conhecer a história do site dá jordana em Moncarap

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

conhecer a história do site dá jordana em Moncarap

#198874 | mariadejordana | 01 jun 2008 19:34

Jordana, Moncarapacho, é a terra de minha mãe.
Sua casa deu as colinas e plantações vinhas e olivais tinha. Meu bisavô produzido vinificação porto que exportadas para a Espanha

Respuesta

Enlace directo:

RE: conhecer a história do site dá jordana em Moncarap

#198987 | Jotarodrigues1979 | 02 jun 2008 18:51 | In reply to: #198874

O sitio da Jordana, terra natal da sua mãe, é uma povoação pequenina no Barrocal algarvio, onde a existência de muitos algares deu origem a lendas, que os associam com cavernas de salteadores, esconderijos de tesouros e passagens secretas entra os castelos da região. Há alguma informação disponivel na internet, donde retirei, por exemplo, este trecho :
"O serro da Cabeça, acima mencionado, tem cinco quilómetros de extensão e quase treze de largura: principia a nascente da povoação no sítio do Monte do Tesouro e acaba a poente no sítio da Jordana. Diz uma lenda, cuja origem remonta muitos séculos atrás, que à pessoa que der treze voltas a este serro, pela meia-noite, aparecerá uma formosa moura que lhe ofertará todas as suas riquezas, guardadas no aludido Monte do Tesouro, em recompensa de a ter desencantado com aquelas voltas.

Escusado será dizer que até hoje ainda ninguém ousou realizar tal empresa pois que o medo de andar de noite em terrenos tão povoados de mouros é superior à recompensa prometida. «Para encontrar riquezas trabalha-se toda a vida; a troco porem de perder a alma, nem um minuto, respondem os habitantes, vizinhos do sítio, aos que os censuram por não empreender o passeio à meia-noite.»

D’Athaide Oliveira, Francisco Xavier – As Mouras Encantadas e os encantamentos no Algarve com algumas notas elucidativas – Tavira: Typographia Burocrática, 1898, p. 151-155

Respuesta

Enlace directo:

RE: conhecer a história do site dá jordana em Monc

#199045 | mariadejordana | 03 jun 2008 02:18 | In reply to: #198987

Muito obrigado pela sua informação. Eu tinha lido a lenda, e eu encantò sua história de modo integral.
Estou colocando uma grande quantidade de energia para ir logo allà
Emocionaria Eu sei que tenho muito a aprender sobre parentes
Usando o tradutor do google a escrever...Compreendo perfeitamente o que eu leio.

Eu amo esta terra através das histórias de minha mãe
Faça Dònde devem procurar a aprender quièn está na Jordânia casa?

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 00:54.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen