Militares Portugueses no Brasil

This topic is classified in rooms: Arquivos | Cargos | Regiões | Brasil

Militares Portugueses no Brasil

#192998 | Maria M Luz | 18 abr 2008 03:57

Gostaria de saber se há um Arquivo Histórico Militar aí em Portugal que tenha uma relação de nomes de militares que vieram servir à Coroa, aqui no Brasil e não retornaram a Portugal. Aqui portanto criaram famílias e muitos descendentes. Refiro-me a época anterior e a próxima a Vinda de Dom João VI para cá. Alguns foram para a Capitania de Santos, outros para o Nordeste (Pernambuco), outros para o Sulk do Brasil. (Colônia São pedro e Colônia Sacramento).

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#193001 | Gilson Nazareth | 18 abr 2008 05:48 | In reply to: #192998

Maria,
Exioste uma publicação sobre Brigadeiros e Genearias de D,João VI e outra sobre os oficiais de Marinha,da mesma época.
Seu interesse é difuso ou procura nome.ou nomes,específicos?
Abraço
Gilson Nazareth

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#193014 | RBVG | 18 abr 2008 10:23 | In reply to: #193001

Caro Gilson Nazareth.

Peço desculpa por me intrometer, mas talvez me possa ajudar. Tenho tentado sem grande sucesso obter informações sobre, a carreira militar na marinha e descendencia de um parente meu que foi para o Brasil na altura de D. João VI, tendo-se estabelecido no Maranhão.

Era ele, Filipe de Barros e Vasconcellos, era moço fidalgo da casa real, chefe da esquadra Portuguesa tendo chegado a almirante e inspector dos serviços da marinha. Fez parte, da Junta Governativa criada pela corte Portuguesa pelos decretos de 29 de setembro e 1 de Outubro de 1821 e também da Junta Governativa do estado do Maranhão em 1811 (Maio) e 1822 (Fevereiro).

Sabemos que teve pelo menos dois ou três filhos e uma filha (segue):

- António de Barros e Vasconcellos, tendo este recebido o alvará de moço fidalgo em 28 de Novembro de 1811, com descendência no Barão de Penalva.
- Severiano de Barros e Vassconcellos, o qual em principio tambem teve descendência.
- Uma filha, Maria da Piedade de Barros e Vasconcellos que casou no Maranhão com Manoel Monteiro de Barros, com descendência.
- Eventualmente um outro filho de nome Casimiro, o qual poderá ter dado origem ao ramo dos Barros e Vasconcellos do Rio de Janeiro

Será que me pode dar alguma ajuda neste tema.

Um abraço.
Rodrigo de Barros e Vasconcellos.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#193046 | Gilson Nazareth | 18 abr 2008 15:27 | In reply to: #193014

Rodrigo,
Tudo certo?
De primeiro preciso de um esclarecimento "que foi para o Brasil" e adiante"do ramo Barros e Vasconcellos do Rio de Janeiro".
Vc está em Portugal ou no Brasil, no Rio de Janeiro?
Conforme onde esteja há mais facilidades em pesquisar em diferentes fontes.
Aguardo resposta,abraço
Gilson Nazareth

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#193069 | RBVG | 18 abr 2008 17:42 | In reply to: #193046

Caro Gilson

Eu estou em Lisboa Portugal.

Abraço.
Rodrigo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#193089 | fsomr | 18 abr 2008 19:24 | In reply to: #193069

olá Rodrigo
gosto de o ver por aqui
FMR

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#193090 | fsomr | 18 abr 2008 19:25 | In reply to: #193014

se algum deles for engº militar no brasil tenho alguns livros sobre o tema

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#193093 | RBVG | 18 abr 2008 19:39 | In reply to: #193089

Francisco.

É um prazer ouvir noticias suas, espero que esteja tudo bem consigo e familia.

Um forte abraço e até breve.
Rodrigo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#193095 | fsomr | 18 abr 2008 19:47 | In reply to: #193093

idem
escreva para francisco.rebelo@brisa.pt
tenho muitos livros que lhe podem interessar
veja em http://estudosfranciscanos.blogspot.com/
abraço

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#194037 | Maria M Luz | 23 abr 2008 23:13 | In reply to: #193001

Sr. Gilson. Obrigada por aceitar minha indagação e oferecer rápida resposta. O meu interesse é por pessoas. Descendo do Tenente-Coronel João Capistrano do Rego Lobo, filho de Francisco Xavier do Rego e de Dona Anna Joaquina Lobo. O que até agora pude apurar é que ele é da Freguesia de São João Batista, da Cidade de Beja. Não sei se este posto militar ele alcançou aqui no Brasil ou se já veio como militar para cá. Dona Anna Joaquina, sua mãe, era da Cidade de Óbidos.Seus filhos também alcançaram postos militares e cargos políticos de relevância na Provincia de Santa Catarina. Penso que ele tenha casado em Setúbal, pois sua esposa Maria Paula de Carvalho nasceu na Vila de Palmella em Setúbal. Seus filhos Antônio Agostinho é da Freguesia de São Sebastião, de Setúbal; Joaquim Tibério faleceu aqui no Brasil em 1840, Joanna Benedicta. minha sétima avó, é de 1791 de São Sebastião, Setúbal... Enfim muitos Rego Lobo, Capistranos, e Ferreira da Cunha foram nascendo desta família. Gostaria de saber como foi e quando a sua transferência para o Brasil. Não acredito que ele tenha vindo como imigrante. Você pode me ajudar? Um grande abraço. Fico ao seu dispor aqui no Sul do Brasil, para ajuda genealógica ou afim. Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#194123 | Gilson Nazareth | 24 abr 2008 16:23 | In reply to: #194037

Maria,
O Arquivo do Exercito,RJ, pode ter a fé de ofício dele e,melhor,as razões de cadete dos filhos.Vc pode escrever que eles costumam responder.
Outra ponta é Portugal,caso ele tenha começado a carreira lá:é escrever para o Arquivo Militar de Lisboa.
BOA SORTE!
Gilson Nazareth
P.S. Nas razões de cadete costuma vir a certidão de nascimento e notícias sobre parentes militares.
Qual a cidade em que mora?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#194131 | chartri | 24 abr 2008 17:09 | In reply to: #193014

Meu caro Rodrigo
Aqui vai um, mas que ficou cá por Portugal (visto em "Generais do exercito português):

MANUEL ANTÓNIO DE BARROS E
VASCONCELOS
Brigadeiro (c.1796-1863)
Nasceu em Lisboa, provavelmente no ano de 1796, e faleceu em 14 de Abril de 1863. Assentou praça como voluntário, em 11 de Junho de 1808. Cadete, em Fevereiro de 1815, foi promovido a Alferes, em 4 de Abril de 1818; a Tenente, em 13 de Abril de 1823; a Capitão, em 6 de Agosto de 1832; a Major, em 5 de Setembro de 1837; a Tenente-Coronel, em 29 de Abril de 1851; a Coro¬nel, em 29 de Abril de 1851. Graduado em Brigadeiro, em 29 de Setembro de 1852. Tomou parte nas campanhas das lutas libe¬rais em 1826 e 1827. Em 1828, após a der¬rota liberal, foi obrigado a emigrar, através da Galiza, para Inglaterra, de onde saiu para a ilha Terceira, juntando-se ao exér¬cito liberal, que aí estava a ser levantado. Foi agraciado com os graus de Comendador da Ordem Militar de São Bento de Avis e de Cavaleiro das Ordens Militares da Torre e Espada e de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, tendo sido condecorado com a Medalha das Campanhas da Liber¬dade (por 9 anos de campanha). AHM-DIV/3/7/2039

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#194134 | chartri | 24 abr 2008 17:30 | In reply to: #193014

Ainda encontrei:

Diogo Luís Rebelo de Barros e Vasconcelos, ten de uma companhia do Regimento do Pará com habilitação na Ordem de Cristo em 18.5,1764 (m. 7, nº 9) (ver pag 340 do Nuno Borrego, “Habilitações nas Ordens Militares – Ordem de Cristo, Vol I , A – F http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=999 )


Barlão José de Barros e Vasconcelos com habilitação na Ordem de Cristo em 10.10.1742 (m. 3, nº 6) (ver pag 245 do Nuno Borrego, “Habilitações nas Ordens Militares – Ordem de Cristo, Vol I , A – F)


E António José Rebelo de Barros e Vasconcelos, tenente da Armada e Inspector da Ribeira das Naus, com habilitação na Ordem de Cristo em 21.08.1760 (m. 13, nº 7) (ver pag 57 do Nuno Borrego, “Habilitações nas Ordens Militares – Ordem de Cristo, Vol I , A – F)

Aparece ainda referencias a José de Barros e Vasconcelos, Capitão de infantaria e MFCR de que eram aqueles descendentes.


Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#194195 | S.João de Rei | 25 abr 2008 02:14 | In reply to: #194037

Cara Maria M Luz

Em Janeiro 1770 chegaram a Belém, Brasil, vindos de Lisboa, perto de 1000 portugueses provenientes de Mazagão (Marrocos), ultima presença portuguesa no norte de África após uma cruzada de 354 anos, de longe a mais heróica e longa que a Europa promoveu, desde a iniciativa da sua criação no século XIV. Cujo Povo legítimos herdeiros da civilização grego, romana e judaica, pela sua grandeza ultrapassaram qualquer outro ocidental desde Alexandre.
Dessas cercas de 300 famílias, chegadas ao Brasil com a incumbência de povoarem o Norte, nomeadamente o Amapá, de acordo com a política iluminista de Pombal, só perto da metade lá se fixou nos primeiros tempos. A outra metade estabeleceu-se em Belém e em outros lugares militarizados, no Pará.
Sendo estas Gentes de Guerra, pouco familiarizadas com actividades agrárias, foram obrigados a essa rude alternativa, em rudes terras absolutamente virgens! Sendo esta a ultima epopéia do Antigo Regime.
Sobreviventes de Vila Nova de Mazagão após o fracasso, vitimas de abandono do Reino, do isolamento e de um “estudo econômico compatível” , gradualmente foram abandonando o Amapá, optando por viver noutras cidades brasileiras a Sul, nomeadamente, S. Luís, Recife, Rio de Janeiro, etc
O reinado de D. Maria antes da regência de D. João VI, foi marcado pelo total descaso com esses heróis, assinando assim a sentença de morte.
Filhos e netos de Mazagonistas, entraram naturalmente nas fileiras do exército brasileiro, durante o período de presença de governo português e posteriormente de governo brasileiro.
Muito pouca informação existe sobre o assunto, como se de má memória representasse a mesma.
Lobos,Cunhas e Regos são algumas das Famílias referidas. È uma possibilidade!
Hoje em S. Paulo, visitei o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado, estando patente uma exposição sobre Marrocos. Desde a resenha historica etc etc, não existia simplesmente nenhuma referencia há nossa epopeia nesse país, nossa, de luso portugueses e dos luso brasileiros, mesmo que fosse pelos vestigios de construção ainda hoje perfeitamente identificaveis no país, pelas vilas fortificadas, nomeadamente Mazagão (El Jadida) recentemente tombada pela Unesco. Acredito que, por total desconhecimento do processo histórico por parte das instituições e dirigentes ou pelo conceito de « politicamente correcto » que é algo perfeitamente comum na nossa «modernidade».
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#194289 | Maria M Luz | 26 abr 2008 03:18 | In reply to: #194195

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que responderam prontamente a este fórum. Em segundo, dizer que sou de Florianópolis, Capital de Santa Catarina. Ainda tenho esperanças de encontrar o início do "fio desta meada", que estou a buscar há mais de dez anos de pesquisas. Estou tentando em todas as frentes que me aparecem na internet. Um abraço afetuoso a todos os que participam deste. Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#194316 | S.João de Rei | 26 abr 2008 14:02 | In reply to: #194289

Corrijo a primeira cruzada que se inicia no final do século XI. Assunto hoje super difundido que enxameia as livrarias por todo o lado.
Acrescento que os únicos vestígios que encontro no Brasil de hoje da presença das Gentes de Guerra de Mazagão (Mazagonistas), são o testemunho do folclore, nomeadamente as “Cavalhadas”, pratica centralizada no sertão de Goiás, em que retrata uma luta entre cavaleiros cristãos e mouros.
No Brasil o final do século XIX, a experiência de guerra com o Paraguay e com Canudos na Baía, foram de uma violência inaudita. Em que esteve sempre presente o republicano sanguinário Floriano Peixoto. O povo brasileiro reconhecido substituiu o nome de Nossa Senhora do Desterro em Santa Catarina por Florianópolis!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#194377 | FAmaral | 27 abr 2008 16:01 | In reply to: #194316

Meu caro José de Azevedo Coutinho

No último número da revista "Armas e Troféus" publiquei a 1ª parte da minha recolha "Gente de Mazagão que foi para o Brasil", que abrange o nomes próprios de Acúrsio a Joana. No próximo número da revista será publicado o resto desse meu trabalho (letras até Vitorino). O objectivo é registar todos aqueles, originários de Mazagão do Norte de África ou que lá serviram, que foram transportados para o Pará e Amapá. São cerca de 1760 pessoas, ao longo de cerca de 380 páginas.
Esses Mazaganistas que chegaram ao Brasil eram, como sabe, na maioria nobres, alguns mesmo da nobreza ptincipal, e em grande número eram cavaleiros-fidalgos da Casa Real e cavaleiros da Ordem de Cristo.
O meu trabalho contém também os costados desse Mazaganistas, que consegui apurar, até bisavós e trisavô na varonia; a menção dos nomes dos cônjuges; a indicação muito sintética da qualidade social e de algum dado biográfico mais significativo; e o relato da localização e situação sócio-económica em que se encontravam em 1782 ou pouco tempo depois.
Extraí algumas separatas. Terei muito gosto em oferecer-lhe a si uma, se me disser para onde remetê-la. Tenho também, para pôr à disposição de instituições genealógicas eventualmente interessadas, no Brasil, cinco dessas separatas.
Um abraço mazaganista do
Augusto Ferreira do Amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#194489 | S.João de Rei | 28 abr 2008 15:04 | In reply to: #194377

Obrigado Augusto Ferreira do Amaral pelas suas estimulantes palavras e pela sua generosa oferta.
Vou tentar motivar, duas pessoas amigas ligadas ao ensino e a História aqui em S.Paulo.
O meu email é joseazevedocoutinho arroba yahoo.com.br Aguardo o contacto para depois facultar o meu endereço.
Uma das pessoas que referi, há pouco tempo, perguntava-me se lhe podia disponibilizar algum “material” sobre, as características da nobreza portuguesa, dado que está a fazer um trabalho sobre o comportamento de várias nobrezas européias, nomeadamente a francesa e a inglesa. Não lhe perguntei qual a época a que se referia. Está ligado há USP a principal faculdade de S. Paulo, e eventualmente do Brasil pelo menos em Humanidades. Se não se importa facultar-lhe-ei posteriormente o seu contacto.
Ao longo da minha vida em Portugal e no Brasil, verifico que no século XX os dois povos ficaram de costas voltadas, responsabilidade que penso ser especialmente de políticos e acadêmicos, de ambos os lados. Acredito que atualmente por força da tão famigerada globalização, passam a se construir e restaurar “pontes”... Verifico que por aqui, os contactos, estágios etc são geralmente feitos com faculdades francesas, espanholas, italianas, inglesas e americanas, mais comum do que com as portuguesas. Da minha parte dentro das minhas limitações gostaria imenso de contribuir para “quebrar o gelo”!
Farei contacto com as associações de Genealogia daqui que me relaciono apresentando a sua generosa oferta.
Um abraço reconhecido do (também) Mazaganista,

José de Azevedo Coutinho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#197173 | Maria M Luz | 20 may 2008 02:54 | In reply to: #194316

Ao Autor S. João de Rei
Quando se referiu ao nome de Florianópolis, que substituiu o de Nossa Senhora do Desterro tenho que lhe confessar uma coisa: Após a Revolta de 1893, quando o território catarinense e por conseqüencia a cidade de Desterro esteve ocupada por tropas Florianistas, quando por um regime de força foi extinto o Superior Tribunal de Justiça deste Estado, um dos primeiros atos administrativos do Coronel Antônio Moreira César, Governador do Estado de Santa Catarina, empossado em 22 de abril de 1894, por Resolução de Nº.989 data do mesmo dia de sua posse, foi da ordem de contribuir para a história judiciária deste Estado, nomeando para o cargo de Desembargador do Tribunal de Relação, o Sr. Dr. Genuino Vidal Capistrano, pois pela Constituição Estadual de 10 de julho de 1892, no seu artigo 47, I, usava este nome para nomear o Supremo Tribunal de Justiça. Foi o desembargador Genuino que propôs a troca do nome da cidade para Florianópolis. Um descendente destes Marzagistas. Neto do tenete Coronel João Capistrano do Rego Lobo, a quem me referi na primeira tese deste fórum.
Esta é uma citação que faço no estudo genealógico da Família Capistrano, após muitas pesquisas sobre esta família que é da minha parte materna. Ela veio se mesclar por casamentos com os Ferreira da Cunha.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#199321 | atojal | 05 jun 2008 11:44 | In reply to: #193046

Caro Gilson Nazareth:

Desculpe intrometer-me. Será que me pode ajudar?

Procuro informações sobre o Major Joaquim Barahona de França. Sei que viveu em Cachoeira do Arari, Belém-Pará provavelmente nas décadas de 40, 50? do século XIX.
Através do assento de casamento de uma filha legitimada, Inês da Conceição Barahona de França (teve outra, presumo que igualmente legitimada, Aurélia B de F...), realizado em Cachoeira, em 1864, sei que foi casado com Maria Porfíria? da Glória e presumo que à data do casamento da filha Inês fosse vivo.

Escrevo de Lisboa e pergunto-lhe: que fontes haverá disponíveis?, que arquivos ai no Brasil poderei tentar contactar para saber mais desta criatura (que foi meu tetratvô)?

O mesmo interesse tenho sobre Nuno da Cunha de Ataíde Barahona, que faleceu como Coronel de Infantaria do Regimento da Cidade de Grão Pará, em 1771.

Muito obrigado, desde já!

Um abraço
A. Arménio Tojal

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#248885 | pccapistrano | 31 ene 2010 14:04 | In reply to: #197173

Bom dia,
Procurando alguma referência sobre a minha familia (Capistrano), encontrei este tópico no qual você fala sobre um estudo genealógico sobre a familia Capistrano. Me interessou muito quando soube que aqui na cidade onde moro e tenho orgulho dela. Foi um Capistrano a propor a troca de nome para o atual e tambem que houve a mescla de sobrenome com os da Cunha que tambem existe na minha familia. Até hoje eu só encontrei perguntas e nunca respostas sobre meus antepassados. Se você puder me ajudar ficarei muito grato.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#248973 | Maria M Luz | 02 feb 2010 02:16 | In reply to: #248885

Caro pccapistrano
Respondendo a sua mensagem que fala de um Capistrano que propos a troca do nome Desterro para Florianópolis, seu nome é Genoino (Genuino) Vidal Capistrano. Na realidade o estudo que fiz dessa família e a dos Ferreira da Cunha está quase concluído. estou apenas fazendo a correção para poder editá-la. Com certeza nesta minha obra, que é a primeira, está inserida toda a genealogia da minha parte materna, você encontrará todas as resposras sobre seus antepassados.
Quem sabe você me manda alguns dados sobre sua família (pais, avós, bisavós) eu eu lhe digo se tenho cadastrados todas essa pessoas.
Espero poder trocar mais informações sobre os seus Capistranos. Um sobrenome que não era sobrenome. Era apenas um segundo nome de um dos imigrantes portugueses que vieram para a Ilha de Santa Catarina.
Até breve. Mas mande seu nome na mensagem, pois como vê, só encontrtei suas iniciais ou identificação no fórum e gosto de tratar com as pessoas pelo nome.
Um grande abraço.
Maria Helena

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#249096 | pccapistrano | 03 feb 2010 19:38 | In reply to: #248973

Cara Maria Helena,
Em primeiro lugar gostaria muito de agradecer a sua atenção. Meu nome é Paulo Cesar. Você não imagina o quanto eu já vasculhei a internet atrás de alguma informação sobre os Capistranos e só encontrei pessoas na mesma situação ou sabendo menos ainda. Lhe informo a seguir os nomes, dos meus bisavós:
Constancio Capistrano da Cunha e Catarina Margarida Barth
Dos meus avós:
Henrique Constancio Capistrano em alguns documentos constava como Barth da Cunha
Jovina Alves da Silva Sá
e dos meus pais:
Joselino Capistrano
Irma Schmitz Capistrano
Da minha mâe eu acabei de ganhar um livro que conta a história e tem a arvore genealógica, desde quando os dois tataravós dela sairam da alemanha. Se nesse seu estudo genealógico tiver algum dado sobre alguns de meus antepassados por parte de pai, seria muito bom.
Desde já agradeço e fico torcendo para que tenhas boas noticias para mim.
Paulo Cesar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#249134 | Maria M Luz | 04 feb 2010 00:18 | In reply to: #249096

Caro Paulo Cesar
Se minhas pesquisas estão certas, o que eu acredito quase que piamente, Constâncio José Capistrano Ferreira da Cunha, nascido em 1870 na Colônia Militar Santa Teresa, era irmão de minha bisavó materna, Maria das Dores ferreira da Cunha casada comMauricio Antônio Correa de Mello e ambos filhos de Guilherme Capistrano Ferreira da Cunha e Clarinda Maria da Conceição.
Constâncio e Catharina Barth casaram em 8 de abril de 1890 e tiveram os seguintes filhos: Maria (1877), João (1891),Emília (1892), Donália (1896), Durvalina( 1899), Belmiro (1899), Paulina (1901), Belizário (1902), Isaltina (1905), Leopoldo (1908), Henrique (que não encontrei certidão de batismo), por isso não tenho datas para ele, casado com Jovina da Silva e Sá sendo pais de José Lino nascido em 27 de dezembro de 1924 em Rio do Engano, Rio Abaixo, Teresópolis e por último Fulgentino nascido em 1910.
Você poderia checar se estes dados estão corretos, com seus parentes mais idosos. De todas essa pessoas tendo dados que colhi nos Arquivos eclesiásticos e estão no meu futuro livro. Quem sabe você pode me ajudar enviando-me mais subsidios para que seu ramo familiar fique mais completo. Como vê, nossos estamos no mesmo barco.
Um grande abraço
Maria Helena

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#249653 | pccapistrano | 10 feb 2010 22:53 | In reply to: #249134

Cara Maria Helena,
tenho algumas informções que pode esclarecer algumas dúvidas sobre o meu avô, talvez seja porque ele foi registrado pelo seu avô materno que fez este registro com o nome de Henrique Barth da Cunha ou seja o sobrenome da sua filha acompanhado do sobrenome do genro. Meu avô só soube disto por ocasião do casamento. Meu pai tambem teve o mesmo problema, foi registrado com o nome de Joselindo, sendo que o seu nome era Joselino, teve inclusive que entrar na justiça, porque em cada documento proprio e de titulos estava escrito das mais diversas formas.
Inclusive entrei em contato com o moderador para que ele informasse o meu e-mail para que eu pudesse inclusive lhe fornecer o telefone de uma tia, irmã de meu pai que podeira lhe falar melhor sobre isto, mas não sei se ela não entrou em contato com você.
Um abraço

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#249949 | Maria M Luz | 15 feb 2010 21:25 | In reply to: #249653

Caro pccapistrano
meu endereço virtual é o seguinte:
mariahelenaemeluzarrobagmailpontocom. Escrevi tudo junto para ficar menos explícito.
espero que compreendas. Um abraço. Maria Helenal

Respuesta

Enlace directo:

RE: Militares Portugueses no Brasil

#266817 | Maria M Luz | 14 dic 2010 16:05 | In reply to: #194377

Caro Sr. Augusto Ferreira do Amaral
Eu teria grande interesse em conhecer esse seu trabalho sobre "Os Mazaganistas", se por ventura ele tiver alguma referência aos meus ascendentes familiares Ten-Cel. João Capistrano do Rego Lobo e Joaquim Tibério, seu filho.Ambos nascidos em Portugal. O pai nascido em 11/12/1754 na Freguesia de São João Batista na cidade de Beja e o filho em 09/09/1787 na freguesia de São Salvador na Vila de Setúbal. Assim como os irmãos de João, todos nascidos na mesma freguesia.João era filho de Francisco Xavier do rego e Anna Joaquina Lobo.
Um Feliz Natal e um Ano de 2011 muito venturoso.
Meu endereço virtual é mariahelenamluzarrobagmailpontocom.
Atenciosamente,
Maria Helena

Respuesta

Enlace directo:

Militares Portugueses no Brasil

#428149 | isabelstreme19 | 21 oct 2020 01:32 | In reply to: #192998

Olá Caros Amigos,

Fico feliz pelas informações prestadas.

Em investigação as origens de minha família, descobri meu parentesco direto com Tenente-Coronel João Capistrano do Rego Lobo e sua esposa Anna Joaquina.

Considerando que se passaram mais de dez anos desde as primeiras mensagens enviadas a este fórum, gostaria de saber se obtiveram mais informações sobre nossos antepassados? O porquê de terem vindo para o Brasil, em especial Santa Catarina.

Nasci e cresci em Jaraguá do Sul - SC e sou tetraneta de de Guilherme Capistrano Ferreira da Cunha e Clarinda Amália, ambos já citados neste ambiente.

Desde já agradeço a atenção,

Isabel C. Streme

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 07:05.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen