Famílias :Freitas e gouveia

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Famílias :Freitas e gouveia

#194721 | bauru | 29 abr 2008 23:41

Solicito auxílio para conseguir uma certidão de casamento ou uma pesquisa sobre

José de freitas e Luisa de Gouveia
casados em MACHICO,SANTO ANTONIO DA SERRA
em 1894 e se tiveram filhos registrados naquela localidade.
E se são os pais de ROSA DE GOUVEIA.

Respuesta

Enlace directo:

Arq. Hist. Reg. da Madeira

#194792 | salen | 30 abr 2008 15:49 | In reply to: #194721

Cara participante,
No site do Arq. Hist. Reg. da Madeira pode fazer V mesmo a sua pesquisa.
O registo do casamento que refere consta no site (nº do Livro, fólio). Explore o site e fique a saber como se pedem documentos. Se tiver dúvidas - só nesse caso - escreva-lhes um e-mail a pedir esclarecimentos para além dos que eles já dão no site.
Cumprimentos e boas pesquisas.
VFerreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias :Freitas e gouveia

#194875 | ksaraujo | 01 may 2008 03:42 | In reply to: #194721

Olá, bauru.

Pelo seu nome de utilizador, penso que você é brasileiro e mora em Bauru, São Paulo, acertei?

Desculpe-me perguntar-lhe, mas essas informações de que você precisa são para algum processo de obtenção da cidadania portuguesa (para neto ou bisneto)?

Dependendo do caso, tenho informações a lhe prestar com respeito a minha própria experiência de bisneto de português estudando e morando em Portugal, está bem?

Abraços,

Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias :Freitas e gouveia

#194952 | bauru | 01 may 2008 20:59 | In reply to: #194875

Olá Sr Kelson
Sou Bauruense e resido em SP/SP.
Preciso da data e local de Nascimento de Rosa Gouveia:ela veio para o Brasil provavelmente em 1914 ,ou por aí.
Faleceu em 1932 em São Paulo.Aqui foi casada com o Português Bento Francisco
Sargo,falecido em 1938.
Tiveram um filho em São Paulo em 16 de agosto de 1917.
Não se sabe nem quando, nem como vieram para
o Brasil ,nada consta no Museu da Imigração .
Consta que ele teria fugido por causa da guerra. De concreto apenas que eram de Ribeira Brava,na Lha da Madeira.
No Vol 1 da AHMRC págs631/660 consta o casamento de José de Freitas com Luisa de Gouveia,os pais dela,em Machico,Santo Antonio da Serra,1894.
Na Certidão de Óbito dela consta que os pais estavam residindo no Brasil o que dá margem para se pesquisar a saída deles de Portugal.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias :Freitas e gouveia

#194967 | ksaraujo | 02 may 2008 00:16 | In reply to: #194952

Procure no Arquivo Regional da Madeira em

www.arquivo-madeira.org

Pesquisa na Base de Dados de Passaportes em:

http://www.arquivo-madeira.org:81/bds/passaportespt/CListaPassaplist.asp

por "Bento Francisco" deu o seguinte:

Requerente Bento Francisco
Cônjuge
Acompanhante
Parentesco
Paróquia/País Ribeira Brava-RAM
Destino USA
Ano 1911
Mês Jul
Caixa 161
Nº Processo 54
Acompanhante
Nº Passaporte 623
Data de Baptismo do Requerente
Idade do Requerente 28
Pai do Requerente Manuel Francisco
Mãe do Requerente Domingas da Conceição
Pai do Cônjuge
Mãe do Cônjuge
Nome dos Filhos
Observações: 1.ª saída. Estado civil: casado.

Penso que seja o mesmo Bento Francisco Sargo. Vasculhe mais o óptimo sítio do Arquivo Regional da Madeira em busca de mais informações.

Só que tenha em conta que os processos de naturalização de bisnetos de portugueses estão a ser indeferidos pela Conservatória de Registos Centrais. Só vale a pena iniciar qualquer processo de naturalização portuguesa no caso de netos de portugueses e, mesmo assim, esteja preparado para enfrentar a necessidade de comprovação de fortes vínculos com Portugal. Para os que moram no Brasil, então, as hipóteses de sucesso são ínfimas. De todas as maneiras, boa sorte em suas pesquisas...

Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias :Freitas e gouveia

#204597 | jbfreitas | 01 ago 2008 01:15 | In reply to: #194875

Prezado Kelson,

Sou brasileiro do Rio de Janeiro e, como neto de portugueses, estou preparando minha documentação para o processo de cidadania. Gostaria de saber qual sua experiência como bisneto?

Abraços

João Freitas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias :Freitas e gouveia

#204762 | ksaraujo | 03 ago 2008 18:06 | In reply to: #204597

Prezado João,

Conforme a minha mensagem anterior, o meu processo de naturalização na condição de bisneto de portugueses (bisavô e bisavó paternos) foi sumariamente indeferido, não importando eu ter comprovado por A + B que pretendo continuar em Portugal, montar empresa, investir na Bolsa de Valores portuguesa, pagar a Segurança Social e, consequentemente, pagar IRS (Imposto de Renda) etc, etc.

Infelizmente, a minha condição de Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho também não foi considerada relevante para o deferimento do meu processo... Foi mesmo uma pena, pois o Brasil continuará a contar com um Mestre a mais nos seus quadros de alto nível, enquanto Portugal só o passará a fazer daqui a quatro anos, dado que estou por cá somente há dois.

Foi-me exigido o período mínimo de 6 anos de residência no país para que eu possa iniciar o processo de naturalização e, mesmo assim, "a princípio" eu poderei ou não ser bem-sucedido...

Ora bem, neste caso, eu não preciso nem mesmo de invocar a minha condição de "descendente de portugueses". Com 6 anos de residência no país, qualquer estrangeiro pode requerer a naturalização!

Contudo, esta foi a interpretação do legislador e do seu executor, a Conservatória dos Registos Centrais e, portanto, a lei não se discute, cumpre-se...

O que sei é que, mesmo no caso dos netos de portugueses, as dificuldades são inúmeras e o tempo de espera é enorme. Principalmente, se o processo é iniciado no Brasil e a pessoa não consegue comprovar laços efectivos com Portugal e com a sua gente de hoje. No caso de alguns netos, os que já estão com uma certa idade, tal coisa pode ser uma grande dificuldade e representar um empecilho, por vezes, instransponível.

Contudo, cada caso é um caso, e espero sinceramente que você seja bem-sucedido no seu intento, naturalize-se e venha para cá doar o seu contributo à diversidade, num espírito empreendedor e progressista.

Abraços e boa sorte!

Kelson

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias :Freitas e gouveia

#204763 | ksaraujo | 03 ago 2008 18:08 | In reply to: #204762

Perdoem-me o "instransponível", foi a pressa!
:-(

Kelson

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias :Freitas e gouveia

#204768 | jbfreitas | 03 ago 2008 20:47 | In reply to: #204762

Caro Kelson,

Agradeço as informações recebidas.

Com meus cumprimentos

João Freitas

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 01:51.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen