Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Caros Confrades interessados nos Vales e/ou Horta e Vale de Tondela:
Sou Teresa M M Horta e Vale (Teixeira Dias por casamento), e pertenço ao ramo dos Horta e Vale de Tondela (sou id=578000 no GENEALL).
Há muitos anos q me interesso pela genealogia da família, mas prossigo lentamente, não sou tão profissional como alguns dos meus Confrades_Primos que encontrei recentemente no Fórum do GENEALL - José Paulo Figueiredo, Vasco Pereira da Gama, Antonio Ferraz Carvalho, Jorge de Brito, João Bernardes, João Almiro, Maurício Pereira Pinto, José Filipe Menendez e outros - cujas mensagens/discussões li e analisei com atenção e me foram muito úteis. Tenho identificado o meu parentesco com os 5 primeiros, mas faltam-me elos quanto aos últimos 3, ou seja, quanto a João Almiro, Maurício, e José Filipe, e assim, para começar:
--------------------------------
DÚVIDA/PEDIDO 1:
muito apreciaria que estes 3 primos me fornecessem os seus ramos a partir de respectivo antepassado comum comigo.
--------------------------------
Estive envolvida na organização do almoço dos Vale em Tondela em 1996 (reunião mencionada várias vezes no Fórum), iniciativa que foi da responsabilidade de minha prima, Maria Helena M Horta e Vale (filha de meu tio Raul Horta e Vale, id=1058744) e seu marido Inácio Pereira da Silva (infelizmente falecido em 2002).
Recentemente tenho vindo a fornecer ao GENEALL dados sobre o meu ramo, fornecendo aos poucos alguns familiares e sugerindo algumas correcções (GENEALL apresenta muitas repetições e incoerências…).
Entre os últimos que submeti ao GENEALL e que já constam, estão minha bisavó Emília Cândida Pereira do Vale (id=1048184) cc Marcelino Correia (id=1048183) meu bisavô.
Acontece que, à data que submeti Emília Cândida ao GENEALL, já lá constavam (e ainda constam) DOIS registos distintos para seus pais (meus trisavós), que são o casal Daniel Pereira do Vale e M. da Conceição:
Daniel Pereira do Vale (id=281407) cc M. da Conceição FIGUEIREDO (id=281408), com filhos Luís e Abel Pereira do Vale;
Daniel Pereira do Vale (id=134188) cc M. da Conceição GOMES FERREIRA (id=134189), com filho Adelino Pereira doVale.
Acontece assim que:
Daniel_281407 e Daniel_134188 são a mesma pessoa, e
M.daConceição_id=281408 e M.daConceição_id=134189 são também a mesma pessoa,
e Emília Cândida, Luís, Abel, e Adelino Pereira do Vale são 4 dos muitos filhos (11 pelo menos) deste casal, sendo portanto irmãos.
Ainda acerca do casal Daniel/M.daConceição, verifico que:
---No GENEALL, em Fórum "Família Valle de Tondela" ---
João Almiro escreve em 4 Feb 2002 19:46:
Daniel Pereira do Vale cc M. da Conceição em 29 Jul 1822;
Vasco Briteiros em 8 Feb 2002 00:02 põe numa lista:
Daniel Pereira do Vale cc M. da Conceição FIGUEIREDO.
---No GENEALL, em Fórum "Dr. Fernando Valle (1900-2004)" ---
José Caldeira diz que Dr. Fernando Valle é bisneto de:
Daniel Pereira do Vale cc M. da Conceição FIGUEIREDO.
---No livro SANGUE VELHO SANGUE NOVO (de Manuel de Melo Corrêa 1988) ---
na árvore nº.13, aparece
Daniel Pereira do Vale cc M. da Conceição GOMES FERREIRA
--------------------------------
DÚVIDA/PEDIDO 2:
Em face do exposto, algum Confrade_Primo me sabe dizer se o apelido de M. da Conceição era afinal FIGUEIREDO, ou era GOMES FERREIRA ? ou uma combinação ? e conhecem alguma ascendência ? Eu sabia apenas q era M. da Conceição.
--------------------------------
É que eu gostaria de comunicar ao GENEALL a ligação da minha bisavó Emília Cândida aos seus 3 irmãos que já lá constam (Luís, Abel, e Adelino Pereira do Vale), bem como estabelecer a ligação dela aos seus pais Daniel/M.daConceição, mas para isso é necessário esclarecer qual o apelido de M. da Conceição e corrigir a confusão e duplicação que lá reina acerca do casal Daniel/M.daConceição. Penso aliás que alguns dos Confrades_Primos terão mais credenciais que eu junto do GENEALL para corrigir isto...
--------------------------------
DÚVIDA/PEDIDO 3:
Sei que minha avó M.Piedade Correia do Vale (id=634651, filha de meus bisavós Emília Cândida e Marcelino Correia como já referi) era prima de seu marido meu avô Carlos Elisiário Maldonado de Horta e Vale (id=620718) mas ainda não consegui provar que são primos. Será que algum Confrade possui os dados que esclarecem este ponto?
--------------------------------
--------------------------------
DÚVIDA/PEDIDO 4:
Procuro ainda dados sobre a família e ascendência de meu bisavô Marcelino Correia. Apenas sei que a família era de Castanheira de Pêra, e que é parente do Prof. Eduardo (Henriques da Silva) Correia (id=44749), e será de certo parente de outro Marcelino Correia de Castanheira de Pêra que consta no GENEALL com id=248093. Desconheço no entanto as ligações a qualquer um deles. Alguém pode ajudar?
--------------------------------
Com os meus cumprimentos,
agradeço desde já qualquer resposta para o Fórum e/ou por email
Teresa M M Horta e Vale
(f ponto teresa arroba hotmail ponto com)
Enlace directo:
RE: Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Olá Teresa
Muito prazer em a conhecer ... virtualmente.
Por casualidade vim até ao Genea, do qual tenho andado muito arredado nos últimos meses por motivos de (falta) saúde de minha mulher.
Faço-o agora, a despeito do adiantado da hora, para esclarecer um equívoco quanto a parentesco com os Horta e Vale que, na realidade, não é meu mas de minha mulher, e apenas por afinidade.
Passo a esclarecer o mesmo:
A tia paterna de minha mulher, D. Maria Clara Loureiro de Miranda - por todos conhecida e querida por Tia Lálá - é que era casada com um Horta e Vale. O tio Carlos Dinis de Carvalho Horta, antigo proprietário da farmácia Horta de Tondela, hoje de minha prima Maria Clara e do filho mais velho. O João Bernardes, por si referido, e muito recentemente pai de um pequenito João Guilherme.
A ascendência deste ramo dos Horta e Vale, aliás, na verdade, dois ramos, porque os pais do tio Carlos (o Juiz Conselheiro Jorge Manuel Correia Horta e Vale e sua mulher D. Maria Eugénia) eram primos , pode encontrá-la aqui no seguinte endereço:
http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=1058566
Concluindo, não sou da família nem, de modo algum, seu especialista e investigador. Esses méritos cabem sobejamente ao João Almiro, ao José Paulo Bandeira de Figueiredo e ao Vasco Briteiros, entre outros.
Investiguei-os, sim, como faço com todos os colatrais e afins da família cujo estudo tenho prosseguido desde que casei - a dos Bernardes de Miranda e dos seus ascendentes Loureiro de Sousa Miranda, Miranda Duarte, Sousa Prego, Fonseca e Castro. Destes, sim, é que sou especialista.
Espero, de qualquer modo, ter esclarecido a sua dúvida e clarificado o parentesco -afim - com os seus Horta e Vale.
Com os meus melhores cumprimentos,
José Filipe Menéndez
Enlace directo:
RE: Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Caro José Filipe,
Muitissimo obrigada pela sua resposta.
Já o localizei no GENEALL (id=1068451), e já vi a ligação da sua mulher aos H V, por afinidade. Estou esclarecida no que lhe diz respeito !
Realmente, o José Filipe ainda não constava quando há algum tempo fiz uma procura no GENEALL, pois, a ver pelo número, o registo é relativamente recente, e ontem não procurei novamente antes de submeter esta minha primeira intervenção no Fórum ... [O tópico que introduzi ficou sem rótulo (Famílias, Pessoas, ou outros) porque não descobri como isso se faz quando o tópico é novo ...].
Tenho conhecimento do ramo que me indica no GENEALL, para o qual venho dando algumas contribuições. Em particular, submeti (entre outros tios) o meu tio paterno Jorge Manuel Correia Horta e Vale (que conheci muito bem, e dei o seu nome Jorge Manuel a um dos meus filhos), e liguei-o à mulher M.Eugénia e filho Carlos Dinis que já constavam na base de dados.
Sou portanto prima direita do Carlos Dinis (Farmácia Horta) cc a encantadora Tia Clara (para si Tia Lálá). Há muito que não vou a Tondela, mas é minha intenção ir lá visitá-la num futuro próximo, e aos outros primos que lá tenho ...
Desejo as rápidas melhoras de sua mulher,
e mais uma vez muito obrigada,
Teresa M M Horta e Vale
Enlace directo:
RE: Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Noto que o tópico agora já aparece em Famílias, Pessoas, e Regiões ...
RespuestaEnlace directo:
RE: Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Cara Teresa
Quanto à sua dúvida relativa a Maria da Conceição transcrevo aqui um excerto do casamento:
« Aos 29-07-1822 (...) se receberam (...) o contraente Daniel Pereira do Vale Grande com a contraente Maria da Conceição, ambos naturais e assistentes nesta vila de Tondela, o dito contraente é filho legítimo de António Pereira do Vale Grande e de sua mulher Maria do Amparo, ele natural da dita vila e ela da cidade de Coimbra e a contraente é filha de João Antunes Ferreira Santos e de sua mulher Juliana Maria ele natural do lugar e freguesia de Nandufe de Nandufe e la desta vila de Tondela (...)»
DANIEL PEREIRA DO VALE: nasceu em Tondela a 15-08-1798 e foi baptizado a 21 do mesmo mês e ano, filho de António Pereira do Vale, natural de Tondela e de Maria do Amparo, natural de Coimbra (São Tiago) e recebidos em Coimbra (São Tiago). Neto paterno de Bernardo Pereira do Vale e de Micaela de Figueiredo e neto materno de João Marques e de Josefa Leal.
MARIA DA CONCEIÇÃO: nasceu em Tondela a 02-03-1800 e foi baptizado a 10 do mesmo mês e ano, filha de João Antunes, natural de Nandufe e de Juliana Maria, natural de Tondela, recebidos em Tondela. Neta paterna de Francisco Antunes e Maria Ferreira (ambos de Nandufe) e neta materna de Luísa Gomes, solteira, de Tondela e de Francisco Ferreira Dourado, de Viseu.
Nota: Maria da Conceição é referioda em adulta como Maria da Conceição Figueiredo, no entanto parece que os apelidos Gomes e Ferreira também lhe pertencemm por direito.
Quanto ao nosso parentesco, o nosso antepassado comum é o Dr. Inácio Horta e Vale; o meu ramo provém de uma filha deste chamada Esperança e o seu de um filho chamado também Inácio.
Por agora é tudo
Cordialmente
J. Almiro
Enlace directo:
RE: Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Cara Teresa
Eu é que lhe fico grato pela sua simpatia e cordialidade.
Tendo ficado a pensar no seu parentesco, muito próximo, com o tio Carlos e a tia Lálá, recordo agora que, numa das vezes em que estivemos em Tondela com a tia, ela me falou do tal almoço de confraternização dos Horta e Vale e numa das primas de Coimbra, supostamente a Teresa. Além de me ter referido outro dos primos e estudiosos da família, concretamente o José Paulo.
Quanto à minha muito recente inclusão, aqui no Genea, entre os membros da família dos Bernardes de Miranda, foi por opção pessoal, uma vez que fui eu que fui incluindo, nestes últimos três anos, todos os dados genealogicos que aqui se encontram, à excepção do ramo dos Teixeira de Abreu Bernardes de Miranda (que mesmo assim estava eivado de erros). Assim, principiei por rectificar os dados dos Coutinho Garrido, que estavam truncados e cheios de imprecisões, subi pela sua ascendência dos Fonseca da Carapinheira, Morgados da Ribeira de Moinhos, e desci (construindo item a item, claro) pelos Fonseca e Castro, de Sintra, Sousa Prego, Sousa Miranda e Bernardes de Miranda.
Agora, paulatinamente, vou completando e actualizando os dados das gerações mais recentes e subindo, quando é caso disso, pelos costados de alguns dos conjuges.
Não cheguei a conhecer o pai do tio Carlos, só a D. Maria Eugénia. A Fernanda é que os conheceu bem, inclusivé o pai da Teresa, o Dr. Celso.
Das sobrinhas da tia Lálá, das que não viviam em Tondela, a Fernanda era a que passava maiores temporadas ali, em casa dos outros tios, o Dr. Mário de Miranda e Silva e a tia Mimi (Maria Natércia) que moravam a dois passos da casa dos tios Carlos e Lálá. Assim que começavam as férias grandes o tio Mário, ou a tia Mimi, iam buscar a sobrinha á Figueira. É por isso que ela tem tão boas recordações de Tondela e das casas dos tios, apesar do avô Pedro (o Dr. Pedro Bernardes de Miranda) ainda ser vivo por essa altura, mas pouco dado a crianças.
Quando casamos, em 1986, embora as férias (e os fins de semana) fossem passadas na minha casa da Figueira, continuamos a ir por Tondela, mas ficavamos geralmente no Caramulo, em casa de um dos primos da Fernanda, aproveitando eu para ir até à Casa Amarela, em Viseu, para fazer as minhas parcas investigações genealógicas beirãs.
Pedindo-lhe desculpa por todo este "paleio", pouco genealógico mas ainda assim familiar, sou com atenção,
José Filipe
Enlace directo:
RE: Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Caro José Filipe,
Ora talvez até já nos tenhamos encontrado alguma vez e eu não me lembro...
Mas aqui pelo Fórum, pelo menos, espero continuar a ter o gosto de o "ver" !
Há uns 15 anos que me interesso pela genealogia da minha família, bichinho que me ficou dum avô materno, Riley da Motta, açoriano de S. Miguel, que deixou muita coisa escrita, e foi pelo lado materno que comecei. Do lado do meu pai, andei mais às aranhas, mas lá vou indo, e devo dizer que foram preciosas as informações que recolhi no Fórum. Eu não passo de uma aprendiz e o tempo de que disponho é pouco, mas com grandes interregnos lá vou perseverando e reunindo aos poucos o que posso...
Se eu puder ser útil nalguma coisa, disponha.
Obrigada pela atenção,
Teresa MM Horta e Vale
Enlace directo:
RE: Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Caro João Almiro,
Obrigadíssima pela sua resposta, e pelas completas informações sobre meus trisavós Daniel Pereira do Vale e Maria da Conceição.
Quanto à questão da fusão da M.da Conceição_id=281408 com a M.da Conceição_id=134189 no GENEALL:
concluo que seria então razoável sugerir "Maria da Conceição FIGUEIREDO GOMES FERREIRA" ? Assim sempre se reuniam os filhos que lá constam separados (Emília Cândida, Luís, Abel, e Adelino Pereira do Vale como referi no início deste tópico) …
O GENEALL pode ser bastante útil para partilha de informação, e podemos ir tentando corrigir ou melhorar aquilo que nos diz respeito …
Quanto ao meu parentesco consigo:
Realmente (e com a ajuda em particular dos textos do João Almiro e de José Paulo Figueiredo no Fórum), identifico os meus ascendentes até ao nosso antepassado comum (7 gerações acima da minha), o Dr. Inácio Horta e Vale cc Maria Horta do Loureiro, tendo este casal 2 filhos:
---Inácio Horta e Vale, que casou com sua prima direita Joaquina Angélica do Vale (filha de Teotónio Horta e Vale irmão do Dr. Inácio), que origina o ramo em que me encontro,
--- Esperança Joaquina, que origina o ramo do João Almiro.
Infelizmente, sobre este ramo pouco tenho, há tempos vi alguns Almiros do Vale no GENEALL mas não ligavam aqui. Ficaria muito grata se João Almiro me pudesse facultar alguma informação para preencher o seu ramo, se/quando tiver alguma disponibilidade, e na forma que entender.
E já agora, lembro-me de o meu pai (Celso Horta e Vale, tisiologista, Caramulo) ter contacto e amizade com uns primos Almiros, ou Almiros do Vale, tenho ideia de um Dr. David Almiro, e de um Dr. Almiro do Vale (Farmácia em Campo de Besteiros?). Serão de certo seus parentes.
E dado o adiantado da hora, é tudo por hoje.
Vou de férias amanhã por umas 2 ou 3 semanas, mas espero conseguir manter algum contacto.
Ao dispor para alguma coisa em que eu possa ser útil,
e mais uma vez muito obrigada,
Teresa M M Horta e Vale
Enlace directo:
RE: Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Cara Teresa
Faço votos de que as suas férias estejam a decorrer da melhor maneira possível.
Respigando os meus apontamentos sobre os Horta e Vale (Valle na grafia antiga), encontrei mais uns dados sobre o costado materno do Tio Carlos, concretamente os pais e avós do Dr. Dinis Simões de Carvalho, c.c. a D. Elisa Ferraz de Horta e Valle.
1 Dinis Simões de Carvalho
* Oliveira de Frades, Arcozelo das Maias 5-II-1860. Foi bapt. na igreja paroquial de Arcozelo a 14 desse mesmo mês, tendo por padrinhos António Rodrigues Ferreira Falcão e Maria Joaquina
2 José Joaquim Ribeiro de Carvalho
Casado na capela de Sequeiró, da freguesia de Sejães com
3 Ana Maria de Almeida
4 José Ribeiro de Carvalho
* Oliveira de Frades, Arcozelo das Maias, Fornelo
5 Joaquina Rodrigues de Almeida
* Oliveira de Frades, Sejães
6 Manuel Rodrigues Ferreira
* Oliveira de Frades, Sejães, Sequeiró
6 Joana Maria de Almeida
* Vouzela, Alcofra, Cortinhais (penso ser esta povoação e não a povoação do mesmo nome do concelho de Oliveira do Hospital, não só pelo nome da freguesia, como pela proximidade geográfica)
Estes dados ainda não constam da Base do Genea, apesar de já terem sido parcialmente mencionados (até à 2.ª geração ascendente) pelo José Paulo de Figueiredo.
Eu já não me lembro ao certo aonde os recolhi, mas como está junto com os dados do tio Amadeu Victor de Miranda Monteiro, penso que terá sido no AUC, nos livros de certidões de idade respectivos.
Se me pertmite(m), procederei eu próprio a essa introdução de dados.
Cordialmente, apresento-lhe os meus melhores cumprimentos,
José Filipe
Enlace directo:
RE: Dr. Virgílio Eneas Maldonado de Horta e Valle
Cara Teresa
Espero que tenha(m) tido umas boas férias, propiciadoras de forças para o novo ano académico.
Aproveito este seu tópico para deixar mais uns dados relativos aos seus Horta e Vale, que ainda não constam da base de dados do GENEA.
No caso vertente, respeitantes à pessoa em epígrafe, o Dr. Virgílio Eneas Maldonado de Horta e Valle, seu tio avô e do saudoso tio Carlos.
Nas minhas pesquisas pelos registos paroquiais e pelo cartório notarial de Sintra, que tenho vasculhado exaustivamente ao longo de todos estes anos de investigação (embora mais aqueles que este último), encontrei o seguinte assento na freg. de Santa Maria e São Miguel (SMM):
No liv. 36 de casamentos da freg. atrás referida, a fls. 8 e 8 verso, o assento n.º 12 respeita ao casamento do Dr. Virgílio Horta (tal como vem referido), administrador do concelho de Sintra (de 43 anos, nat. de Tondela e mor. em São Martinho de Sintra (SMS) e D. Maria Adelaide de Oliveira, de 26 anos, nat. e mor. em SMS.
O casamento celebrou-se a 22-XI-1897, na igreja paroquial (SMM), tendo celebrado o Rev. Doutor Abílio Augusto da Maia e Costa, advogado (devia também ser padre, ou então não seria reverendo), mor. em Vouzela.
Entre as testemunhas consta, também um parente, Álvaro Aurélio Maldonado Horta e Valle, viúvo, proprietário, mor. na freguesia e concelho do Fundão. Pelos apelidos suspeitei logo que fosse mais um irmão do seu avô. Depois confirmei a minha suspeita, ao ver o seu nome aqui no GENEA, possivelmente introduzido pela Teresa.
Esquecia-me de referir os ascendentes da D. Maria Adelaide, seguindo a mais generalizada numeração, a Sosa-Stradonitz, já lá mais para atrás utilizada para alguns dos ascendentes do tio Carlos.
Assim, temos:
1 - Maria Adelaide (que vinha referida como proprietária):
2 - Manuel Joaquim de Oliveira, nat. de Benfica
3 - Adelaide Maria de Oliveira.
E é tudo por agora.
Cordialmente,
José Filipe
Enlace directo:
RE: Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Cara prima Teresa Horta e Vale,
O N/ parentesco parece recuar aos inícios do Sec. XVIII. Suponho estar correcto quando faço a sua ligação aos Vales do seguinte modo: A Teresa Horta e Vale é bisneta de Emília Cândida Pereira do Vale e Marcelino Correia. A sua bisavó era filha de Daniel Pereira do Vale, neta de António Pereira do Vale e bisneta de Bernardo Pereira do Vale. Este, por sua vez, filho de António Pereira e Josefa Maria do Vale. Este é o casal comum a mim e a si. A Teresa é 5.ª neta de Bernardo Pereira do Vale e eu sou 7.º neto de seu irmão António Pereira do Vale (homónimo de seu sobrinho António Pereira do Vale que é seu trisavô). Assim somos, 6.ª neta a Teresa e 8.º neto eu do casal António Pereira e Josefa Maria do Vale. Transcrevo o respectivo assento de casamento:
"Aos dez dias do mês de Fevereiro de mil setecentos e vinte cinco se receberam em minha presença (...) abaixo nomeados na forma do sagrado concílio e constituição do Bispado, António Pereira, filho de António Pereira e de Maria Brandoa da Vila de Arouca com Josefa Maria filha de Manuel Lopes e de Ana Francisca desta vila. foram testemunhas Caetano Luís de Barros e Bernardo Alvares e por verdade fiz este que assinei. Dia mês erat supra. Silvério Pereira Teles".
Esperança Leocádia Pereira do Vale Angélica da Silva, filha de António Pereira do Vale e sobrinha de seu 5.º avô Bernardo Pereira do Vale , casou com António Luís Mendes Soares Ferreira Pinto, capitão-Mor de Alvarenga, Cabril e Parada. São os meus 6.ºs avós e constituem a minha ligação aos Vales e a Tondela.
Acredite que é para mim um prazer poder descobrir representantes de ramos mais afastados, com quem temos pouco ou nenhum contacto. O único Vale que vou vendo de vez em quando é o João Lucena e Vale, pianista (também seu primo, natualmente). O João costuma acompnhar a minha irmã (soprano) em recitais de Ópera e é aí que nos encontramos.
Melhores cumprimentos
Maurício Pereira Pinto
Enlace directo:
RE: de Miranda Monteiro
Caro José Filipe,
Após ter verificado que houve actualizações referentes a Amadeu Vitor de Miranda Monteiro na B.D. do Genea, fiquei curioso de quem as teria feito.
Sou descendente, bisneto, do irmão mais novo de Amadeu Vitor, Mário Augusto e tenho estado a compôr a minha árvore genealógica.
Sempre que aparecem actualizações que não do meu lado, fico curioso.
Quando sugeri a inserção de Amadeu, que não sabia ser Amadeu Vitor, fi-lo através de informações familiares, e penso também ter sugerido a irmã de ambos, que também segundo informações familiares se chamava Aggripina de Miranda Monteiro, que em princípio não terá casado nem deixado descendência. O meu tio lembrava-se do nome (próprio) da mulher do tio Amadeu, pois chegou a passar férias em casa deles em Cabanas de Viriato, foi daí que pensei que de facto Amadeu Vitor de Miranda Monteiro era o irmão mais velho do meu bisavô Mário Augusto de Miranda Monteiro.
Se por acaso tiver mais informações soubre ambos, da irmã Aggripina, de graus de parentesco possíveis entre a mãe de ambos, Emília Augusta de Miranda e a mulher de Amadeu Vitor, por exemplo, agradeço-lhe desde já a sua disponibilidade.
Para qualquer coisa que necessite, não hesite!
O meu e-mail miguel_qs arroba sapo ponto pt.
Cumprimentos,
Miguel Miranda Monteiro Queiroz Santos
Enlace directo:
RE: Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Gostaria de saber a ascendência e descendência do Dr. Celso Horta e Vale, n. em Tondela, médico no Caramulo. Foi c.c. uma tia de uma minha prima, Leonor Margarida Tavares Carreiro Riley da Mota, de Ponta Delgada, mas perdi-lhes o rasto. Terá resposta para isto?
Obrigado
JG
Enlace directo:
RE: Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Não faça caso do correio de há pouco. Não me lembrei de pesquisar primeiro nos dados da GENEA. Afinal está lá tudo, decerto relativamente há pouco tempo, pois lembro-me de há coisa de 1 ano e meio ou 2, ter procurado em «Celso Horta e Vale» e nada encontar. A minha curiosidade fica resolvida.
De qualquer modo, obrigado,
JG
Enlace directo:
RE: de Miranda Monteiro
Caro Miguel
Só agora reparei na sua mensagem.
Pedindo desculpa à Teresa pelo uso deste tópico, dos Horta e Vale, para lhe responder sobre o assunto em epígrafe, prometo-lhe tentar responder o mais breve possível, ou para o seu email, ou num dos meus tópicos - em que me tenha debruçado sobre as ligações dos Miranda Monteiro com os Bernardes de Miranda, pelo menos as duas que eu conheço.
Aproveito ainda para dizer, e só por acréscimo à sua questão, que os dados sobre o seu bisavô Mário Augusto, embora correctos, estão muito incompletos no que respeita à sua vida política como deputado...
Depois falaremos, com mais tempo e oportunidade, sobre os outros irmãos dele que ainda não constam da BD.
Melhores cumprimentos,
José Filipe Menéndez
Enlace directo:
RE: de Miranda Monteiro
Caros Teresa Horta e Valle e José Filipe Menéndez,
Não queria de maneira alguma interromper este tópico, pelo que também peço as minhas desculpas a Teresa Horte e Valle.
Fico então a aguardar o seu contacto, José Filipe Menéndez.
Boas pesquisas!
Cumprimentos,
Miguel Miranda Monteiro Queiroz Santos
Enlace directo:
RE: Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Olá Teresa.
Há já bastante tempo que estou a tentar fazer a minha árvore genealógica da parte da familia da minha mãe.
O meu nome é Nuno Jorge Antunes do Vale de carvalho.
Eu, assim como a minha mãe nascemos em Lisboa, mas o resto da familia nasceu praticamente, toda na zona de Tondela e Viseu.
As minhas dificuldades têm sido bastante grandes em conseguir um rasto da familia porque um dos meus bisavôs faleceu no estrangeiro, penso eu que no Brasil, era ele o pai do meu avô, que não consigo saber o nome, sei apenas que era Vale de apelido. Quanto à mãe do meu avô também não sei o nome. O meu avô chamava-se Herculano Antunes do Vale, e tinha vários irmãos, no total 8 irmãos entre os quais: António Neves do Vale, Olinda Neves do Vale ( que emigrou para os Estados Unidos ) e, Ernesto Neves do Vale, eram todos naturais da freguesia do Carvalhal de Tondela.
Segundo sei, esta parte da familia tinha várias propriedades na zona, que após o falecimento do meu bisavô foram, digamos "roubadas" por um dos seus irmãos.
Tem sido para mim bastante complicado encontrar pistas, como já referi, porque cruzam-se na familia vários apelidos diferentes, como é o caso de Neves do Vale e Antunes do Vale. Sei que parte da familia vive ainda em Der da Vaz ( penso que seja assim que se escreve ). Quanto à minha avó tem sido pior ainda, porque era neta de um padre de Vila Nova da Rainha, logo, o pai não tinha apelido. Sei que o nome dele era José e adoptou o apelido, neste caso um segundo nome próprio, de Francisco. Casou com Maria da Assuncão e, tiveram os seguintes filhos:
Arminda da Assunção; Manuel Francisco Quintans; José Francisco Quintans e Maria da Assunção.
Como pode constatar, mais uma vez se cruzam apelidos desconhecidos à lógica de linhagem.
Caso me possa ou saiba dar alguma informação em relação a alguma destas pessoas, ficarei muito grato.
de qualquer maneira vou continuar a tentar encontrar o fio à meada.
Fica o meu contacto:
a.c.o.h@hotmail.com
Desde já muito agradecido
Nuno do Vale de carvalho.
Enlace directo:
RE: Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Olá Nuno,
Eu também ando a tentar fazer a Arvore Genealógica da minha familia Paterna, meu pai (já falecido) era natural de Carvalhal de Tondela, assim como todos os seus antepassados, penso que há ligação entre nossas familias pela ascêndencia paterna de meu Pai, a ver:
JOSÉ DO VALE, filho de, ALFREDO DO VALLE, filho de JOSÉ CAETANO DO VALLE e de JÚLIA ANTUNES DO VALLE, filha de, JOSÉ ANTUNES DO VALLE, filho de, JOSÉ FERREIRA e de MARIA ANTUNES DO VALLE.
Na sua maioria naturais de Carvalhal de Tondela e de outras freguesias de Tondela, nomeadamente, DARDAVAZ.
Toda a pesquisa que tenho feito até agora, tem sido através do Arquivo Central de Viseu, para onde transitam todos os registos anteriores a 1900.
Se pretender mais alguma informação ou ajuda, terei todo o gosto.
Melhores cumprimentos,
Ana Paula Vilela do Vale Coimbra
Enlace directo:
Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Encontrei hoje esta mensagem, por acaso conseguiu entretanto encontrar a ligação da sua família ao Prof. Eduardo Henriques da Silva Correia?
RespuestaEnlace directo:
Horta e Valle /Pereira do Valle/ Correia
Caro confrade
Vim hoje a este tópico por acaso e só agora vi esta sua mensagem de 22 Jul, não recebi notificação…
Não, não consegui até à data provar que exista ligação entre a minha família (Marcelinos Correias de Castanheira de Pera) e o Prof. Eduardo Henriques da Silva Correia (n. Lisboa, Olivais 1.10.1915, f. Coimbra, 21.02.1991), ou seu Pai Dr. Eduardo Pereira da Silva Correia (Figueiró doa Vinhos, Figueiró dos Vinhos 3.08.1863, f. 1927).
Acidentalmente, falei há uns 2 meses sobre este assunto com uma neta do casal Dr. Eduardo Pereira da Silva Correia / Josefa Henriques Carreira, neta que procurava as origens de seu Avô Eduardo, o que parece ter sido um segredo bem guardado. Esta neta, médica em Coimbra, é filha de Mª José Henriques da Silva Correia, que faleceu em 2005. Infelizmente também já faleceu (em Nov 2013) a viúva do Prof. Eduardo Henriques da Silva Correia, talvez ela soubesse alguma coisa. Note-se que ela afirmou que, além de Teologia, o Avô tirara o curso de Direito.
Na sequência daquela conversa, retomei então a pesquisa em torno dos Eduardos, deparando-me na altura com 2 tópicos relevantes aqui no Forum, nº165089 e nº32133, tópicos que o confrade “lezico” bem conhece, mas não consegui adiantar mais nada.
Noto agora que o confrade lezico publicou importantes novidades no 1º tópico, muito recentes (Outubro). Fico a aguardar os desenvolvimentos!
Muito provavelmente, já terá visto os links que se seguem, mas no entanto aqui ficam:
http://digitarq.adstb.dgarq.gov.pt/details?id=1281723 [Josefa Henriques Carreira da Silva Correia]
http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2103116 [Eduardo Pereira da Silva Correia]
Cumprimentos,
Teresa HV TD
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 06:16.