Certidão de nascimento de meu bisavô

This topic is classified in rooms: Formação

Certidão de nascimento de meu bisavô

#197677 | RUBYA MEIRELLES | 23 may 2008 15:40

Gostaria de informações sobre como conseguir a cópia da certidão de nascimento de meu bisavô que nasceu em Trás-os Montes em Portugal seu nome é Antônio Campos Martins.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Certidão de nascimento de meu bisavô

#197793 | ksaraujo | 24 may 2008 14:26 | In reply to: #197677

Olá, Rubya!

Desculpe-me por perguntar-lhe, mas você está tentando obter a cópia da certidão de nascimento do seu bisavô na tentativa de iniciar um processo de naturalização portuguesa?

Se for esse o caso, então, desculpe-me pelo "balde de água fria" que lhe vou dar, mas o órgão português responsável pelos processos de naturalização de brasileiros na condição de bisnetos de portugueses NÃO os está deferindo.

É uma total perda de tempo e de dinheiro (que não é pouco) para os bisnetos tentarem se naturalizar sem terem, no mínimo, seis anos de residência comprovada em Portugal.

Vou oferecer-lhe o meu depoimento a respeito do que aconteceu com o meu processo de Naturalização.

Tenho bisavô e bisavó paternos, ambos portugueses das Freguesias de Guifões e Senhora da Hora, com toda a documentação localizada (nascimento, casamento, passaporte da ida deles para o Brasil), para além de dois outros bisavôs pelo lado materno (porém, ainda não encontrei os documentos destes).

Moro em Portugal já há quase dois anos em apartamento T2 arrendado, sou Licenciado em Letras - Português/Inglês e, actualmente, tiro um Mestrado em Educação na Universidade do Minho.

Apresentei cartas de referência de vários amigos nacionais portugueses, inclusive do Professor Catedrático, Coordenador do meu Curso de Mestrado, a atestarem os meus fortes vínculos já estabelecidos com Portugal e os nacionais portugueses, tenho confortável situação financeira, investimentos na Bolsa de Valores portuguesa, carro novo próprio, demonstrei sem sombra de dúvidas a minha vontade de estabelecer-me definitivamente em Portugal e abrir uma empresa de traduções técnicas, porém, nada disso foi suficiente para o deferimento do meu processo de Naturalização junto à Conservatória dos Registos Centrais.

O Exmo. Sr. Conservador-Auxiliar atestou que o processo foi todo instruído correctamente, mas exigiu-me o período mínimo de seis anos de residência no país como condição principal para o efeito.

A Conservatória dos Registos Centrais (para onde são remetidos todos os processos de naturalização/cidadania, quer tenham sido iniciados nos Consulados quer em Portugal) é implacável nos indeferimentos dos processos de bisnetos, não abrindo mão do período mínimo de seis anos de residência em Portugal.

A não ser que apareça um testemunho de algum bisneto que conseguiu naturalizar-se antes de ter os seis anos no país, e sob quais condições, continuarei a acreditar que não adianta aos bisnetos perderem tempo e dinheiro com um processo de naturalização pois, ao final, depois de meses de espera angustiante, acabarão se decepcionando.

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal

Respuesta

Enlace directo:

Pesquisa de ancestrais

#197813 | salen | 24 may 2008 18:22 | In reply to: #197677

Cara Participante,

Independentemente do objectivo, e presumindo que esteja a escrever do Brasil, convém inteirar-se um pouco da geografia e organização administrativa do território português, antes de se lançar na pesquisa de ancestrais:

- dizer 'Trás-os montes' para Portugal é o mesmo que dizer para o Brasil
'Amazónia', ou 'Região Sul', ou 'Nordeste'. Não é tão grande, mas para efeitos de pesquisa de ancestrais, não diz nada;

- essa designação de uma das antigas «Províncias» (hoje sem nenhum significado político-administrativo) compreende hoje os Distritos (mais ou menos equivalentes a 'Estados' no Brasil) de Bragança e Vila Real;

- se o Sr seu bisavô nasceu há mais de cem anos (a data de nascimento V tem que saber, ou pelo menos que idade tinha quando faleceu: consta no registo de Óbito), o seu registo de Baptismo/nascimento estará num dos Arquivos Distritais desses Distritos. Se nasceu há menos de cem anos, o mesmo documento terá que ser passado por uma das Conservatórias do Registo Civil da área do seu nascimento;

- ... mas V precisa saber «qual é a área do seu nascimento», nomeadamente o Concelho (igual a Município) e preferencialmente a Freguesia (antigamente=páróquia, hoje=menor divisão administrativa do território) e a localidade;

- uma vez que as várias localidades formam Freguesias, várias Freguesias formam um Concelho e vários Concelhos formam um Distrito, veja só o que lhe falta pesquisar aí, para descobrir «um local». Como? Entre os seus familares, documentos antigos de família (testamentos, escrituras), cartas e envelopes antigos, fotografias com dedicatórias, endereços e referências a lugares, etc.

Não existe em parte nenhuma uma lista de todos os portugueses que viveram, ou mesmo apenas daqueles que emigraram. Nenhum país tem isso.

Boas pesquisas e boa sorte.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 jun 2024, 12:05.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen