Qual a origem do apelido Estulano?

This topic is classified in rooms: Famílias

Qual a origem do apelido Estulano?

#192379 | home295 | 13 abr 2008 17:54

Saudações a todos. Desde que a minha bisavó morreu, eu ando em busca da origem do apelido Estulano. Mas esta busca já começo à 3 anos atrás e até hoje não encontrei absolutamente nada, e o desespero tende a invadir-me. Por isso apelo à vossa ajuda para tentar encontrar a origem deste apelido. Qualquer ajuda seria bem-vinda.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Qual a origem do apelido Estulano?

#192421 | tmacedo | 13 abr 2008 22:17 | In reply to: #192379

Caro(a) home295:

É um apelido de origem patronímica. Algum filho de um Estulano, de nome próprio, assinou-o como patronímico e transmitiu-o à sua descendência. Terá de fazer pesquisa de ascendentes até encontrar o seu remoto avô Estulano, de nome de baptismo. Quanto à origem desse invulgar nome próprio, nada posso adiantar. Parece ter mais incidência nas ilhas dos Açores.

Cumprimentos.

António Taveira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Qual a origem do apelido Estulano?

#309781 | Estulano | 07 jul 2012 17:51 | In reply to: #192421

Eu também gostava de saber mais sobre a origem dos Estulanos?
Por exemplo, sei que o meu bisavô se chamava Estulano de nome próprio e depois passou-o a apelido do meu avô e por aí fora.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Qual a origem do apelido Estulano?

#309783 | aeiou2 | 07 jul 2012 18:55 | In reply to: #192379

Deve começar pela sua certidão de idade, sabe os nomes dos Pais e Avós paternos e maternos bem como onde se casaram e daí para a frente até chegar a alguém com nome próprio Estulano.

Cada geração são mais ou menos 25 anos.

Bom trabalho e vá contando o que encontrou


Cumprimentos

Maria Oom Oliveira Martins

Respuesta

Enlace directo:

RE: Qual a origem do apelido Estulano?

#309798 | HRC1947 | 07 jul 2012 22:48 | In reply to: #309783

Caros Confrades;
Seguem estas indicações retiradas da net.
atentamente
Ana Simões
---

Não há registo do nome próprio ou do apelido Estulano no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (2003), de José Pedro Machado, nem em outras obras específicas sobre a origem dos antropónimos e dos topónimos portugueses (Manuel Sousa, As Origens dos Apelidos das Famílias Portuguesas, Lisboa, Correio da Manhâ; J. Leite de Vasconcelos, Antroponímia Portuguesa, Lisboa, Imprensa Nacional, 1928).
Na pesquisa realizada, procurámos nomes semelhantes com outra grafia, tendo em conta as variações ortográficas ao longo dos tempos. Estolão foi o antropónimo mais próximo do que o que nos apresentou, sobre o qual há a seguinte referência: «do latim Stolōne-, apelido na gens Licínia», com a indicação de que este nome se encontra atestado no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966), de Rebelo Gonçalves. De facto, neste vocabulário, Estolão encontra-se registado como «antropónimo masculino» (p. 426), o que é corroborado pelo recente Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (2009), da Porto Editora.
É de referir que Estulano não se encontra registado em nenhum dos vocabulários ortográficos da língua portuguesa nem nos mais antigos (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa, 1940; Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, 1966), nem nos mais recentes, fruto do novo Acordo Ortográfico (Vocabulário Ortográfico do Português, da responsabilidade do ILTEC; Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2009; Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, 2009).
Sem a sua atestação nas obras de referência, torna-se inviável podermos investigar sobre a sua origem, razão pela qual não nos é possível elucidar, com rigor, o consulente.
De qualquer modo, não queremos deixar de mencionar que, a partir de pesquisa na Internet, há notícia de um militar liberal (do séc. XIX) cujo nome próprio (e não apelido) era Estulano — Estulano Inácio Parreira — natural dos Açores, mais especificamente de Angra do Heroísmo, cidade onde exerceu o cargo de governador civil. Este político português, de nome bastante invulgar, surge nas listas dos naturais de Angra de Heroísmo, dos militares dos Açores e do Governo Civil de Angra do Heroísmo.
Através do recurso à Internet, apercebemo-nos de que há o nome próprio e o apelido Estulano em cidadãos, empresas, entidades e topónimos portugueses (Estulano, António José; Estulano – Cortiças e Lenhas, Unipessoal, Lda.; Estulano Filho Construções) e brasileiros (Rua Estulano Pereira da Cruz; Ismar Estulano Garcia)

http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=2447584598647580852&cmm=8078760&hl=pt-BR
---

Respuesta

Enlace directo:

RE: Qual a origem do apelido Estulano?

#309800 | JJLourenço | 07 jul 2012 23:13 | In reply to: #309781

Caro Estulano

Se clicar no link abaixo pode ver que no século XIX, tanto no Rio como em MG, nasceram vários Estulanos

https://www.familysearch.org/search/records/index#count=20&query=%2Bsurname%3AESTULANO~

Espero ter ajudado!

Cumprimentos,

JJ Lourenço

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 00:06.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen