1750 - Impedimento de casamento

This topic is classified in rooms: Formação

1750 - Impedimento de casamento

#201657 | Escorcio | 26 jun 2008 20:58

Tenho um assento de casamento de 1750 do Porto Santo, no qual está inscrito:

"... sendo primos dispensados com terceiro grau de consanguinidade … depois de ter outro impedimento pelo qual o contraente foi a Roma, contraíram matrimónio solenemente ... receberam as benções nupciais António Teixeira Teles Meneses e D. Catarina Escórcio".

Algum confrade terá uma ideia sobre o género de impedimento que justificaria uma viajem até Roma? Não consegui estabelecer que já um dos contraentes tivesse sido casado e que fosse pedir uma anulação do casamento.

Desde já agradeço alguma pista.

Paula

Respuesta

Enlace directo:

RE: 1750 - Impedimento de casamento

#202727 | Escorcio | 09 jul 2008 19:15 | In reply to: #201657

Renovo o pedido.

Respuesta

Enlace directo:

RE: 1750 - Impedimento de casamento

#202741 | gmg | 09 jul 2008 20:26 | In reply to: #201657

Cara D. Paula,

Não sei muito sobre o caso que apresenta. Alguém bem mais ilustrado do que eu, em situações destas, poderá dar uma pista mais fidedigna.

Não seria o caso do Nubente ser padre e querer dispensar-se para poder casar e daí o "outro impedimento"? Só resolúvel pelo Vaticano? Poderia ser alguém que tivesse que suceder em algum património, por morte de irmãos mais velhos, e sendo Padre para o herdar teria que pedir uma dispensa emitida pelo Vaticano?

Ou não estaria o Nubente comprometido com outra senhora e daí tenha que ter pedido dispensa pelo "outro impedimento"?

São tudo meras suposições que eu tenho para esse impedimento. Como lhe digo, alguém mais dentro da matéria poderá dar-lhe com mais certeza qual o tipo de impedimento que levaria uma pessoa a deslocar-se a Roma para se poder casar.

Cordialmente,
GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: 1750 - Impedimento de casamento

#202800 | CarlosP | 10 jul 2008 09:23 | In reply to: #201657

Cara Paula,
para (tentar) desvendar esse outro impedimento, porque não tentar os arquivos da diocese em questão e, em último caso, os próprios arquivos da Santa Sé, que terão de certeza a documentação em causa, uma vez que foi necessária uma deslocação a Roma.
Cumprimentos
Carlos Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: 1750 - Impedimento de casamento

#202966 | Escorcio | 11 jul 2008 20:22 | In reply to: #202800

Para: GMG e Carlos P

Muito obrigada pelas respostas que me dão uma ideia como proceder.

Cumprimentos,
Paula

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 17 jun 2024, 12:00.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen