antónio josé gouveia

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias

antónio josé gouveia

#199877 | golim67 | 09 jun 2008 22:31

Renovo pedido de 18.05.2008, aproveitando para acrescentar que a data do seu nascimento se situa entre 1861 e 1867.
os nomes dos pais de António José Gouveia são: Manuel José Gouveia e Joaquina Ludovina Carona (ou Espelha).
Fico muito grato pela ajuda que me possam dispensar.

Ernesto Gouveia

Respuesta

Enlace directo:

Antónios Josés Gouveias

#199885 | salen | 09 jun 2008 22:50 | In reply to: #199877

Caro participante Ernesto Gouveia,
Espero bem que lhe apareça alguém com notícias,mas entreteanto permita que lhe faça algumas sugestões para aumentar a eficácia dos seus esforços:
- se renova um pedido que não está neste Tópico, poderia ter escrito esta mesma mensagem no outro: fica-se sem saber se no outro havia mais informação, não se sabe qual foi, e evitava criar mais um;
- não sei se já lhe disseram isto mas "Antónios Josés Gouveias" não devem ser poucos em todo o espaço da lusofonia. Falta na sua mensagem um dado essencial - o local de origem. A filiação é útil mas para confirmação, dificilmente antes de se saber onde procurar, ou seja, no livro paroquial respectivo;
- o local, como deve saber, pode ser desde uma localidade em espaço rural (uma aldeia) até uma rua de uma freguesia urbana; pode ser uma referência a uma freguesia; a um Concelho; a um Distrito; a uma antiga possessão ultramarina. Quanto maior ou mais longe, mais difícil de lá chegar e caminhos ligeiramente diferentes para lá chegar.
Então, consegue ser mais preciso no local de origem?
Cumprimentos,
VFerreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: antónio josé gouveia

#199886 | golim67 | 09 jun 2008 22:51 | In reply to: #199877

No seguimento do pedido anterior, acrescento que a naturalidade de António José Gouveia é paróquia de SANTO AMARO, concelho de VILA NOVA DE FOZ CÔA,distrito da GUARDA.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Antónios Josés Gouveias

#199887 | golim67 | 09 jun 2008 23:01 | In reply to: #199885

Caro Senhor VFerreira

António José Gouveia é natural da Freguesia (Paróquia) de SANTO AMARO, concelho de VILA NOVA DE FOZ CÔA, distrito da GUARDA.
Casou com FLORA JESUS PRATA na igreja paroquial de MÓS, concelho de Vila Nova de Foz Côa, de onde era natural a Flora.
Tratam-se de meus bisavós.
Peço desculpa por qualquer erro mas só muito recentemente estou a recorrer ao Forum e ainda não compreendi bem como fazê-lo.

Um muito obrigado pela atenção,

Ernesto Gouveia

Respuesta

Enlace directo:

Antónios Josés Gouveias

#199961 | salen | 10 jun 2008 16:55 | In reply to: #199887

Caro Ernesto Gouveia,
Não se trata de uma questão de erro ou acerto, nem muito menos de pedir desculpas, quando obviamente não há 'culpas'.
Quando aqui no Forum nos dirigimos a quem foi parco nos dados apresentados trata-se de colaboração, e como tal deve ser entendido.
Quando começamos estamos quase todos meio perdidos e sem saber por que ponta pegar o assunto. E quando escrevemos alguma mensagem - digo eu - é precisamente para que alguém se pronuncie, nos 'corrija o tiro', dê sugestões, nos ajude a pensar, isso se a resposta não contiver a revelação que pretendemos, o que é muito raro.
Côa, apesar de se Distrito da Guarda (deveria ter os livros no ADG), porque faz parte da Diocese de Lamego (que inclui Freguesias dos Distritos da Guarda, Viseu e Aveiro) tem boa parte dos seus livros na Câmara Eclesiástica de Lamego.
Assim, os livros da Freguesia de Stº Amaro encontram-se distribuídos da seguinte maneira, segundo o site do ADGuarda:

«... Existência e localização de originais:

Os livros de Registos de Baptismos (1677 - 1791, 1880 - 1911); Registos de Casamentos (1618 - 1773, 1887 - 1911) e Registos de Óbitos (1677 - 1764) encontram-se na Câmara Eclesiástica de Lamego.

Os livros de Registo de Baptismos (1855 - 1866) e Registo de Óbitos (1764 – 1884, 1894 - 1911) encontram-se no Arquivo Distrital de Lisboa.

Existência e localização de cópias:

O Arquivo Distrital da Guarda possui o rolo de microfilme nº 921, no qual se encontram os Registos de Baptismos (1855 - 1866) e Registos de Óbitos (1764 – 1884, 1894 - 1911)
Originais U. I.
Registo de Baptismos 1855 – 1889 02 liv/mf
Registo de Casamentos 1775 – 1886 08 liv/mf
Registo de Óbitos 1764 – 1911 mf ...»

No site do ADGuarda tem um file em PDF para fazer download com o inventário dos livros.
Desejo-lhe a continuação de boas pesquisas.
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Antónios Josés Gouveias

#200002 | golim67 | 10 jun 2008 22:32 | In reply to: #199961

Caro Senhor
Victor Ferreira

Agradeço sensibilizado a sua prestimosa informação e vou de imediato dar início a pesquisas junto do Arquivo Distrital da Guarda e da Câmara Eclesiástica de Lamego que pelo que sei há um Senhor Henrique Eiras que me poderá ajudar.

Mais uma vez muito obrigado.

Melhores cumprimentos,

Ernesto Gouveia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Antónios Josés Gouveias

#200006 | JAVSO | 10 jun 2008 22:51 | In reply to: #199961

Caro Victor Ferreira

Aproveitando os seus conhecimentos sobre a zona, que desconheço nas minhas buscas e me surgiu inesperadamente, venho pedir-lhe sugestões (por parecer haver grande dispersão de livros) sobre caminhos a seguir para averiguar a ascendência de António de Andrade de Gouveia, que casou em Basto, a 17-9-1665 com Senhorinha Ribeiro Falcão.
Ele é natural de Freixeda de Torrão, bispado de Lamego, sendo filho de Gaspar de Andrade e de sua mulher Maria Nogueira.

Com os meus melhores e mais agradecidos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

Freixeda de Torrão

#200023 | salen | 11 jun 2008 00:03 | In reply to: #200006

Caro confrade Soares Oliveira,
Os meus conhecimentos sobre a zona são muito limitados. Mas pode contar com o que eu puder encontrar no pouco que sei, ou que possa descobrir.
1- Freixeda de Torrão (orago de Nª Srª dos Anjos) é hoje bispado da Guarda, do Arciprestado de Figueira de Castelo Rodrigo. Se for ao site do ADGuarda pode verificar que esta freguesia pertencia à extinta Diocese de Pinhel, transitando para a Guarda após a extinção em fins do séc XIX e de que só há livros a partir de 1766;
2- No site do ADViseu aparecem os livros que estão na CEL mas apenas das Freguesias e Concelhos que pertencem ao Distr. de Viseu;
3- O que eu faria era entrar em contacto com o Sr Henrique Eira, por telefone, mail ou pessoalmente e tentar percebre aonde estão os livros das Freguesias que foram por um tempo da Diocese Pinhel, mas que já tinham sido de Lamego, como parece ser o caso de Freixeda;
Aqui tem os contactos do Sr. Henrique Eira, no Arquivo Diocesano:
- geral(arroba)diocese-lamego.pt, à atenção do Sr. Henrique Eira;
- ou tente pelo telefone 254612147.
Cumprimentos e boas sorte.
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Freixeda de Torrão

#200063 | JAVSO | 11 jun 2008 13:53 | In reply to: #200023

Caro Confrade Victor Ferreira

Muito obrigao pelas informações.

Com os meus melhores cumprimentos

José Alfredo Soares de Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 25 jun 2024, 20:32.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen