Família "Maria Morais Caldas"

This topic is classified in rooms: Famílias

Família "Maria Morais Caldas"

#199163 | mikaely | 04 jun 2008 04:24

Olá,gostaria de saber informações corelacionadas sobre o apelido"Maria Morais Caldas",se for possível. Obrigada!

Respuesta

Enlace directo:

Caldas

#199186 | salen | 04 jun 2008 12:17 | In reply to: #199163

Cara participante não identificada,
O seu pedido é de resposta difícil, e talvez por isso não tenha tido nenhuma resposta até agora. Porquê? Não se percebe se se refere ao significado de cada um dos apelidos (que pode ver numa enciclopédia qualquer), ou se está à procura da origem possível de alguém que os ostente no nome, ou outra coisa qualquer. Para a ajudar a ser mais explícita (talvez até para si mesma):
1. os apelidos compostos, como aparentemente aquele que expõe, são em geral junções de nomes e muitas vezes simples palavras, herdados de ancestrais ou mesmo adoptados pelo titular a partir de um determinado momento da sua vida (daí haver pessoas cujo nome completo 'muda' ao longo da vida nos documentos onde consta);
2. muitas vezes um determinado apelido composto só aparece em uma pessoa, nem vindo de ancestrais nem transmitido a descendentes, não se podendo falar sequer de um 'apelido de família', embora a sua origem possa estar nos apelidos de familiares da tal pessoa;
3. 'Morais' e 'Caldas', não sendo raridades onomásticas, e dependendo da região de origem do titular, pode ser uma combinação pouco frequente localmente.
4. 'Maria' usado por mulheres costuma ou ser nome cristão ou sobrenome, junto com outro (Maria João, Ana Maria, etc.). Como 'apelido' nunca vi, e se aparece no fim do nome - como em Ana Maria - não é apelido: a pessoa simplesmente não usava apelidos, e isso é do mais frequente entre as mulheres do interior do país até mesmo ao princípio do século XX.
5. quanto aos homens, há quem se chame 'José Maria' ou 'António Maria' sem mais apelidos, mas é bastante raro e frequentemente usado por enjeitados, criados, ou por homens que não se casam ou que morrem antes disso (os apelidos eram usados em geral só após a maioridade ou o casamento que dava a emancipação à mesma).
6. para baralhar: nem sempre um apelido, simples ou composto, tem origem nos nomes da família do que o ostenta! Até bem pouco tempo atrás nas nossas aldeias pelo menos, um Pires podia ser filho de um Gomes e de uma Fernandes, neto de um Antunes e bisneto de um Gonçalves. Nomes todos diferentes, mas seguramente, e pelos registos paroquiais, inquestionavelmente 'a mesma família'!
7. a combinação que nos apresenta pode aparecer em qualquer parte do país ou do mundo lusófono, 'do Minho a Timor' e não necessariamente

Moral da história: em Portugal, fazer genealogia ou querer conhecer origens familiares indo atrás dos apelidos pode ser pura perda de tempo!
Espero tê-la ajudado a clarificar melhor o que pretende e melhor expô-lo no Forum, para ver se tem alguma resposta útil.
Cumprimentos. VFerreira

Respuesta

Enlace directo:

Caldas II

#199187 | salen | 04 jun 2008 12:24 | In reply to: #199163

Cara participante,
Uma parte da mensagem perdeu-se:
"... não necessariamente de pessoas com algum laço familiar entre elas".
Mais uma vez os meus cumprimentos, e entenda estas mensagens como um estímulo à sua pesquisa, entre os familiares e documentos que possua primeiro, e depois nos livros paroquiais, a única maneira realmente útil de saber quem eram os nossos ancestris e porque se chamavam como chamavam.
Atenciosamente, VFerreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Caldas II

#199458 | mikaely | 06 jun 2008 02:12 | In reply to: #199187

Caro VFerreira,
Primeiramente estou mt grata pela sua intenção em ajudar-me, de facto esclareceu-me algumas dúvidas relacionadas a "apelidos". Entretanto, quanto ao meu questionamento, esse apelido embora estranho (Maria),também nunca conheci alguém-ou melhor,do sexo masculino-que tivesse esse apelido,mas é parte do nome de um grande amigo meu de Montalegre,e ainda acrescenta-se "Afonso" que é seu último nome. Ou seja, o nome do qual procuro origem é "Sebastião Maria Morais Caldas Afonso". Gostaria muito de saber mais sobre a origem dessa requintada família. Por isso vim a este site no qual há muitas pessoas desta cidade.
Espero ter sido mais objetiva.
Meus cumprimentos!
MAlves.

Respuesta

Enlace directo:

Caldas III

#199477 | salen | 06 jun 2008 09:55 | In reply to: #199458

Cara M Alves,
1. o 'Maria' do Sebastião com quase certeza absoluta não é um apelido, mas um sobrenome. Como em 'José Roberto' ou 'Pedro Miguel', os segundos nomes cristãos são apenas isso, 'sobrenomes', ou 'segundos nomes, não 'fazendo parte' dos apelidos de família;
2. mas há em algumas famílias a tradição de acrescebtar sobrenomes votivos (religiosos) ou não-votivos, mas que 'andam na família'. Por vezes eles quase que se transformam em apelidos familiares. Dou-lhe exemplos. Conheci uma família que, fosse homem ou mulher, tinham que lá ter um 'Filomena' ou 'Filomeno', provavelmente por uma antiga devoção a Stª Filomena. Ou dos que juntam 'Maria' (como referência à mãe de Cristo) como sobrenome dos rapazes: 'António Maria', 'José Maria', etc. Embora pareça nunca ter conhecido ninguém aí onde vive, em Portugal há muito o hábito dos pais darem aos rapazes nomes compostos com sobrenome 'Maria'. Não é nenhuma raridade: é absolutamente comum. E mesmo no Brasil, um dos meus melhores amigos, brasileiríssimo, era o João Maria (e depois vinham os apelidos de que já não me lembro);
3. porque não pesquisa Tópicos que contenham palavras-chave como Montalegre, "Morais Caldas" ou "Caldas Afonso", estes com aspas por serem compostos? Basta escrever esses termos aqui em cima, ao lado do 'Todas as Salas', deixar o Tópicos ou mudar para Mensagens, e mandar pesquisar. Depois é ler as mensagens e ver se há qualquer coisa.
Sucesso. Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Morais Afonso - Porto

#199482 | Canelas | 06 jun 2008 11:07 | In reply to: #199458

Bom dia

Conheço uma pessoa de nome Sebastião Maria Morais Afonso (não sei se também Caldas), que é natural de Montalegre, Trás-Os-Montes, e que reside na cidade do Porto. Foi Escrivão de Direito e aposentou-se há poucos anos como Secretário de Justiça.

Pode ser quem procura...

Cumprimentos

César Tavares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Caldas III

#199569 | mikaely | 07 jun 2008 04:01 | In reply to: #199477

Sr. Victor,
Mas uma vez muito obrigada pela paciência,de facto no Brasil há muitos desses nomes compostos citados acima,entretanto, nomes como o do meu amigo acrescentado "Maria" foi a primeira pessoa que conheci, por isso achei que seria um apelido também e não um nome composto(rsrsrs). De qualquer forma,seguirei suas sugestões em minha pesquisa e assim,penso eu, será mais concluir minha pesquisa.
Muito grata pela colaboração!
MAlves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Morais Afonso - Porto

#199571 | mikaely | 07 jun 2008 04:13 | In reply to: #199482

Bom dia, Sr Tavares,

Tenho quase a certeza de que estamos falando da mesma pessoa sim, porém na verdade busco referências/bibliografia sobre a família "Morais Caldas Afonso"em seus antepassados,se o Sr. puder ajudar-me na pesquisa agradeço desde já.
Meus cumprimentos!
MAlves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Morais Afonso - Porto

#199773 | Canelas | 09 jun 2008 10:42 | In reply to: #199571

Bom dia M Alves

Quem melhor do que o próprio Sebastião Maria Morais Afonso para lhe dar as indicações que pretende?
Sendo seu amigo, naturalmente, que terá o seu contacto. Se, por porventura, tal não acontecer, posso adiantar-lhe que reside na Rua do Campo Alegre, Porto. Se contactar a maior operadora de telecomunicações portuguesa facilmente obterá mais pormenores (endereço e telefone).

Cumprimentos
César Tavares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Morais Afonso - Porto

#199933 | mikaely | 10 jun 2008 12:28 | In reply to: #199773

Bom dia César Tavares,

Agradeço-lhe a tentativa de ajudar-me com a informação acima, mas apesar de já fazer algum tempo que não tenho contato com o Sr. Afonso sei onde reside, só que minha pretensão ao entrar nesse site foi de realizar uma pesquisa genealógica para o tal,(conforme o nome do site sugere) caso houvesse dados disponíveis, e já consegui algumas informações importantes, entretanto, pensei que você poderia ajudar-me nessa pesquisa. Mas agradeço sua atenção!
Pretendo fazer também outras pesquisas, já que interesso-me por genealogia e bibliografias.

Meus cumprimentos
M Alves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Morais Afonso - Porto

#205858 | PTM1 | 20 ago 2008 22:13 | In reply to: #199933

Boa-tarde,
A família Morais Caldas (da qual descendo pelo lado materno) é natural de Montalegre.
Pergunto-lhe se tem alguma ligação a esta família e quais os dados que procura.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Respuesta

Enlace directo:

RE: Morais Afonso - Porto

#205863 | PTM1 | 20 ago 2008 22:18 | In reply to: #205858

Veja esta sala.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=18439#lista

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 jun 2024, 14:17.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen