Família Lupi
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Família Lupi
Boa tarde,
Procuro ajuda para esclarecer a história dos Lupi em Portugal. Sou casado com uma descendente de um dos primeiros Lupis que vieram para Portugal, Francisco Lupi, e aconteceu que, numa papeleira herdada, encontrei diversos documentos sobre esta família. Outro descendente de Francisco Lupi, embora de outro ramo, Frederico Pinto Basto Lupi, meu amigo, possuía também documentação sobre a família, o que me levou a tentar reconstituir a história familiar desde o primeiro registo que encontrei sobre a presença destes Lupis em Potugal.
Por documentos que se encontravam nos arquivos da Nunciatura em Lisboa (remetido posteriormente para os Arquivos do Vaticano), cujas cópias estão na posse de Frederico Lupi, sabe-se que em 1797 se encontrava em Lisboa, em casa dos Marqueses do Louriçal, Miguel Angelo Lupi e, no final deste mesmo ano, chegou a Lisboa seu filho Francisco, que se fixou em Portugal e aqui constituiu família.
Francisco Lupi nasceu em Perugia, então cidade do Estado Pontifício. Ao chegar a Lisboa, em Dezembro de 1797, visitou seu pai, que estava alojado em casa dos Marqueses do Louriçal, onde também habitava nessa altura Mgr. Pacca, Núncio Apostólico em Portugal, através do qual conheceu Mgr. Caleppi, que veio a suceder aquele, em 1802, no cargo de Núncio. Em 1806, vagou na Nunciatura o cargo de “escrivão dos breves”, tendo Mgr. Caleppi convidado Francisco Lupi para o exercer.
A partir deste ano, e apenas com um breve intervalo em 1818, Francisco Lupi trabalhou na Nunciatura, desempenhando na altura da sua morte o ofício vitalício e hereditário de “Registatore delle Bolle e Brevi di Nunziatura”.
Conjugando a informação que se encontra nos arquivos de Frederico Lupi e de Maria José Lupi Caetano, pode-se afirmar que Francisco Lupi teve seis filhos: José Maria Melchiades (n.1809), Joaquim José do Nascimento (n.1810), Maria Carlota, João Evangelista, Miguel Angelo (n.1826) e Maria José.
Os mesmos documentos permitem afirmar que desses filhos existe descendência vária: de José Maria Melchiades, subsiste o Ramo Pereira Lupi (José Samuel, Maria de Lourdes e Maria José, e todos os seus descendentes), tendo-se extinguido o Ramo Lupi dos Santos Jorge; de Joaquim José do Nascimento, subsistem, pelo menos, os Pinto Basto Lupi, os Blanc Lupi e os Lupi Alves; de João Evangelista, descendem o Lupi Nogueira, podendo-se identificar sub-ramos, como os Nogueira Freire, os Nogueira de Araújo e os Lupi Freire. Maria Carlota não deixou descendência e Miguel Ângelo teve dois filhos, que também não tiveram descendência. De Maria José, descendem, embora eu ignore se ainda existem descendentes, os Lupi Bandeira de Melo.
Com estas notas, pretendo apenas completar a página da Família Lupi no Geneall.net, que refere: “De Joaquim, o filho primogénito daquele Francisco, procedem vários ramos de Lupi portugueses”, assim encerrando a sua descendência.
Mas o ponto concreto que aqui me trás hoje prende-se com a confusão de casamentos de Francisco Lupi e da definição da sua descendência no Geneall.net. Estão aí registados dois Francisco Lupi: um casado com Maria Soriana do Carmo e o outro com Maria do Carmo Godim, sendo esta última a mãe de Joaquim José, Miguel Ângelo e Maria José. Ora, na certidão de óbito de José Melchiades Lupi, de que tenho cópia, diz que ele é “filho legítimo de Francisco Lupi, empregado em a Nunciatura Apostólica, natural de Perugia nos Estados Pontifícios, e de Maria Soriana do Carmo, de emprego doméstico, natural desta freguesia de Nossa Senhora da Ajuda …”.
Embora possua mais elementos sobre a Família Lupi, creio que não vale a pena avançar mais sem esclarecer esta questão do tronco comum. Será que alguém me poderá esclarecer sobre a origem do nome de Maria do Carmo Godim como mulher de Francisco Lupi?
Desde já agradeço todas as contribuições que surgirem para me audar a completar a história desta Família.
Com os melhores cumprimentos
Miguel Caetano
Enlace directo:
RE: Família Lupi
Caro Confrade,
Se quizer quizer uma ajuda poderá consultar, nos Registos Paroqiais, os assentos de casamentos dos seguintes Lupi :
A grande maioria dos assentos paroquiais já indexados corresponde aos casamentos realizados em Lisboa entre 1800 e 1855, estando já aqui disponíveis todos os casamentos realizados em Lisboa no período de
1 de Janeiro de 1800 a 31 de Dezembro de 1850 inclusive.
Existem também registos de baptismo e de óbito, não só de Lisboa mas de outras localidades.
Registos disponíveis por Arquivo
Última actualização: 22-07-2008 253.032 registos pesquisáveis (Anos: 1536 » 1911)
6 registos encontrados. Resultados de 1 » 6Tipo Ano Homem Mulher
Casamento 1808 Francisco Lupi Maria Soriana do Carmo
Casamento 1841 Jerónimo Lupi Maria da Assunção Esteves de Carvalho, D.
Casamento 1855 Joaquim José de Vasconcelos Lupi, Cons. Romana Amélia das Dores, D.
Casamento 1840 Joaquim José do Nascimento Lupi Adelaide Brígida da Conceição Vasques, D.
Casamento 1855 Joaquim José do Nascimento Lupi Romana Amélia das Dores, D.
Casamento 1835 José Maria Lupi Maria Cândida da Assunção Bouça, D.
João Paulo Simões
Enlace directo:
RE: Família Lupi
Caro Confrade,
Muito obrigado pela sua resposta. Procurei encontrar os registos on-line, mas só consegui através do site dos Amigos da Torre do Tombo, para um período que apenas regista dados de Francisco Lupi. Importa-se de me indicar como é que posso aceder aos registos que me indica na sua mensagem?
Miguel Caetano
Enlace directo:
RE: Família Lupi
Caro Miguel Caetano:
Como tem passado? Desde a última vez que trocámos mensagens neste fórum, tive o prazer de ficar a saber que éramos parentes, através das investigações da Prima Alexandra Fernandes.
Mas hoje o tema são os Lupi e tenho uma informação sobre o assunto que gostaria de lhe comunicar. Como envolve terceiros, pedia-lhe a gentileza de me fornecer o seu endereço electrónico para jcaldarrobavizzavipontopt.
Melhores cumprimentos,
José Caldeira
Enlace directo:
RE: Família Lupi
Caro Confrade
1 - Entrar no "Guarda Mor" e procurar no "Apoio à Investigação" : Paroquiais.
2 - Depois colocar o nome Lupi, no lugar do "homem" e "Procurar".
Julgo que terá de se associar à genea, para ter acesso, pois para cada informação sobre a freguesia e data do casamento, há um custo de 50 cêntimos.
João Paulo Simões
Enlace directo:
RE: Família Lupi
Caro Confrade
Agradeço-lhe a informação e o ter-me ensinado algo que me vai ser muito útil.
Cumprimentos
Miguel Caetano
Enlace directo:
RE: Família Lupi
Caros Confrades,
podem informar-me se os LUPI da freguesia de Assumar, Monforte tem a ver com esta mesma familia que veio de Italia e que veio residir para Lisboa?
Saudações
Paulo Brandão
Enlace directo:
RE: Família Lupi
Caro Confrade,
Existe uma família Lupi com raízes no distrito de Portalegre, havendo dúvidas sobre o seu parentesco com a família de Francisco Lupi.
Pode consultar um site: www.lupi.com.pt, onde, em "Outros Lupi", encontrará a informação até agora recolhida sobre os Lupi de Portalegre.
Cumprimentos
Miguel Caetano
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 16:55.