Utilização d titulo nobiliarquico e brasao (ajuda)
This topic is classified in rooms: Títulos | Direito | Pessoas | Cargos | Regiões
Utilização d titulo nobiliarquico e brasao (ajuda)
Exmos. Srs.
Sou descendente de D. Tomaz Gomes de Almeida, Bispo de Angola, Goa e Guarda, nascido a 1836 em Vale de Cambra e falecido em 1903 na Guarda, estando sepultado na Sé desta cidade. O seu brasão é de forma oval, representando serem "armas de fé", o brasão demonstra também serem armas de um Almeida e apresenta também uma Mitra.
O mais curioso é a existência de um Coronel de Conde no brasão, que evidência que D. Tomaz Gomes de Almeida seria Par do Reino, com autorização da utilização do Coronel de Conde.
Sabendo isto, gostaria de ser informado sobre o seguinte:
1) Posso eu usar o brasão de D. Tomaz Gomes de Almeida? Por exemplo em anel de brasão ou outro tipo de coisas?
2) Carece este brasão de ser certificado pelo Instituto da Nobreza de Portugal? O título de Par do Reino e a respectiva utilização do Coronel de Conde são susceptíveis de serem herdados pelos descendentes?
3) Mesmo o título de Par do Reino não ser aplicável e mesmo que não sendo herdável, pode o descendente de D. Tomaz requerer o uso do "D."?
3) Onde posso eu procurar mais informações sobre D. Tomaz Gomes de Almeida?
Atenciosamente.
J. G. de Almeida
Enlace directo:
RE: Utilização d titulo nobiliarquico e brasao (aj
Caro J. G. de Almeida,
Infelizmente não posso dar respostas às suas perguntas, não sou entendido nas matérias em questão. Apenas lhe posso dar algumas informações sobre D. Tomás Gomes de Almeida reiradas do seguinte sítio:
http://www.catholic-hierarchy.org/bishop/bgda.html
D. Tomás Gomes de Almeida:
- nasceu em Castelões a 13 de Janeiro de 1836.
- ordenado sacerdote a 2 de Junho de 1860.
- nomeado Bispo de Angola e Congo a 4 de Agosto de 1871, cargo a que tomou posse a 21 de Janeiro de 1872.
- nomeado Bispo Auxiliar de Goa e Bispo Titular de Teos a 22 de Setembro de 1879.
- nomeado Bispo da Guarda a 9 de Agosto de 1883.
- faleceu a 3 de Jeneiro de 1903.
Estou certo que pesquisando um pouco na internet encontrará outras referências e sei mesmo que existe uma biografia sobre ele, mas não me recordo do autor. Quanto às questões relativas à Heráldica, julgo que Armas de Fé não são transmissíveis e penso que, primeiro que tudo, deverá esclarecer se é descendente legitimado ou não. Não sendo descendente legitimado será difícil justificar o uso das armas do Bispo... mas como lhe disse no início, não sou entendido neste assunto.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Guerreiro de Morais Coimbra
Enlace directo:
RE: Utilização d titulo nobiliarquico e brasao (aj
Caro J. G. de Almeida,
Lembrei-me agora de outra coisa: tenho na minha família um Cónego que usava Armas de Fé, mas desenhadas a partir do brasao da família, ou seja, o seu brasão tinha por base um brasão usado pelo pai dele e pelo irmão, e as suas armas eram, na prática, uma variação dos escudos anteriores com elementos relativos ao Catolicismo. Pode ter acontecido o mesmo com o brasão do Bispo D. Tomás Gomes de Almeida. Penso que nesse caso poderá justificar-se o uso de armas, desde que seja descendente legitimado e não haja outros descendentes concorrentes a usar as mesmas armas.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Guerreiro de Morais Coimbra
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 05 nov 2024, 01:12.