

Olá

Meus tetravós tinham o nome de Inácio(Ignácio) Ferreira e Maria da Estrela (Estrella).Casaram no dia 06/02/1805 ? em S.Miguel Açores.Sei que tiveram alguns filhos entre outros, Francisca,Francisco, João. Do meu trisavô não aparece registo de nascimento.
Como se trata de um período muito obscuro em Portugal, dado às Guerras Liberais, algumas das pessoas por se tratarem de "traidores",mudaram de nome para não irem parar à forca,outros optaram por fugir para outros países.
Esta penso que foi uma das razões pelo qual um dos meus antepassados optou pelo apelido de Azevedo, dado que o meu trisavô José de Sousa de Azevedo, casou em 13/12/1831,sem os banhos e sem qualquer documento de registo de nascimento e diz no acto que era filho legítimo de Inácio Ferreira e de Maria da Estrela,caso raro na igreja católica!

Assim procuro descendentes deste casal ou de José de Sousa de Azevedo, para continuar a procura da minha ascendência.

Cumprimentos

Fernando de Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira dos Açores

#194274 | fefa41 | 25 abr 2008 22:58 | In reply to: #192439

Caro Amigo

Acrescento que o meu trisavô José de Sousa de Azevedo,Casou em Lisboa na Igreja de Santos-o-Velho no dia 13/12/1831.

Cumprimentos

Fernando de Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira dos Açores

#194536 | fefa41 | 28 abr 2008 19:14 | In reply to: #192313

Caro Amigo

Acrescento que o meu trisavô José de Sousa de Azevedo,Casou em Lisboa na Igreja de Santos-o-Velho no dia 13/12/1831.

Cumprimentos

Fernando de Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira dos Açores

#194537 | fefa41 | 28 abr 2008 19:14 | In reply to: #192439

Caro Amigo

Acrescento que o meu trisavô José de Sousa de Azevedo,Casou em Lisboa na Igreja de Santos-o-Velho no dia 13/12/1831.

Cumprimentos

Fernando de Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira dos Açores

#194538 | fefa41 | 28 abr 2008 19:15 | In reply to: #192313

Olá

Meus tetravós tinham o nome de Inácio(Ignácio) Ferreira e Maria da Estrela (Estrella).Casaram no dia 06/02/1805 ? em S.Miguel Açores.Sei que tiveram alguns filhos entre outros, Francisca,Francisco, João. Do meu trisavô não aparece registo de nascimento.
Como se trata de um período muito obscuro em Portugal, dado às Guerras Liberais, algumas das pessoas por se tratarem de "traidores",mudaram de nome para não irem parar à forca,outros optaram por fugir para outros países.
Esta penso que foi uma das razões pelo qual um dos meus antepassados optou pelo apelido de Azevedo, dado que o meu trisavô José de Sousa de Azevedo, casou em 13/12/1831,sem os banhos e sem qualquer documento de registo de nascimento e diz no acto que era filho legítimo de Inácio Ferreira e de Maria da Estrela,caso raro na igreja católica!

Assim procuro descendentes deste casal ou de José de Sousa de Azevedo, para continuar a procura da minha ascendência.

Cumprimentos

Fernando de Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira dos Açores

#194539 | fefa41 | 28 abr 2008 19:16 | In reply to: #192439

Olá

Meus tetravós tinham o nome de Inácio(Ignácio) Ferreira e Maria da Estrela (Estrella).Casaram no dia 06/02/1805 ? em S.Miguel Açores.Sei que tiveram alguns filhos entre outros, Francisca,Francisco, João. Do meu trisavô não aparece registo de nascimento.
Como se trata de um período muito obscuro em Portugal, dado às Guerras Liberais, algumas das pessoas por se tratarem de "traidores",mudaram de nome para não irem parar à forca,outros optaram por fugir para outros países.
Esta penso que foi uma das razões pelo qual um dos meus antepassados optou pelo apelido de Azevedo, dado que o meu trisavô José de Sousa de Azevedo, casou em 13/12/1831,sem os banhos e sem qualquer documento de registo de nascimento e diz no acto que era filho legítimo de Inácio Ferreira e de Maria da Estrela,caso raro na igreja católica!

Assim procuro descendentes deste casal ou de José de Sousa de Azevedo, para continuar a procura da minha ascendência.

Cumprimentos

Fernando de Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira dos Açores

#196630 | patricia11 | 16 may 2008 15:01 | In reply to: #192307

bom dia eu tambem procuro familiares de sobrenome ferreira em porto alegre se me puder ajudar agradeço meu mail e (patriciaalexandra11@hotmail.com) obrigada

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira dos Açores

#197095 | fefa41 | 19 may 2008 18:52 | In reply to: #192439

Olá
Castro Verde é uma cidade do interior de Portugal (Alentejo).Nos Açores e em S.Miguel ou em Ribeira Grande poderá encontrar família Ferreira.Vá ao site da Biblioteca Pública e Regional de Ponta Delgada, ou então este sitio http://azoreangenealogy.com/.
Cumprimentos
Fernando de Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira dos Açores

#250075 | pjestrela | 17 feb 2010 22:35 | In reply to: #194539

Provavelmente Esta sr. Maria da Estrela é da minha família, visto que os estrelas de S. Miguel/ Azores são muito poucos e os que ainda existem são todos da minha família. Sabe em que localidade eram os seus avôs? eu Sou do concelho da Povoação/S. Miguel/Açores. Sou o Paulo de Estrela.


com os mais fespeitosos cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

Familia Ferreira dos Açores

#415021 | jorgeferreira | 26 may 2019 09:50 | In reply to: #191355

Bom dia caro amigo,
Meu nome é Jorge Ferreira da Silva e descobri a pouco que minha família Ferreira veio de São Miguel. Importa-nos saber que na vinda a família possa ter se separado,irmãos indo para outros estados. Eu nasci no que era anteriormente o 5° distrito da cidade imperial de Petrópolis no RJ e onde chegaram meus Bisavós portugueses de São Miguel e também do Porto e Viseu.
Entendo a dificuldade,mas se alguém puder me ajudar a encontrar meus parentes em Portugal eu gostaria muito de conhecê-los.

Muito obrigado a todos,especialmente aos amigos que fiz aqui que se não fosse por eles estaria sem identidade,sem saber sobre a família imensa que tenho em Portugal.

um domingo iluminado para todos,Deus ilumine.

Jorge Ferreira da Silva

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 28 jun 2024, 22:37.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen