Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil
Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Caros Confrades
Solicito ajuda para reunir informações sobre o meu 4º avô, oficial do exército Português, do exército Brasileiro e posteriormente e presumivelmente do Exército Português.
O que sei:
Francisco de Melo Da Gama Araújo (e Azevedo), http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1050881, erradamente chamado de António, nasceu em Desterro, Santa Catarina, em 12 de Julho de 1799.
Francisco era filho de Francisco de Melo da Gama Araújo, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=246491, então Capitão do exército Real Português, mais tarde serviu em Goa, em Macau e por último Marechal e Governador de Diu na Índia até 1840, e de Maria Maximiana Almeida Feijó e Silva.
Francisco casou em Montevideu, onde era Alferes do Batalhão do Imperador D. Pedro I, com D. Maria de la Conception Vidal, filha de Juan Vidal y Battla e de Juana Josefa Eduvigis Robles.
Francisco terá feito a carreira militar no exército brasileiro e depois passado ao exército português. É conhecido que em 1840 acompanhou o seu pai, então governador de Diu na Índia, no regresso deste a Portugal. Francisco seria então Tenente Coronel e veio para Portugal sob prisão de seu pai por se ter revoltado contra ele em Diu.
Francisco veio a morrer cerca de 1860 na freguesia de S. João da Ribeira em Ponte de Lima Portugal
Filhos de Francisco e de Maria
Todos supostamente nascidos no Brasil e falecidos em Portugal
- Claudino Vitorio de Melo da Gama Araújo e Azevedo, casado com Maria Lourença de Sousa. Sem descendência;
- Francisco de Melo da Gama Araújo e Azevedo, casado com Maria José Borges de Melo. sem descendência;
- Elisa Amélia Vidal da Gama, nascida a 15 de Março de 1825, no Brasil?,e falecida em 1892 em Ponte de Lima ou em Vila Real, Portugal. Casou com seu primo 2º Francisco de Melo da Gama e Vasconcelos. Com descendência.
- Maria José de Melo. Sem descendência.
Ajuda pretendida:
Carreira Militar do Francisco;
Quando foi para o exército Português;
Quando foi para Diu, Índia, que era governado por seu pai;
Qual foi a revolta em que participou contra seu pai na Índia;
Onde, no Brasil, nasceram seus filhos, os registos em Portugal mencionam apenas "Império do Brasil".
Obrigado
Cumprimentos
Francisco de Melo Parente
Enlace directo:
RE: Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Francisco de Mello da Gama Silva (AFN:1TPX-CNB) nasceu + ou - em 1776 em São João Da Ribeira, Porto de Lima e casou em 6 de outobro de 1798 na Cidade do Desterro, Santa Cararina. Casado com Maria Maximiana Feijó e Silva (AFN:1TPX-FMX) nasceu por volta de 1780 na Freguesia da Sé, Rio de Janeiro, Brasil . Filha: Francisca da Gama Silva Nascida em 12/julho/1799 e batizada em 17 Julho de 1799. na Cidade de Desterro SC.
Vou procurar as certidões de casamento e de batizado e lhe enviarei. Mande-me seu endereço de email. As siglas entre-parênteses são do Family-Search.
Um Abraço. Maria Helena.
Enlace directo:
Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Cara Maria Helena,
Tomo a liberdade para pedir que você não se esqueça de mim em relação ao casal de Porto Belo, Marcos Jorge de Oliveira e Narcisa Rosa de Jesus que tiveram filhos entre 1832 e 1856, pelo menos.
Eu requisitei os microfilmes de Porto Belo à Igreja dos Mórmons mas sei que vou ter de esperar pelo menos um anos por eles.
Por outro lado já venho tentando que alguém procure para mim na Cúria de Florianópolis desde maio, sem sucesso. Eu mesmo iria se eu não estivesse tão longe. Moro em Santos-SP.
Já pedi ao cartório de Tijucas para localizar os óbitos de Marcos Jorge e Narcisa Rosa. Não encontraram. Também pedi os óbitos ao cartório de Porto Belo e aguardo resposta. O problema é que eles tem registros somente a partir de 1889 e o casal pode ter falecido antes posto que nasceram cerca de 1815.
Fico à disposição aqui em Santos-SP.
Agradeço bastante a colaboração
Lourval
Enlace directo:
RE: Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Na segunda-feira próxima darei uma olhada nos livros de Tijucas, Porto Belo e arredores para ver se encontro alguma referência sobre estes seus ancestrais. Um abraço. Maria Helena.
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Cara Maria da Luz
Obrigado pelo seu interesse, tenho de facto muita curiosidade de ver cópia dos registos, porque os registos no familysearch estão errados:
"Francisco de Melo da Gama Silva" não de chama assim, mas chama-se "Francisco de Melo da Gama Araújo" e é assim que deve estar nos registos deve estar apenas "Francisco de Melo da Gama";
Ou outro erro é ainda mais curioso, Francisco e Maria Maximiana tiveram um filho e não uma filha, em 12/julho/1799 e batizada em 17 Julho de 1799, chamado "Francisco de Melo da Gama Araújo (de Azevedo)", e não "Francisca da Gama Silva" como aparece no familysearch.
Os erros do familysearch foram introduzidos por um nosso conhecido dos foruns, que já reconheceu os reconheceu.
Fico então a aguardar as certidões que me prometeu, o meu email é:
fm.parente@yahoo.com.br
Com os meus cumprimentos
Francisco de Melo Parente
Enlace directo:
RE: Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Caro Francisco
Hoje pela manhã estive na Cúria de Fpolis e falei com a atendente do Arquivo. Localizamos o assentamento de batismo de Francisco. Na realidade não era Francisca. Olhamos detalhadamente e vimos que se tratava de uma pessoa do sexo masculino, filho de Maria Maximiana e Francisco de Mello da Gama e Silva. Gostaria entretanto que você me confirmasse o que ela me falou. Ela disse-me que você entrou em contato com a Aline, outra atendente e ela já lhe enviou as referidas certidões, assim como uma certidão de casamento e uma outra de óbito. Pergunto isto, porque terei que pagar pelas certidões, porque elas não me fornecem gratuitamente e eu não vou fazer isto se você já as recebeu. Posso Também copiar o teor das referidas certidões se você só quiser comparar o teor das mesmas com as já recebidas. Caso não seja verdade, farei o pedsido e lhe enviarei por email. Aguardo sua resposta. Um abraço. Maria Heelena.
Enlace directo:
RE: Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Cara Maria da Luz
Muito obrigado pela sua atenção, e pela confirmação em absoluto de que é um "Francisco" e não uma "Francisca".
O que eu entretanto já tenho são as certidões, constituidas por transcríções, e não fotocópias, xerocópias, dos documentos originais.
Eu pensava que a Maria da Luz tinha cópias dos documentos originais, e essas interessavam-me de facto muito. Aqui em Portugal as certidões são fotocópias, xerocópias, dos documentos originais autenticadas e não apenas transcrições.
Vou tentar conseguir ´cópia do documento original nos microfilmes dos Mormons, que era o que eu pensava que a Maria da Luz tinha acesso, ou então vou aguardar para uma futura visita a Santa Catarina para poder fotografar os registos originais.
Diz que o "Francisco" era filho de Maria Maximiana e Francisco de Mello da Gama e Silva, no registo que viu estava mesmo escrito "Silva", é que na certidão que eu tenho vem apenas "Francisco de Mello da Gama"?
Com os meis cumprimentos e agradecimentos
Francisco de Melo Parente
Enlace directo:
RE: Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Caro Francisco. Também posso fotografar os documentos originais se você quiser, enviálos por email para você compará-los as certidôes que você já tem. Entretanto os documentos que saem da Cúria de Fpolis, na maioria das vezes saem corretos. Até Breve. Maria Helena.
RespuestaEnlace directo:
RE: Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Cara Maria da Luz
Ficaria muito agradecido se de pudesse fotografar dois documentos, não pela desconfiança em relação às certidões, mas sim pelo grande gosto que teria, esses avós é que motivaram, e por eles iniciei, as minhas pesquisas genealogicas, que já vão em cerca de 2500 antepassados, mas eles são os centrais:
- Batismo de Francisco Melo da Gama, 17 de Julho de 1799;
- Casamento dos pais, Francisco Melo da Gama e Maria Maximiana Feijó e Silva, 06 de Outubro de 1798.
Com os meus Cumprimentos e agradcimentos
Francisco de Melo Parente
Enlace directo:
Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Maria Helena,
Há dois casais que procuro em Santa Catarina. São os avós de meu bisavô. Um deles você conhece: Marcos Jorge de Oliveira e Narcisa Rosa de Jesus. O outro casal é Manoel Mariano do Prado e Maria Romana. Eles estão na Genealogia Sul Brasileira. Lá é dito que o filho Antônio Marcelino do Prado nasce em Tijucas em 1855. Como eu havia lhe dito, estou muito perto e ao mesmo tempo muito longe das informações. Se a Cúria de Florianópolis pudesse simplesmente procurar pelo batismo de Antônio, eu seria feliz. Mas eles não vão procurar. Conto com você para dar uma olhada neste batismo do António Marcelino do Prado em Tijucas, em 1855. Este batismo pode me levar aos nomes dos avós dele.
Abraços
Lourval
Enlace directo:
RE: Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Cao Francisco,
Ainda estou a lhe dever as fotos que lhe prometi. Entretanto não tenho ido a Cúria por motivos de ordem familiar. Entretanto entrei num site na internet que talvez possa lhe agradar. Não sei se já conhece. End: http;//mitoblogos.blogspot.com/search/. Aqui encontrei a genealogia da Familia Feijó e Felgar Nº.287. Dê uma olhada.
Não me esqueci de seu pedido. Um abraço.
Maria Helena.
Enlace directo:
RE: Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Cara Maria Helena
Fico assim a aguardar as fotos.
O site que me indica é do meu conhecimento, é pena incluir erros que constam no family search.
Cumprimentos
Francisco de Melo PArente
Enlace directo:
RE: Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Prezado Francisco. Uma colaboração. Vá ao Google e digite "casamentos em Desterro Clique na oágina 10 e veja o 3º tópico desta página "Domingos Martins Feijó - Geni.
Espero que seja de seu interesse.
Enlace directo:
RE: Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Cara Maria da Luz
Já conhecia a página, é do nosso confrade Pablo que "aparecer2 aqui no geneall e também em diversos foruns em que nós participamos.
O Pablo colocou na página do "geni" diversas informações que recolheu incluindo informações por mim dadas em diversos sitios da net. No entanto a página do Pablo tem numerosas incorreções atendendo ao facto de ele "postar" o que apanha por aqui e por ali na net, sem muitas vezes recorrer à consulta das fontes primárias e secundárias.
Cumprimentos com estima
Francisco
Enlace directo:
RE: Ajuda exército Brasil Sta Catarina Montevideu Diu
Caro Francisco
Voltei hoje as minhas atividades na Cúria, ainda não pude fotografar o que você precisa , porque esqueci de levar minha Cãmera, mas encontrei algo da sua família e estou lhe enviando:
Livro Casamento 9 (1848/1850) Fl.3
Casamento de Thomas Antônio Pereira e Francisca Cândida de Assis Feijó.
Aos 17 de setembro de 1848 nesta Matriz do Desterro da Ilha de Santa Catarina, depois de feitas as diligências necessárias na forma do Concílio Tridentino e Constituição do Bispado e sem impedimento algum pelas 8h. da noite na presença das testemunhas abaixo assinadas e do Cônego Manoel Alvares de Toledo se uniram em matrimônio Thomás Antônio Pereira, natural da Vila de Porto Belo e filho legítimo do Capitão Domingos Rodrigues Ferreira e de D. Vicencia (nome pouco legível por isso presumível) Rosa de Jesus e Francisca Cândida de Assis Feijó, natural desta cidade e filha legítima do Capitão Francisco de Assis Feijó e Dona Leocádia Bernardina Feijó.
Assina o Vig. Joaquim Antônio Pereira Maheiros e como testemunha José Antônio Rodrigues feijó.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 22 ene 2025, 11:17.