Pesquisa

This topic is classified in rooms: Pessoas | Arquivos | Regiões | Brasil

Pesquisa

#198521 | Sílvia Nuno | 29 may 2008 19:13

Preciso da Certidão de Nascimento de minha avó materna Victória de Jesus Ferreira Lopes, nascida na cidade de Porto, em Portugal, no ano de 1821.
Ela faleceu no dia 21 de fevereiro de 1927, na cidade de Salvador-Bahia (Brasil), tendo sido casada com o capitão Manoel Bezerra de Bulhões Amorim, quando passou a chemar-se Victória de Jesus Ferreira Amorim.

Atenciosamente,
Sílvia

Respuesta

Enlace directo:

'Porto' e Jaboatão

#198558 | salen | 29 may 2008 22:28 | In reply to: #198521

Srª D Sílvia,
Não a posso ajudar na cidade do Porto, mas alerto-a para um facto: o Município (ou Concelho) do Porto é dividido em outras parcelas administrativas, as Freguesias. Ao tempo do nascimento da Srª sua avó (desde já notável pelos seus 106 anos de vida!) essa menor divisão do território também se chamava Freguesia mas era sinónimo de 'Paróquia'. Não havia registo civil, mas apenas o do sacramento do Baptismo, e até onde me é dado conhecer, é isso que se obtém: uma cópia do registo de Baptismo. Mas ... é preciso saber a Freguesia.
O Porto actual tem as seguintes:
Aldoar
Bonfim
Campanhã
Cedofeita
Foz do Douro
Lordelo do Ouro
Massarelos
Miragaia
Nevogilde
Paranhos
Ramalde
Santo Ildefonso
São Nicolau

Vitória
O que se chamava 'Porto' de 1821 não faço ideia, mas podia ter mais. A Srª tem que saber qual delas é, senão terá que procurar nos livros de todas estas freguesias e mais nas que faziam parte em 1821, em todos os registos do ano de 1821 ...
Ora, o Arquivo Distrital do Porto tem sido inundado com pedidos semelhantes aos seus e como não tem gente suficiente, tem tido dificuldade em dar resposta. E isso quando se tem já localidade, Freguesia e data correcta. Com o grau de imprecisão dos seus dados ainda dificultará mais a pesquisa.
Mas tente, e boa sorte (o e-mail está no site do IANTT).

Aproveito para lhe perguntar se sabe quem foram os ancestrais do capitão Manuel Bezerra de Bulhões Amorim. Será oriundo de uma família Correia de Bulhões de Jaboatão, Pernambuco, que emigrou para a Salvador quando das invasões holandesas e aí deve ter-se radicado?

Cumprimentos e aguardo os seus comentários.
VFerreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: 'Porto' e Jaboatão

#198635 | Sílvia Nuno | 30 may 2008 18:22 | In reply to: #198558

Caro Senhor VFerreira,

Fico-lhe muito agradecida pela atenção da resposta cujo conteúdo é muito importante para a minha pesquisa. Sei que vou enfrentar muitas dificuldades, mas não desistirei!
Os meus avós já não vivem mais. Meu avô faleceu no dia 18 de agosto de 1947, aos 66 anos; e a minha avó, em 21 de fevereiro de 1927, aos 45 anos. Ambos foram enterrados aqui em Salvador-Bahia, cidade onde viviam com a nossa família. Atualmente, o único ascendente vivo é meu tio, filho do segundo casamento de meu avô. Foi ele que me forneceu os poucos dados.
A minha busca iniciou-se no próprio cemitério, aonde existe um jazigo perpétuo (cava) em nome da familia do Capitão Manuel Bezerra de Bulhões Amorim, tendo já manipulado vários livros de registro de óbitos até finalmente encontrar os deles. No entanto, o que interessa para obtenção da minha naturalização é o Registro de Nascimento cujas datas exatas eu não sei. Apenas as presumo pelas respectivas idades, constantes nos registros de seus óbitos. Sendo assim, Manuel terá nascido em 1881, e Victória, em 1882.

Estou lhe enviando essas informações com o intuito de retificar as datas, haja vista na sua resposta à minha mensagem constar o ano de "1821". Então, pergunto-lhe: Em 1881 ainda prevalecia o sistema das Freguesias, ou já haviam modificado para o sistema atual de registros que não fossem pelo batismo?

Respuesta

Enlace directo:

RE: 'Porto' e Jaboatão

#198636 | Samuel C O Castro | 30 may 2008 18:55 | In reply to: #198635

Sílvia Nuno,

Procure conversar com o seu tio vivo, talvez ele possa saber a exata Freguesia donde eram naturais seus avós, ou mesmo de onde eles casaram. Com essa informação, quem sabe o amigo Vitor Ferreira, ou outros, possam melhor lhe ajudar. Se localizar a certidão de casamento, ali deverá constar donde eles eram naturais.

Se seu avô foi capitão, deverá existir aí em Salvador algum Arquivo Militar que possa conter informações sobre ele.

Nas certidões que conseguiu do falecimento de seus avós, deverá constar onde residiam na época. Procure saber se eles deixaram Testamento ou Inventário no Cartório próximo da localidade onde eles residiam quando faleceram ou possuiam bens.

Talvez tenha lhe passado despercebido, mas procure responder uma pergunta que o colega Vitor Ferreira lhe fez. Ok.

É o que está ao meu alcance em tentar ajudar. Fraterno abraço e boa sorte nas buscas.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Respuesta

Enlace directo:

RE: 'Porto' e Jaboatão

#198637 | Sílvia Nuno | 30 may 2008 19:23 | In reply to: #198636

Caros amigos,

Muito obrigada pela atenção! Vou prosseguir pesquisando.

Atenciosamente,
Sílvia Nuno

Respuesta

Enlace directo:

RE: 'Porto' e Jaboatão

#198645 | salen | 30 may 2008 20:02 | In reply to: #198635

Cara Srª D Sílvia,
As Freguesias mantém-se, com outro estatuto. Só houve registos 'civis' depois da República (1910).´
Quanto à Srª sua avó poder ter falecido com 106 anos (o que afinal era equívoco de grafia), não seria impossível: sempre houve pessoas lôngevas.
Tudo o que eu escrevi na mensagem anterior mantem-se quanto a fontes e formas de as contactar.
Siga a sua pesquisa em todos os papeis de família, cartas antigas, fotografias com dedicatórias, testamentos, escrituras, tudo o que puder conseguir, até chegar a datas e locais.
Cumprimentos. VFerreira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 jun 2024, 13:54.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen