Senhores de Quebrantões em V.N. de Gaia

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Património

Senhores de Quebrantões em V.N. de Gaia

#194849 | Baptfausto | 30 abr 2008 22:45

Alguém conhece a ligação da familia Pinto de Azevedo com os senhores de Quebrantões em V. N. de Gaia?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Senhores de Quebrantões em V.N. de Gaia

#195074 | Jotarodrigues1979 | 03 may 2008 00:18 | In reply to: #194849

Não me parece que isto o ajude, mas:

Manuel Pinto Homem de Azevedo, residente em Quebrantões, foi padrinho de Quitéria, baptizada em Sta Marinha em 07-03-1722.
Quitéria era filha de Jose Pinto da Silveira e Domingas Rosa do Rosario, fregueses de Sta. Marinha

Jose Pinto de Azevedo, casado com Maria Feliberta Monteiro, foram pais de Jose, Baptizado em 14-07-1798 também em Sta. Marinha

Não sei se por "senhores de Quebrantões" se está a referir aos Leite Pereira, Senhores de Gaia a Pequena e Morgados de Quebrantões. Se são esses encontro uma ligação, por casamento, entre Diogo Leite Pereira e uma uma senhora de apelido Azevedo.

Cumprimentos, lamentando não poder ser mais útil

J.R.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Senhores de Quebrantões em V.N. de Gaia

#195114 | Baptfausto | 03 may 2008 13:51 | In reply to: #195074

Antes de mais muito obrigado pela sua resposta.
Estou-me areferir ao neto do casal Diogo Dias da Rota Homem e de sua esposa Isabel Pinto, Diogo Homem Pinto.
Este ultimo foi casado, segundo "Felgueiras Gaio" - no titulo Pintos & 240 com Luiza Azevedo (esta sobrinha de Catarina Antónia como consta de um testamento que deverá ter existido na Casa do Prazo de Canavezes) .
É aí também citado que o dito Diogo Dias da Rota Homem foi senhor da casa. e Morgado de Quebrantões, Morgado que teria sido instituído por seu pai João Dias da Rota Homem, a quem Dom João III escreveu a carta de favor para largar umas terras em Vila Nova do Porto aos Religiosos de S. Agostinho para fundação do convento da serra no ano de 1538.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Senhores de Quebrantões em V.N. de Gaia

#195126 | Jotarodrigues1979 | 03 may 2008 16:28 | In reply to: #195114

Estamos portanto a falar de acontecimentos separados por cerca de 200 anos. De qualquer maneira, a coincidência de apelidos e até do senhorio de Quebrantões, leva-me a crer que existirá alguma ligação. Se eventualmente lhe interessar alguma informação que possuo sobre os apelidos Homem e Homem Pinto basta mandar-me o seu endereço de mail para mgb1970@sapo.pt.
Cumprimentos, João S. Rodrigues

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 01:27.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen